Em cima da hora:
Baile Municipal de Bezerros vende ingressos para show de Araketu
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 18/03/2021


    19.03.2021 11h03m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana, ao apontar crescimento no emprego por 7 meses consecutivos.


    Desce - Bandidos, que insistem nos golpes financeiros pelo WhatsApp.


    Ritual


    O trâmite dos projetos de lei apresentados na Câmara Municipal tem preocupado o vereador Ivamberg (PT). Ele falou sobre “ritual das proposituras” em discurso na Casa na quarta (17). O petista destacou que os projetos precisam passar pelas comissões específicas, após serem aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


    Ritual I


    E, por falar em ritual, decididamente ele não tem sido obedecido. Os vereadores falam além do tempo permitido “quebram o pau no ouvido” ao serem chamados, por aquele que está na presidência para encerrarem a palavra. Alguns são chamados atenção pela quebra do tempo 3, 4 vezes. E alguns, por falta de respeito ao colega, ou até mesmo da educação doméstica, tratam os outros edis por “você” e até mandam o outro calar a boca.


    Pauta


    Um frequentador assíduo da Câmara, observou um fato grave, que segundo ele, está acontecendo na Casa. Ele denuncia, que não está sendo lido, no fim do expediente, a pauta da sessão seguinte, é grave, pois é um confronto ao que estabelece o regimento interno da Casa. Os vereadores devem ficar de olho, pois no dia seguinte, vão receber pelos peitos, um projeto que não tinham conhecimento que seria votado.


    Defesa civil


    A promoção de ações preventivas para desastres como alagamentos e incêndios poderá ser ampliada pela Defesa Civil de Feira de Santana, com a atuação em conjunto com outros órgãos governamentais. É o que estabelece a proposta de emenda à Lei 3.930/2019, que cria o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, aprovada em segunda discussão. Foram 16 votos favoráveis e quatro contra o projeto, de autoria do vereador Pedro Américo (DEM).


    Conder


    O atraso na conclusão de obras realizadas pela Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) em ruas dos bairros Parque Getúlio Vargas e Rocinha, em Feira de Santana, estão causando sérios problemas de mobilidade para os moradores, registra o vereador Petrônio Lima (Republicanos). Ele apresentou ontem (17), durante a sessão da Câmara, reclamações da comunidade, que apela ao poder público pela retomada dos trabalhos.


    Reassumiu


    O deputado federal Zé Neto (PT) reassumiu a função de vice-líder do Partido dos Trabalhadores e de coordenador de bancada da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) na Câmara dos Deputados. Os trabalhos das comissões permanentes estavam suspensos há um ano devido à pandemia da Covid-19. O parlamentar passa a atuar também como membro das Comissões do Esporte (CESPO) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).


    PGR


    Os pedidos de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Procuradoria-Geral da Repúbica (PGR), já supera a soma dos seus antecessores Dilma Roussef (PT) e Michel Temer (MDB). Bolsonaro já acumula 93 representações desde sua posse em 2019. Até antes de sofrer o impeachment, a petista tinha 36 e o emedebista em toda a sua gestão teve 53 pedidos.


    Linha de crédito


    Ao lado do secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, no programa Papo Correria, o governador Rui Costa anunciou que o Estado está lançando uma linha de crédito para microempreendedores e o adiamento do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Valor total será de R$ 100 milhões e governo estima alcançar 25 mil beneficiários.



  • 17/03/2021


    19.03.2021 11h01m
    Recomendar

    Sobe - O secretário Expedito Elóy, da Secretaria da Fazenda de Feira, por facilitar atendimento humanizado para contribuintes idosos e com dificuldades de locomoção.


    Desce - Produtores de calçados pirateados apreendidos pela DECARGA.


    Solução


    Normalmente, se apaga o fogo com água. Porém, para apagar o fogo em um poço de petróleo, só é possível com uma explosão. Um poço na Rússia, para estancar o seu fogo, teve que ser utilizada uma bomba atômica.


    Setor cultural


    O vereador Galeguinho SPA (PSB) chamou a atenção para a situação difícil que passa o setor cultural, por conta da suspensão das atividades desde o início da pandemia de Covid-19, em março do ano passado. Ele citou a Lei Aldir Blanc, mas lamentou que até agora nada foi feito em prol dos profissionais da área.


    Setor Cultural I


    “Estamos em 2021 e já são três meses sem evento, sem apoio, sem renda e sem dignidade, sem ter como levar o pão para casa e sem perspectiva de retorno”. Segundo Galeguinho, a situação está tão caótica que muitos músicos estão vendendo instrumento. “Tem gente passando fome, sem ter como pagar aluguel, comprar leite para as crianças”, afirmou Galeguinho.


    Caixa


    A Caixa Econômica Federal formalizará um compromisso com sua clientela, em Feira de Santana, no sentido de diminuir o tempo de espera e criar condições mais dignas para quem precisa acessar os seus serviços nas agências locais, com foco na prevenção contra o contágio por coronavírus. A medida, segundo a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor Câmara Municipal, foi anunciada pela direção da instituição financeira em reunião com este órgão legislativo, recentemente.


    Arrependimento


    “Apoiei Bolsonaro porque acreditei no seu discurso, numa mudança positiva e não posso me arrepender disso. Mas, me arrependo de ter julgado políticos razoáveis para dar razão a ele. Figuras com ideias deploráveis, corruptos ou gente do bem tem em todos os lugares, partidos e ideologias”, foi o que disse a arrependida deputada Dayane Pimentel, em seu Twitter.


    “Vacina de Dórea”


    O presidente Jair Bolsonaro decidiu se vacinar e entrará na fila para receber a imunização de acordo com a sua idade - ele tem 65 anos e completa 66, no próximo dia 21. O presidente, portanto, é do grupo de risco e será vacinado, segundo disse na segunda (15), o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.



  • 16/03/2021


    16.03.2021 11h25m
    Recomendar

    Sobe - HGCA por ter completado, ontem, 37 anos de serviços prestados para Feira e região.

     

    Desce - A ilusão que se criou, de que, um grande número de outras causas de morte estava sendo direcionadas para COVID-19.

     

    Na China

     

    “Quando você permite o nascimento de um monstro e, depois, permite que ele engorde, tenha a certeza, que breve você é que será comido”. Frase do general chinês, e assessor de política, na dinastia Ming, Chu-Leh.

     

    Cíntia

     

    A secretária de Habitação, Cíntia Machado, respondeu um questionamento desta coluna. Ela explicou que, quando é procurada e não está na secretaria, é porque está em ações de campo ou em reunião com outras secretarias. Agradeço pela atenção.

     

    Fazenda

     

    O secretário da Fazenda emitiu duas notas de orientação aos servidores que trabalham nessa Secretaria. Instrui que ao observarem pessoas em pé, no terceiro andar, ou mesmo na recepção do CEAF, que sejam idosos, ou que necessitem de cuidados especiais, devam ter um tratamento mais cuidadoso, se dirigindo a esses contribuintes, para arranjar acomodações ou perguntar se necessitam que um servidor desça dois andares para atendê-los na recepção e não precisem subir escadas. Os elogios chegaram ao secretário.

     

    Humildes

     

    Mais de 400 pessoas estão infectadas com o coronavírus no distrito de Humildes, e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da localidade encontra-se em obras há quase dois anos. A afirmação foi do vereador Professor Ivamberg Lima (PT), durante pronunciamento na segunda (15). Em visita realizada ao distrito, o vereador detectou que as obras da UPA estão atrasadas, apesar de notícias veiculadas no site da Prefeitura informaram que o ritmo do serviço está acelerado.

     

    Distopia

     

    Enquanto a crise sanitária se agrava em todo país, alguns ainda julgam importante defender o Brasil da “ameaça comunista”. Domingo (14), apoiadores do presidente Bolsonaro foram às ruas da cidade protestar contra medidas restritivas, que para eles, são atos comunistas. Prefiro acreditar que estamos vivendo numa distopia, é melhor para a cabeça.

     

    Vale alimentação

     

    A quinta parcela do auxílio-alimentação para estudantes da rede pública estadual da Bahia será depositada no próximo dia 23. A data foi confirmada pelo governador Rui Costa (PT). “Dia 23, naquele cartão, vai estar depositado o auxílio-alimentação na sua conta pra apoiar todos os estudantes, inclusive os 52 mil monitores”, disse Rui durante a aula inaugural virtual, que marca o início das aulas remotas da rede estadual de ensino.

     

    Auxílio


    O governador Rui Costa (PT) anunciou o plano de fornecer um auxílio a famílias de baixa renda. “Nós vamos mandar um projeto de lei para Assembleia Legislativa apoiar as famílias de baixa renda, que estão aí na faixa da extrema pobreza, com uma renda complementar”, adiantou.



  • 13/03/2021


    15.03.2021 17h58m
    Recomendar

    Sobe - Rui Costa, que, aproveitando a sanção da lei federal que permite compra de vacinas, saiu na frente e já contratou 400 mil doses de SPUTNIK-V.


    Desce - Estabelecimentos fechados pela fiscalização do Toque de Recolher por descumprir medidas contra avanço da Covid-19.


    Fora da casinha


    Uma pergunta que não quer calar: Quais os dias de expediente presencial da jovem secretária Cinthia Machado na Secretaria de Habitação? Uma coisa é a verdade absoluta, que a secretaria nada tem a oferecer. Dado a falta de programas neste momento, para atender a população, não havia necessidade nem de nomear secretária, bastava um D.A 2, responder pela secretaria interinamente, o salário seria 6X menor. Isso é o que dá aceitar nomeação do Vaticano.


    E aí?


    Para não dizer que é perseguição, outra pergunta: O que fez nos três meses de nomeação o secretário de gestão e convênios? E para não parar por aí, o secretário de relações interinstitucionais já produziu o quê? Desculpem, esse não é o questionamento de um jornalista, é a preocupação de um contribuinte. Por isso, ninguém pode reclamar.


    Ônibus


    “No ônibus superlotado não existe distanciamento entre as pessoas uma das principais recomendações dos especialistas”, alerta o vereador Professor Ivamberg (PT), que protocolou recentemente, no Ministério Público Estadual, uma representação pedindo ao órgão para acionar a Prefeitura de Feira de Santana, no Judiciário com o objetivo de determinar o retorno de 100% da frota das empresas responsáveis pelo transporte urbano.


    Ônibus I


    Ele aguarda com expectativa pela interferência da Promotoria em um fator “de natureza gravíssima” que contribui para a disseminação da Covid-19 no município: “testemunhamos esse problema todos os dias, principalmente nos horários de pico, devido a uma drástica redução da frota anunciada pelo próprio Governo e que já devia ter sido revertida desde a retomada das atividades econômicas”.


    Regulação


    Na manhã de ontem (12), a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores visitou o Hospital de Campanha, para fiscalizar como está sendo feita a regulação e a taxa de ocupação no hospital.


    UPB


    Dez prefeitos foram empossados para compor o novo Conselho Fiscal da União de Prefeitos da Bahia (UPB), durante o biênio de 2021/22. Todos os participantes assumem as posições pela primeira vez, entre titulares e suplentes, com o intuito de atender as reivindicações, demandas e ações municipalistas do Estado.


    Armas


    O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para considerar inconstitucionais decretos do presidente Jair Bolsonaro que aumentaram as possibilidades de posse de arma. Para Fachin, a posse de armas de fogo só pode ser autorizada às pessoas que demonstrem concretamente, por razões profissionais ou pessoais, possuírem efetiva necessidade. 



  • 12/03/2021


    12.03.2021 10h05m
    Recomendar

    Sobe - O trabalho incansável da equipe que fiscaliza o toque de recolher em Feira de Santana.

     

    Desce - Eduardo Bolsonaro, por indicar aos outros o local onde ele enfia a máscara dele.

     

    Gasolina

     

    Uma nota foi publicada no site Bahia na Política, dando conta que, o presidente do Sindicombustíveis-Bahia, Walter Tannus Freitas, na quarta (10) pela manhã, em entrevista ao radialista Carlos Geilson, disse que o Governo da Bahia leva R$ 1,74 em cada litro de gasolina vendido no Estado. Essa arrecadação é fruto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Em tempo: O litro de gasolina custa atualmente próximo de R$ 6,00".

     

    Aditivado

     

    Se tomarmos como base a nota acima, verificamos que, mesmo excluindo o ICMS dos governos estaduais, ainda fica um valor de R$4,26. Como a gasolina está sendo comprada na refinaria ao preço atual de R$2,84, isso quer dizer que, as distribuidoras e postos de combustíveis, juntas, obtêm um lucro bruto absurdo de 50% sobre o valor da compra. Mesmo tirando as despesas operacionais, dada ao volume de vendas, é mesmo que pescar em aquário. Um absurdo!!!

     

    Aditivo

     

    Na última quarta-feira, 10 de março, a Prefeitura de Feira publicou o aditivo celebrado em 11 de dezembro com o valor adicional de R$ 412.972,49 com a ATIVACOOP. Com esse aditivo, o valor total do contrato passa a ser de R$5.733.000,70.

     

    Vida pregressa

     

    Ainda no dia 10, outro aditivo contemplou a construtora BSM LTDA. com o valor de R$3.488.066,83 correspondente a 22% sobre o valor originário. Agora, o valor total deste contrato é de R$19.125.911,63.

     

    Pop Star

     

    O ex-deputado Targino Machado (DEM) falou em seu Instagram sobre a decisão do ministro Edson Fachin, que liberou Lula. Fala de Lula candidato, Jaques Wagner já na estrada, com Otto Alencar e João Leão unidos na barca governista. E conclui: "Se preparem. O Netinho Pop Star vai correr novamente, como fez em 2018. Quem será que ele vai indicar?".

     

    Clonado

     

    Na manhã de ontem (11), o ex-vereador Cadmiel Pereira (PSC), teve o Whatsapp clonado e criminosos estão pedindo dinheiro em seu nome. O ex-vereador pede que quaisquer mensagens sejam desconsideradas.

     

    Decreto

     

    O Ministério Público Estadual, por meio da promotora de Justiça Suzilene Maria Ribeiro Sousa Marques, recomendou aos prefeitos dos Municípios de Santo Estêvão, Antônio Cardoso e Ipecaetá que assegurem o cumprimento do decreto estadual que institui medidas restritivas na maior parte do Estado da Bahia, incluindo esses três municípios, para combater a pandemia da Covid-19. Os gestores têm um prazo de 24 horas para cumprirem o recomendado. 



  • 11/03/2021


    11.03.2021 18h04m
    Recomendar

    Sobe - A construção do discursso inteligente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


    Desce - Definitivamente, o juíz Sérgio Moro por estrapolar os limites da justiça, usando-a para atingir seus objetivos.


    Copiou


    A economia de mercado é regulada pela concorrência. Não é que a concorrência política que apareceu no início dessa semana fez Jair Bolsonaro copiar o seu concorrente Lula?! Depois do puxão de orelha público do petista, ao usar máscara chegando à coletiva de imprensa, com a presença de outras pessoas, educadamente, pediu para retirá- la para falar, fez Bolsonaro se humanizar, e como qualquer ser humano sucetível de contrair doença, três horas depois, pela primeira vez durante a pandemia, usou máscara em um evento. É bom lembrar, que seus seguidores que, para agradá-lo, nunca usaram máscaras, também usaram durante o evento que sancionou a lei da Câmara, que permite Estados e Municípios a comprarem vacinas. Viva a concorrência!!


    Autorizado


    A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, da Câmara Municipal já recebeu o projeto do Executivo que viabiliza a aquisição de vacinas pelo Município. A comissão, formada pelos vereadores Jurandy de Carvalho (PL- presidente), Ron do Povo (MDB - vice presidente) e Pedro Américo (DEM- membro), protocolou, na manhã de ontem (10), o parecer favorável ao projeto que autoriza a compra de vacinas para o combate ao coronavírus.


    Jurandy


    Falando ainda sobre comissão de finanças e orçamento, o vereador Jurandy de Carvalho ligou para Redação do Jornal Folha do Estado, e deu um esclarecimento importante. "A comissão que presido entregou antes do prazo regulamentar o parecer sobre o projeto de incentivo a regularização de débito tributário junto à Prefeitura". E afirmou: "Nós, os três membros da comissão, estamos conscientes das nossas obrigações e do cumprimento dos prazos definidos".


    Lobistas


    Uma matéria publicada no site Bahia na Política, do jornalista Jair Onofre, me chamou a atenção, e vale a pena ser publicada também aqui, segue: "Lobistas dos laboratórios com bom trânsito no Ministério da Saúde estão ganhando milhões de reais com a intermediação do negócio. É gente que há anos circula por lá. Nos estados e municípios não é nada diferente. Tem gente comprando fazenda, apartamento, carros importados, entre tantos outros bens de ostentação ou acúmulo de patrimônio. Tudo depois dessa pandemia e do dinheiro público podendo ser gasto sem licitação". Gente, muito cuidado com dispensa de licitações, a conta chega depois.


    Maioria


    O Vereador Pedro Américo (DEM) foi eleito e nomeado Líder da Maioria, na Câmara de Vereadores de Feira de Santana. Pedro também foi nomeado vice-líder do governo. A escolha por seu nome ocorreu por decisão dos parlamentares que compõem o bloco de apoio ao Prefeito Municipal, Colbert Martins (MDB).


    Maioria I


    Conforme previsto no Regimento Interno, o novo líder terá a competência para realizar comunicações imprescindíveis à Câmara Municipal, representar a maioria em solenidades, bem como fazer encaminhamentos nas votações. Na prática, o Líder da Maioria possui também o papel de representar os vereadores nas demandas levadas ao Poder Executivo, sendo um importante elo entre a Casa Legislativa e o Paço Municipal.


    Nova comissão


    Uma comissão especial e temporária, para atuar durante 90 dias, pode ser criada pela Câmara de Feira de Santana com o objetivo exclusivo de acompanhar as ações de enfrentamento ao coronavírus no município. A proposta está sendo apresentada através de requerimento de autoria do vereador Professor Ivamberg (PT). Ao tratar rapidamente do assunto esta semana, ele disse que o órgão, caso seja aprovado pelo plenário, deve contar com um representante da Comissão de Saúde e Desporto da Casa, que não seria prejudicada em seus trabalhos.


    Apoiaram


    A matéria deverá ser apreciada na próxima semana. A vereadora Lu de Ronny (MDB), que é enfermeira, opina favoravelmente à criação da comissão de caráter temporário. "Achei importante", disse ela, ao ser consultada. Seu colega Edvaldo Lima (MDB) considera a ideia "salutar". Pastor Valdemir (PV) recomenda que seja indicado, para compor o grupo, "quem tem conhecimento de causa".


    Diálogo


    O prefeito de Jequié, no Sudoeste, Zé Cocá (PP), novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), declarou na manhã de ontem (10), que o objetivo é criar uma pauta municipalista com interlocução irrestrita. Seja como o governo estadual, seja com o federal. 



  • 10/03/2021


    10.03.2021 17h46m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura pela intenção de compra de vacinas para COVID-19.


    Desce - Homens, que insistem em agredir mulheres apesar de todos os avanços e direitos conquistados por elas.


    UPB


    O prefeito de Jequié, Zé Cocá, assume hoje (10), às 10 horas, a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o mandato 2021-2022. A solenidade de aclamação e posse da nova diretoria executiva e do conselho fiscal da entidade vai acontecer em cerimônia restrita a poucos convidados, seguindo o protocolo de enfrentamento ao coronavírus, para evitar aglomeração em função do agravamento da pandemia.


    UPB I


    Por sua vez, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), fez a prestação de contas de seus dois mandatos, afirmando ter deixado R$ 500 mil no caixa da entidade. “Vou deixar as finanças sanadas, pois era algo de grande preocupação minha. Tínhamos dívidas históricas que se empurravam há anos e, hoje, zeramos tudo”, declarou Eures, que também é prefeito de Bom Jesus da Lapa.


    UPB II


    Após 4 anos, Eures diz que deixa uma UPB “mais técnica” para assessorar os municípios. Segundo o gestor, as capacitações para servidores contaram com 20 mil inscrições. Já os 2 mil projetos de engenharia e arquitetura entregues às prefeituras gerou uma economia calculada pelo atual presidente em R$12 milhões.


    Embasa


    Em tramitação desde fevereiro, em razão de um pedido de vista e impasses nas negociações, o projeto que autoriza o Estado da Bahia a ofertar contragarantias em um empréstimo da Embasa foi aprovado pela Assembleia Legislativa e segue para a sanção do governador Rui Costa.


    Nilo


    O deputado federal Marcelo Nilo (PSB) afirmou que pretende lutar por um lugar na chapa majoritária apoiada pelo governador Rui Costa (PT) para as eleições de 2022. O parlamentar não mencionou qual vaga vai pleitear, mas disse que merece um espaço por sua história de apoio às gestões petistas.

     

    Moro


    A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para julgar os casos relacionados à Operação Lava Jato. Por maioria de votos, o colegiado rejeitou a questão de ordem apresentada pelo relator, ministro Edson Fachin, para adiar o julgamento.


    Pec emergencial


    Relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial, que prevê medidas de ajuste fiscal, o deputado Daniel Freitas (PSL-SC) afirmou que vai manter o texto como veio do Senado, mas sinalizou com a possibilidade de mudanças pelo plenário da Câmara. 



  • 09/03/2021


    09.03.2021 09h05m
    Recomendar

    Sobe - Governo Estadual, por pagar novo vale-alimentação para alunos da rede pública.


    Desce - Governo Federal, ao enviar para Israel comissão da presidência para conhecer spray que não se sabe ainda a utilidade.

     

    POLÊMICA


    Em entrevista à Rádio Sociedade no programa de Silvério Silva e matéria publicada nesse jornal, em nenhum momento critiquei a câmara e muito menos os vereadores que a compõem. Apenas mostrei que um projeto que está parado há 30 dias traz prejuízo ao contribuinte e ao poder público. Não desmereci e não desmerecerei nenhuma das comissões da Câmara que são instituídas por força de Lei.


    TRISTE


    Uma pena que o Presidente da Câmara Municipal da cidade utilize o tempo na tribuna para tratar de assuntos pessoais e denegrir pessoas com informações inverídicas. Como morador de Feira de Santana, jamais deixarei de opinar e sugerir ações aos nossos governantes.


    CORREÇÃO


    Sobre pronunciamento equivocado e acusatório do Presidente da Câmara de Feira de Santana na manhã de ontem, venho corrigir a informação que na época que ocupei o cargo de Ouvidor nunca recebi a remuneração mensal no valor de R$ 10 mil como foi afirmado e sim de R$ 5.107,65 mais 50% de AJE. Qualquer cidadão pode consultar essa informação na transparência da Câmara mês a mês.


    CORREÇÃO II


    Em outra acusação afirma que eu apostei em resultado de eleição. NUNCA fiz qualquer tipo de aposta (política ou em qualquer outra área na minha vida) e desafio que alguém possa afirmar e provar algo nesse sentido.


    OUVIDOR


    Durante período que fui nomeado para o cargo de ouvidor da Câmara Municipal de Feira de Santana, sempre cumpri as minhas obrigações e estava presente em todas as sessões além de outros dias da semana. A lei que institui o cargo jamais exigiu desde a sua criação, a condição de nível superior, mas sim de conhecimento do funcionamento e a relação do legislativo com a sociedade.


    JORNAL


    Sobre a fala do mesmo vereador em relação ao Folha do Estado da Bahia gostaria de informar que a empresa é uma das mais longevas na área de comunicação do Estado, sendo único jornal diário do interior da Bahia. O Folha está sempre evoluindo com as novas tecnologias, atingindo diversos públicos do nosso Estado, seja através do jornal impresso, portal on-line, redes sociais, podcast, vídeos e grupos de notícias, com informações sérias, verdadeiras e comprometidas com o interesse público da população.


    PT e MDB


    Líder do governo Rui Costa (PT) na ALBA, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou que o PT não descarta uma aliança com o MDB na eleição para a majoritária em 2022. “O MDB foi nosso aliado no primeiro mandato de Wagner e é um partido importante. Recentemente conversei com o ex-deputado Lúcio Vieira Lima e não descarto o MDB apoiar nosso candidato em 2022”, afirmou ao programa Frequência Política, da Rádio Difusora de Itabuna, de acordo com o portal Políticos do Sul da Bahia.


    Vale alimentação


    O governador Rui Costa (PT), informou que o governo estadual pagará novamente o vale-alimentação para 800 mil alunos da rede pública de ensino da Bahia. “Quero realizar esse pagamento, que garante pelo menos, uma cesta básica. É R$ 55, o valor de uma cesta básica. Vamos voltar a fazer esse pagamento ainda no mês de março”, ressaltou. 



  • 06/03/2021


    09.03.2021 09h03m
    Recomendar

    Sobe - Secretário de São Paulo, Antônio Imbassahy, por ter recebido reconhecimento do seu apoio ao Instituto Butantan, na fabricação de vacinas.


    Desce - Câmara de Feira por não realizar sessões, dando prejuízo ao contribuinte e ao Município.


    Importante


    O ex-deputado estadual e federal, ex-presidente da ALBA, ex-prefeito de Salvador em dois mandatos, ex-governador da Bahia, Antônio Imbassahy, hoje, secretário e representante do Estado em Brasília, do governo de São Paulo, recebeu mensagem de reconhecimento do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, pela sua contribuição à instituição para a produção da vacina coronavac, que salvará milhões de brasileiros.


    Tá uma zorra


    O ex-vereador e secretário Justiniano França voltou ao paço municipal abandonado por um momento, mas fazendo falta na articulação do governo, já se encontra nas dependências da prefeitura, nas proximidades do prefeito, para fazer interlocução entre o executivo e o legislativo. Essa função até essa semana estava a cargo de Fernando de Fabinho (DEM), que foi afastado para dar lugar a Justiniano.


    Deus na causa


    A pergunta é, se os vereadores governistas, que estão chateados com o paço municipal não quiseram saber de conversa com o atual vice-prefeito, imagine se vão querer com o ex-vereador evangélico Justiniano França. É bom lembrar que Justiniano, assim como Fernando de Fabinho, são bons quadros, mas, os vereadores estão com o pescoço grosso.


    Hércules


    Mackeyb Oliveira, Representante Estadual da ANGN (Associação Nacional dos Guardas Municipais), e Diretor da AGMSISAL (Associação das Guardas Municipais da Região Sisaleira da Bahia), juntamente com o Assessor Jurídico e Advogado das duas associações, Hércules Oliveira, fizeram visita Técnica ao Secretário de Serviços Públicos Washington de Passé, do Município de Candeias para tratarem de assuntos de interesse dos guardas municipais.


    Inelegibilidade


    A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) sugeriu aos deputados a revisão das normas sobre inelegibilidades, previstas na chamada Lei da Ficha Limpa, e sobre propaganda eleitoral. As sugestões foram dadas em reunião do grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados para aperfeiçoar e sistematizar a legislação eleitoral do País, ontem (5). Também foram ouvidos representantes do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade).


    Recursos


    O governo federal suspendeu o repasse de recursos para atividades culturais em estados e municípios que adotaram restrição de locomoção e de atividades econômicas. A Bahia está incluída na medida, publicada no Diário Oficial da União de ontem (5), pela Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura. A medida vale por 15 dias, mas pode ser prorrogada ou suspensa, “a depender da manutenção ou não das medidas restritivas nos referidos entes da Federação”.


    Denunciado


    O Ministério Público Federal (MPF) foi acionado contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para investigar possível ato de improbidade administrativa. A denúncia foi feita pelo candidato derrotado ao Estado de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL). Ele questiona a pasta ter gasto apenas 9% das verbas liberadas para compra de vacina enquanto investiu mais de R$ 90 milhões para a compra de cloroquina e outros remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19.



  • 05/03/2021


    05.03.2021 14h04m
    Recomendar

    Sobe - Feirantes de hortifruti, por deslocarem suas barracas para o bairro onde moram e dinamizarem a economia local.

     

    Desce - Construtora que faz obras na BR-116/Norte, por descartar restos de material, na margem da Lagoa da Pindoba, em Feira.

     

    Confiou...

     

    O advogado Magno Felzemburgh (PSL) já declarou que será candidato a deputado federal. O advogado já foi candidato a estadual na campanha passada pelo PSL, agora acreditamos que não mais. A escolha da candidatura a deputado federal certamente será por outro partido, e com dois objetivos: 1, se eleger; 2, tirar votos da deputada Dayane Pimentel. A essa altura, mesmo tendo pedido votos para Colbert, por solicitação de Zé Ronaldo, já sabe que não contará com o apoio deles. O advogado está uma "arara"!!!

     

    O remendo

     

    Em entrevista a Luiz Santos para o programa Levante a Voz e o site Conectado News, Magno reclamou do desprezo recebido de Ronaldo e Colbert, lembrando que perdeu a indicação de diretoria no governo de ACM Neto (DEM), a pedido da deputada Dayane Pimentel, em virtude de ter apoiado Colbert para prefeito, e não ouviu dos dois sequer uma palavra de solidariedade. Como chumbo trocado não dói, amigos devem estar sugerindo a Magno, disputar eleição de deputado federal pelo PT.

     

    Partido Novo

     

    O Novo começou a se articular visando as eleições de 2022. O foco do partido é inscrever candidatos a deputado federal como forma de concentrar votos para a legenda, credenciando para o futuro, mais tempo em rádio e televisão por conta do número de candidatos que quer eleger.

     

    Partido Novo I

     

    O partido está se articulando para atingir, com diretórios, 30 cidades baianas, entre grandes e médias, para ter candidatos em todas elas. O partido avalia que, tendo 70 mil votos na eleição passada, tendo como origem, na sua maioria, o voto na legenda, uma vez que tinha poucos candidatos, pretende agora avançar na busca de votos construídos pelos próprios candidatos.

     

    Lockdown

     

    No dia em que o Brasil registrou mais um recorde de mortes pela Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na quarta (3), que no que depender dele, o país nunca terá um lockdown. "No que depender de mim nunca teremos lockdown. Nunca, uma política que não deu certo em lugar nenhum do mundo. Nos Estados Unidos vários estados anunciaram que não têm mais [lockdown]. Não quero polemizar esse assunto aí", disse o presidente.

     

    Rejeitadas

     

    O TCM rejeitou também as contas de Campo Alegre de Lourdes e Irará em função da extrapolação do limite máximo para despesa total com pessoal, em descumprimento ao previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em Campo Alegre de Lourdes, também comprometeram o mérito das contas a abertura irregular de créditos adicionais e a reiterada omissão do gestor na cobrança da dívida ativa tributária do município.

     

    Furou

     

    Eleito nas eleições de 2020 para a prefeitura da cidade de Wenceslau Guimarães, Carlos Alberto Liotério dos Santos, furou a fila da vacinação e já tomou a primeira dose da vacina contra o coronavírus. O registro da imunização foi, inclusive, compartilhado nas redes sociais do gestor municipal da cidade do interior baiano. 



  • 04/03/2021


    05.03.2021 14h00m
    Recomendar

    Sobe - O artista digital Igor Rodrigues por exposição sobre Feira.

     

    Desce - A Câmara de Feira pela mancada de justificar para não ter sessões durante a semana, um decreto do governador, que nunca existiu.

     

    Mancada

     

    A mesa da Câmara de Vereadores usou como argumento para suspender as sessões dessa semana (1, 2, 3), que estaria seguindo o decreto do Governador do Estado. Leram errado. O governador estabeleceu medidas restritivas apenas para a capital e cidades da região metropolitana de Salvador. A pressa para agradar ao governador encejou no erro que deixa Feira de Santana 15 dias sem a Câmara funcionar.

     

    Poderosa

     

    O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, disse que quem manda na legenda na Bahia é a deputada federal Dayane Pimentel. "Dayane é uma deputada que tem a minha confiança pessoal, busco a sua reeleição ou qualquer outra conjuntura que ela decida se colocar. Ela tem o meu respaldo para tomar decisões pelo PSL na Bahia", afirmou o parlamentar. Isso foi uma resposta do presidente do PSL ao deputado Elmar Nascimento (DEM), que tentou arrombar a porta aqui, no Estado.

     

    Aulas

     

    Diante do atual cenário da pandemia, a maioria dos baianos é contra a volta às aulas presenciais no estado. Essa é a opinião de 64,1% dos 2.020 cidadãos entrevistados pelo Instituto Paraná Pesquisas, sob encomenda do site Bahia Notícias. O levantamento identificou que 31,9% dos baianos são a favor da reabertura das escolas, enquanto 4,0% não sabem ou não opinaram a respeito.



    Saúde



    Com os números da pandemia registrando recorde de mortos e internações por Covid-19, a maioria dos baianos tem como maior preocupação a própria saúde e a de seus familiares. Isso foi dito por 78,8% dos 2.020 na pesquisa. O instituto questionou se a principal questão para os baianos era a saúde ou a economia. A própria situação financeira e a de seus familiares foi a prioridade para 15,9% dos participantes e outros 5,2% não sabem ou não opinaram sobre a questão.



    Politicagem

     

    O governador Rui Costa (PT) acusou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de espalhar notícias falsas. Rui comentou que o governo federal prefere "criar 'disse me disse' com os governos" em meio a pandemia do novo coronavírus.

     

    Recuperado

     

    De volta ao batente. Após contrair a Covid-19 e precisar ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o secretário Fábio Vilas-Boas retomou às atividades na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) na manhã de ontem (3). Na ocasião, ele foi recebido com aplausos pelos seus comandados.

     

    CPI da COVID

     

    O senador Otto Alencar (PSD) está entre os senadores que apoiaram de imediato a proposta do senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) de abrir uma CPI para investigar o papel do governo federal no agravamento da Covid no país. "O PR receitou cloroquina, depois reconheceu que era placebo, muitos usaram. Aqui na Bahia alguns morreram por parada cardíaca, inclusive um médico morreu, Dr. Moisés, de Ilhéus, por parada cardíaca, afirmou Otto.

     

    Postura

     

    O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, e o ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, criticaram o governo federal pelo atraso na vacinação contra a Covid-19 no país e pela postura de negar e minimizar os efeitos da pandemia no país. Na visão deles, a postura do governo federal tem afetado o combate ao coronavírus e pode provocar danos ainda maiores, principalmente neste momento em que a doença atinge seus maiores números em todo o Brasil.  



  • 03/03/2021


    03.03.2021 16h43m
    Recomendar

    Sobe - Governadores e prefeitos, ao constituírem consórcios para adquirirem vacinas.

     

    Desce - Governo Federal, pela falta de ação na compra de vacinas, empurrando governadores e prefeitos a negociarem contratos diretos.

     

    SEDESO

     

    Começou o desaparelhamento da secretaria de desenvolvimento social (SEDESO), cinco D.A's foram exonerados ontem (2), e cerca de 300 contratados devem seguir o caminho da roça. O desmonte tem como objetivo, possivelmente, dar mais tranquilidade para que o novo secretário possa trabalhar em paz. Borges Junior está prestigiado.

     

    Defesa civil

     

    A Defesa Civil de Feira de Santana poderá atuar em parceria com setores da Prefeitura e até de outras esferas governamentais para prevenir e combater desastres ambientais. A proposta é do vereador Pedro Américo (DEM), que apresentou emenda à lei que criou o órgão, alterando a redação de alguns artigos. Com a mudança, será possível realizar o mapeamento de riscos da cidade e o monitoramento efetivo de eventos temporários. O projeto será votado hoje (2).

     

    Coincidência

     

    Por coincidência, o modesto valor de R$6 milhões da mansão comprada pelo Senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) é o mesmo que o Ministério Público acusa Flávio de receber indevidamente por meio de rachadinhas. A mansão custa três vezes mais que todo o patrimônio declarado por Flávio em 2018, e o Banco de Brasília deu condições excelentes de financiamento para a compra do imóvel. (Lembrando que o salário líquido de senador é R$ 24 mil). Será que tem laranja demais nesse suco?

     

    Cocá

     

    A eleição na União dos Municípios da Bahia (UPB) aconteceria ontem (2), mas por causa da pandemia, foi adiada para o dia 10, com um detalhe: como só se inscreveu a chapa de Zé Cocá (PP), prefeito de Jequié. Ele será eleito por aclamação e empossado no mesmo dia, conforme decisão do ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), ainda presidente.

     

    Maconha

     

    O deputado federal Igor Kannário (DEM) apresentou na Câmara dos Deputados um projeto que prevê a descriminalização sobre adquirir, guardar, ter em depósito, transportar ou trazer consigo, a maconha para uso pessoal. Segundo o parlamentar, o intuito do projeto é fazer com que a abordagem policial deixe de ser uma "repressão criminal" para ser questão de saúde pública "tendo em vista que os consumidores de drogas ficam mais abertos a buscar tratamento quando não são oprimidos".

     

    Câmara dos Deputados

     

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu suspender a "retomada gradativa" das atividades presenciais na Casa diante do lockdown decretado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). As restrições decretadas começaram a valer neste domingo (28) e valerão por 15 dias.

     

    Caótico

     

    O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que "seria caótico para o Brasil" aprovar o retorno do auxílio emergencial sem contrapartidas fiscais. O fatiamento da PEC Emergencial, contudo, está sendo avaliado pelo Congresso Nacional, que quer garantir logo os pagamentos do auxílio emergencial, mas prefere discutir com mais calma os gatilhos de controle dos gastos públicos propostos pela equipe econômica. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia