Em cima da hora:
Fechamento de autoescola vira caso de polícia em Presidente Prudente
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 22/04/2021


    23.04.2021 11h20m
    Recomendar

    Sobe - Ministério Público da Bahia, por pedir mais publicidade para a população retornar para tomar segunda dose contra Covid.


    Desce - Presidente Bolsonaro, por comparar Lula a Jesus. Conceituando que o povo só seguiu Jesus por causa da distribuição dos pães, como fez Lula com o bolsa família.


    Sonda de Marte


    No programa do radialista Carlos Geilson, na última terça (20), o entrevistado foi o ex-prefeito José Ronaldo (DEM). Perguntado sobre a avaliação do Governo Colbert Martins, ele conceituou: “Sobre a COVID-19, o prefeito está fazendo um bom trabalho. Sobre as outras questões, não posso dizer nada, pois não estou acompanhando”. Ficou parecendo até, que Zé Ronaldo, como a sonda que está em Marte, está bem longe de Feira de Santana. A nova relação entre Ronaldo e Colbert é uma fonte de estudos.


    Curandeirismo


    Enquanto me dirigia para Redação do Jornal, ouvindo o rádio, escutei um pastor evangélico pedindo que os ouvintes, seus fiéis, colocassem um copo de água a sua frente, porque estaria orando, fazendo intercessão para a salvação da alma desses seguidores. Achei interessante! Ora, pelo que sei, quem utiliza o expediente do copo d’água para orações e prevê futuro são as consulentes, conhecidas pelo nome de “mãe de santo”. Não acredito que isso dê voto, salvação da alma… sobre isso já não posso falar.


    0800


    O deputado Carlos Geilson (PSDB) apresentou, na Casa Legislativa, um projeto de lei que obriga o Poder Executivo estadual e municipal, assim como as concessionárias de serviço público que dispõem de atendimento telefônico gratuito (0800), a atender chamadas de telefone celular feitas pelos usuários, durante os horários de atendimento ao público. O parlamentar justificou sua proposta no crescente número aquisitivo de aparelhos celulares e na redução do número de orelhões e linhas fixas nas residências.


    Carne moída


    A venda de carne moída em açougues, frigoríficos, supermercados e outros estabelecimentos de Feira de Santana pode ser disciplinada por lei. Um projeto em tramitação na Câmara, de autoria do vereador Galeguinho SPA (PSB), determina que a moagem do produto só pode ser feita na presença do consumidor, no ato de compra. Não deverá haver cobrança adicional pelo serviço. Tal proibição, conforme o projeto em seu parágrafo único, artigo 1º, não deverá ser aplicada em relação às carnes moídas industrializadas, desde que devidamente vistoriadas pelos órgãos competentes e portadoras de selos de qualidade.

     

    Empresários


    O ex-presidente Lula (PT) já começou a se movimentar e tem feito gestos em direção aos empresários. O problema para o ex-presidente petista, é que persiste a desconfiança provocada pelos “anos Dilma” na economia. No entorno de Lula há muita gente hoje com ideias econômicas que dão engulhos até nos empresários simpáticos ao PT. Ou seja, ainda falta a Lula um nome para ser um “chamariz” ao setor.


    Atrasou


    Depois de deixar milhões de testes de Covid-19 perderem a validade e estimar em apenas 96 mil a quantidade de exames disponíveis em janeiro deste ano, o governo federal atrasa, por pelo menos quatro meses, a compra de 8,2 milhões de um tipo de teste de alta precisão, o RT-qPCR.


    Liberdade de imprensa


    O Brasil ocupa a 111º colocação no Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa 2021, segundo relatório divulgado na terça-feira (20), pela organização não governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF). A lista reúne 180 países e territórios. A Noruega, a Finlândia e a Suécia aparecem em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. O Turcomenistão (178º), a Coreia do Norte (179º), no continente asiático, e a Eritreia (180º), na África, ocupam as últimas posições.



  • 21/04/2021


    21.04.2021 16h12m
    Recomendar

    Sobe - Feirenses Antônio Silva e Michael Nery, que fizeram a animação “Maria Quitéria Honra e Glória”, e foram premiados como melhor filme do Festival Internacional da Bahia.


    Desce - Grupo de diretores do Fluminense, que conduziram o Touro do Sertão para a segunda divisão.


    Otto e Wagner


    Ontem (20), no programa Bom Dia Feira, o senador Angelo Coronel, foi entrevistado para falar da CPI, após, foi questionado pelo jornalista Fernando Moreira sobre candidatura ao Governo do Estado. Coronel foi enfático, “Acho que o candidato deve ser o senador Otto Alencar”. Ele argumentou que o PSD não pode continuar sendo coadjuvante a vida toda, e justificou, “o mandato de Otto termina agora, e Wagner tem mais quatro anos”. Ele acha que podem sair até três candidatos da mesma aliança, o próprio Wagner (PT), Otto (PSD), e João Leão (PP). Na opinião de Coronel, Wagner deve abrir mão da candidatura.


    Opinião


    Logo após a entrevista de Coronel, aconteceu o meu comentário no programa, e fiz uma avaliação com a minha opinião. Eu disse que Otto é um bom candidato, e ele é um nome que eu votaria, por ter conhecimento pleno da administração pública, ser de diálogo e honra os compromissos. É um político de opinião. Mas daí, o PT, que tem um candidato competitivo à presidência da República, Lula, que será âncora, (assim como Bolsonaro) para as eleições aos governos dos estados, por quê ele tem que abrir mão de uma candidatura do partido do candidato a presidente? Aqui para nós, respeito Coronel, mas, ele está longe de ter uma patente que lhe garante decidir o destino político de Otto e de Wagner.


    Pelos caminhos de Roma


    ACM Neto levou uma “bola nas costas” do deputado, hoje ministro, João Roma, que abandonou o seu mentor para aceitar a indicação de Bolsonaro para o Ministério da Cidadania. Roma tem os requisitos para se tornar Ministro, esqueceu que, ele fazia parte do projeto de ACM Neto. É bom lembrar que Roma, que não é baiano, veio de Recife á convite de ACM para trabalhar com ele na Prefeitura, e foi o prefeito de Salvador que lhe conseguiu todas as lideranças para conseguir todos os votos que teve.


    Pelos caminhos de Roma I


    Pois bem, tudo indica que Bolsonaro vai precisar de João Roma para ter palanque na Bahia, e os indícios já chegaram, Roma no pouco tempo de Ministério já esteve na Bahia em ações políticas por três oportunidades. O ministro esteve em Feira, na semana passada, passando por obras do Município, na companhia do prefeito Colbert e do ex-prefeito José Ronaldo, e daqui foi para outras cidades. Sem perder tempo, Neto esteve em Feira de Santana, na última segunda-feira, visitando as mesmas obras, na companhia de Colbert e Ronaldo, e vai continuar no rastro do ministro.


    Feirenses premiados


    O curta animado “Maria Quitéria - Honra e Glória” dos diretores feirenses Antônio Jesus da Silva e o animador Michel Nery, ganhou o prêmio de melhor filme pelo júri popular, no Festival Internacional da Bahia. Foram premiados filmes da Espanha, China, França, Argentina, Irã e Cazaquistão. Pela maioria absoluta dos votos o curta feirense conquistou a preferência dos espectadores do festival, mesmo concorrendo com trabalhos de vários países.


    Vacinação


    Imunizar a população para recuperar a esperança e reerguer a economia do país: essa é a necessidade do povo, neste momento, de acordo com o Pastor Valdemir (PV). Durante discurso na Câmara Municipal na terça (20), ele disse que “a nossa única saída, nesta pandemia, é a vacinação em massa”, e informou que protocolou recentemente, na Casa, um pedido para que sejam vacinados, de pronto, os motoristas e cobradores de vans e ônibus.


    Desumano


    A deputada federal Dayane Pimentel (PSL), disse ontem (20), que não acredita no retorno do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao PSL. A parlamentar baiana ainda chamou o chefe do Executivo nacional de “desumano”. Nas últimas semanas, Bolsonaro tem conversado com alguns partidos como o PSL, PMB e Patriota, pensando na candidatura à reeleição em 2022. No entanto, o presidente tem exigido a expulsão de opositores do governo federal para se filiar à legenda.


    APLB


    A APLB Feira de Santana (Associação dos Professores Licenciados) solicitou na manhã de ontem (20), à Câmara, que forme uma comissão para tratar exclusivamente da questão do pagamento dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) a que teriam direito professores e trabalhadores da educação. 



  • 20/04/2021


    20.04.2021 18h00m
    Recomendar

    Sobe - Músicos de Feira, que se unirão em live para arrecadar alimentos para a classe artística, que vem sofrendo com a pandemia.


    Desce - Brasil, por ser o país com mais mortes por Covid por milhão de habitantes.


    Prejudicando


    Em nota ao site Bahia na Política, do jornalista Jair Onofre, o prefeito Colbert Martins (MDB) acusou o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, de “tentar colocar Feira de Santana como vilã da COVID-19 na Bahia, desde o início da pandemia, divulgando números aleatórios, infundados, que inclusive contrariam as próprias estatísticas da secretaria que ele dirige”. O chefe do executivo feirense afirmou, ainda, que o secretário de saúde está “prejudicando a imagem do Município”. De acordo com Colbert, “a má vontade e o desrespeito do secretário para com Feira de Santana já estão mais do que evidentes”, finalizou.


    Respondeu


    Após declaração do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), em audiência pública sobre a pandemia na Câmara Municipal, afirmando que o Município não tem “um plano estratégico” para o enfrentamento à Covid-19. O secretário de saúde, Marcelo Britto respondeu, em nota. “Não é meramente sorte, obra do acaso, o Município conseguir tantos dados positivos na pandemia. Com todo respeito, é lamentável que o vereador os despreze, fazendo críticas que terminam, na verdade, prejudicando a imagem de Feira de Santana”.


    Gestão


    Em entrevista ao radialista Carlos Geilson Colbert, o ex-prefeito José Ronaldo (DEM) falou sobre a gestão do prefeito Colbert Martins (MDB). “Ele tem se dedicado totalmente à questão da pandemia, faz um trabalho muito bom no combate ao coronavírus, Feira é uma cidade muito bem situada, ele fez um bom investimento, que foi o hospital de campanha, que não fechou em momento nenhum. Ele tem agido com muita vontade, determinação, cuidado e zelo neste processo.. Fora essa questão, não acompanho mais nada”, disse.


    Governo da Bahia


    Na manhã de ontem (19), o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), esteve em Feira de Santana para visitar projetos da Prefeitura nas áreas de mobilidade, educação e inclusão, acompanhado do prefeito Colbert Martins (MDB), do ex-prefeito e aliado José Ronaldo (DEM) e do deputado estadual Carlos Geilson (Pode). ACM, que é nome forte para a candidatura ao governo da Bahia, demarcou o território e falou de política. Já na última semana, o ministro e ex-apadrinhado de ACM Neto, João Roma (REP), esteve aqui. Comenta-se, que ele [Roma] poderá ser candidato ao Governo do Estado, para criar palanque para Bolsonaro na Bahia. Foi recebido também por Colbert e Ronaldo.


    Denúncia


    A Secretaria de Saúde de Feira de Santana teria recebido a quantia de R$ 924 mil do Governo Federal, em setembro de 2020, que deveria ter sido rateada entre os seus profissionais que atuam na assistência à população, mas o dinheiro não foi distribuído. A denúncia foi feita pelo presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Antônio do Rosário Oliveira. Os agentes comunitários estariam entre os contemplados, ele disse, mas a grana “não chegou ao nosso bolso”.


    Ilação


    “A ilação fica por conta de cada cabeça”. É assim que o senador Jaques Wagner (PT) responde ao ser questionado sobre as razões para não concordar com a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A razão, garante ele, foi evitar que as atenções fiquem dissipadas entre a CPI e o real desafio: “Estou mais a fim de salvar a vida do que procurar culpado”.


    Lula


    Na mesma entrevista que garantiu que será candidato ao governo do Estado, em 2022, o senador Jaques Wagner (PT) assegurou também que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai concorrer ao Palácio do Planalto, ano que vem. “Ele é candidato. Lula tá em condições totais de concorrer, tanto fisicamente quanto juridicamente”, pontuou. Disse também que conversou com ele [Lula], que falou que “vai fazer reunião com os senadores da Bahia. Ele já tá começando a fazer todos os contatos. Ele volta com o mesmo espírito”, disse.


    Presidência


    O apresentador Danilo Gentili e o administrador João Amoêdo (NOVO), conversaram sobre o cenário eleitoral de 2022 e ficaram alinhados sobre as condições de formação de bloco alternativo a Lula e Bolsonaro, “sem rabo-preso”, segundo eles. Amoêdo também tem conversado com Sergio Moro, que já acenou com voto em Gentili. Já Ciro Gomes, que deixa claro que disputará a presidência, tem uma estratégia clara, não citar apoio ao cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Lula, para não sinalizar politicamente que esse é o cenário mais provável.



  • 17/04/2021


    19.04.2021 13h17m
    Recomendar

    Sobe - O secretário de saúde, Marcelo Britto, pela coragem de enfrentar o que pode ter de errado na sua Secretaria.


    Desce - AGERBA, por ter as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.


    Lideranças


    Tenho observado que as entidades de classes do setor produtivo aqui em Feira de Santana, tem se movimentado em defesa do segmento junto ao governo do Município, e tem logrado êxito em muitos dos seus pedidos no momento tão difícil para todos, como o que se apresenta agora, da COVID. Mas, o que eu não estou notando, é o empenho dessas lideranças em defender o Município, não é o prefeito, mas, defender a cidade, pelos constantes comentários do secretário Vilas-Boas, que denigrem a imagem da saúde pública de Feira. Nós, de Feira de Santana, temos que rejeitar essa insistência de criar fatos políticos que deixam Feira sob suspeita no enfrentamento da pandemia. É injusto. O secretário deveria seguir a postura do governador Rui Costa, que é o de conciliação, buscando a harmonia entre Estado e municípios. Reajam!


    Federais


    Essa semana foi a vez do vereador Galeguinho SPA (PSB) se pronunciar anunciando sua candidatura a deputado federal, no ano que vem. O novo pré-candidato apresentará na sua futura chapa o candidato a prefeito Carlos Medeiros (NOVO) também a federal, que terá ainda o ex-presidente Thiago Martins. O deputado Zé Neto (PT) é candidato à reeleição, o secretário Sérgio Carneiro (PV) também já se manifestou e está à espera do prefeito Colbert Martins. Esses são os nomes mais visíveis, mas, seguramente, dez outros candidatos que disputaram eleição para vereador no ano passado já se pronunciaram com a mesma intenção.


    Saúde e fome


    Só para brincar. Fico imaginando a empresa S3, que explora os serviços do Hospital de Campanha contratando lavanderia em Aracajú. Só falta dizer que o preço está caro porque precisa de muita gente com lata d’água na cabeça. O vírus que mata muita gente, pode matar muita empresa suspeita de desvios de recursos públicos. Não estou dizendo que é o caso da empresa sob suspeita. No Rio de Janeiro, já começou a se estreparem empresa, secretário e governador por superfaturamento de cesta básica. Meu Deus, desviar dinheiro de saúde e de alimentos para quem precisa é hediondo!


    Licitação


    A prefeitura anunciou licitação no valor de cinco milhões para a compra de kits escolares para alunos do ensino fundamental. Certamente, a secretaria de educação fiscalizará a necessidade real e possibilidade de logística para a entrega deste material, já que as aulas não são presenciais. E muito cuidado com as empresas que vão participar, e principalmente, a que vai ganhar. Atualmente, o argumento de que “a documentação está toda certa, como eu posso saber se a empresa é errada?” já não vale mais. Em um período que se avolumam as denúncias de traquinagens no país inteiro, principalmente pelo estado de emergência que facilita a vida de empresas com essas práticas, o olhar sobre elas devem ser acompanhados de lupa.


    Articulador


    O presidente nacional do DEM, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto disse que o ex-prefeito de Feira, José Ronaldo (DEM) tem papel de destaque nas articulações para 2022. “Zé Ronaldo, que tem conversado frequentemente comigo, pode ocupar qualquer cargo na vida pública da Bahia. É um homem de grande capacidade política, administrativa e tem palavra, compromisso. Mas, como nem eu confirmei a minha candidatura ainda, não poderia atropelar as coisas e falar em composição de chapa”, ponderou.


    Vulnerabilidade


    A possibilidade de criar um fundo municipal para auxiliar os cidadãos em situação de vulnerabilidade em Feira de Santana está sendo analisada pela Comissão de Combate à Covid-19. Os recursos devem ser destinados à parcela da população mais impactada pelos efeitos socioeconômicos da pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo presidente da comissão, vereador Ivamberg (PT).


    ALBA


    A ALBA irá manter o modelo remoto nas atividades legislativas, comissões temáticas e nas áreas administrativas da Casa, mesmo com a flexibilização de medidas de restrição adotadas para conter o avanço da Covid-19 no estado. A decisão da ALBA converge com a maioria das demais Assembleias Legislativas do Brasil. Somados os 26 Estados e o Distrito Federal, apenas 6 já fizeram a transição para atividades na modalidade híbrida, ainda assim, submetidas a alguma espécie de rodízio e protocolos de biossegurança, de acordo com levantamento da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

     

    CPI da COVID


    A presidência do Senado divulgará na próxima segunda (19), o cronograma da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Esse cronograma vai trazer os procedimentos para instalação da CPI, ocasião em que os membros se reunirão para eleger formalmente o presidente e vice-presidente do colegiado. De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, essa primeira reunião da CPI poderá acontecer na próxima quinta (22), ou na terça seguinte.



  • 16/04/2021


    16.04.2021 09h36m
    Recomendar

    Sobe - Alexandre Saraiva ao encaminhar notícia-crime contra o Ministro do meio ambiente, Ricardo Salles.


    Desce - Presidente Bolsonaro, por exonerar o diretor na PF-AM, depois que esse denunciou o Ministro do meio ambiente por organização criminosa.


    Meio ambiente


    A Polícia Federal encaminhou ao Supremo Tribunal Federal notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles por obstrução de investigação ambiental, advocacia administrativa e organização criminosa. A peça foi redigida pelo superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, e acusa Salles e o senador Telmário Mota de atuarem em favor de investigados da Operação Handroanthus GLO, que mirou extração ilegal de madeira na Amazônia no final do ano passado. Ontem (15) mesmo, o presidente Jair Bolsonaro o substituiu por outro delegado.


    Esfinge


    A nota desta coluna, com o título acima, publicada em 21 de março último em forma de um enigma, contemplou com a palavra “COVID” o que agora se consolida com a suspeita da Prefeitura de Feira de Santana, de superfaturamento no contrato com a S3, a tal Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Ubaíra, que administra na cidade o Hospital de Campanha, o prefeito pede uma severa investigação. O enigma me foi enviado por um leitor. Sujeito sabido! Agora, eu chamo atenção, que, apurado o superfaturamento, tem que fazer a cobrança dos últimos 9 meses do que foi pago a maior até hoje.


    Receita


    O prefeito Colbert Martins (MDB), ao ser questionado sobre os compromissos financeiros da Prefeitura Municipal, disse ao radialista Dilton Coutinho, no programa Acorda Cidade, da rádio Sociedade, que a queda de receita tem contribuído para o atraso nos pagamentos. “Todo o país passa por essa dificuldade financeira com queda de receita. Desde janeiro não temos recebido a compensação financeira, feita no ano passado”, justificou.


    Presidência


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em uma eventual disputa no segundo turno das eleições contra o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido). Conforme a pesquisa Data Poder, contratada pela Rede Bandeirantes, divulgada quarta (14), o petista teria 52% das intenções de voto, contra 34% do presidente Bolsonaro. O levantamento ainda mostrou que o presidente não ganharia de nenhum possível candidato com segurança no segundo turno, caso ele fosse realizado hoje.


    Ameaças


    “Respondo a nove processos, por defender, nesta Casa, a família e os seus valores”, declara o vereador Edvaldo Lima (PSD), alvo de “ataques”, esta semana, por dois representantes de entidades que utilizaram a Tribuna Livre da Câmara. Um destes ocorreu na terça, quando a dirigente do Núcleo Cultural Educacional e Social Quilombola Odungê, Lourdes Santana, afirmou que tem com o edil “divergências ideológicas, não pessoais”. Em seu pronunciamento, ela ameaçou ingressar “com 10 processos diferentes” contra o vereador evangélico. “Este prédio do Legislativo amanheceu pichado, certa feita, com agressões contra mim. Não tenho medo de ser processado, nem de morte”, disse, ao lembrar que já foi acionado judicialmente pela mesma entidade que “mais uma vez me ameaça através de sua dirigente”.


    Salvar vidas


    “Independentemente da posição política de cada vereador, estamos aqui em um momento de união para poder salvar vidas. Saímos da lei da inércia e estamos lutando junto com os órgãos competentes para que haja a redução do número de mortes por covid-19 em Feira”. A afirmação é da vereadora Lú de Ronny (MDB), durante pronunciamento em audiência pública na Câmara.


    Suposto atraso


    Dados do Ministério da Saúde (MS) indicam que a Bahia tem 148.877 pessoas que deveriam receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e ainda não compareceram aos pontos de imunização para completar o esquema vacinal na Bahia. Em todo o Brasil, segundo a pasta, são cerca de 1,5 milhão de pessoas nesta situação.


    Suposto atraso I


    O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas,no entanto, assegura que não há atraso significativo na aplicação da segunda dose no estado. “Os dados publicados pelo MS foram extraídos do sistema ministerial SIPNI que está com inconsistências de preenchimento e com atrasos na alimentação pelos municípios”, justificou o titular da Sesab.



  • 15/04/2021


    15.04.2021 13h45m
    Recomendar

    Sobe - Estado da Bahia, por zerar fila de pacientes com COVID-19, que estavam intubados aguardando transferência em unidades de emergência e UPAs.


    Desce - Governo federal, que devido a falta de celeridade enviou a Bahia quantidade de doses inferior ao ideal, comparada a população do Estado.


    Na majoritária


    Em entrevista ao programa Bom Dia Feira, da Princesa FM, comandado pelos radialistas Dilson Barbosa e Fernando Moreira, o ex-prefeito de Feira, José Ronaldo (DEM), ao comentar sobre o seu projeto político para 2022, descartou ser candidato a deputado estadual ou federal. Admite compor a chapa majoritária ao lado de ACM Neto (DEM), nome que ele considera natural para governador. O demista acha que só a partir de julho e agosto a política vai ter uma maior intensificação. “Vai passar mais água por debaixo da ponte”, comentou. A chapa majoritária tem três vagas, sendo governador, vice e senador.


    Adiadas


    Estão adiadas as apreciações da proposta para a instalação de cobertura nos estacionamentos de Shoppings e da proposição que prevê a criação de seção específica para produtos com prazo de validade a vencer em 30 dias. É bom alertar, que já existe lei no Município criada pela Câmara, que impõe a cobertura dos estacionamentos, e não apenas em Shoppings, mas qualquer deles.


    NOVO


    Ontem (14), o presidente do Partido Novo em Feira, Thiago Martins assinou sua carta de renúncia do cargo. Em seu twitter, Thiago escreveu: “Foram quase 2 anos de muito trabalho de forma voluntária. Ouvir a população e setores produtivos será nossa bandeira, vamos juntos construir um NOVO caminho para a Bahia. Conte com o NOVO, conte comigo”. Ele afirmou no último mês que disputaria um cargo na ALBA pelo partido.


    Preconceito


    O jornalista e assessor de comunicação do Afoxé Pomba de Malê, Vicente Silva Santos, fez uso da tribuna livre da CâmaraMunicipal de Feira de Santana, na manhã de ontem (14), para deixar claro que a comunidade negra não aceitará mais preconceito e que a Casa da Cidadania é local para toda a sociedade feirense. “A Casa da Cidadania virou espaço para racismo, preconceito e intolerância”, disse ele.


    Mal súbito


    Em virtude de um mal súbito do vereador Pedro Cícero (Cidadania), a sessão da Câmara de Feira de Santana, ontem (14), foi suspensa durante a Ordem do Dia. Inicialmente, os trabalhos foram suspensos por cinco minutos, mas antes disso foi anunciada a interrupção definitiva. Vereadores e servidores presentes no momento em que Pedro Cícero sentiu o mal-estar informam que ele vomitava, sendo encaminhado imediatamente para um hospital.


    ASPRA


    Na manhã de ontem (14), o coordenador da Aspra (Associação de Policiais Militares e Bombeiros do Estado), Paulo Fernando dos Anjos, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal para dizer que o Governo da Bahia está deixando de repassar para a Aspra o valor de contribuição mensal dos policiais militares direcionada à entidade.


    São João


    O governador Rui Costa (PT) declarou que a possibilidade de ter São João neste ano é nula. O governador afirmou que a situação da pandemia do novo coronavírus não permite confirmar a realização da festa. O gestor estima que pode haver condição no segundo semestre, mas também não se mostrou convicto. 



  • 14/04/2021


    14.04.2021 11h28m
    Recomendar

    Sobe - Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por não pautar pedido de impeachment de ministro do Supremo Tribunal de Justiça, feito por Kajuru.


    Desce - Ministério da Saúde, por deixar de divulgar a programação de envio de vacinas aos estados, dificultando a programação da logística de distribuição.


    Martelo batido


    Em Salvador, o vereador Pastor Valdemir (PV), bateu o martelo. Acaba de ingressar no grupo liderado pelo deputado federal José Nunes (PSD). Deve apoiar em 2022, seu filho, Gabriel Nunes, para deputado federal. Da Câmara Municipal já estão com José Nunes, Lulinha da Conceição e Zé Curuca, ambos do Democratas, e Jurandy Carvalho (PL).


    Conceição da Feira


    A rede de saúde do município de Conceição da Feira recebeu ontem (13), novos investimentos. O anúncio foi feito pelo prefeito João de Furão (PSB), após assinatura do termo de cessão de uso junto ao secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Todos os equipamentos serão destinados à promoção da saúde na rede própria do município. Ao todo, Conceição da Feira vai receber 19 equipamentos que vão desde oxímetro de pulso até berço hospitalar.


    Zona rural


    “O Governo do Estado precisa voltar a colaborar e ajudar a zona rural de Feira de Santana”. A afirmação é do vereador Lulinha (DEM), que votou favorável ao requerimento da Frente Parlamentar para Agricultura, Pesca, Desenvolvimento Rural e Abastecimento Agropecuário da Câmara. A propositura foi aprovada, por unanimidade, na Câmara Municipal, na última quarta (7).


    Denúncia


    Uma blitz realizada recentemente em Feira para fiscalizar e punir motoristas que, eventualmente, estejam com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida ou atraso na documentação do veículo, não contou com a presença de prepostos do órgão responsável pelo trânsito no Estado (Detran). A denúncia foi apresentada na sessão de ontem (13), da Câmara, pelo vereador Correia Zezito (Patriota).


    Avaliação psicológica


    O Projeto de Lei que propunha avaliação psicológica para alunos da Pré-Escola ao Ensino Fundamental 1 e 2 foi retirado da pauta de votação da Câmara de Feira de Santana, na manhã de ontem (13). O autor da proposta, vereador Emerson Minho (DC), tirou o tema da pauta para fazer uma indicação. “Sei que este projeto é importante para atender crianças com autismo, dificuldade de aprendizagem, entre outras questões”, disse.


    Cegueira


    O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, fez críticas a indefinição da logística do Ministério da Saúde, na entrega de doses das vacinas contra a Covid-19, ontem (13). Segundo o titular da Sesab, a falta de informações para os estados deixa os gestores “cegos”.


    Conta de luz


    Durante entrevista para veículos de comunicação de Irecê e região, na tarde de terça-feira, o governador Rui Costa falou da possibilidade de isenção no pagamento das contas de energia para pessoas de baixa renda no Estado.



  • 13/04/2021


    13.04.2021 14h58m
    Recomendar

    Sobe - Hemoba e PM, por se unirem em campanha de doação de sangue em toda Bahia.


    Desce - Presidente Jair Bolsonaro por, ao telefone, tentar implantar uma narrativa sua, ao Senador Jorge Kajuru, para a CPI na qual o Senador é subscritor.


    Globo


    No programa de domingo (11), do Fantástico, falando da intenção do presidente Bolsonaro em armar a população brasileira, com o argumento de que isso dá liberdade ao cidadão, a Globo lembrou, depois de buscar jornais da época [1995], que o então tenente Bolsonaro foi assaltado e lhe tomaram a arma e a moto que pilotava. No boletim de ocorrência do fato, ele declarou: “mesmo armado, me senti impotente”.


    Mudanças


    Depois do prefeito Colbert Martins (MDB), na semana passada ter declarado que não permitiria que, membros da administração que fossem sair, ou que vão sair candidatos nas próximas eleições para deputado e vereador, não fariam parte da administração municipal, e alertou que não permitiria fazer do setor público trampolim político, no final da última semana, tomaram corpo as especulações para a saída de Pablo Roberto, e a entrada do seu liderado, Pedro Américo (DEM) na secretaria. Esse movimento permite que o combativo ex-vereador Marcos Lima (DEM), retorne à Câmara Municipal.


    Acompanhou


    O ex-prefeito José Ronaldo (DEM), que esteve recentemente em Serra Preta ao lado do ministro da Cidadania João Roma, sábado, o acompanhou em Feira de Santana e Serrinha. Esteve presente nos atos inaugurais do Governo Federal.


    Matando a saudade


    Na última sexta (9), o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), reuniu a imprensa da capital baiana para “matar a saudade”, segundo o discurso. Foram quase dois meses submerso após o episódio envolvendo a chegada do ex-afilhado João Roma (Republicanos) ao Ministério da Cidadania, que pressionou o presidente nacional do DEM como avalista de uma aproximação do partido com Jair Bolsonaro. A conversa bem informal apresentou alguns dos pontos a serem explorados até as urnas em 2022 e tentou mantê-lo como uma voz ativa na cena local.


    Rompimento


    O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, rompeu as relações com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Segundo a coluna Radar, da revista Veja, o cacique baiano ficou irritado com a articulação do tucano para tirar o vice- -governador paulista Rodrigo Garcia do DEM e filiá-lo ao PSDB.


    Áudio vazado


    O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgou ontem (12), um novo trecho do áudio de uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro sobre a CPI da Pandemia. No novo trecho, Bolsonaro xinga o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e ameaça agredi-lo. “Se você [Kajuru] não participa [da CPI], vem a canalhada lá do Randolfe Rodrigues para participar e vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desses”, afirmou Bolsonaro. Alguns dizem que Bolsonaro sabia que o áudio seria divulgado, e que fez isso para municiar sua base com a narrativa de que ele não teme nada, mas tem que investigar todo mundo.


    Fake


    Circula pela internet uma informação falsa [fake news] sobre situação da Covid-19 em várias cidades, três delas baianas. A nota alude que Porto Seguro, na Costa do Descobrimento; Vitória da Conquista e Itapetinga, no Sudoeste, teriam zerado as mortes após adotarem o chamado tratamento precoce.


    CPI


    Um grupo de senadores articula um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para apurar, além dos atos do governo federal, a responsabilidade de governadores e prefeitos na crise provocada pela pandemia da Covid-19. Ontem (12), a hashtag #CPIComGovernadoresEPrefeitos ficou em primeiro nos assuntos mais comentados do Twitter. 



  • 10/04/2021


    12.04.2021 11h52m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura de Tanquinho, por desenvolver estratégias para ajudar a população carente.


    Desce - Prefeito do município de Sítio do Mato; o vice-prefeito e o secretário municipal de Saúde por terem furado a fila da vacinação contra a Covid-19.


    Compromissos


    O prefeito Colbert Martins (MDB) afirmou ao site O Protagonista, do jornalista Augusto Ferreira: “Aqueles que estiveram comigo na campanha estarão no governo”. A gente sabe que não é bem assim. O chefe do executivo feirense citou os nomes de Justiniano França, Marcos Lima e Cadmiel Pereira, ex-vereadores que não renovaram mandato em 2020.


    O recado


    Na entrevista, Colbert fez questão de mandar um recado para quem está e para quem vai entrar no governo: “não admitirei trampolim político. Não convidarei pré-candidatos a deputado ou a vereador”, avisou. Então uma pergunta ao prefeito: Pablo será candidato a deputado? Ele já lançou a candidatura a estadual. E vai ficar? E Marcos Lima, Cadmiel e Justiniano vão jurar, perante a Bíblia, que não serão candidatos a vereador? Só mais uma pergunta: E os DA1 e DA2 que têm cargo de diretoria e chefia, que são candidatos eternamente, estão nessa conta? Eu estou lembrando para não cobrar. Disse, pronto.


    Forças políticas


    Essa semana, ao falar à imprensa sobre as forças políticas que compõem a Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Silvio Dias (PT) definiu a oposição com os vereadores Jhonatas Monteiro (PSOL), Professor Ivanberg e ele próprio. Outro grupo liderado pelo vereador Fernando Torres (PSD), que conta com mais nove edis, e a bancada de sustentação ao governo do prefeito Colbert Martins (MDB), com oito vereadores. Bonito isso, hein?!


    Influência


    O projeto de quitação de débitos foi enviado ao poder legislativo dia 8 de fevereiro pelo prefeito Colbert Martins (MDB), e passou mais de 50 dias para, então, ser votado pelos vereadores da Câmara Municipal de Feira. O prefeito chegou a reclamar a demora da votação de um projeto, sem dúvidas, importante para a sociedade. Mas, a votação só aconteceu na quarta passada (7).


    Realidade


    Segundo o presidente da Câmara, Fernando Torres (PSD), isso só foi possível pela intervenção do ex-prefeito Zé Ronaldo (DEM), que influenciou diretamente na aprovação do REFIS, pedindo que confiasse no secretário da fazenda e nos outros técnicos que elaboraram o projeto. Que conversa é essa? Se a negociação é por cargos no município, para o grupo que o presidente acha que domina, quem resolve é o prefeito Colbert Martins (MDB). Ainda bem que o prefeito, que já foi deputado, conhece a máxima “Governo fraco, Câmara forte”, o prefeito foi forte, e não se “agachou”.


    Os rurais


    De acordo com o ex-vereador João Bililiu, a decisão de tirar a segunda-feira do calendário de sessões legislativas na Câmara Municipal só afasta os trabalhadores rurais que frequentavam a Casa. “O projeto de mudar as sessões da Câmara, faz com que os frequentadores da Casa que moram nos distritos e bairros mais distantes que iam para o centro às segundas-feiras, para fazerem suas compras, chegavam mais cedo para assistir a sessão para acompanhar os trabalhos, com a mudança ceifaram esse direito”, disse. Bililiu está certo! Só quem descansa na segunda-feira, é quem faz farra, na sexta-feira à noite até a madrugada do domingo. Acordando tremendo, ninguém vai trabalhar.


    Fura fila


    O deputado federal Zé Neto (PT), criticou a aprovação do projeto de lei 948/21, que autoriza a iniciativa privada a comprar vacinas para a imunização gratuita de seus funcionários. De acordo com o petista, a compra de vacinas contra Covid-19 por empresas privadas oficializa o ‘fura-fila’ no Brasil. Para o deputado, cabe ao governo federal preservar o Plano Nacional de Imunização, priorizando as pessoas com comorbidades.


    Visitas


    Os ministros João Roma (Cidadania), e Gilson Machado Neto (Turismo) estarão em Feira de Santana hoje (10), para visitarem às obras do novo Complexo Educacional (antigo Feira Tênis Clube- FTC). A visita está marcada para às 8h, onde também serão entregues as chaves da Escola para Crianças Especiais, localizada no antigo prédio do FTC. O prefeito Colbert Martins e secretários também estarão presentes.



  • 09/04/2021


    09.04.2021 11h39m
    Recomendar

    Sobe - Lei que estabelece programa de Recuperação e Estímulo à Quitação de Débitos Fiscais, que facilita quitação de dívidas de contribuintes em Feira.


    Desce - Pessoas irresponsáveis, que mesmo vendo a gravidade da COVID-19, ainda fazem festas de paredões em Feira, 4 destas foram encerradas pela CPRL na noite do dia 7.


    Alta


    O vereador Pedro Américo (DEM), que encontrava-se internado no Hospital de Campanha de Feira de Santana, recebeu alta na manhã de ontem (8). A internação havia sido recomendada para realização de exames de monitoramento e para uma melhor observação da evolução do quadro. Apesar de apresentar febre durante essa madrugada, os resultados dos exames encontram-se dentro da normalidade e os médicos optaram pela alta do vereador, que seguirá em tratamento domiciliar.


    Intervenção


    O ex-prefeito Zé Ronaldo (DEM) teria feito uma intervenção junto à Câmara Municipal para que o projeto do Executivo que trata sobre refinanciamento de juros e multas de devedores de impostos ao Município. A informação foi confirmada pelo próprio presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Torres (PSD). “Estou aqui falando em nome do ex-prefeito José Ronaldo para dar mais uma oportunidade ao prefeito Colbert, confiar em seus assessores, no secretário da Fazenda e nos técnicos que fizeram o Refis”, disse o presidente do Legislativo, esclarecendo que a aprovação da proposta não seria uma troca de favores, pois não houve qualquer negociação nesse sentido.


    Policiais da Bahia


    A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou na quarta (7), o projeto de indicação 02/2021 de autoria do vereador Cláudio Tinoco (DEM) onde pede que o governo do Estado crie e execute um programa de prevenção e combate à depressão e ao suicídio de policiais civis e militares da Bahia.


    Vacinas


    A Secretaria Estadual da Saúde ressaltou, no boletim epidemiológico publicado na última quarta (7), que tem observado um volume excedente de doses nos frascos das vacinas contra a Covid-19 enviados à Bahia. A quantidade que consta em cada um dos frascos possibilitaria a utilização de 11 ou até 12 doses, assim como acontece com outras vacinas multidoses.


    Volume excedente


    Segundo a Sesab, o Ministério da Saúde emitiu uma nota que autoriza a utilização do volume excedente, desde que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frascoampola. Desta forma, o governo estadual justifica que alguns municípios possuam taxa de vacinação superior a 100% das doses enviadas para cada prefeitura, como são os casos de Ilhéus, Porto Seguro, Paulo Afonso, Ipirá e Itamaraju.


    Punido


    Na sessão de quarta (7), realizada por meio eletrônico, os conselheiros e auditores da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios julgaram parcialmente procedente termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Jacobina, Luciano Antônio Pinheiro, em razão de irregularidades na contratação de pessoal para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 em 2020. O conselheiro Fernando Vita, relator do processo, imputou ao gestor multa de R$1,5 mil.


    Ônibus


    O governador Rui Costa (PT) quer, ainda na sua gestão, iniciar a atualização do transporte metropolitano e intermunicipal na Bahia. O chefe do Executivo baiano falou do plano para substituir os ônibus a combustão, que utilizam diesel, por veículos elétricos para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e transporte intermunicipal. 



  • 08/04/2021


    08.04.2021 10h50m
    Recomendar

    Sobe - Poeta feirense Roberval Pereyr, que será tema de documentário gravado no Cuca, local que faz parte da história do poeta.


    Desce - Condutores flagrados em ultrapassagem irregular por colocarem em risco a sua e a vida de outras pessoas em risco iminente de morte.


    Mudança


    A partir da próxima semana, as sessões ordinárias da Câmara Municipal serão realizadas de terça a quinta. A iniciativa é da Mesa Diretora, que considera a alteração do calendário semanal como uma forma de adaptação às frequentes mudanças no cronograma de trabalho, intensificadas pela pandemia da Covid-19. Isto porque, o Projeto também deixa facultado à Câmara Municipal a possibilidade de transferir as sessões para segunda ou sexta-feira. Conforme o documento, o horário de início das sessões ordinárias deve se manter o mesmo, começando às 8h30, com tolerância de 15 minutos para a formação de quórum.


    Pedro Américo


    O vereador Pedro Américo (DEM) encontra-se internado no Hospital de Campanha do município, após testar positivo para COVID- 19 pela segunda vez, um caso de reinfecção. Pedro realizou o teste no último dia 31 de março, recebendo o resultado positivo na tarde de terça (6). No Hospital de Campanha, o vereador encontra-se internado para realização de exames de monitoramento.


    Solenidades


    A maioria dos vereadores presentes à Câmara de Feira aprovou a realização da solenidade em homenagem ao Dia Municipal da Beleza Negra e ao Dia Municipal do Sacerdote e Sacerdotisa da Religião de Matriz Africana, a apreciação aconteceu ontem (7).


    Beleza branca


    Sobre o Dia da Beleza Negra, o vereador Edvaldo Lima (MDB) foi o único que votou contra. De acordo com ele, votou contra qualquer homenagem ao Dia da Beleza Negra porque não foi proposto também o dia da beleza branca, e questionou: “O branco não tem direito, só o negro?”, e ainda afirmou que sua família, de “brancos”, não se sentiria representada.


    Multa


    Os dirigentes dos principais hospitais especializados no tratamento do coronavírus em Feira de Santana elogiam lei aprovada pela Câmara que determina a aplicação de multa no valor de R$ 300,00 contra quem deixar de usar a máscara em locais públicos no município, enquanto durar a pandemia. A medida tem o reconhecimento do diretor do Hospital Geral Clériston Andrade, José Carlos Pitangueira, e do gestor do Hospital Municipal de Campanha, Francisco Mota.


    Bebidas


    O governador Rui Costa comentou ontem (7), durante entrevista ao programa Balanço Geral, da RecordTv Itapoan, sobre a possibilidade de flexibilização do decreto estadual que impede a venda de bebidas alcoólicas durante o final de semana em bares e restaurantes. O Estado tem sido pressionado por entidades e associações do setor que cobram a liberação do comércio de bebidas aos sábados e domingos.


    Criticas


    O governador Rui Costa (PT) utilizou as redes sociais para contestar a proposta que autoriza a compra de vacinas contra a Covid-19 pela iniciativa privada sem a obrigatoriedade de entregar as doses adquiridas 100% ao Plano Nacional de Imunização (PNI). Para o gestor baiano, a compra de vacinas por empresas “não resolve o problema do povo”. Rui tem mantido desde sempre uma postura de cobrança ao governo federal por celeridade na vacinação e tenta também viabilizar a importação de doses do imunizante russo, Sputnik V.


    Parcela negada


    O ex-ministro e ex-deputado federal Geddel Vieira (MDB) teve o pedido de parcelamento da pena de multa de R$ 1,6 milhão negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin. Os advogados do político baiano queriam dividir o valor em 20 vezes.



  • 07/04/2021


    07.04.2021 16h13m
    Recomendar

    Sobe - O jovem feirense, Matheus de Araújo, que obteve 980 pontos, na redação do ENEM, estudando sem energia elétrica.


    Desce - Agências da Caixa Econômica, que não contêm filas e formam aglomerações, em busca de Auxílio Emergencial.


    Retomadas as sessões


    A Câmara Municipal de Feira de Santana retoma hoje (7), as sessões legislativas que estavam suspensas desde o dia 31 de março. O resultado do exame PCR divulgado ontem (6), registrou um vereador e um servidor infectados. As sessões da Câmara de Feira acontecem de forma presencial com restrições, para prevenir contra o coronavírus.


    Críticas


    O deputado federal Zé Neto (PT), fez críticas à atuação do Legislativo em relação a pandemia e às pautas que vêm sendo colocadas em discussão no Congresso Nacional em meio à crise sanitária. “O Congresso está devendo à sociedade uma ação mais energética”, opinou em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar.


    Seabra


    Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios julgaram procedente denúncia formulada contra o prefeito de Seabra, Fábio Miranda de Oliveira, em razão de irregularidades na contratação direta - por inexigibilidade de licitação - da empresa “Pedro de Araújo Teles Júnior - ME”, no valor total de R$113.760,00. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Ele ainda foi multado em R$3 mil. A decisão foi proferida na sessão de terça (6), realizada por meio eletrônico.


    Situação alarmante


    O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, relatou uma “situação alarmante” da pandemia de Covid-19 em sua primeira conversa oficial com a OMS (Organização Mundial da Saúde), afirmou ontem (6), o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.


    Repasses


    Um dispositivo aprovado em 2020 e em vigor na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano permitirá que os parlamentares ampliem repasses a estados e municípios sem indicar uma finalidade específica para o uso do dinheiro. Até o fim do ano, esse tipo de transferência pode chegar a R$ 9,3 bilhões.


    Roma x ACM Neto


    Na vida política nada é, mas tudo pode ser. Na relação entre o ministro da cidadania João Roma (PRB) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto também é assim. Antigos aliados, eles agora vivem um hiato na relação e desde que assumiu a titularidade no Ministério, os dois ainda não se falaram. Entrentanto, ao ser questionado pela imprensa sobre a possibilidade de uma união com o ex-aliado para o pleito eleitoral do ano que vem, João Roma, consciente da frase que abre essa nota, preferiu deixar a resposta sobrada no vento. Repito, nada é, mas tudo pode ser.


    Roma x ACM Neto I


    “No futuro a gente tem que enxergar quais são os cenários do Brasil em 2022, como vai funcionar essa sucessão. Vamos sempre buscar maior cooperação. Buscando cada vez mais agregar forças, essa tem sido sempre a minha palavra, um caminho sempre que busco com um bom diálogo. Meu perfil sempre foi de conciliação”, disse Roma, ontem (06), em entrevista para o Uol, depois de rumores terem surgido, inclusive, que ele poderia ser adversário de Neto, na disputa pelo Palácio de Ondina. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia