Facebook
Em cima da hora:
Fechamento de autoescola vira caso de polícia em Presidente Prudente
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 08/05/2019


    09.05.2019 14h08m
    Recomendar

    Sobe - Jovens cristãos da Ujadefs - Área 2, que se unem para realizarem ato público contra a depressão, automutilação e o suícidio em Feira.


    Desce - Falta de acordo entre governo do Estado e docentes das universidades estaduais que faz greve completar 30 dias sem solução.


    Proposta


    A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, entregou na última segunda-feira (6), uma proposta legislativa para agravar pena nos casos em que o abuso sexual é cometido por pessoas ou profissionais que se aproveitam de situações de confiança para cometerem os crimes. A ministra citou, como exemplo, líderes religiosos, médicos e professores.


    Afirmação


    O ex-prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), é acusado de receber propina de um ex-executivo da OAS, que se tornou delator na Operação Lava Jato. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o delator disse que fez o pagamento por meio de contrato fictício com o escritório de Sérgio Bermudes, um dos mais importantes advogados do país.


    Viagem do presidente


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve embarcar, no próximo dia 14, para Dallas, nos Estados Unidos, onde vai se encontrar com o prefeito da cidade, Mike Rawlings, que é do Partido Democrata. A viagem ao estado norte-americano do Texas está sendo articulada após o cancelamento da agenda do presidente em Nova York, na mesma data, onde ele receberia o prêmio de personalidade do ano promovido Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.


    Passaportes


    A Câmara dos Deputados concedeu passaporte diplomático a pelo menos 404 filhos e cônjuges de deputados, informa reportagem do portal UOL. Segundo o levantamento, esse montante supera o número de parlamentares que têm o documento (369) e dos que não têm, mas poderiam requerer (144). O documento garante privilégios em viagem ao exterior. A Presidência da Casa e o Itamaraty negam irregularidades na emissão.


    Investigação


    O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), subordinado ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, investigou o pagamento de honorários feitos ao advogado Eduardo Sanque, que tem entre seus clientes Marcelo Odebrecht. A informação é da coluna Painel, da Folha. Segundo a publicação, a iniciativa do órgão mobilizou a OAB do Paraná, que consideram o ato ilegal.


    Bloqueio


    O orçamento para políticas sobre alterações climáticas foi praticamente zerado pelo Ministério do Meio Ambiente, com o bloqueio de 95% dos R$ 11,8 milhões previstos, informa O Globo. A medida coincide com o plano original do presidente Jair Bolsonaro de retirar o Brasil do Acordo de Paris, que estabelece metas para limitar o aquecimento global. O chefe do Palácio do Planalto chegou a recuar da saída imediata, sem descartá-la posteriormente.


    Sobre crise


    O presidente Jair Bolsonaro tentou minimizar novamente a crise entre militares e o escritor Olavo de Carvalho, elogiado mais uma vez pelo chefe do Palácio do Planalto. Ele disse que, sobre os desentendimentos ora públicos contra militares, a quem ele deve formação e admiração, espera que sejam páginas viradas.


    Queixa


    Em um encontro com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) disse ao ex-juiz da Lava Jato, em Curitiba, ser contra o que chamou de “espetacularização midiática” de ações contra investigados. A queixa do parlamentar baiano foi externada em uma reunião em que Moro pediu apoio dos parlamentares para manter o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sob o comando de sua pasta.



  • 07/05/2019


    09.05.2019 14h05m
    Recomendar

    Sobe - A família Azul, que luta em defesa da causa autista, em Feira de Santana, por conseguir sensibilizar o governo para a criação de um centro especializado em atendimento a portadores de TEA.


    Desce - O descuido da população com o mosquito da dengue que a cada dia faz novas vítimas da doença.


    Novos servidores


    Dois feirenses e dois soteropolitanos são os quatro mais novos funcionários públicos da Câmara Municipal de Feira de Santana, aprovados no concurso ocorrido em 2018. Clebson Silva de Jesus vai ocupar o cargo de interprete de libras e Mário Martins Rocha Neto irá atuar na função de fotógrafo. Já Mateus Souza de Oliveira e Felipe Alison Saraiva serão auxiliares legislativos. Todos foram empossados pelo presidente do Legislativo, José Carneiro Rocha (PSDB), ontem (6). Na cerimônia, o presidente da Casa ressaltou a importância da contratação dos novos funcionários e pediu que todos exerçam seus cargos com honra e dedicação. José Carneiro acrescentou que no início de 2020 a Câmara convocará mais servidores.


    Crítica


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (06), na Casa da Cidadania, o vereador Zé Filé (PROS) voltou a criticar a saúde ofertada em Feira de Santana. Segundo ele, não há médicos nas policlínicas do Viveiro I e II. Ele disse que é preciso unir os vereadores, prefeito e secretária de saúde e ‘colocar o povo para trabalhar’.

     

    Comemoração


    Cadmiel Pereira (PSC) comemorou a inocência do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho concedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, no caso de corrupção que envolve o Município de Feira e a Coopersade. Cadmiel afirmou, ainda, que Colbert é a continuação do trabalho de Ronaldo e que está dando certo na cidade.


    Comemoração I


    A inocência do ex-gestor também foi comemorada pelo vereador Lulinha (DEM). Ele disse que os advogados do ex-prefeito argumentaram que o próprio Ministério Público, em sua ação, não indicou prejuízo ao erário, na referida contratação e que não havendo consequência patrimonial para o órgão público, não houve crime.


    Construção


    Claramente feliz, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) usou a tribuna da Casa da Cidadania, na manhã de ontem (6), para informar que participou juntamente com o prefeito Colbert Martins da Silva Filho e com o Instituto Família Azul, do início das obras de construção do Centro de Referência Especializado de Tratamento do Espectro Autista.


    Ainda sobre Ronaldo


    A decisão do Tribunal de Justiça da Bahia de inocentar o ex-prefeito José Ronaldo da acusação de burlar exigência de licitação em contrato entre a Prefeitura e a Cooperativa de Serviços Profissionais Especializados em Saúde (Coopersade) também agradou o vereador Antônio Carlos Passos Ataíde, popularmente conhecido como Carlito do Peixe, que parabenizou o ex-prefeito pela vitória.


    Aumento de validade


    O presidente Jair Bolsonaro disse que, em breve, vai encaminhar ao Congresso Nacional uma medida provisória para aumentar o tempo de validade da Carteira Nacional de Habilitação - de cinco anos para dez anos. Em entrevista ao Programa Silvio Santos, do SBT, na noite do último domingo (5), ele também defendeu o aumento no limite tolerado de pontos na carteira de motorista e a retirada de radares das rodovias federais.


    Opinião de Wagner


    O senador Jaques Wagner (PT) afirma que são “precipitadas” as especulações em torno de uma eventual candidatura do governador Rui Costa (PT) à Presidência da República em 2022. Nos últimos dias, veículos de imprensa nacional noticiaram que o petista tem se movimentado nos bastidores para possivelmente entrar na disputa.



  • 04/05/2019


    06.05.2019 13h44m
    Recomendar

    Sobe - Brasileiros que entregaram flores contra xenofobia em universidade portuguesa.


    Desce - Condutores que negligenciam as leis de trânsito comprometendo a vida de diversas famílias.


    Negação


    A ministra Damares Alves negou, em nota, a reportagem da revista “Veja” apontando para sua saída do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no final deste ano. Segundo a publicação, Damares disse a Jair Bolsonaro (PSL) em uma reunião nesta semana que está “cansada” e tem que cuidar da saúde. A ministra sofre de hipertireoidismo, asma e enxaqueca crônica.


    Possibilidade


    Além da possibilidade da ministra Damares Alves deixar o governo ser levantada ontem (03), e já negada por ela, outro nome também não descarta dar adeus ao posto de ministro. Trata-se de Sérgio Moro. De acordo com o site “O Antagonista”, o ex-juiz da Lava Jato chegou a falar com assessores sobre uma possível demissão, caso seu pacote anticrime não seja aprovado pelo Congresso Nacional. Moro também não cogita tolerar o esvaziamento do Ministério da Justiça, sem Coaf e Segurança Pública.


    Petição


    Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram uma petição contra o pedido de habeas corpus ao ex-presidente que foi impetrado pelo ex-secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, no Supremo Tribunal Federal (STF). O objeto do habeas corpus é o cumprimento da pena em regime domiciliar. A defesa seria contra a medida judicial porque quer que a sua inocência seja reconhecida.


    Escolha


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) elegeu o deputado Marco Feliciano (Pode-SP) como um de seus interlocutores preferenciais no Congresso, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. O deputado foi autor do pedido de impeachment do vice-presidente, Hamilton Mourão.


    Nomeação


    O ex-presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Junior, foi nomeado assessor especial do gabinete do secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, o vice-governador João Leão. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de ontem (3).


    Explicações


    A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), informou na última quinta (2), em Brasília, que - a partir da próxima terça-feira (7) - técnicos do Ministério da Economia vão tirar dúvidas de parlamentares sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC 6/19) da reforma da Previdência enviada pelo governo federal ao Legislativo.


    Ausência


    Em viagem ao exterior, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), não vai comparecer à reunião que será promovida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), na próxima quarta-feira (8), com gestores estaduais. Segundo a assessoria de comunicação do governo, ainda não está confirmado se o vice-governador João Leão (PP) irá substituir Rui Costa.


    Condecoração


    Filhos do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) receberam ontem (3), a Ordem Nacional de Rio Branco, mais distinta condecoração oficial do Itamaraty. Eles serão homenageados no grau de Grande-Oficial, o segundo mais importante. O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) não foi listado entre os agraciados com a honraria.



  • 03/05/2019


    03.05.2019 13h11m
    Recomendar

    Sobe - A pequena Rebeca Souza Braz Passos, 9 anos, por trazer para Feira de Santana, o título de campeã do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da (CBJJ).


    Desce - Ministro da Educação por cortar orçamento das universidades federais.


    Sobre corte


    O ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou uma rede social para falar sobre o corte de verbas das universidades federais do país na última quarta-feira (1°). Em um vídeo, Weintraub afirmou que a política de cortar a verba dedicada às universidades está alinhada com o plano de governo que elegeu Jair Bolsonaro. Segundo ele, os recursos futuros vão ser direcionados para cursos de graduação ou para a pré-escola, ou para a educação básica.


    Prejuízo


    O bloqueio de R$ 187 milhões do orçamento do Ministério do Meio Ambiente, anunciado no final de março, afetou os programas do Ibama e do ICMBio de fiscalização, conservação de espécies e combate a incêndios florestais. A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo. De acordo com o jornal, um levantamento do PSOL mostrou que 38% da verba de combate a incêndios foi travada. A mesma situação se repetiu com 24% do dinheiro da fiscalização ambiental e com 60% do orçamento de controle de substâncias químicas.


    Campanha


    O governador Rui Costa (PT) prepara forte campanha de combate à violência contra a mulher, informou ontem (2), à coluna Painel, da Folha. Segundo a publicação, os dados preliminares que alarmaram o petista: só nos primeiros 95 dias de 2019, as delegacias de atendimento à mulher de Brotas e Periperi registraram 3.020 denúncias.


    Rui para 2022


    O nome do governador Rui Costa tem ganhado força dentro do PT. Segundo a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, a ideia é apostar nele, à frente do maior colégio eleitoral do Nordeste, como alternativa para a eleição de 2022. Contudo, em entrevista ao programa “Canal Livre”, da Band, na semana passada, o petista desconversou sobre a possibilidade de se candidatar a presidente da República.


    Atuação uníssona


    Os 27 governadores decidiram que vão atuar em uníssono contra a articulação de parte dos deputados de desatrelar o funcionalismo de estados e municípios das novas regras de aposentadoria que constam da reforma da Previdência. A informação é da coluna Painel, da Folha. Até gestores de partidos da oposição teriam concordado em endossar o movimento, diz a publicação. De acordo com o jornal paulista, o recado dos governadores será transmitido ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em reunião na próxima quarta (8).


    Crítica


    Senador pela Bahia e líder do PSD no Senado, Otto Alencar criticou a Reforma da Previdência. De acordo com o baiano, o projeto é um “samba de uma nota só” e não vai gerar empregos. Otto lembrou ainda do corte de 30% prometido pelo governo federal em todas as instituições federais. O senador acredita que o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, seja idêntico a Ricardo Vélez Rodríguez.


    Orientação


    O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), orientou aos órgãos federais a fazer reintegração de posse de imóveis públicos ocupados por manifestantes sem acionar previamente a Justiça. A informação é da Folha. Antes da medida, os responsáveis pelos imóveis precisavam pedir à AGU para ajuizar uma ação de reintegração de posse. No entanto, o governo avalia que a regra causava demora e interrupção dos serviços nos órgãos ocupados.


    Protesto


    A decisão do presidente Jair Bolsonaro de enviar R$ 224 milhões para o acolhimento de venezuelanos em Roraima causou mal estar entre parlamentares do estado. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, na Folha, os deputados avaliam que o dinheiro deveria ser investido na melhoria das condições de vida dos brasileiros.



  • 02/05/2019


    02.05.2019 13h38m
    Recomendar

    Sobe - Estudante baiana de Terra Nova, que com 16 anos, foi aprovada na Universidade de Stanford, na Califórnia, uma das mais importantes instituições de ensino superior do mundo.


    Desce - Prefeito baiano flagrado fazendo sexo dentro de elevador enquanto participava da Macha para dos prefeitos em Brasília.

     

    Indícios


    Os resultados preliminares das buscas e apreensões da Operação Sufrágio Ostentação, deflagrada na última segunda (29), pela Polícia Federal, indicam que os valores declarados pelo PSL de Minas Gerais durante a campanha eleitoral do ano passado não foram totalmente aplicados nas candidaturas do partido, de acordo com informações do blog de Matheus Leitão, do G1. De acordo com a PF, algumas candidatas do PSL declararam gastos de até R$ 380 por voto, valor muito acima da média de R$ 10 por voto.


    Corte


    O Ministério da Educação promoveu um contingenciamento de R$ 230 milhões em verbas destinadas as universidades federais, no fim de abril, após Abraham Weintraub assumir a pasta. Embora os cortes atinjam várias unidades, três delas foram mais afetadas: a Federal da Bahia (Ufba), a de Brasília (UnB) e a Federal Fluminense (UFF), que tiveram 30% das dotações orçamentárias bloqueadas.


    Crença


    Deputado federal e responsável pela indicação do engenheiro Rogério Cedraz para a presidência da Embasa, Marcelo Nilo (PSB) disse acreditar que seu pupilo irá permanecer à frente da empresa pública. Apesar da crença, Nilo já cobra satisfação do governador Rui Costa (PT) em caso de demissão do aliado.


    Afirmação


    Na tarde de segunda (29), o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC) criticou a equipe de comunicação do governo. O filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) também negou desejar cargo na Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). No Twitter, Carlos declarou que vê falhas da comunicação há meses.


    Réu


    O juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos aceitou na segunda-feira (29), a denúncia contra o ex-presidente Michel Temer no inquérito dos portos. A denúncia foi feita pela Procuradoria--Geral da República, em dezembro do ano passado. No último dia 15, o Ministério Público Federal, em Brasília confirmou a denúncia e pediu que o ex-presidente se tornasse réu no caso.


    Fala de Guedes


    O ministro da Economia, Paulo Guedes, na segunda-feira (29), que a proposta de reforma tributária em estudo pela equipe econômica resulte em aumento de impostos. Segundo o ministro, a eventual criação de uma contribuição sobre pagamentos resultaria em simplificação e em diminuição da carga tributária.


    Reforma


    Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) reafirmou segunda-feira (29), que trabalha para aprovar a reforma da Previdência na Casa até o fim do semestre. Acompanhado do presidente da comissão especial, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), e do relator da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), ele reuniu-se com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no início da noite.


    Negação


    O secretário de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Hita (PSB), negou que seu partido esteja insatisfeito com o governador Rui Costa (PT) por causa da espera pelo anúncio do fim do segundo escalão. Em entrevista ao site bahia.ba, na manhã de ontem (30), o titular da pasta afirmou que a deputada Lídice da Mata conversa com o petista sobre a situação.



  • 01/05/2019


    02.05.2019 13h33m
    Recomendar

    Sobe - Exército Brasileiro por completar 371 anos defendendo a Pátria.


    Desce - ANAC por continuar permitindo a compra de passagens pela Avianca com destinos que não são mais operados pela companhia.


    Registro


    Na sessão ordinária de ontem (30), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Edvaldo Lima (PP) registrou os 371 do Exército Brasileiro. Ele parabenizou a instituição e informou que representou a Casa da Cidadania em um evento no 35º Batalhão de Infantaria, que celebrou a data comemorativa.


    Enalteceu


    A Micareta 2019 foi alvo de muitos elogios na sessão na Casa da Cidadania. O vereador Ronaldo Almeida Caribé - Ron do Povo (PTC) parabenizou a organização e segurança da festa. O parlamentar também exaltou a atitude do cantor Márcio Victor, da banda Psirico, que parou o trio elétrico para ajudar ambulantes que tiveram a caixa de isopor quebrada durante uma confusão, no final do circuito Maneca Ferreira. O cantor fez uma vaquinha, com os integrantes da banda, e deu R$ 1.2 mil para arcar com os prejuízos dos ambulantes.


    Crítica


    O desconto no pagamento de professores da rede municipal de ensino, que participaram da paralisação ocorrida em março, foi duramente criticado pelo vereador Roberto Tourinho (PV). Tourinho salientou que o prefeito Colbert Martins Filho, durante seus mandatos de deputado, defendia e apoiava as paralisações dos professores da rede estadual de ensino e se solidarizou com os professores.


    Destaque


    Claramente satisfeito, João Bililiu (PPS) usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana para tecer elogios à maior festa popular da cidade. Bililiu ressaltou que na edição deste ano não houve morte, nas palavras dele, “A Micareta da paz”. O edil acredita que o resultado alcançado se deu por conta da organização dos órgãos responsáveis pela festa e pela estratégia inovadora do major Lúcio José, chefe da Coordenadoria de Planejamento Operacional e Decisões Estratégicas (CPODE).


    Elogios


    Gerusa Sampaio (DEM) também usou seu tempo na tribuna, na Casa da Cidadania, para elogiar a Micareta de Feira. Ela agradeceu ao Governo do Estado pela presença de uma Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres presente durante todos os dias da festa. A edil também destacou a presença de representantes de órgãos da Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência, a exemplo da Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar e Conselho da Mulher de Feira de Santana.


    Solidariedade


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi ao Twitter ontem (30), declarar seu apoio a Juan Guaidó, que se proclamou presidente interino da Venezuela em janeiro, com apoio da Assembleia Nacional. Guaidó publicou na manhã um vídeo em suas redes sociais em que afirmava ter o apoio de militares e anunciava o “fim definitivo da usurpação” do poder de Maduro.


    Melhora


    Com verbas cortadas pelo Ministério da Educação (MEC) por suposta “balbúrdia” e “baixo desempenho”, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) melhoraram sua posição no principal ranking universitário internacional, o Times Higher Education (THE). O mesmo ocorreu com outras duas universidades afetadas pelo corte: a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).


    Pedido de apuração


    O PSOL anunciou que protocolará um pedido para a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigar eventual prática de improbidade administrativa do ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao bloquear verbas de universidades federais, informa a coluna Painel, da Folha.



  • 30/04/2019


    30.04.2019 14h14m
    Recomendar

    Sobe - A Prefeitura de Feira que realizou uma das melhores micaretas da cidade.


    Desce - Criminosos que tentaram se infiltrar no meio dos foliões para provocarem desordem no circuito.


    Uma sessão


    Em virtude da realização da Micareta de Feira de Santana, que terminou na madrugada do último domingo (28), e do feriado nacional que acontece amanhã, 1º de maio, a Câmara Municipal do interior baiano só terá uma sessão esta semana, a de hoje. Certamente os festejos momescos ocupará boa parte da pauta na Casa da Cidadania.


    Sob suspeita


    A gráfica Valid S.A foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A empresa havia sido alvo de uma denúncia de esquema de fraude em outra licitação que envolve servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de acordo com reportagem da Globo do último dia 22. A acusação foi feita à Polícia Federal pela gráfica Plural, que concorreu com a Valid S.A na disputa. Neste caso, o contrato é de R$ 143 milhões.


    Mudança


    A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, se desligou na última sexta-feira (26), do cargo que ocupava na instituição, localizada no sul da Bahia, para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti). De acordo com o G1, ainda na sexta-feira, tomou posse o novo reitor da instituição, Evandro de Sena Freire, que era o vice reitor. Por sua vez, o professor Elias Lins Guimarães foi nomeado vice-reitor.

     

    Por enquanto, não!


    Governador da Bahia entre 2007 a 2014, o senador Jaques Wagner (PT) comentou um possível retorno ao cargo em 2022, na eleição que definirá o sucessor do atual gestor, o correligionário Rui Costa (PT). Em entrevista ao Jornal da Bahia No Ar, da Rádio Metrópole, ontem (29), o petista afirmou que não há chance de concorrer à Prefeitura de Salvador em 2020. No entanto, “por enquanto” ele não pensa em voltar a governar à Bahia.


    Encontro


    O governador Rui Costa se reuniu com o ministro das Relações Externas da Alemanha, Heiko Maas, ontem (29), para tratar de potencialidades de negócios e acordos de cooperação entre o país europeu e a Bahia. O encontro foi realizado no Hotel Convento do Carmo, no bairro do Santo Antônio, em Salvador. Também participaram do encontro o vice-governador João Leão, os secretários da Casa Civil e do Planejamento do Estado, Bruno Dauster e Walter Pinheiro, respectivamente, e o senador Jaques Wagner.


    Recuo do PSDB


    Presidente do PSC baiano, o ex-deputado estadual Heber Santana afirmou ontem (29), que a legenda recuou na ideia de deixar o bloco que formava com o PSDB na Assembleia Legislativa. Ele fez uma visita à Câmara de Salvador também ontem. O ex-deputado, que já havia atuado como “bombeiro” em uma insatisfação do vereador Ricardo Almeida (PSC), minimizou a crise da legenda com o Executivo municipal.


    Queda nas ações


    O pedido público feito por Jair Bolsonaro (PSL) para que o Banco do Brasil ofereça juros mais baixos aos produtores rurais fez as ações do banco despencarem ontem (29). O presidente direcionou o pedido ao presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, durante participação na abertura da feira agrícola de Ribeirão Preto.


    Defesa


    O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), saiu em defesa do ministro do Turismo, o correligionário Marcelo Álvaro Antônio, após buscas da Polícia Federal, na sede do partido, em Minas Gerais. A ação faz parte da investigação sobre supostas candidaturas-laranja durante a eleição de 2018. À época, o diretório era presidido pelo atual ministro. No entanto, ele não é alvo direto da operação.



  • 26/04/2019


    30.04.2019 13h50m
    Recomendar

    Sobe - Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Feira de Santana vai promover ações de combate às Infecções Sexualmente Transmissível com a oferta de testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, durante a Micareta.


    Desce - Feira de Santana por apresentar saldo negativo para o mês de março, na geração de empregos formais.

     

    Recurso negado


    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou um recurso da defesa do ex-prefeito da cidade de Irecê, Luizinho Sobral, contra a condenação que cassou seu mandato na cidade e o tornou inelegível por oito anos. Em acórdão publicado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), foram julgados procedentes os pedidos em ação de investigação judicial eleitoral por uso indevido dos meios de comunicação social.


    Sigilo mantido


    O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) autorizou os colegas a manter o segredo sobre as notas fiscais de gastos realizados com a verba indenizatória de gabinete, ainda que tenha sido eleito com a promessa de mudar as práticas políticas da Casa. A medida foi amparada em parecer da área jurídica, editado em 2016, durante a gestão do ex-presidente Renan Calheiros (MDB-AL). À época, o Senado rejeitou o pedido de um parlamentar que queria ter, por meio da Lei de Acesso à informação (LAI), as cópias de notas fiscais apresentadas por um ex-senador e adversário político.


    À disposição


    Deputado estadual e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Alan Sanches (DEM), pretende entrar na disputa pela vice de Bruno Reis (DEM), provável candidato de ACM Neto (DEM) na briga pelo Palácio Thomé de Souza, nas eleições municipais de 2020.


    Dificuldade


    O deputado federal João Roma (PRB-BA) diz prever um cenário de dificuldade para o governo aprovar a reforma da Previdência na Câmara. O texto da proposta foi aprovado na última terça-feira, pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa.


    Crítica


    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou na última quarta-feira (24), que “ninguém explicou o que é a nova política ainda”. Em entrevista à Globonews, o deputado criticou a associação que se faz do Parlamento com a “velha política”.


    Pedido


    O presidente Jair Bolsonaro pediu para que os ministros de seu governo evitem temas polêmicos nas redes sociais. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o assunto foi tratado na reunião ministerial que ocorre toda semana. Segundo um dos ministros presentes, Bolsonaro disse que tem muito trabalho a ser feito e que certos comentários podem tirar o foco do que realmente importa.


    Veto


    Enquanto dispara criticas ao vice-presidente da República Hamilton Mourão, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-SP) estava refugiado em um clube de tiro Santa Catarina. A reclusão ocorreu após discussão com o pai, o presidente Jair Bolsonaro, no Domingo de Páscoa (21), quando foi a última vez que chefe do Palácio do Planalto utilizou sua conta no Twitter para postar algo. De lá para cá, Carlos não estaria mais passando a senha de acesso ao presidente. Por isso que, há três dias, Bolsonaro não consegue postar nada.


    Arquivamento


    Foi arquivado na última quarta (24), pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o pedido de impeachment do vice presidente Hamilton Mourão, protocolado semana passada pelo deputado Pastor Marco Feliciano (Podemos). Mourão foi acusado no pedido de “conduta indecorosa, desonrosa e indigna” e de “conspirar” para conseguir o cargo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Um dos argumentos é de uma “curtida” da conta de Mourão no Twitter, onde a jornalista Rachel Sheherazade afirma que o vice seria mais competente que Bolsonaro. O vice-presidente classificou a situação como “bobagem”, e disse que, se sofresse impeachment, “voltaria para a praia”.



  • 25/04/2019


    30.04.2019 13h45m
    Recomendar

    Sobe - MPT por lançar Prêmio em escolas públicas para combater o trabalho infantojuvenil.


    Desce - Auditores-fiscais e um servidor da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Feira de Santana por reduzirem IPTU de imóveis de maneira irregular.


    Desejo


    Na sessão ordinária de ontem (24), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Antônio Carlos Ataíde, Carlito do Peixe (DEM) usou o seu tempo na tribuna para informar que os últimos detalhes para a Micareta já estão sendo providenciados e desejou aos foliões uma boa festa.


    Tourinho sobre Atakarejo


    A cobertura do canal de macrodrenagem, localizado na Avenida José Falcão, para construção do estacionamento do Atakadão Atakarejo voltou a ser tema do pronunciamento do vereador Roberto Tourinho (PV). O parlamentar informou que vai apresentar, na próxima semana, um requerimento solicitando uma cópia da licença fornecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano para construção do empreendimento e também uma cópia do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a empresa e Prefeitura.


    Vaquinha


    Os advogados e amigos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva planejam organizar uma vaquinha para ajudar a quitar a multa de cerca de R$ 3 milhões estabelecida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que ele tenha autorização para cumprir o restante do tempo de prisão em casa. A informação é da coluna de Mônica Bergamo da Folha. Se beneficiado pela progressão de regime, Lula pode ir para casa por volta do dia 29 de setembro. Antes disso, ele vai ter que desembolsar a quantia.


    Novos ataques


    O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) ignorou a indicação feita pelo pai, o presidente Jair Bolsonaro, para que os atritos trocados com o vice-presidente Hamilton Mourão chegassem ao fim. No Twitter, Carlos listou três casos diferentes: a redução da pena do ex-presidente Lula, a renúncia do ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e a tentativa do ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni de “despetizar” o quadro de funcionários da pasta. Carlos compartilhou reproduções de declarações de Mourão, acompanhadas de mensagens com críticas ao vice.


    Pesquisa


    Um levantamento do Ibope encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que 35% da população considera o governo Jair Bolsonaro ótimo ou bom, 31% avalia como regular e 27% como ruim ou péssimo. Já 7% não sabem ou não responderam. A pesquisa é a primeira encomendada pela CNI desde que Bolsonaro assumiu o cargo. O levantamento foi feito entre os dias 12 e 15 de abril e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios, com nível de confiança de 95%.


    Negação


    O governador Rui Costa (PT) rechaçou a possibilidade de conceder mais espaços ao PP no governo tendo em vista a ampliação da bancada após a filiação de novos parlamentates. Segundo o petista, a distribuição de cargos é feita de acordo com o tamanho dos partidos após as eleições.


    Cobrança de Maia


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o governo de Jair Bolsonaro precisa “fazer política” e assumir a importância da aprovação da reforma da Previdência. Segundo o deputado, o próprio presidente tem participação “do lado negativo”, ao se dizer contrário à proposta, e precisa ter clareza de que a reforma é boa para o Brasil. As informações são do Estadão.


    Emendas a deputados


    O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ofereceu destinar um extra de R$ 40 milhões em emendas parlamentares até 2022 a cada deputado federal que votar a favor da reforma da Previdência no plenário da Câmara. A informação foi confirmada ao jornal Folha de S. Paulo por líderes de cinco partidos governistas. A proposta foi feita na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na semana passada.


    Café das 6


    Iniciado em outubro de 2017, o Café das 6, programa que vai ao ar de 6h às 8h, na Rádio Globo de Feira de Santana, tem ganhado cada vez mais destaque no cenário local. Comandado pelo jornalista Rafael Velame, o programa apresenta um formato descontraído na cobertura jornalística local e política nacional. O jovem e competente Adilson Muritiba, que antes participava apenas do quadro “Redação do Esporte”, agora divide a bancada com Velame que também conta com o apoio do experiente radialista Robson Brito. A frequência da Rádio Globo, em Feira, é 90.5 FM.



  • 24/04/2019


    24.04.2019 11h23m
    Recomendar

    Sobe - O trabalho preventivo desenvolvido pela PRF que vem culminando com redução no número de acidente grave e morte em feriadão.


    Desce - Empresas que invadem espaço público para realizar suas construções irregulares.


    Segunda discussão


    Na manhã de ontem (23), a Casa da Cidadania aprovou, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 033/2019, de autoria do vereador João Bililiu (PPS), que dispõe sobre a divulgação de dados dos Conselhos Municipais no site da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Segundo o artigo 1º da proposição, o Poder Executivo Municipal disponibilizará, em sua página oficial na internet, o link de acesso ao público contendo informações relevantes sobre os dados dos Conselhos Municipais.


    Valorizou


    Dois dias antes do início da Micareta, o líder governista e vereador Marcos Lima (Patriota), usou seu tempo na tribuna da Casa da Cidadania para explanar algumas medidas tomadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos. Segundo ele, os órgãos procuram proporcionar mais conforto, comodidade e segurança à população na Micareta deste ano.


    Cobrança


    Ronaldo Caribé (PTC), mais conhecido como Ron do Povo, cobrou do Poder Público melhoras na infraestrutura nos bairros afetados pelas chuvas. Ele falou sobre uma ponte que caiu no conjunto Homero Figueiredo. Segundo ele, com o acontecido, a locomoção da população foi afetada e o comércio foi prejudicado.


    Crítica


    Lulinha (DEM) teceu duras críticas ao funcionamento das lojas do Shopping Boulevard durante o sábado de Micareta. Segundo ele, a decisão de abertura das lojas nesse período desrespeita a tradição da cidade.


    Informação


    As reclamações por parte da população em relação a iluminação pública em Feira de Santana foram abordadas pelo vereador Isaías dos Santos (PSC). O edil informou que entrou em contato com o novo diretor de iluminação da Secretaria de Serviços Públicos, João Marcelo Azevêdo Gomes, conhecido como João Banha, para averiguar a situação dos bairros mais necessitados.


    Reclamação


    A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma reclamação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) depois de não ter sido notificada sobre o julgamento do recurso contra a condenação do petista, no caso do triplex em Guarujá (SP). O STJ informou na noite da última segunda (22), que a audiência havia sido agendada para a tarde de ontem (23).


    Crítica a Mourão


    O filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) voltou a criticar o vice, o general Hamilton Mourão (PRTB), nas redes sociais. Em publicação feita nas redes sociais após o militar ter aceitado um convite elogioso para palestrar nos EUA, o edil disse que o “jogo está muito claro”. A palestra, ocorrida há duas semanas nos Estados Unidos, ocorreu a convite do Wilson Center, tradicional ambiente de estudos e palco de palestras de diferentes campos políticos.


    Alta compra


    O deputado federal João Carlos Bacelar, conhecido como Jonga Bacelar (BR), usou R$ 3 mil de cota parlamentar para abastecer um barco no posto da Bahia Marina, em Salvador, em um intervalo de 20 dias. As compras foram feitas em duas ocasiões: nos dias 15 de janeiro - ainda durante o recesso - e 3 de fevereiro - um dia depois da posse na Câmara Federal. Na primeira, foram abastecidos 540 litros de diesel; na segunda, 400 litros.



  • 23/04/2019


    24.04.2019 11h21m
    Recomendar

    Sobe - Bahia de Feira, juntamente com o seu técnico Quintino Barbosa, pela brilhante atuação durante o Baianão 2019.


    Desce - Prefeituras brasileiras que, na sua maioria, não fiscalizam as construções para moradia que ensenjou na morte de 24 pessoas em Muzena, Rio de Janeiro.


    Adiamento


    A Câmara Municipal de Feira de Santana informa que a sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Consciência Jovem marcada para o dia 30 de abril, foi adiada. A sessão foi agendada para o dia 09 de maio, às 9h, no plenário da Casa Legislativa.


    Repercussão


    Claramente emocionado, o vereador Zé Curuca (DEM) subiu na tribuna da Casa da Cidadania, na manhã de ontem (22), para tecer elogios ao Governo Municipal pelo apoio na realização do Esquenta Micareta do distrito de Humildes, que aconteceu no último sábado (20). O edil fez questão de agradecer ao prefeito Colbert Martins e ao ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho pelo incentivo.


    Campanha contra assédio


    Gerusa Sampaio (DEM) usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana para divulgar as ações de combate à violência contra a mulher. Segundo ela, nos dias da Micareta, uma Unidade Móvel ficará montada próximo ao circuito principal, com uma equipe multidisciplinar para orientações e acolhimento às mulheres. Ela informou, ainda, que no local também serão distribuídos materiais da campanha como folder, adesivos e ventarolas com informações sobre o combate ao assédio e a importunação sexual.


    Nery sobre Micareta


    Alberto Nery (PT) tratou sobre a Micareta. Para ele, a festa está apagada, sem brilho e lembrou como ela acontecia na década de 80 e 90, quando participava da festa. De acordo com a sua fala, não há mais hotéis cheios e a festa se resume apenas aos moradores de Feira. Ele disse, ainda, que precisa haver um debate para mudança da Micareta.


    Bililiu otimista


    Apesar de concordar com a fala de Nery, João Bililiu (PPS) se mostrou otimista coma festa. Para ele, a Micareta melhorará, pois ele conseguiu, um mês atrás, tornar a Micareta patrimônio cultural imaterial de Feira de Santana, após aprovar o projeto de lei de nº 55/2018.


    Dayane sem diálogo


    O clima não anda dos melhores no PSL baiano, comandado pela deputada federal Dayane Pimentel. Tudo porque o deputado estadual Capitão Alden voltou a dizer que continua tendo dificuldade de diálogo com a parlamentar. Segundo a coluna Raio Laser, do jornal Tribuna da Bahia, Alden afirmou que ainda não teve nenhum contato com Pimentel.


    Criação de órgão


    A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, quer criar uma agência nacional de gestão e venda de ativos apreendidos de traficantes e outros criminosos. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha, a ideia é formular um site de venda e otimizar os processos de alienação dos bens apreendidos judicialmente. A medida quer evitar a desvalorização do patrimônio.


    Queda de sigilo


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avalia que o sigilo determinado pelo governo sobre os estudos acerca da reforma de Previdência precisa cair, para que a Comissão Especial da Câmara comece a debater o tema.



  • 20/04/2019


    22.04.2019 10h28m
    Recomendar

    Sobe - Programa Feira Produtiva por entregar R$ 24 mil, em matéria-prima, para comunidades rurais.


    Desce - Policiais da Bahia que foram presos na Paraíba, por sequestros de empresários e roubos.


    Críticas rebatidas


    O deputado federal Zé Neto (PT) rebateu declaração do deputado estadual Targino Machado (DEM), que classificou como um “erro grande” o petista ter se lançado como pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, em 2020. Para ele, Targino deve cuidar da própria vida.


    Opinião de Maia


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o adiamento da votação da reforma da Previdência foi “um erro”. A informação é do blog da Andreia Sadi, do portal G1. A votação na CCJ estava marcada para a última quarta (17). Na última segunda (15), no entanto, o governo anunciou um acordo para adiar para a próxima semana.


    Distribuição de cargos


    O governo Jair Bolsonaro (PSL) começará a discutir a distribuição de cargos entre os partidos de centro e centro-direita que ele quer aproximar do Planalto. Segundo a coluna Painel, da Folha, a lista inclui postos de segundo escalão com grande projeção regional. De acordo com a publicação, as nomeações se darão dentro de critérios já estabelecidos. Na lista que foi ditada a deputados entram estatais e autarquias do porte da Codevasf, Sudam, Sudene e Banco do Nordeste.


    Projeto de lei


    O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto, apresentou um Projeto de Lei que proíbe a cobrança no Estado via serviços de telemarketing, mensagens SMS, mensagens via whatsapp e qualquer outro meio de cobrança, fora do horário comercial local, ou seja, entre 18h01min às 07h59min, finais de semana e feriados. O projeto do petista também proíbe a contratação de serviços terceirizados de outros estados para realizar os serviços de cobranças. As empresas que descumprirem a lei terão que pagar uma multa de R$ 2 mil. Já o valor referente às multas deverá ser revertido para Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, com a finalidade de instrumentalizar e subsidiar as fiscalizações.


    Ameaça


    Em transmissão ao vivo pelas redes sociais de dentro do Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) atacou fiscais do Ibama, ONGs e ameaçou cortar a diretoria da Funai. Além de Bolsonaro, participaram do vídeo cinco indígenas de etnias diferentes, de diversas origens do país. Eles foram levados ao Planalto por Luiz Antonio Nabhan Garcia, ruralista e Secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.


    Segundo coluna


    O PR e o PSD pediram, sem pudor, um ministério cada um para acompanharem o governo na aprovação da reforma da Previdência, informa o colunista Guilherme Amado, da revista Época. Segundo publicou o jornalista, enquanto a primeira sigla quer voltar ao seu quintal histórico, o Ministério dos Transportes, a segunda pretende retomar o feudo que até ano passado pertencia a Gilberto Kassab: o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.


    Nas redes sociais


    Senador de primeiro mandato, Major Olímpio (PSL-SP) comemorou, no Twitter, o suicídio do ex-presidente do Peru, Alan García. O ex-mandatário deu um tiro na própria cabeça durante operação da polícia para prendê-lo. Ele está arrolado em casos de corrupção com a Odebrecht.


    Exoneração


    O general Marco Aurélio Costa Vieira foi exonerado do cargo de secretário especial do Esporte, área agora vinculada ao Ministério da Cidadania, comandado pelo ministro Osmar Terra. A demissão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta (18). O nome do novo titular não foi divulgado.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia