Em cima da hora:
Queda de energia em Brotas deixa serviço da Defesa Civil fora do ar
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 17/04/2020


    23.04.2020 09h44m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura por oferecer atendimento psicológico por telefone a pacientes.


    Desce - Hospitais públicos e privados onde foram encontrados 3,7 mil ventiladores pulmonares parados, por falta de conserto.


    IPTU


    O prazo para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em cota única e com desconto foi prorrogado para 31 de julho deste ano. A data limite de vencimento se encerraria na quarta-feira, 15, mas o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho publicou decreto no Diário Oficial Eletrônico estendendo o prazo do pagamento.


    Requalificação


    As obras do projeto Novo Centro, que abrangem a requalificação do centro da cidade, estão sendo iniciadas na quinta-feira, 16. Os trabalhos começam na Avenida Senhor dos Passos. O prefeito Colbert Martins Filho concedeu entrevista coletiva online, através do canal da Prefeitura no YouTube, nesta manhã, quando revelou detalhes do projeto.


    DEM


    Com oito parlamentares fazendo parte da legenda, o Democratas é a maior bancada da Câmara de Vereadores. O partido também conta com a segunda vice presidência da Mesa Diretiva, e a liderança do Governo, através do vereador Marcos Lima. O DEM de José Ronaldo também conta com a Comissão de Constituição e Justiça, através de Gerusa Sampaio, e a liderança da maioria com Pablo Roberto, que acaba de voltar a Casa. Com o líder Lulinha, o Democratas mostra estar com toda a força.


    MDB


    Já o MDB, conta com seis parlamentares, e o presidente da Câmara, José Carneiro. A Comissão de reparação e direitos humanos, com Isaias de Diogo. Na minha avaliação, tanto DEM quanto MDB, fazem quatro vereadores, cada um, nas eleições deste ano.


    Compra de créditos


    O vereador José Trindade (PSB) ingressou com uma representação junto ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) contra o aporte de R$ 5 milhões para compra de crédito de passagens para empresários do transporte público pela Prefeitura de Salvador durante a pandemia do coronavírus. O prefeito ACM Neto argumenta que a “ajuda” visa garantir que as empresas possam operar durante a crise do novo Coronavírus, uma vez que, o número de passageiros em ônibus de Salvador caiu 70% durante quarentena.


    Plano de socorro


    O plano de socorro aos estados na crise do coronavírus aprovado pela Câmara permite que governadores e prefeitos adiem o pagamento de impostos ou até mesmo isentem as empresas. A conta fica com o governo federal, que tentará agora desidratar a proposta no Senado, informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo.


    Barroso


    O ministro Luís Roberto Barroso foi eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado sucederá a ministra Rosa Weber ao final do mês de maio. A eleição realizada na última quarta-feira (15), também consagrou o ministro Edson Fachin como vice-presidente do tribunal. A declaração dos resultados aconteceu ontem (16).


    Lula


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na quinta-feira (16), que a criação do Consórcio Nordeste foi uma decisão acertada dos nove governadores da região e definiu o bloco como uma tentativa de resistência à “colonização imperial” do Palácio do Planalto. O grupo é coordenado pelo chefe do Executivo baiano, o petista Rui Costa.


    Telemedicina


    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a lei que autoriza o uso da telemedicina enquanto durar a crise do coronavírus. O texto foi publicado na edição do Diário Oficial da União de quinta-feira (16), e já está em vigor. A lei estabelece que por telemedicina deve ser considerado “o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.



  • 16/04/2020


    16.04.2020 12h32m
    Recomendar

    Sobe - Estudo feito no Brasil por encontrar remédio com eficácia de 94% contra coronavírus.


    Desce - Empresa que manteve funcionários trabalhando mesmo em situação de iminente contaminação pela Covid-19.


    Zé Curuca


    Ontem (15), o vereador José Marques de Messias, Zé Curuca (DEM), usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana para solicitar ao prefeito Colbert Martins Filho, que seja concedido um auxílio emergencial para os trabalhadores informais da cidade.


    Zé Curuca II


    Curuca fez referência ao valor oferecido por ACM Neto em Salvador na sugestão para Colbert Martins. “O prefeito ACM Neto criou o “Salvador Por Todos”. Serão 270 reais na conta da população mais carente. Peço ao nosso gestor, Colbert Martins, que tome essa mesma iniciativa e ajude o povo de Feira de Santana. As pessoas estão sem poder trabalhar e, consequentemente, sem comida na mesa. O prefeito está trabalhando, é médico e um homem sério. Então deixo essa sugestão aqui”, finalizou.


    Dom Pedro


    O deputado federal Zé Neto (PT) divulgou, no início da semana, que vem fazendo gestão para que o Hospital Dom Pedro de Alcântara seja contratado para atender casos de infectados pelo novo Coronavírus, a Covid-19. Ele entende que o HDPA pode dar uma grande contribuição no atendimento dos doentes com esse vírus pandêmico e que o espaço de saúde pública pode se associar ao Hospital Mater Dei.


    Lúcio Vieira Lima


    O ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima, que pediu desfiliação do MDB, disse ao que não fará campanha para nenhum candidato a prefeito e a vereador nas eleições municipais de outubro. “Estou aposentado. Vou fazer campanha em minha casa, a meu favor”, afirmou. O ex-deputado defendeu o nome de Colbert Martins como um grande nome na disputa em Feira.


    Barreiras sanitárias


    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, confirmou a competência da União e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer o controle sanitário da Covid-19, nas áreas restritas dos aeroportos da Bahia e do Maranhão. O Governo da Bahia ajuizou uma ação na Justiça Federal para permitir que servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) aferisse a temperatura de passageiros que desembarcavam em Salvador.


    ACM Neto


    O prefeito ACM Neto (DEM) disse que, assim como outros gestores do DEM, está “absolutamente alinhado com a diretriz” dada pelo Ministério da Saúde, comandado por Luiz Henrique Mandetta, a respeito da pandemia da Covid-19. Neto pontuou que nesse momento tem procurado ouvir opiniões técnicas, “deixando inteiramente qualquer questão política de lado”.


    Mandetta


    Ainda sob ameaça de demissão, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, aposta que sua saída da pasta não passa desta semana. Na noite de terça (14), ele avisou a membros de sua equipe que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) procura um nome para sucedê-lo. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o tom de Mandetta na conversa já era de despedida. Os presentes relatam que ele se comprometeu a esperar a escolha do substituto e permanecer no posto de trabalhar até a exoneração acontecer.


    Paulo Guedes


    Depois de menosprezar os efeitos do coronavírus, o ministro Paulo Guedes (Economia) poderá autorizar a ampliação do crédito para destravar ao menos R$ 100 bilhões em empréstimos de curto prazo para micro, pequenas e médias empresas. Elas são responsáveis por empregar mais da metade dos trabalhadores com carteira assinada no país.



  • 15/04/2020


    15.04.2020 15h27m
    Recomendar

    Sobe - Pessoas físicas e jurídicas que destinam recursos para combate à pandemia da Covid-19.


    Desce - Pessoas que insistem em fazer aglomerações em filas de bancos e lotéricas.


    Tourinho


    O vereador Roberto Tourinho votou contra o projeto aprovado na Câmara de Vereadores na última segunda-feira (13), que permite que o prefeito Colbert Martins (MDB) se ausente do Município sem a autorização legislativa. Tourinho ressaltou os pontos que o fizeram desaprovar o PL. “Estou aqui há sete mandatos, e a Câmara de Feira de Santana nunca negou uma autorização para que o prefeito viajasse”.


    Tourinho I


    O vereador afirma também que a solicitação para ausência é sinal de respeito. “Quando um prefeito manda a Câmara um pedido para poder se ausentar, ele está tendo respeito ao poder legislativo, e ao mesmo tempo dando uma satisfação a população, é assim que acontece com o governador do Estado, presidente da República e demais prefeitos. Quando você ocupa uma função pública, os atos e ausências têm que ser públicos. Em todas as esferas de governo do estado e presidente, há a necessidade da autorização legislativa, o prefeito de Feira deseja viajar e que o povo nem sequer saiba que ele está viajando”.


    Tourinho II


    Outra questão levantada pelo parlamentar, é o nível de importância da solicitação. “Nós estamos vivendo uma época de pandemia, época de mortes, aqui no Brasil já ultrapassamos a casa de mil mortes, e a Câmara de Feira está votando um projeto de lei dessa natureza é totalmente desconectado desse momento que estamos vivendo. Isso demonstra a falta de sintonia do chefe do Executivo para com sua população. Os comerciantes estão preocupados em como vão pagar a folha de pagamento, as pessoas estão perdendo seus empregos, há a preocupação de como se alimentarem... e o prefeito está mandando para câmara um projeto para viajar sem autorização. Isso demonstra que o prefeito não está preocupado com a população”, concluiu Tourinho.


    Reabertura do comércio


    O vereador Edvaldo Lima, recém filiado ao MDB, disse em seu discurso, na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, que a população quer a reabertura do comércio, fez um clamor ao prefeito Colbert Martins (MDB) para que reabra o comércio, temendo o desemprego e a fome. De acordo com ele, “um vírus não pode destruir a economia da cidade”.


    Luto


    Morreu na madrugada de terça-feira (14), Cypa Perla Wagner, mãe do senador Jaques Wagner. Ela tinha 96 anos e teve complicações decorrentes de uma insuficiência renal.


    Dia das mães


    Na “ponga” da crise, assim que a Câmara de Salvador reabrir, o vereador Henrique Carballal (PDT) vai apresentar um projeto sugerindo o adiamento do Dia das Mães, sempre festejado no 2º domingo de maio.


    Regularização do título


    Os cidadãos que não estão em dia com o título de eleitor têm até 6 de maio, para regularizar a situação, que pode ser consultada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após o prazo, quem estiver com pendências no documento não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, nos 5.568 municípios do país.


    Regularização do título II


    Além de ficar impedido de votar, o cidadão que tem o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições. O prazo também deve ser observado pelos jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento. 



  • 14/04/2020


    15.04.2020 15h23m
    Recomendar

    Sobe - Mandetta que ao falar na Globo questionou qual a ordem que deve prevalecer, a do ministro da saúde, que é médico, ou um palpite do presidente.


    Desce - Lojas Americanas que abriram com ordem judicial e não criou instrumento de segurança para orientar a distância mínima, de um metro e meio, de um cliente para o outro. O que se notou, foram clientes encostados um no cangote do outro.


    Curiosidade


    O assunto importante mesmo, tratado na Câmara de vereadores, foi o tititi para se descobrir os nomes contidos nas chapas dos diversos partidos para disputarem a eleição deste ano. Além de se preocuparem com os concorrentes dentro da sua própria agremiação, eles querem saber o potencial dos outros partidos, para, fazer contas de quantas vagas vão sobrar para o deles mesmos. Até o final dessa semana, os dirigentes partidários somem, para não entregar os filiados nem mesmo aos próprios companheiros.


    Isaias de Diogo


    O vereador Isaías dos Santos (MDB) informou que a data-limite para filiação partidária para concorrer às eleições foi o dia 04 de abril. O parlamentar saudou os edis Edvaldo Lima, Fabiano Nascimento, Gilmar Amorim, Ron do Povo e o presidente da Casa, José Carneiro, pela filiação ao Movimento Democrático Brasileiro. “Fazer parte deste exército que dá sustentação ao nosso prefeito Colbert Martins Filho, que faz um excelentíssimo trabalho, na cidade de Feira de Santana, contra o novo Coronavírus. Quero dizer que continuaremos fazendo base, continuaremos fazendo sustentação ao projeto do prefeito Colbert Martins que tem a preocupação de trabalhar e fazer o melhor, principalmente neste momento de grande preocupação”.


    Só elogios


    O presidente da câmara e recém emedebista, Zé Carneiro teceu elogios ao prefeito Colbert Martins, em tribuna, ontem. “Eu queria aproveitar a oportunidade para dizer que nós, vereadores, podemos ficar gratos e aplaudir as ações do prefeito no combate à pandemia do coronavírus. O prefeito é profissional de saúde e conhece as medidas necessárias, que contribuíram, e muito, para que a cidade permaneça nessa marca de 45 casos de infectados, onde 15 já estão curados. Isso quer dizer que não temos 45 pessoas com coronavírus em Feira. Inclusive, o prefeito conseguiu fazer um contrato com a Mater Dei para usar o hospital, se necessário for”, elogiou.


    Filé


    O vereador Zé Filé (PSD) pediu mais atenção do prefeito para as famílias que estão passando fome mediante a pandemia da Covid-19. “Quero pedir ao nosso Senhor Jesus Cristo sua proteção; só ele pode nos ajudar nesse momento. Por mais que os políticos se esforcem, a verdade é que só Deus pode nos livrar desse vírus. Vamos orar para que o prefeito possa ter ainda mais condições de ajudar, porque tem muita gente passando fome. Os pais de família não podem sair para vender e as crianças estão passando fome. Sei da boa vontade do prefeito em ajudar os infectados, mas se preocupe também com as pessoas que estão sem alimento em casa”, pediu Zé Filé.


    Gilmar Amorim


    Na manhã de ontem (13), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 037/2020, de autoria do vereador Gilmar Amorim (MDB), que solicita do gerente regional da Empresa Baiana de Águas e saneamento (Embasa), Euvaldo Ferreira Santos Neto, o serviço de reparo do calçamento da Rua Novos Ideais, em frente ao nº 27, no bairro Gabriela, “onde a referida concessionária fez reparo na rede de água e deixou a via sem o seu calçamento, causando transtorno na região”, justificou.


    Eleições


    O vereador João dos Santos, Bililiu (PSD) disse estar preparado para as eleições em outubro e voltou a criticar o Governo do Estado por obras não realizadas na Rua da Concórdia. “Que venha 04 de outubro. Que acabe esta dor que muitas pessoas e famílias estão sofrendo. Pessoas enterrando familiares sem poder vê-los. Que esta pandemia vá embora. Vamos para cima e o resto Deus fará. Eu mesmo queria que fosse dia 04 de outubro. Deus já marcou os nomes nestas cadeiras, não adianta pensar o contrário. Deixemos nas mãos de Deus”, disse.



  • 11/04/2020


    15.04.2020 15h11m
    Recomendar

    Sobe - As políticas desenvolvidas pelos governos Federal, Estadual e Municipal, no combate à Covid-19.


    Desce - Pessoas que tentam fraudar o auxílio emergencial de R$ 600 dado pelo Governo Federal.


    Medidas


    A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) volta a se reunir extraordinariamente - de forma virtual - no Sábado de Aleluia (11), a partir das 9h30, para apreciar projetos de lei relacionados ao combate ao novo coronavírus, causador da Covid-19. São três as matérias da convocação negociada pelo presidente, Nelson Leal, com as lideranças partidárias: no primeiro, é acrescido um valor extra ao programa Bolsa Família para as famílias de estudantes das escolas públicas estaduais, compensando a suspensão da merenda escolar enquanto durar a quarentena.


    Transporte intermunicipal


    Em decreto publicado no Diário Oficial de sexta-feira (10), o Governo do Estado suspende, em mais quatro cidades, a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão vale a partir deste sábado (11), nos municípios de Itapebi, Ituberá, Santa Luzia e Ubatã.


    Transporte complementar


    O deputado Robinson Almeida (PT) quer a suspensão da cobrança de taxas, tarifas e multas dos permissionários do transporte complementar. O motivo é a limitação na circulação dos veículos, decorrente das medidas de distanciamento social. O pedido de indicação foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia, com destino a Carlos Henrique Martins, diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).


    Portas escancaradas


    Jair Bolsonaro abriu canal de diálogo com os caciques do centrão. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, o presidente falou sobre até aonde pretende ir para manter uma boa relação com o Congresso. “Em ministério eu não vou mexer, mas as minhas portas estão mais do que abertas, escancaradas para vocês virem quando quiserem. Não precisa nem marcar”, teria dito Bolsonaro. A proposta não convenceu o centrão.


    35 milhões


    O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos firmou convênio para destinar R$ 35 milhões na compra de alimentos para os povos indígenas e comunidades quilombolas. Os insumos serão entregues pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A preocupação é que, com o isolamento social, representantes das aldeias e dos territórios quilombolas deixem de viajar até as cidades para comprar alimentos.


    Onyx


    O clima no DEM está ruim diante do flagra de Onyx Lorenzoni criticando o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de quem ele se dizia amigo. A informação é da coluna de Guilherme Amado, da revista Época. A conversa foi ouvida pelo repórter Caio Junqueira, da CNN Brasil, após telefonar a Osmar Terra na manhã de quinta-feira (9), e o ex-ministro encerrar a conversa sem desligar a chamada. Nela, Onyx afirma que teria “cortado a cabeça” de Mandetta, com quem estaria sem falar “há dois meses”, por ele discordar do que Bolsonaro prega - por exemplo, o isolamento vertical e a mensagem de que a cloroquina deve ser usada em todos os pacientes.


    SPC e Serasa


    A Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira (9), uma proposta que suspende a inclusão de novas pessoas em cadastros de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. A nova regra tem validade para a inadimplência registrada a partir de 20 de março deste ano, período a partir do qual foram implementadas as medidas de distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.


    Bolsonaro


    O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda não conseguiu cumprir a promessa de liberar emendas parlamentares para o combate à pandemia do novo coronavírus. Dos R$ 8 bilhões anunciados pelo presidente há 20 dias, apenas R$ 1,47 bilhão (18%) tem alguma destinação prevista e só R$ 119 milhões (1,5%) saíram efetivamente dos cofres públicos até agora, informa reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.



  • 10/04/2020


    15.04.2020 15h03m
    Recomendar

    Sobe - O presidente do Tribunal Regional Federal 2ª Região (TRF-2), desembargador federal Reis Friede que cassou a liminar inapropriada do juíz Gata Preta suspendendo o fundo partidário, consignado no orçamento da união.


    Desce - O Juíz Marcelo Gata Preta que desrespeitando o orçamento da união, concedeu liminar transferindo o recurso partidário para outras ações do governo.


    Malandragem


    Diversas empresas de Feira de Santana que se dirigiram aos bancos do Brasil e Bradesco, para tomarem o empréstimo disponibilizado pelo Governo Federal para fazer face ao pagamento dos dois meses de salários dos seus empregados, teve como resposta que: só fariam o empréstimo se essas empresas mudassem o pagamento da folha dos seus funcionários para essas empresas. Temos que denunciar esses abusos!


    Gata


    É inadimissivel que um juíz federal entenda que é da sua competência subverter o orçamento aprovado pelo congresso nacional. Invasão de poderes é desrespeitosa para o Estado democrático de direito, e só o juíz Gata Preta que já postou fotos nas suas redes sociais reclamando que estava ficando deprimido na beira da praia, por estar ganhando sem trabalhar é que poderia pensar que teria força para bagunçar o orçamento. O presidente do Tribunal o enquadrou, cassando a aberração.


    Furdunço


    As contas do PSDB em Feira de Santana estão movimentando o meio político local, é que em uma das contas do partido foram sacados recursos sem a devida contra-prestação de contas através de comprovantes. A direção atual do partido está entrando na justiça contra o diretor que fez o saque sem a assinatura do presidente da época. O caso além de estar na esfera do TRE local, que rejeitou as contas, agora o processo corre na justiça federal, não apenas por desvio de dinheiro, mas também for falsidade ideológica uma vez que precisava de duas assinaturas para os saques. A direção local corre contra o relógio para fazer prevalecer a prestação de contas. Tá difícil.


    Recursos


    O prefeito Colbert Martins Filho recebeu na manhã de quinta-feira (9), em seu gabibete, um ofício do deputado federal Alex Santana informando a destinação de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) para o enfrentamento ao coronavírus, no município de Feira de Santana. O recurso é referente a cota parlamentar individual de emenda impositiva da Bancada do Estado da Bahia para o Orçamento Geral da União de 2020.


    Processos


    Cinco meses após retirar uma queixa-crime movida contra o vereador Roberto Tourinho (PSB) por calúnia e difamação, o prefeito de Feira de Santana Colbert Martins Filho (MDB) decidiu processá-lo novamente. De maneira ‘irresponsável’ e ‘inverídica’, segundo ele, Tourinho lhe acusou de ter prorrogado o contrato de uma empresa prestadora de serviços de saúde de forma irregular.


    Bons resultados


    O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, avalia positivamente o reflexo das medidas tomadas até o momento pelo estado no combate à disseminação do novo coronavírus. Ele destacou que a Bahia está entre os estados que primeiro adotaram medidas de distanciamento social, uso irrestrito de máscara e medidas de restrição de deslocamento intermunicipal.


    Bons resultados II


    A partir disso, a avaliação que o secretário faz é de “todo esforço está trazendo resultados”, mas não se pode “relaxar”. “Estamos conseguindo fazer com que os casos novos ao longo das semanas estejam diminuindo, mas isso não pode ser traduzido em relaxamento, não podemos voltar a frequentar a rua, o bar, a feira, o comércio, achando que a doença está controlada”, argumentou. “A partir de agora a tendência é que o número de casos novos cresça dia após dia, com mais casos novos em números absolutos, mais pessoa vão se contaminar em todo estado”, alertou Fábio Vilas-Boas.



  • 09/04/2020


    09.04.2020 19h40m
    Recomendar

    Sobe - Situação e oposição em Feira por dialogarem sobre medidas de combate à covid-19.


    Desce - Consumidores que ignoram a covid-19 e fazem aglomeração no Centro de Abastecimento.


    Zerados


    Dos vinte e sete partidos que estarão presentes na disputa eleitoral de 2020, no que se refere a chapas de vereador, certamente treze destes, pela composição conhecida até ontem (8), não terão a mínima possibilidade de eleger um vereador. Na outra ponta, catorze poderão fazer pelo menos um.


    Protagonismo


    Dos catorze partidos que poderão eleger vereador, dois deles poderão chegar a quatro eleitos. MDB e DEM constituíram chapas mais competitivas do que qualquer outro partido, dificilmente um deles, apenas um, poderá fazer três. Dos doze restantes, apenas dois (dificilmente três), poderão eleger dois edis. Os dez restantes, estarão na faixa do um, e é possível que um ou dois desses, não faça nem um.


    Único


    Em plena efervescência política, o deputado Tom não está filiado a nenhum partido. Ele até que tentou se filiar a um partido e ter o controle do mesmo aqui no município, não logrou êxito, apesar de ter batido nas portas do Patriota, Solidariedade, e PDT. O parlamentar tem de sua ligação para candidatura a vereador neste ano, o pastor Ismael da Quadrangular.


    Calamidade pública


    Um grupo de decretos de calamidade pública em 158 municípios baianos foi aprovado na manhã de quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa. A Bahia possui 181 cidades em estado de calamidade pública aprovados, além do próprio estado. Outros 60 projetos com igual medida estão em tramitação e devem ser votados na próxima sessão, prevista inicialmente para a quarta-feira da próxima semana, dia 16, também de forma remota.


    Operação Faroeste


    A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ontem à Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), seu filho e outras três pessoas envolvidas. Investigados na 5ª fase da Operação Faroeste, eles são acusados de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro, por envolvimento na negociação e venda de decisões judiciais proferidas pela magistrada. A vantagem indevida negociada chegou a R$ 4 milhões, dos quais, R$ 2,4 milhões teriam sido efetivamente pagos à desembargadora por intermédio de seu filho.


    Bom internauta


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse na manhã de terça-feira, 7, que tinha certeza que o presidente Jair Bolsonaro não iria demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Na segunda, o ministro foi novamente alvo dos ataques do mandatário e circularam informações de que ele estaria fora do governo. “Bolsonaro não vai demitir um ministro popular como ele. A decisão de manter Mandetta não foi política, Bolsonaro ouve mais as redes sociais do que o Congresso”, disse Maia.


    Microempresas


    O Senado aprovou na última terça-feira (7), o Projeto de Lei (PL) 1.282/2020, que pretende socorrer as microempresas durante o período de duração da pandemia do novo coronavírus. O projeto autoriza a concessão de crédito para microempreendedores individuais (MEI) e microempresas com risco assumido pelo Tesouro Nacional. O texto vai à Câmara dos Deputados. Se aprovado sem alterações de mérito, seguirá para sanção presidencial.


    Notícia-crime


    O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) protocolou na quarta-feira (8), um pedido de aditamento da notícia-crime apresentada contra o presidente Jair Bolsonaro e que teve parecer pelo arquivamento proferido pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros. Segundo o deputado, a PGR não abordou todos os fatos narrados na notícia-crime. Reginaldo ressalta que Humberto Jacques não citou nenhum dos 20 pronunciamentos públicos do presidente, que constam na peça, menosprezando os efeitos do coronavírus.



  • 08/04/2020


    09.04.2020 19h36m
    Recomendar

    Sobe - A Justiça Federal por determinar o bloqueio dos fundos Eleitoral e Partidário e só autorizar o uso da verba para ações do Executivo contra a pandemia.


    Desce - Oportunistas que querem se aproveitar do auxílio emergencial para ocupar o lugar de quem realmente precisa do benefício.


    Bloqueio


    A Justiça Federal determinou, na tarde de ontem (7), o bloqueio dos fundos Eleitoral e Partidário. A decisão juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, bloqueia os repasses ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo Tesouro Nacional. O magistrado, no entanto, autoriza o uso da verba para ações do Executivo contra a pandemia do coronavírus.


    DEM


    O presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou na terça-feira (7), que o partido não integra a base do governo Jair Bolsonaro (sem partido) e nunca interferiu para que seus quadros integrassem a equipe ministerial do Planalto. “Desde 2018, pós-eleição, quando o presidente escolheu os três ministros para integrar o seu governo, essa foi uma escolha do presidente da República. Ele não me deve, e nem ao meu partido, nenhum tipo de satisfação. Ele mantém ou não até o dia que ele quiser. O Democratas não integra a base do governo. Nós somos um partido independente, que foi fundamental, e será, para a agenda econômica do país”, disse.


    Rui Costa


    Por meio de videoconferência, o governador Rui Costa se reuniu com os prefeitos presidentes dos Consórcios Interfederativos de Saúde da Bahia para discutir ações de combate ao novo Coronavírus. Ao todo, 26 prefeitos participaram da reunião, que também contou com a participação do Secretário de Saúde do Estado (SESAB), Fábio Vilas-Boas. “Foram quatro horas de conversa em que discutimos estratégias para enfrentarmos juntos esta guerra contra o vírus. Um dos pontos de destaque foi a implantação e funcionamento das unidades regionais específicas para atender a pacientes que testaram positivo”, afirmou o gestor estadual.


    UPB


    O pedido de apoio ao enfrentamento do Coronavírus para as regiões do estado foi feito por prefeitos presidentes de consórcios intermunicipais ao governador Rui Costa, no fim da tarde de segunda-feira (6), durante vídeoconferência. Entre as demandas, estão a estruturação regional de combate à COVID-19, o repasse de insumos de saúde e a fiscalização do transporte de passageiros intermunicipais.


    Venda de decisões


    A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou a desembargadora Sandra Inês Moraes Rusciolelli Azevedo, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro, num dos desdobramentos da Operação Faroeste, que apura a venda de sentenças no judiciário baiano.


    Produção Agrícola


    O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o Comitê de Crise (CC AGRO-COVID19) para monitorar e propor estratégias a fim de minimizar os impactos da pandemia do Coronavírus na produção agrícola e no abastecimento de alimentos à população. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria nº123, assinada pela ministra Tereza Cristina.


    Onyx


    Os R$ 600 pagos pelo governo federal como auxílio emergencial para trabalhadores informais não poderão ser usados pelos bancos para cobrir débitos na conta dos beneficiários. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informou na terça-feira (7), que um acordo feito com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) proíbe o débito automático dos recursos.


    Bolsonaro X Mandetta


    De acordo com informações do blog do jornalista Gerson Camarotti, do site G1, a conversa entre Bolsonaro e os ministros na última segunda-feira (6), teve momentos de tensão. No encontro, chefe do Ministério da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reafirmou a sua postura em combate ao coronavírus e entrou em rota de colisão com o chefe. “O senhor quer tocar de outro jeito. Pode tocar. Qual a marcha que o senhor quer, pois vamos passar num desfiladeiro. Como o senhor quer passar: acelerado ou devagar?”, disse Mandetta.


    Trump


    Na terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou a Organização Mundial de Saúde (OMS) de administrar mal a nova pandemia de coronavírus e de se concentrar demais na China. “A OMS realmente estragou tudo”, tuitou o presidente em um momento em que os Estados Unidos excedem 11.000 mortes, no COVID-19, e completou: “Por alguma razão, embora seja amplamente financiada pelos Estados Unidos, estão muito focada na China. Vamos dar uma olhada mais de perto”.



  • 07/04/2020


    07.04.2020 10h25m
    Recomendar

    Sobe - Projeto idealizado por médicos do Hospital Clériston Andrade, por motivar a fé e esperança, entre os profissionais de saúde.


    Desce - O coordenador da chapa do PROS em Feira de Santana por quebrar o compromisso de não botar vereador de mandato no partido e, com isso, quebrou a regra e “enfiou” nos outros Luiz da Feira.


    Os gigantes


    O DEM com novo quadro de filiados é o partido com maior número de vereadores na Câmara (7), anteriormente, o partido tinha quatro vereadores. Colado no DEM, está o MDB, que até a última quinta-feira (2), não contava com nenhum vereador. E agora, conta com seis edis: o presidente da Câmara, José Carneiro Rocha, Isaias de Diogo, Edvaldo lima, Fabiano da Van, Ron do Povo e Gilmar Amorim. Os dois partidos, pela configuração dos pré-candidatos, farão quatro vereadores cada um. Chegar ao quinto para os dois é uma possibilidade, num grau de 50%.

     

    O infiltrado


    Eu já desconfiava desde o mês de janeiro que o vereador Luiz da Feira seria infiltrado no PROS no último dia de filiações. Pois é, não é que ele entrou mesmo no último dia á noite, sem nenhum dos outros postulantes saberem que ele seria candidato. O coordenador da chapa jurava de pé junto, pela honra dele, de que não entraria nenhum vereador de mandato.


    Pulverizado


    Possivelmente, dentre todos os candidatos para eleição de Feira de Santana, existe a possibilidade de apenas dois desses partidos chegarem a eleger dois vereadores. Os outros, para completar as cadeiras, elegerão apenas um, ou nenhum. Dificilmente, qualquer dos partidos terá três vereadores.


    Rui Costa


    O governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT) criticou as falas do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), que falou usar o “poder da caneta” contra ministros de seu governo que, de acordo com ele, “viraram estrelas”. Rui escreveu em suas redes sociais, na noite do último domingo (5), que este não é o momento de fazer política partidária, já que estamos em uma situação ruim diante da pandemia do novo coronavírus.


    Wagner


    Uma das principais lideranças da oposição no Senado, Jaques Wagner (PT) não acredita que um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avance no Congresso, neste momento. Mas, o senador acha que o chefe do Palácio do Planalto está cada vez mais isolado.


    Feriados


    O governo decidiu adiantar feriados que ocorreriam ao longo deste ano para o período de quarentena. A informação foi revelada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante uma videoconferência com empresários do setor varejista. De acordo com Guedes, a alteração já havia sido autorizada há algumas semanas e a medida tem o objetivo de compensar pelo período em que o comércio não funcionou, em razão da pandemia do novo coronavírus. O ministro, no entanto, não deu mais detalhes da mudança.


    Rodrigo Maia


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), usou sua conta oficial no Twitter para denunciar uma perfil falso que criaram na rede social em seu nome. Com o nome de usuário “@RobrigoMaia”, a conta teria publicado uma mensagem sobre desvio de recursos do Fundo Eleitoral. O perfil já foi suspenso pelo Twitter.


    Toffoli


    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse hoje (06), ser contra qualquer tipo de punição às pessoas que descumpram medidas de isolamento social impostas pelas autoridades públicas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Para o ministro, no lugar de alguma sanção, o mais correto no momento é promover a conscientização do público, como tem sido feito pelo poder público e pela imprensa.



  • 04/03/2020


    07.04.2020 10h20m
    Recomendar

    Sobe - Barreiras sanitárias construídas pelos governos para evitarem propagação do coronavírus.


    Desce - Partido dos Trabalhadores - PT - por ter R$ 18 milhões bloqueados pela Justiça devido a prática criminosa de atos que geraram enriquecimento ilícito.


    Dança


    Apenas seis vereadores continuam no mesmo partido para disputar a reeleição. Nery (PT), Eremita Mota (PSDB), Eli Ribeiro (Republicanos), Carlito do Peixe, Gerusa e Lulinha (DEM). Enquanto os outros quinze edis procuraram outras legendas para se abrigarem na disputa de vaga em outubro próximo.


    DEM


    São pré-candidatos pelo Democratas em Feira de Santana: vereador Lulinha; vereador Marcos Lima; Graça Pimenta; vereadora Gerusa Sampaio; vereador Luiz da Feira; vereadora Neinha Bastos; ex-vereador e suplente Carlito do Peixe; vereador Cadmiel Pereira; vereador Zé Curuca; Nilce Alves.


    Os grandes


    Em face a composição, conhecida até ontem, DEM e MDB devem eleger quatro vereadores cada um, se tornando os dois maiores partidos para o próximo pleito. Na outra ponta, cerca de dezessete partidos não terão a mínima chance de eleger vereadores.


    Geraldo Junior


    O presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior, filiou-se hoje (3), ao MDB. Após reuniões com dirigentes do partido, ele bateu o martelo. Sua ficha de filiação está sendo abonada pelo deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente nacional da sigla. Geraldo Júnior vai participar do comando do partido na Bahia, ao lado do presidente estadual da legenda, Alex Futuca.


    MP da Grilagem


    Presidentes de oito partidos assinaram uma nota conjunta afirmando que “não se pode admitir a votação da MP da Grilagem e do Desmatamento (MP 910/2019) em meio à crise do covid-19”. O documento foi divulgado na noite de quinta-feira (2), pelos representantes da Rede, PSB, PV, PSol, PDT, PT, PCdoB e PCB.


    Conceição do Jacuípe


    O Ministério Público estadual recomendou que o Município de Conceição do Jacuípe adote as providências necessárias para assegurar o cumprimento do calendário escolar, obedecendo as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) quanto aos 200 dias de efetivo trabalho escolar, bem como da carga horária mínima anual de 800 horas.


    Dória


    O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) disse a um interlocutor que toparia uma frente ampla contra o presidente Jair Bolsonaro, mesmo que estivesse ao lado da esquerda. A informação é da coluna de Guilherme Amado, da revista Época. Segundo a publicação, ao mesmo interlocutor, ele admitiu que, se a eleição de 2018 fosse hoje, não votaria em Bolsonaro.


    Publicações fake


    Um estudo feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (FespSP) mostrou que os robôs foram os responsáveis por 55% das publicações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro. Segundo o site Valor, a pesquisa apontou as publicações que estavam no twitter.


    Toffoli


    Em resposta à pandemia do novo coronavírus, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu hoje (3), que seja considerada uma saída “diagonal” do isolamento social, com o retorno gradual de trabalhadores ao setor produtivo. Ele reafirmou, contudo, acreditar que o isolamento máximo, ou “horizontal”, é a medida mais adequada no presente.



  • 03/04/2020


    07.04.2020 10h17m
    Recomendar

    Sobe - As medidas que vão assistir as pessoas carentes em momentos de pandemia.


    Desce - As pessoas que estão ignorando as medidas protetivas contra o combate ao convid-19.


    Tourinho


    Na sessão extraordinária de ontem (2) , o vereador Roberto Tourinho (PSB) ressaltou em seu discurso a “fragilidade de medidas práticas no combate ao coronavírus” por parte do Governo Municipal. De acordo com o parlamentar, o prefeito Colbert Martins sempre afirma que esta “tudo conversado”, mas nada está sendo resolvido. Tourinho também declarou que fez uma visita ao Hospital Mater Dei, e “ao contrário do que Colbert havia afirmado, na unidade de saúde não existem leitos nem UTI’s”. Finalizou seu discurso afirmando “O governo precisa sair do palanque, e ir á prática”.


    Progressista e PT


    De acordo com o site Bahia na Política, o do empresário Roque Eudes Souza dos Santos é o mais cotado para indicação do Partido Progressista a vice do PT. De acordo com o site, o Progressista ganha o poder de indicação graças ao apoio que dará ao deputado federal Zé Neto (PT) a prefeito. Roque do Atacadão São Roque, é presidente da Associação de Distribuidores da Bahia. Com trânsito no setor produtivo, Roque aproximaria Zé Neto à classe empresarial.


    MDB


    O ex-vice-prefeito de Feira de Santana, professor Luciano Ribeiro anunciou que será candidato a vereador pelo MDB. “Quero voltar à política para poder dar uma contribuição de experiência a Feira de Santana”, declarou. Luciano se apresenta como um candidato de peso, pois já exerceu praticamente todos os cargos públicos no Município, fortalecento assim o MDB de Colbert Martins.


    Disputa eleitoral


    Termina sábado, o período para filiação partidária. Desta forma, firmando nos partidos quem irá disputar as eleições que acontecem em outubro. A base é que 397.590 mil eleitores irão as urnas decidir quem irá compor o poder executivo, e legislativo na cidade. Serão 28 partidos que disputarão o pleito, podendo ter chapa de prefeito e vice, além de vereadores, os partidos a pleitear são: Avante, Cidadania, DC, DEM, MDB, Novo, Patriota, PC do B, PCO, PDT, PL, PODE, PP, PROS, PRTB, PSB, PSD, PSC, PSDB, PSL, PSOL, PT, PTB, PTC, PV, REDE, Republicanos e Solidariedade.


    Vai recorrer


    O Governo da Bahia vai recorrer da decisão liminar proferida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que obriga o Executivo a fornecer alimentação para todos os alunos da rede pública estadual que tiveram as aulas suspensas como medida para impedir a propagação do coronavírus. De acordo com o governador Rui Costa (PT), a decisão é por conta dos custos. “O custo de logística, de transporte, de fazer chegar essa alimentação a 800 mil residências, no Estado, boa parte delas, na zona rural, só o custo disso é 10, 50 ou 100 vezes o custo da cesta básica. Essa é uma decisão que não tem a mínima possibilidade de ser aplicada, até porque seria um desperdício absurdo de recursos, em um momento em que estamos vivendo um drama, uma verdadeira guerra. Então teria que gastar uma fortuna, milhões de reais para entregar um alimento a 50 quilômetros na zona rural. Então estamos preferindo adotar essas duas medidas de pagamento das contas de luz e de água”, explicou.


    Renan Calheiros


    O ex-presidente do Senado, Renan Calheiros, criticou na quinta-feira (2), a forma como o governo federal tem conduzido a crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus. Em seu perfil nas redes sociais, o senador alagoano chegou a chamar de “MP da morte” a medida provisória que autoriza corte de salários e jornadas de trabalho em até 100% durante o estado de calamidade pública. “A sociedade quer soluções, orientações científicas, socorro financeiro e sensatez. Na Inglaterra está garantido 80% do salário. Nos EUA, renda mínima de $ 1 mil. Aqui, uma nova #MPdaMorte quer abolir salário? Desumano e inaceitável”, escreveu o parlamentar, que entende ser uma “temeridade”, disse.


    Adiantamento de FPE


    O secretário de Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, espera suporte mais expressivo a estados e municípios diante da pandemia do novo coronavírus. A garantia de repasses iguais aos de 2019 do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não são suficientes. O ex-senador quer, na verdade, medidas como antecipação por pelo menos três meses nas cotas do fundo. “Com o repasse do FPE e FPM ocorrendo nos meses de abril, maio e junho, os estados teriam acesso a duas parcelas nestes meses, a parcela normal e mais uma do adiantamento. No último trimestre do ano, seria pactuado como ficaria esse adiantamento, se a fundo perdido, com apoio para enfrentar a crise, ou outro encaminhamento e ajuste”, sugere, em nota à imprensa.



  • 02/04/2020


    02.04.2020 18h39m
    Recomendar

    Sobe - Entendimento entre Colbert e Zé Neto sobre verba de combate ao coronavírus.


    Desce - Disseminadores de fake news sobre o covid-19 o que pode levar à morte.


    Recursos


    O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), defendeu na quarta-feira (1º), que todos os recursos que seriam usados na eleição deste ano sejam destinados para combater o coronavírus no país. Em nota enviada à imprensa, o emedebista disse que todo o dinheiro do fundo eleitoral, fundo partidário e os recursos enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que totalizam mais de R$ 4 bilhões, devem ser destinados às medidas contra a pandemia.

     

    Marcus Carvalhal


    O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Feira de Santana, Marcus Carvalhal, apresentou sua carta de renúncia cumprindo o prazo eleitoral, uma vez que ele será candidato à vereador no município. Na carta, ele diz: “acredito no Brasil e nos brasileiros. Por esta razão, aceitei o desafio de disputar uma vaga de vereador nas eleições deste ano. Servi a minha entidade e aos meus colegas advogados. Com a permissão de Deus servirei a minha cidade, ao meu Estado, ao meu país e ao povo de Feira de Santana”, escreveu Carvalhal.


    Saúde ou Economia?


    O governador da Bahia, Rui Costa (PT), voltou a usar vídeo para reforçar o pedido à população baiana que permaneça, se possível, em suas casas. A recomendação de isolamento social é considerada por especialistas como a única forma de diminuir a contaminação pelo coronavírus. Para Rui, é falsa a ideia de que é preciso escolher entre salvar a economia ou cuidar da saúde pública. “A vida ou a economia? A ideia de que temos que escolher é falsa”. O vídeo faz parte de uma campanha lançada pelos estados do Nordeste para conscientizar a população da importância de se manter em casa.


    Vilas-boas


    O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, reafirmou na terça-feira (31), o comprometimento do governador Rui Costa (PT) no combate à pandemia do coronavírus no estado. “O governador Rui Costa segue comprometido em combater o avanço do Coronavírus na Bahia”, escreveu o chefe da Sesab, em seu perfil no Twitter. De acordo com boletim divulgado na terça-feira, a Bahia já registrou 217 casos de coronavírus. Destes, 132 estão em Salvador.


    Em Valente


    Vereador do município de Valente, cidade no interior da Bahia, Romilson Cedraz Mascarenhas (DEM) entrou com Mandado de Segurança solicitando o aumento de seus vencimentos no cargo. O parlamentar alega que “o pagamento está ocorrendo aquém do devido”. A liminar foi negada, no último dia 26, pela juíza Renata Furtado Foligno, da Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais, da Comarca de Valente. A magistrada justificou que a “a medida liminar esgota, no todo ou em qualquer parte, o objeto da ação”.


    Mandetta


    O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou na terça-feira, que não serão tomadas medidas arriscadas para afrouxar o isolamento social do coronavírus e ressaltou que trabalhadores informais receberão ajuda do governo para que possam cumprir as recomendações, apesar de o presidente Jair Bolsonaro defender que as pessoas retornem ao trabalho.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia