BAHIA AQUI É TRABALHO 0420
Em cima da hora:
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 11/01/2020


    14.01.2020 09h25m
    Recomendar

    Sobe - Detran-BA por implantar sistema de reconehcimento facial dando maior segurança na emissão de CNH.


    Desce - Ato de covardia de pessoas que ofereceram para catador de papelão ingerir bebida alcoólica em excesso.


    Nova pasta


    O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou a criação da Secretaria da Amazônia, com sede em Manaus, que terá atribuições em áreas como bioeconomia, combate ao desmatamento ilegal, regularização fundiária, pagamento por serviços ambientais, entre outros.


    Proposta


    O presidente Jair Bolsonaro propôs uma redução em normas regulamentadoras relativas à segurança no trabalho para “facilitar a vida dos patrões para dar emprego”. As declarações do presidente foram feitas em sua tradicional transmissão ao vivo nas redes sociais, na última quinta-feira (09). Ele citou como exemplo empresas que atuam no corte de folhas de carnaúba para produção de cera em Matopiba. Uma das multas seria pela falta de banheiro químico para trabalhadores.


    Nomeação


    O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, oficializou na última terça-feira (7), a nomeação do pastor da Igreja Sara Nossa Terra Leandro Lima como seu chefe de gabinete, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo. Ele já atuava em sua equipe. Segundo a publicação, o ministro mantém relação próxima com membros da igreja, da qual é frequentador. Além de empregar Lima, ele já deu carona em voo da FAB ao pastor Gerônimo Martins.


    Pressa


    Presidente da CPMI das Fake News, o senador Angelo Coronel (PSD) tem pressa para convocar o filho do presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, para depor no colegiado. À revista Crusoé, Coronel afirmou que vai colocar em votação os pedidos de convocações de Carlos Bolsonaro e também do ex-presidente Lula assim que os trabalhos na CPI forem reativados. Em setembro do ano passado, em entrevista, Coronel afirmou qual será a primeira pergunta que faria a Carlos Bolsonaro se ele fosse interrogado pela CPI das Fake News.


    Bolsa Família


    O Ministério da Cidadania e a Casa Civil levaram a proposta de reformulação do Bolsa Família ao presidente Jair Bolsonaro no começo do ano. Segundo a coluna Painel,do jornal Folha de S.Paulo, a tentativa serviu para que Bolsonaro pressionar o Ministério da Economia a liberar mais recursos para o projeto.


    Subsídio


    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quer conceder subsídio na conta de luz para templos religiosos de grande porte, informa reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a publicação, a pedido dele, uma minuta de decreto foi elaborada pelo Ministério de Minas e Energia e enviada para a pasta da Economia. A articulação, contudo, teria provocado forte atrito no governo.


    Assinaturas


    Cem mil fichas de apoio em pouco mais de um mês de trabalho. O número divulgado em dezembro pelo Aliança pelo Brasil sobre o total de assinaturas coletadas para criar a sigla da família Bolsonaro é mais de um quinto das 492 mil necessárias para criar uma legenda. Segundo a coluna de Guilherme Amado, na revista Época, existem 80 aspirantes a partido na fila do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


    Crítica


    Ex-deputado federal e um dos principais conselheiros do presidente Jair Bolsonaro, Alberto Fraga fez duras críticas ao trabalho do ministro Sérgio Moro na pasta da Justiça e Segurança Pública. O ex-parlamentar é considerado um “23º ministro”, com bastante prestígio no Palácio do Planalto. De acordo com Fraga, Moro não tem conhecimento algum sobre segurança pública.



  • 10/01/2020


    10.01.2020 15h47m
    Recomendar

    Sobe - O presidente Bolsonaro por sancionar a lei que cria a Carteira Nacional do Autista.


    Desce - O ministro da Educação, Abraham Weintraub por agressão recorrente a ortografia e às regras gramaticais.


    Chacota


    O ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro, Abraham Weintraub, foi alvo de piadas nas redes sociais depois de escrever a palavra “impressionante” com grafia incorreta no Twitter: “imprecionante”. A publicação foi em resposta a uma publicação do deputado Eduardo Bolsonaro (sem partido) no Twitter. O ministro apagou o tuíte com o erro logo em seguida, mas os internautas não perdoaram. Os termos “imprecionante” e “ministro da Educação” foram parar no ranking dos mais usados pelos usuários da rede social no Brasil.


    Mais um


    O prefeito da cidade de Imbuia (SC), João Schwambach (MDB), foi assassinado a tiros nas proximidades do prédio da prefeitura, localizado no Vale do Itajaí. Ainda não se sabe a motivação do crime. As informações são do portal G1. No dia 27 de dezembro do ano passado, o prefeito de Ribeirão Bonito, Francisco José Campaner (PSDB), de 57 anos, foi morto a tiros, na zona rural do município do interior de São Paulo. 3 dias antes, o prefeito de Granjeiro, no Ceará, João Gregório Neto (PSD), 54 anos, também foi assassinado. Ambos os crimes são investigados pela Polícia Civil.


    Pré-candidatura


    O ex-boxeador e ex-deputado federal Acelino Popó Freitas lançou na última terça-feira (8), por meio das redes sociais, a sua pré-candidatura para prefeito de Salvador. Ele vai concorrer ao cargo pelo PROS. O anúncio foi feito pelo perfil do ex-pugilista no Instagram. Na publicação, ele disse ainda que tem o apoio do deputado federal Uldorico Jr. (PROS) e de Felipe Manassés, que coordena o Instituto Manassés, voltado para trabalhos sociais que auxiliam na recuperação de dependentes químicos.


    Prisão


    A Polícia Federal prendeu na manhã de ontem o ex-senador Luiz Otávio Campos (MDB), apontado como responsável por arrecadar recursos junto as empresários do consórcio de Belo Monte, no Pará. Segundo reportagem do jornal O Globo, a investigação sobre suspeita de caixa 2 remonta à campanha de 2014 do atual governador do estado, Helder Barbalho (MDB). Helder não é alvo de mandados na operação.


    Recuo


    Ao julgar pedido de reconsideração apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, reviu decisão anterior e restabeleceu ontem (9) a redução de valores do seguro obrigatório DPVAT, prevista pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão ligado ao Ministério da Economia.


    Disposição


    O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) colocou o nome à disposição para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Bruno Reis (DEM) para a prefeitura de Salvador. A eleição acontece neste ano. O nome do democrata foi confirmado nesta semana para a sucessão de ACM Neto (DEM) no Palácio Thomé de Souza. Na avaliação de Correia, os tucanos têm força para reivindicar o espaço na majoritária.


    Convidados


    Além do show da cantora Maria Bethânia, a inauguração do Centro de Convenções de Salvador ainda deve ser prestigiada com a presença de políticos com peso nacional, todos aliados do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha, foram convidados os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), além dos governadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) e João Doria (PSDB-SP). A publicação não detalha se eles confirmaram participação no evento.


    Demora


    A deputada federal e pré-candidata do PSB à prefeitura de Salvador, Lídice da Mata, admitiu, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de ontem (9), a demora do grupo do governador Rui Costa na articulação para a eleição municipal. O próprio PSB tem mais de um pré-candidato. Além de Lídice, ainda há o nome do vereador Silvio Humberto.



  • 09/01/2020


    10.01.2020 15h39m
    Recomendar

    Sobe - As manifestações nas redes sociais que impuseram a revisão do presidente do Flu de Feira, no interesse de contratar o goleiro Bruno.


    Desce - O Brasil (o único na América do Sul) ao ser colocado como país de risco para cidadãos americanos depois que Bolsonaro opinou favoravelmente aos EUA, no episósio contra o Irã.


    Avaliação


    O prefeito de Salvador, ACM Neto, presidente nacional do Democratas, avaliou o tamanho do PSL, partido que abrigou o presidente Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018. De acordo com ele, a legenda se tornou um partido importante para o cenário político.


    Retorno


    Após sua relação com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter passado por um abalo no ano passado, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) retomou o seu engajamento nas redes sociais e voltou à carga contra a comunicação do Palácio do Planalto, destaca o jornal Folha de S. Paulo.


    Emoção


    O governador Rui Costa (PT) usou seu perfil no Twitter ontem (8), para afirmar que já está em casa, em Salvador, se recuperando, depois de passar por uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo o petista, ele ficou emocionado com mensagens enviadas por eleitores e admiradores por meio das redes sociais.


    Possibilidades


    O bloco do Governo do Estado pode ter uma baixa importante para o desfile da Lavagem do Bonfim deste ano: o governador Rui Costa. O governador, que passou por uma cirurgia em São Paulo para retirada de nódulo da mama, se recupera da operação e pode não participar do tradicional ato religioso baiano, marcado para o próximo dia 16. Outra dúvida para a Lavagem do Bonfim dentro do PT baiano é a presença do ex-presidente Lula, convidado em dezembro pelo diretório do partido no estado.


    Afirmação


    O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o Brasil tem uma tradição diplomática como “construtor de paz” e deve ficar afastado da tensão entre Estados Unidos e Irã. Lula disse ainda que é preciso manter esta postura em um momento de crise.


    Pronunciamento


    Recém-empossado presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o conselheiro Gildásio Penedo Filho defendeu ontem (8), em entrevista à Rádio Metrópole, a atuação dos órgãos de controle para punir eventuais irregularidades, mas criticou o discurso que tenta criminalizar de forma generalista a atividade política.


    Preparação


    Após audiência com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, o grupo que prega a abstinência sexual de adolescentes iniciou a preparação de material didático sobre o tema para escolas. Batizado em 2011 de “Eu escolhi esperar”, o movimento religioso estava paralisado até o ano passado, quando foi reativado com a chegada de Jair Bolsonaro à Presidência da República.


    Desdenhou


    O vice-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão (PP), desdenhou do novo Centro de Convenções de Salvador, construído sob a batuta da prefeitura de Salvador, cuja inauguração acontece no fim deste mês. Segundo ele, o local “é pequeno, parece um shopping”.



  • 08/01/2020


    08.01.2020 15h22m
    Recomendar

    Sobe - ACM Neto que para evitar ansiedade de pré-candidatos do seu grupo à prefeitura, em Salvador, anunciou na segunda-feira, Bruno Reis.


    Desce - A diretoria do Flu de Feira, que preferiu aparecer no cenário esportivo de forma negativa.


    Remanejamento


    A gestão de Jair Bolsonaro precisou tirar parte da verba que estava prevista para aposentadorias e pensões para pagar o 13º dos beneficiários do Bolsa Família, segundo o jornal Folha de São Paulo. O governo precisou remanejar às pressas o Orçamento no fim de 2019 para conseguir pagar 1 milhão de famílias que ficariam sem o benefício. O Ministério da Economia confirmou a informação.


    Perfil do vice


    Com a confirmação da pré-candidatura de Bruno Reis (DEM) a prefeito de Salvador, as atenções dos articuladores do Democratas se voltam para a escolha do vice na chapa que disputará o pleito de outubro. O site bahia.ba apurou que o nome a ocupar o vice de Bruno Reis deve ser o de alguém discreto e com representatividade.


    Possibilidade


    O deputado estadual David Rios disse que está conversando com o presidente estadual do PSDB, o deputado federal Adolfo Viana, sobre sua possível saída do partido. Ele era um dos nomes ventilados para disputar a prefeitura da capital baiana nas eleições de outubro. Presente no lançamento da pré-candidatura de Bruno Reis (DEM) a prefeito de Salvador, na última segunda-feira (6), o parlamentar ressaltou que o PSDB havia decidido por ter candidato próprio nas cidades com mais de 100 mil habitantes.


    Irritação


    A declaração do presidente Jair Bolsonaro de que pode sancionar a previsão de R$ 2 bilhões, no Orçamento de 2020, para financiamento de campanhas eleitorais tem irritado aliados e preocupa assessores do “núcleo duro” do Ministério da Justiça, comandado por Sérgio Moro. Segundo o blog de Andréia Sadi, no portal G1, o assunto foi discutido na última segunda-feira (6), no governo. A avaliação, de acordo com aliados do presidente à publicação, é a de que o Planalto já se desgastou junto a apoiadores nas redes sociais com a sanção da figura do juiz de garantias - mesmo sob críticas de bolsonaristas.


    Conversa


    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou ontem (7), que conversará com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para decidir o que fazer após o Irã pedir explicações à diplomacia brasileira sobre o posicionamento do Brasil frente aos acontecimentos, no Iraque, que culminou com a morte do general iraniano Qassem Soleimani.


    Crítica


    O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) criticou o governador Rui Costa, na manhã de ontem (7), durante manifestação contra a reforma da Previdência do Estado. O ato foi realizado por servidores de diversas categorias em frente a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).


    Publicações


    As portarias de indeferimento de 101 pedidos analisados pela Comissão Nacional de Anistia, nas últimas sessões de 2019, foram publicadas ontem (7), no Diário Oficial da União pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. De acordo com o ministério, ao longo do ano passado, foram divulgadas mais de 2,7 mil portarias. Das quais, mais de 2,1 mil são sobre processos que tinham sido analisados por conselhos anteriores, mas estavam parados, sem análise dos ministros de outras gestões. Ao todo, foram indeferidos mais de 2,3 mil pedidos de anistia, sendo que 2,1 mil estão relacionados a requerimentos apreciados em gestões anteriores. Outras 35 portarias tratam de indeferimento de pedidos de cabos da Aeronáutica desligados durante o regime militar.


    Desejo


    A demissão do chefe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rodrigo Dias, em dezembro, líderes de partidos de centro-direita, entre eles o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Os deputados querem um nome de consenso para suceder Dias - que dialogava bem o Congresso. O FNDE é um órgão estratégico por liberar verbas para estados e municípios. Só em 2019 ao Fundo manejou um orçamento de R$ 52 bilhões.



  • 07/01/2020


    07.01.2020 15h15m
    Recomendar

    Sobe - O Reisado de Tiquaruçú que chega aos 200 anos e ainda gera uma grande mobilização popular.


    Desce - O desgaste criado no Fluminense pelo anúncio da contratação do goleiro Bruno ex- Flamengo.


    Nova casa


    O ex-deputado Carlos Geilson, um dos postulantes à prefeitura de Feira de Santana, confirmou a sua ida para o Podemos. O “amigo velho” disse que deverá nos próximos dias ir à Brasília/DF para fechar os últimos detalhes e confirmar a data oficial da sua filiação á nova sigla, em evento que possivelmente terá a presença do senador paranaense Álvaro Dias, que concorreu pelo partido a presidência da República, em 2018.


    Anúncio


    O prefeito ACM Neto anunciou durante ato no Hotel Fiesta, em Salvador, ontem (06), o vice-prefeito Bruno Reis como pré-candidato do Democratas à prefeitura da capital baiana.


    Ausência


    De saída do Democratas e com acerto junto ao PDT, o deputado estadual licenciado e secretário municipal de Saúde, Léo Prates, não compareceu ao lançamento da candidatura de Bruno Reis para a prefeitura de Salvador em 2020. A cerimônia aconteceu no hotel Fiesta, em Salvador.


    Afirmação


    O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse ontem (6), que os jornalistas brasileiros são uma “raça em extinção” e acusou o jornal Folha de S. Paulo de escrever mentira. Ele disse a um grupo de eleitores, na entrada do Palácio da Alvorada, que cada vez menos pessoas confiam na imprensa e que a leitura diária de jornais envenena e desinforma.


    Otimismo


    A conversa que teve no último domingo (5), com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, deixou o presidente Jair Bolsonaro mais otimista com relação à possibilidade de não taxação da energia solar. A estratégia, segundo o presidente, é a de apresentar e aprovar um projeto de lei que proíba essa taxação.


    Negação


    O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento, afirmou ontem (6), não ter qualquer favoritismo na disputa para suceder o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Casa. Sem dar detalhes, contudo, diz que este ano cumprirá “missões” em seu grupo político.


    Tendência


    O presidente Jair Bolsonaro disse, ontem (6), que apesar de o preço dos combustíveis estar alto nas bombas, a tendência é de estabilidade. Ele, no entanto, voltou a negar qualquer possibilidade de tabelamento.


    Internado


    O governador Rui Costa (PT) permanece internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após passar por uma cirurgia para a retirada de um nódulo mamário benigno. O petista passou a noite do último domingo (5), sob cuidados médicos, no hospital e de acordo com o cirurgião responsável pelo procedimento, Marcelo Sampaio, Rui vem se recuperando bem. O governador ainda não tem uma previsão de alta.


    Comparação


    O número de ações penais relacionadas aos crimes de estelionato e furto praticados por militares aumentou, respectivamente, 95% e 55% em 2019 na comparação com o ano anterior. Os dados são do Superior Tribunal Militar (STM). O levantamento se refere ao período de janeiro a novembro dos dois últimos anos e tratam de delitos julgados na primeira instância.



  • 04/01/2020


    07.01.2020 15h13m
    Recomendar

    Sobe - Governo por abrir mais de 12 mil vagas para formação técnica de jovens baianos.


    Desce - Clima de tensão e guerra entre EUA e Irã.


    Namorando o DEM


    Empresário dono do Atakarejo, Teobaldo Costa está mesmo animado com a possibilidade de contar com o apoio de ACM Neto à Prefeitura de Lauro de Freitas, neste ano. Ele esteve presente na assinatura da ordem de serviço do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Jardim das Margaridas, na manhã de sexta-feira (03), e utilizou as redes sociais para afagar o prefeito de Salvador.


    O melhor


    Em seu Instagram, Teobaldo se referiu a Neto como “o melhor prefeito do Brasil”, elogiando a obra e pontuando que ela servirá de exemplo para uma eventual gestão sua em Lauro.


    Segunda é oficial


    O anúncio oficial ocorrerá somente na próxima segunda-feira (06), mas boa parte dos caciques de partidos aliados ao prefeito ACM Neto (DEM) já foi informada que Bruno Reis (DEM) será o nome anunciado como seu candidato.


    Segunda é oficial I


    As reuniões de Neto com aliados se estenderam por toda esta semana - em todas, o prefeito sinalizou que Bruno será o candidato que terá o seu apoio na eleição municipal deste ano. O vice-prefeito também confirmou a decisão para a sua tropa de choque, consultada pelo bahia.ba.


    Disputa judicial


    O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa a vencer na próxima semana em diversos estados e, com isso, tem início também o prazo para acertar o DPVAT, o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.


    Disputa judicial I


    Valor que tradicionalmente entrava no pacote das despesas de início de ano, o seguro obrigatório em 2020 está agora no grupo dos pagamentos pendurados na Justiça. Para carros de passeio, era de R$ 5,21, no dia 27 de dezembro. Quatro dias depois, em 31 de dezembro, voltou ao valor de de 2019, de R$ 16,21.


    PT de SP e Rui da Bahia


    O PT de São Paulo não admite, mas tem problemas com o braço nordestino do partido. Isso pode ser depreendido pela fala do deputado federal e vice-presidente nacional da legenda, Paulo Teixeira. Ao citar uma chapa apenas liderada por Lula ou por Fernando Haddad, Teixeira exclui o governador da Bahia, Rui Costa, de qualquer chance de disputar a presidência da República. Algo que nem o próprio Lula fez quando passou por terras baianas, uma semana após deixar a prisão.


    PT de SP e Rui da Bahia I


    Por mais que haja um discurso de inclusão do Nordeste, nas esferas de decisão, o Partido dos Trabalhadores é dominado no plano federal por figuras ligadas ao PT paulista. Lula, ainda que nordestino, foi criado no ABC e de lá emergiu como liderança sindical para o mundo. Apesar da essência pernambucana, o ex-presidente “paulistou”. Por isso é facilmente deglutido pelos líderes partidários do Sudeste. Já Rui, coitado, está a anos-luz de obter a simpatia desse subgrupo petista.


    Primeira dama


    A primeira-dama, Michelle Bolsonaro passou por procedimentos cirúrgicos estéticos no hospital DF Star, em Brasília. Ela passa bem, segundo o presidente Jair Bolsonaro. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Em entrevista à publicação, o cirurgião Régis Ramos explicou que a primeira-dama trocou as próteses de silicone e corrigiu um afastamento no músculo do abdômen.



  • 03/01/2020


    03.01.2020 11h01m
    Recomendar

    Sobe - Deputado José Nunes por ser o baiano mais presente na Câmara Federal.


    Desce - Igor Kannário por ser o deputado mais faltoso na Câmara dos Deputados.


    Fundo eleitoral


    O presidente Jair Bolsonaro indicou na quinta-feira (2), que deve sancionar a proposta aprovada pelo Congresso que estabeleceu um valor de 2 bilhões de reais para o fundo eleitoral no ano de 2020. Trata-se de um recuo em relação a declarações anteriores, quando afirmou que poderia vetar a medida.


    Fundo eleitoral I


    De acordo com o líder do Executivo brasileiro, o fundo eleitoral é previsto em lei, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou ofício à Receita Federal com a estimativa do valor a ser repassado este ano, de 2 bilhões de reais.


    Apoio ao governo


    O PL (99%), DEM (98%), PP (97%), PSC (97%) e MDB (95%) foram os partidos que mais apoiaram projetos de interesse do governo de Jair Bolsonaro, no Senado em 2019, segundo levantamento do site Congresso em Foco.


    Apoio ao governo I


    Presidido pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, O DEM, segundo partido que mais aderiu ao governo, possui três ministérios na Esplanada de Bolsonaro - Casa Civil, Saúde, Agricultura e Pecuária.


    Ausências


    Um levantamento do site IG mostrou que o deputado federal Igor Kannário (DEM) foi o deputado baiano mais faltoso durante as sessões na Câmara dos Deputados em 2019, sendo o sétimo no geral. Este é o primeiro mandato do cantor e deputado que não justificou ausência em 29 sessões. A mais faltosa foi a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) que das 168 sessões, compareceu a 102. Em 63 ela justificou e três ficaram sem justificativa.


    Presença


    Dos 513 deputados, apenas 23 (ou seja, menos de 4,5% do total) estiveram presentes em todas as sessões, dentre eles o baiano José Nunes (PSD).


    ACM Neto e Targino


    O deputado estadual Targino Machado (DEM), que é líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e é bem próximo do prefeito de Salvador ACM Neto, teve seu presente político de Ano Novo na capital baiana.


    ACM Neto e Targino I


    No dia 31 de dezembro ganhou o apoio do suplente de vereador Anderson Ninho, que teve mais de 6.300 votos em 2016, para a sua eleição em 2022. Targino Machado, claro, agradeceu o gesto do prefeito ACM Neto. Em tempo: Na eleição de 2018 Targino Machado teve pouco mais de 1 mil votos na cidade de Salvador para deputado estadual.


    ACM Neto e Targino II


    Ainda sobre Targino Machado (DEM), quando o mesmo foi perguntado sobre seu projeto político esse ano, disse: “Meu projeto político é o de ACM Neto para 2022. Estou imbuído em apoiá-lo para governador”.


    Sem prazo


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), descartou ontem (2), reajustar a tarifa de ônibus da capital baiana no início do mês de janeiro. O democrata afirmou ainda que não há prazo para o reajuste acontecer. Já em Feira, o Conselho Municipal de Transporte se reúne hoje para discutir o percentual do novo reajuste.



  • 02/01/2020


    02.01.2020 14h02m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura de Feira por conceder aos agentes de limpeza pública descanso no 1º de janeiro.


    Desce - A falta de segurança no bairro Tomba, o que motivou o envio de uma carta pública ao Governador pedindo providências imediatas.


    O tubarão e a sardinha


    O presidente Jair Bolsonaro se constitui como o mandatário mais colorido da história da República Brasileira. Cada dia veste camisa de time diferente. É uma atitude populista que pode encejar várias brincadeiras com o jogo de cores. Ou até por palmeirenses, time que ele declarou ser torcedor, já que ele gosta de pesca, chamá-lo de traíra. A torcida do Vitória, por exemplo, começou a gozação: “o presidente vestiu a camisa do tubarão e pescou um tambaqui. Agora, depois de vestir a camisa do Bahia, vai pescar uma sardinha”.


    Rede


    O Rede Sustentabilidade, que não conseguiu ainda em Feira de Santana fechar meia chapa de candidatos a vereador, por isso se constitui apenas em um fio, já está criando problema com o candidato a prefeito, Erivaldo Cabaceira, que leva consigo 10 candidaturas a vereador para encher a chapa. É bom que o diretório saiba que quem não sabe tecer não adianta ter a linha, porque não vai construir o Rede.


    Colbert


    O prefeito de Feira de Santana tomou espaço para tratar de política. Nas entrevistas desse final de ano, dá sinais claros de que é candidato à reeleição. Numa delas, afirmou que aceita, sim, apoio do deputado Targino Machado à sua reeleição. Já no programa de Carlos Geilson, também o convidou para lhe dar o apoio. Brincando, mas falando a verdade, já está avisando a Ronaldo publicamente que é candidato à reeleição como sugeriu Ronaldo em dezembro de 2019.


    Reajuste


    A Confederação Nacional de Municípios (CNM) defendeu a necessidade de modificar o critério de reajuste anual do piso nacional do magistério, com a adoção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Pela estimativa do órgão, o piso passará dos atuais R$ 2.557,74 para R$ 2.886,15 em janeiro de 2020, o que representa um aumento de 12,84%.


    Retorno


    Após fazer um passeio turístico no Farol da Barra, em Salvador, na última segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro desistiu de passar o réveillon na praia de Inema, na Base Naval de Aratu, conforme informou o Palácio do Planalto. O retorno estava previsto para 5 de janeiro. O Planalto não informou o motivo do retorno antecipado. Bolsonaro deve passar a virada do ano na capital federal, junto com sua esposa, Michele Bolsonaro, que ficou em Brasília para realizar um pequeno procedimento cirúrgico, conforme informou o Planalto.


    ICMS


    Os 417 municípios baianos receberam na última segunda-feira (30), do Governo do Estado, R$ 307,2 milhões correspondentes à antecipação da receita do ICMS que, de acordo com o calendário das transferências constitucionais, só seriam repassados em janeiro. O governo também antecipou aos municípios o aporte de R$ 187,2 milhões ao Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, com recursos provenientes dos três impostos estaduais (ICMS, IPVA e ITD).


    Opinião


    O vice-prefeito Bruno Reis (DEM) comentou na madrugada de ontem (31), durante o Festival Virada Salvador, na Orla da Boca do Rio, a decisão de Guilherme Bellintani, em não disputar as eleições para prefeitura da capital baiana em 2020. Segundo Reis, foi um grande gesto do Bellintani colocar os sonhos do Esporte Clube Bahia à frente dos seus próprios sonhos.


    Manutenção


    Em sua reportagem principal, o Globo informa que o Congresso deverá manter como prioridade em 2020 a agenda econômica e o foco no crescimento. Isso por causa dos projetos de lei que tratam de costumes, como o projeto Escola sem Partido. De acordo com o matutino carioca, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), querem acelerar a votação de temas como a reforma tributária, a autonomia do Banco Central e a flexibilização do licenciamento ambiental em obras.



  • 31/12/2019


    02.01.2020 13h57m
    Recomendar

    Sobe - O pescador Bolsonaro, pela fisgada inédita de um tambaqui em um pequeno lago, pesando 17 quilos, com vara e linha de pescar traíra.


    Desce - O tambaqui grogue que, ao que parece, deixou baterem com o martelo na cabeça dele.


    O anzol, o caniço e o peixe


    A TV Brasil distribuiu imagens da pescaria do presidente Bolsonaro, na Base de Aratu, que correu o Brasil como um fato fenomenal. No primeiro arremesso do anzol, o pescador predestinado conseguiu fisgar um tambaqui com 15 quilos. O bichinho sonolento foi puxado pelos ajudantes de ordem do presidente sem esboçar qualquer reação, nem quando foi fisgado e tão pouco quando foi tirado das águas em que vivia. Não precisa ser pescador para saber que peixes lutam desesperadamente depois de fisgados. Esse, coitado, não! É bom observar que o caniço e a linha do anzol era para pesca de traíra. Só Deus sabe como aguentou arrastar um bicho tão briguento como esse peixe.


    Alto gasto


    A Presidência da República gastou 8 milhões de reais em 2019, com viagens do presidente Jair Bolsonaro e de outros servidores para dentro e fora do país em 2019. Segundo o jornal Estado de São Paulo, somente a última viagem de Bolsonaro ao Sudoeste Asiático e Oriente Médio custou 1 milhão de reais aos cofres públicos. A Presidência não quis detalhar os gastos nem divulgar qualquer nota fiscal, alegando questões de segurança nacional. O jornal conseguiu os dados via Lei de Acesso à Informação.


    Veto


    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou integralmente um projeto que prorrogava a desoneração de impostos para incentivar a construção de salas de cinema no país. A matéria havia sido aprovado neste mês pelo Congresso. O incentivo, previsto no Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine), termina no dia 31 de dezembro. O projeto vetado pelo presidente estendia o prazo até 2024.


    Processo


    O PT acionou a Justiça contra o dono da Havan, Luciano Hang, por conta de uma faixa com dizeres como “Lula cachaceiro, devolve o meu dinheiro” e “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”. Crítico do PT e eleitor declarado do presidente Jair Bolsonaro, o empresário patrocinou aviões que sobrevoaram o litoral de Santa Catarina com as faixas.


    Candidatura


    A deputada federal e presidente do PSB da Bahia, Lídice da Mata, afirmou, ontem (30), que seu partido terá uma candidatura própria à Prefeitura de Salvador.


    Defensor do respeito


    O governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT), usou seu perfil no Instagram ontem (30), para afirmar que vai continuar trabalhando para defender o “respeito”.


    Redução


    O deputado Sanderson (PSL-RS) propôs reduzir em 25% os gastos dos colegas com a cota para o exercício da atividade parlamentar, conhecida como “cotão”. Os custos são destinados à alimentação, hospedagem, aluguel de carro e avião, passagem aérea, combustível, divulgação do mandato parlamentar, entre outros.


    Multa


    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou ontem (30), que o Facebook foi multado e R$ 6,6 milhões por compartilhamento indevido de dados de usuários. A multa foi aplicada pelo ministério, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), após processo administrativo.


    No Twitter


    O deputado federal Julian Lemos (PSL-PB) chamou o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) de “Carluxa”, em mensagem publicada no Twitter no último domingo (29). Ele também afirmou que o filho do presidente é o “principal influenciador” do mandatário.



  • 28/12/2019


    02.01.2020 13h37m
    Recomendar

    Sobe - Governo Bolsonaro por conseguir apresentar o menor índice de desemprego no Brasil dos últimos 3 anos.


    Desce - Central de Regulação por não evitar morte de criança que aguardava na fila de espera para cirurgia do coração.


    Afirmação


    A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirma ter como meta reformular a ressocialização de jovens infratores no país. Ao jornal O Estado de S. Paulo, a ministra avisou, porém, que pretende acabar com a visita íntima em unidades do tipo. Ela disse que vai mandar bola, livro, arroz e feijão, mas não mandará camisinha e lubrificante. Desde 2012, uma lei dá direito à visita íntima a jovens infratores casados ou, comprovadamente, em união estável.


    Veto


    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu vetar integralmente um projeto de lei aprovado pelo Congresso que garantia a todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a oferta de sangue, hemoderivados, medicamentos e demais recursos necessários para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.


    Prorrogação


    O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por 180 dias a atuação da Força Nacional nos municípios do programa do governo federal de enfrentamento a crimes violentos, chamado oficialmente de “Em Frente Brasil”. Segundo o portal G1, a portaria, publicada no “Diário Oficial da União” de ontem (27), estende a presença da Força Nacional até 24 de junho de 2020, para os municípios de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).


    Defesa


    O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) saiu em defesa do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que compartilhou uma publicação com críticas a Jair Bolsonaro. Filho do presidente, Eduardo falou que já se confundiu nas redes sociais ao curtir uma foto do ex-presidente Lula.


    Tentativa


    Sem ter cumprido a promessa de liberar todo o valor de emendas combinado com parlamentares em troca da aprovação da reforma da Previdência neste ano, R$ 20 milhões por deputado, o governo se esforça para para liberar recursos no apagar das luzes. A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.


    Segundo ministros


    Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) disseram ao jornal O Globo que o caso de Flávio Bolsonaro não será afetado após o seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, sancionar o pacote anticrime, que contém o chamado juiz de garantias. Isso porque os ministros, que não foram identificados, acham que os processos em andamento não sofrerão alterações e continuarão sendo julgados por um único juiz.


    Chances mínimas


    Parece que as chances de prosperar na Câmara dos Deputados qualquer endurecimento das regras para outorga e renovação de rádios e TVs são mínimas, segundo informações publicadas pela coluna Painel da Folha de S.Paulo, ontem (27). Vale lembrar que as principais lideranças do DEM, MDB e PSDB são detentoras de emissoras.


    Boas mãos


    Ao mesmo tempo em que colocou em dúvida a disposição de tentar a reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na última quinta-feira (26), que o Brasil estará em boas mãos se o ex-juiz Sérgio Moro for candidato à sua sucessão, em 2022.



  • 27/12/2019


    27.12.2019 18h06m
    Recomendar

    Sobe - Ministro Sérgio Moro por ser escolhido pela Financial Times como uma das 50 personalidades que marcaram a década.


    Desce - Lula e Palocci por serem indiciados pela PF por doações da Odebrecht a instituto.


    Juntos


    Na manhã de ontem (26), em entrevista concedida ao radialista Dilton Coutinho, do programa Acorda Cidade, da rádio Sociedade News FM, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho (MDB), reforçou a aliança com o ex-prefeito da cidade, José Ronaldo de Carvalho. Já se considerando candidato para a eleição de 2020, o gestor afirmou que eles estão “juntos e ninguém vai separar essa força”.


    Indiciados


    A Polícia Federal indiciou na última terça-feira (24), o ex-presidente Lula e outras três pessoas por doações feitas pela empreiteira Odebrecht ao Instituto Lula. De acordo com delegado Dante Pegoraro Lemos, que comanda a investigação, uma quantia de R$ 4 milhões transferida pela empresa baiana sob a denominação de “doação” teria sido abatida de uma espécie de conta-corrente informal para repasse de propinas. Além do petista, também foram indiciados o ex-ministro Antônio Palocci, o ex-presidente da companhia Marcelo Odebrecht e o presidente do Instituto, Paulo Okamotto.


    Tentativa


    Uma corrente dentro do PT tenta colocar o senador baiano Jaques Wagner como líder do partido no Senado, segundo o colunista Guilherme Amado, da revista Época. O motivo é que Wagner teria ficado irritado depois de ter sido preterido na escolha à Executiva Nacional e, por isso, o PT quer fazer o “afago”. O atual líder do partido no Senado é Paulo Rocha. O acordo prevê que em 2020 o líder será Rogério Carvalho.


    Crítica


    A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) criticou a criação do Aliança pelo Brasil, partido fundado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, a parlamentar disse que não achou “inteligente abrir outro partido nesse momento e dividir sua base”.


    Isenção


    O autor da proposta de reforma tributária na Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (MDB-SP) estuda formas de isentar as empresas de transporte público de impostos para não gerar aumento nas tarifas de ônibus e metrô, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, a intenção é contemplar a população e evitar reações negativas à reforma.


    Querem derrubar


    Os dirigentes de universidades federais já estimam que vão precisar de um esforço pesado de convencimento no Congresso, no próximo ano, a fim de barrar a Medida Provisória (MP) que altera o processo de escolha de reitores. De acordo com a coluna Painel, da Folha, eles acreditam que o texto vai diminuir o poder dos conselhos universitários, que agregam institutos e alunos, e assim, afronta a autonomia das unidades de ensino.


    Sobre anticrime


    O presidente Jair Bolsonaro afirmou na última quarta (25), após sancionar o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro, que não pode “sempre dizer não ao Parlamento”, se referindo à aprovação do projeto do modo que foi enviado pelo Congresso.


    Avanço


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmou ontem (26), que o pacote anticrime, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro é um “avanço”. Para ele, no entanto, a aprovação das medidas não quer dizer que a legislação está pronta.



  • 26/12/2019


    26.12.2019 13h52m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura por lançar licitação para obra, que será a maior da história, já realizada no centro de Feira de Santana.


    Desce - Aqueles que realizam grandes ceias natalinas, mas com corações vazios do amor genuíno.


    Prefeito morto


    O prefeito de Granjeiro (CE), João Gregório Neto (PSD), foi morto a tiros enquanto caminhava na manhã da última terça-feira (24). Moradores do município relataram que um carro com suspeitos se aproximou do gestor e, em seguida, foram ouvidos pelo menos três disparos. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Há pouco mais de um ano, o prefeito foi alvo da Operação Bricolagem, da Polícia Federal, que apurava fraudes em licitações para a construção de escolas.


    Susto


    Após cair no banheiro e bater a cabeça, o presidente Jair Bolsonaro foi levado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília, na noite da última segunda-feira (23). Ele recebeu alta na manhã do dia seguinte, terça-feira (24).


    CPI das Fake News


    A CPI das Fake News, comandada pelo senador baiano Angelo Coronel (PSD), deve ser uma das protagonistas do cenário político brasileiro no início de 2020. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a CPI vai se debruçar sobre os requerimentos que pedem a convocação dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Além disso, Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, também pode ser convocado a depor na comissão.


    Empresa suspeita


    Suspeita de fraude em licitação da prefeitura de São Paulo, a empresa de iluminação pública FM Rodrigues é uma das favoritas em concorrência aberta neste mês pela prefeitura de Salvador, segundo a coluna Painel, da Folha. O negócio, de R$ 92,1 milhões, é para manutenção e modernização da rede de iluminação da capital baiana.


    Avião da FAB


    O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, utilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir a um evento em Ribeirão Claro (PR) na tarde da última sexta-feira (20), e emendou a estadia por todo o final de semana no Tayayá Aquaparque, resort de luxo da região, informa a Folha. Uma diária comum no estabelecimento custa R$ 915. O presidente do Supremo só deixou o local na segunda-feira desta semana (23), também em voo da FAB. Em nota, a assessoria de imprensa do STF disse que Toffoli viajou ao Paraná para inaugurar o fórum a convite do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do estado, Gilberto Ferreira.


    Vetos promulgados


    Foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (20), a promulgação dos vetos derrubados pelo Congresso Nacional a pontos da Lei 13.853/19, que criou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). O novo órgão federal vai ser responsável por editar normas e fiscalizar procedimentos sobre proteção de dados pessoais no Brasil. A lei tem origem na Medida Provisória 869/18 e foi sancionada em julho pelo presidente Jair Bolsonaro.


    Determinação


    Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ribeiro Dantas determinou a soltura do auditor da Receita Federal, Marco Aurélio Canal, prelo em outubro pela Polícia Federal durante a Operação Armadeira, um dos desdobramentos da Lava Jato no Rio de Janeiro.


    Projeto de lei


    O Banco Central (BC) elabora projeto de lei para regulamentar o suporte a instituições financeiras em dificuldade. A medida que foi apresentada hoje, ao Congresso, propõe o uso de recursos públicos em caso de crise severa. Segundo o BC a utilização de recursos públicos seria a última opção a ser recorrida, antes disso, há os recursos privados dos acionistas, dos investidores subordinados e dos fundos de resolução.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia