Em cima da hora:
Baile Municipal de Bezerros vende ingressos para show de Araketu
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 05/05/2020


    07.05.2020 10h00m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por ter sido elogiada pela grande imprensa e pelo prefeito da maior cidade da América Latina como exemplo de gestão na crise da covid-19.


    Desce - Populares que ignoram o uso de máscaras ao saírem de suas residências.


    Luiz da Feira


    O vereador Luiz Feira (PROS) denunciou a agressão que um vendedor ambulante sofreu, na última quinta-feira (30), de um fiscal que prestava serviço a SETTDEC. Ele explicou que o ambulante estava na fila de uma agência da Caixa Econômica Federal, esperando para receber o auxílio emergencial do governo, quando foi agredido. Ele chamou à atenção do titular da SETTDEC, Antônio Carlos Borges Júnior, e do prefeito Colbert Martins para ação do fiscal.


    Humildes


    O vereador Fabiano da Van (MDB), falou sobre o projeto “Humildes contra o Coronavírus”, que instalou pias em alguns pontos do distrito, como medida de combate ao coronavírus. Ele explicou que o projeto idealizado por Renilton Lima Gomes, em parceria com o seu mandato, contou com a colaboração de amigos, voluntários e empresários locais. Cinco tambores com lavatórios instalados foram colocados em locais que concentram maior fluxo de pessoas.


    Pimentel


    Diante das manifestações contra Sergio Moro deste fim de semana, a deputada federal ex-bolsonarista Dayane Pimentel (PSL) compartilhou uma mensagem em que afirma que o PT e Luiz Inácio Lula da Silva estão apoiando Bolsonaro ao lado de traficantes e ladrões.


    Centrão


    “Um domingo como outro qualquer”. Foi assim que a nova participação de Bolsonaro em ato antidemocrático, que culminou em agressão a jornalistas, foi vista por políticos do centrão. O grupo político é o novo aliado de Bolsonaro e está prestes a receber um lote de cargos públicos.


    Contradição


    O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que o distanciamento social segue como política oficial do governo federal para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. A declaração, dada ontem (4), vem um dia após o presidente Jair Bolsonaro voltar a estimular aglomerações.


    Reprovação


    O percentual dos que veem como positivo o papel que o presidente Jair Bolsonaro tem desempenhado no combate à pandemia de coronavírus caiu para 23%, ao mesmo tempo que aumentou o temor com a Covid-19, que já infectou mais de 101 mil pessoas no Brasil e matou mais de 7 mil, mostrou pesquisa XP/Ipespe divulgada ontem (4).


    120 bilhões


    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) indicou, em entrevista coletiva, que o texto do socorro de R$ 120 bilhões aprovado pelo Senado no último sábado (2), não deve sofrer alterações dos deputados na votação de segunda-feira (4). De acordo com Maia, há uma divergência sobre a regra de distribuição.


    Mudanças


    O governo trocou o responsável por comandar a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Após a exoneração de Denizar Viana do cargo, Antônio Carlos Campos de Carvalho foi anunciado em seu lugar. É o segundo nome confirmado na equipe do ministro da Saúde, que até então só tinha oficializado o general Eduardo Pazuello como secretário-executivo.



  • 02/05/2020


    04.05.2020 15h22m
    Recomendar

    Sobe - Câmara e Senado que apresentarão pacote de 120 bilhões para ajudar estados e municípios.


    Desce - Bolsonaro que contraria consenso científico e diz que isolamento foi inútil contra Covid-19.


    Gripezinha


    Em Porto Alegre, na visita de quinta pela manhã, o presidente Bolsonaro começou a admitir que se contraiu o coronavírus foi de forma fraca que ele nem sentiu. Mais fracos que o forte Bolsonaro, 23 pessoas da sua comitiva que viajaram juntos, deram positivo. Bolsonaro então, parece ser a raça pura defendida por Hitler.


    Falso


    O ex-ministro Sérgio Moro não gostou que o presidente o chamasse de mentiroso em um dos seus pronunciamentos e disparou: “Apresentei única e exclusivamente porque no pronunciamento do presidente ele afirmou falsamente que eu estava mentindo. Embora eu tenha um grande respeito pelo presidente, não posso admitir que ele me chame de mentiroso publicamente”, disse justificando que só apresentou as falas à imprensa porque o presidente apresentou uma versão falsa.


    Esperança


    Pré-candidatos a vereador de diversos partidos contam como certa, a possibilidade de eleger dois vereadores em suas chapas. Serão vinte e cinco partidos que apresentarão lista de candidatos para disputar o próximo pleito. Seguramente, dez deles não terão a mínima possibilidade de fazer.


    Vagas


    As informações, até o momento, sobre a composição de chapas indicam que nenhum dos partidos terão condições de eleger três vereadores. A única possibilidade é que as duas agremiações que podem chegar a quatro vagas tenham um deslize, com a possibilidade do potencial do voto de legenda, e um deles diminuir para três.


    Candidatos


    Depois de se especular que Feira de Santana poderia ter até mais de dez candidatos a prefeito, o novo cenário apresenta agora uma outra realidade, e Feira poderá ter oito candidatos, e os partidos que o representarão são: PT, MDB, DEM, Podemos, Republicanos, PSB, PSOL e NOVO.


    Depoimento


    O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, determinou na quinta-feira (30), que o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro preste depoimento em um prazo de 5 dias para esclarecer as acusações feitas contra o presidente Jair Bolsonaro. O ministro havia fixado inicialmente um prazo de 60 dias para a oitiva.


    Salários


    O governador Rui Costa (PT) afirmou na sexta-feira (1º), que o Governo do Estado terá condições de pagar os salários dos servidores estaduais nos próximos meses durante a pandemia do coronavírus. O petista ressaltou que as contas do Estado estão equilibradas.


    Colapso


    A pergunta sobre onde os governadores estão comprando respiradores fora do Brasil, feita pelo ministro Nelson Teich em reunião na quarta (29), foi interpretada pelos gestores como a senha de que o colapso bate à porta. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, os chefes dos Executivos estaduais também perceberam que não há sinal de que o governo federal tenha planejamento algum para mudar o cenário diante da pandemia que já matou quase 6.000 pessoas no país.



  • 01/05/2020


    04.05.2020 15h17m
    Recomendar

    Sobe - STF que derrubou restrições à Lei de Acesso à Informação previstas em MP editada por Bolsonaro.


    Desce - Grande maioria da população em Feira, que teima em deslocamentos e aglomerações sem atender aos requisitos de segurança.


    Achatamento da curva


    O prefeito Colbert Martins (MDB) avaliou que o número de casos da Covid-19 em Feira de Santana está abaixo do esperado, por isso se fala em “achatamento da curva” de contágio. “Estamos com 54 dias após o registro do primeiro caso da Bahia e do interior do Nordeste e temos 86 casos. Temos um número reduzido ao esperado, e temos um certo controle. Estamos um pouco abaixo”, informa.


    Apoio


    Os vereadores da Câmara Municipal têm solicitado apoio a algumas classes de trabalhadores, sobre isso, o prefeito Colbert Martins (MDB) lembrou que os 21 vereadores ainda tem um valor para emenda impositiva. “Já que eles estão fazendo essas sugestões, eles podem indicar a emenda impositiva”, afirmou.


    Novo Líder


    Com a saída de Pablo Roberto (DEM) da Câmara Municipal para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social, a liderança da maioria agora fica com o vereador Cadmiel Pereira (DEM). A maioria na Câmara Municipal conta com 19 dos 21 vereadores.


    Sinalização


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em segunda discussão, o projeto de autoria do vereador Isaías de Diogo (MDB) que dispõe sobre a instalação de placas de sinalização em braille no município, ficando disciplinado a colocação de placas de nomes de ruas, praças e logradouros públicos.


    PV


    De acordo com informações do site Bahia na Política, o PV - que tem como maior liderança o ex-deputado federal Sérgio Carneiro - deve eleger no pleito desse ano, dois vereadores. Já para prefeito, o entendimento ainda é de apoio a Frente Progressista e Democrática que é liderada pelo PSB.


    Presidente assassino


    O senador Jaques Wagner (PT) disse que o Brasil não “precisa de nenhum milagre” do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o petista, o Brasil precisa que o presidente “tenha juízo” e respeite a ciência. “Que ele respeite a ciência, os médicos, os sanitaristas, ajude municípios e estados a fazer com que o povo vença essa briga contra a pandemia. Caso contrário, ele está concorrendo ao título de presidente assassino”, ressaltou.


    Fake News


    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou uma ação apresentada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para impedir a prorrogação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, em funcionamento no Congresso Nacional.


    Pegador com corona


    O filho 04 de Bolsonaro, Renan, fez graça sobre a Covid-19 e classificou a doença como “gripezinha”. “Pô, que pandemia, malandro? Isso é história aí da mídia, para trancar você em casa, para achar que o mundo está acabando. Pô, é só uma gripezinha, irmão, vai tomar no c… Peguei, passou. Prefiro morrer tossindo do que morrer transando”, diz o filho de Bolsonaro na gravação.



  • 30/04/2020


    04.05.2020 15h11m
    Recomendar

    Sobe - Ministro Alexandre Morais pela suspenção da posse de amigo pessoal de presidente, na Polícia Federal.


    Desce - Presidente Bolsonaro ao fazer descaso das mortes pelo coronavírus. “E daí?”.


    Violência


    O vereador Eli Ribeiro (Republicanos), falou sobre o aumento da violência na cidade durante a pandemia da Covid-19. “Devido a Covid-19, as pessoas esqueceram um pouco do que tem acontecido, em Feira de Santana, em relação a violência. Recebi do jornalista Danilo Guerra, do Professor Repórter, os dados e vou passar o que tem acontecido”, disse. De acordo com as informações lidas pelo parlamentar, até o dia 27 deste mês foram contabilizados 32 homicídios no município.


    Irmão Lázaro


    O deputado federal José Rocha (PL) afirmou que uma pré-candidatura do partido a prefeito de Salvador só depende do também ex-deputado federal Irmão Lázaro. Para Rocha, Irmão Lázaro reúne “todas as chances” para disputar o segundo turno nas eleições municipais. “Defendo que ele seja o pré-candidato do PL a prefeito da capital. Ele foi um excelente deputado federal, um grande artista, cantor, teve excelente votação para senador. Ele pode impulsionar essas eleições, só depende dele. Estamos evoluindo”, disse.


    Tourinho


    O vereador Roberto Tourinho (PSB) solicitou que a Comissão de Direitos Humanos escute as declarações e defenda o guarda municipal, Osvaldo Cruz, das ameaças e perseguições relatadas pelo servidor em suas mídias sociais. De acordo com Tourinho, o servidor denunciou que, “em decorrência de também ser um profissional da imprensa, possuir um blog e fazer críticas e denúncias da administração municipal, está, não apenas sendo perseguido na sua atividade profissional, como também, correndo risco de vida por estar contrariando através dos seus artigos e matérias”.


    Cestas básicas


    O vereador Edvaldo Lima (MDB) informou que já enviou a Prefeitura de Feira de Santana ofício solicitando a doação de cestas básicas para os motoristas de táxis do município, que tiveram a atividade laboral impactada pela Covid-19. “Ontem, solicitei na tribuna ao nobre prefeito Colbert Martins que pudesse atender nossos irmãos, desta categoria ímpar para Feira de Santana, os taxistas. E já encaminhei ofício para que ele possa atender a categoria com cestas básicas e também vendo condições de auxiliar com uma linha de crédito para categoria, para que eles tenham a dignidade reestabelecida”, explicou.


    Imprimir dinheiro


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que o Banco Central (BC) imprima dinheiro durante a crise do novo coronavírus. “Sou favorável que o Brasil possa rodar dinheiro, aumentar a massa monetária do país para que as pessoas tenham como sobreviver”, disse, e explicou que a intenção, segundo ele, é dar às pessoas a oportunidade de ter dinheiro para ficar em casa durante a pandemia do novo coronavírus.


    Autonomia


    O senador cearense Eduardo Girão (CE) quer criar mandato para o cargo de diretor-geral da polícia federal, informa a Agência Senado. Em pronunciamento durante a sessão virtual de terça-feira (28), o parlamentar informou que vai formular uma PEC determinando que o comando da corporação seja decidido por uma lista tríplice formulada pelos policiais federais.


    Café da manhã


    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu pouco mais de 20 deputados e ministros para um café da manhã, no Palácio do Alvorada, na quarta-feira (29). A informação é da coluna de Guilherme Amado, da revista Época. De acordo com a publicação, o presidente estava sem máscaras e não manteve distância dos parlamentares.


    Fies


    O plenário da Câmara concluiu na última terça-feira (28), a votação do projeto de lei que suspende os pagamentos devidos pelos estudantes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) durante a vigência do estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia da covid-19. A matéria segue para o Senado.



  • 29/04/2020


    04.05.2020 14h52m
    Recomendar

    Sobe - Câmara de Vereadores por doar 10 mil máscaras para o combate ao Coronavírus em Feira de Santana.


    Desce - O índice de homicídios em Feira, que segue em alta, mesmo em período de isolamento social.


    Coleiras


    Na manhã de ontem (28), o clima esquentou na Câmara de Vereadores. Após uma fala no pronunciamento do vereador Roberto Tourinho (PSB), fazendo uma rápida retrospectiva comparando políticos de Feira de Santana se referiu a alguns parlamentares da Casa sem citar nomes disse: “mudam-se as coleiras, mas os cachorros continuam os mesmos”. O comentário repercutiu a manhã inteira.


    Repúdio


    O vereador Cadmiel Pereira (DEM) se pronunciou: “Sou Cadmiel Pereira, tenho RG e formação. Quem não sabe ter vida pública e respeito público não deve entrar na atividade parlamentar, independentemente de formação. Não devemos nos julgar melhor que os outros. Quem sou eu para desrespeitar qualquer dos colegas que aqui estão? Quem sou eu para desqualificar alguém por posição política? A Constituição Federal não permite afronta de valores e sim de ideias. As palavras são espelho público para o sentimento da alma. Quem nasceu na Casa Grande e não conhece a senzala nunca pode ser vereador”, pontuou Cadmiel.


    Cachorros


    O vereador Isaías de Diogo (MDB) também comentou: “Graças a Deus, cheguei a esta Casa em 2012 e digo que não tem animais aqui. Hoje, temos uma linguagem de respeito, não existem cachorros aqui dentro. As pessoas não votaram em animais e cada um defende o que acredita. Tenho aprendido com Tourinho, mas não posso concordar com o que ele fala. Não somos cachorros. Aqui temos que respeitar nossos colegas e esquecer o calor da emoção. Se fossemos animais estaríamos num zoológico, merecemos respeito. Se, na sua opinião Tourinho, o prefeito não está trabalhando diga isso com respeito. Estamos aqui trabalhando”, afirmou.


    Paciência


    O vereador Marcos Lima (DEM) também comentou a fala de Tourinho: “Quando cobramos o retorno das audiências com o prefeito e o mesmo pede para que tenhamos paciência, é porque precisamos levar as demandas da população ao conhecimento do Executivo. Isso não significa que não temos união; estamos firmes na unidade. Não agimos como Tourinho, que age com agressividade para com os colegas, que os chama de cachorros, usa termos inadequados. Independentemente de lado político, temos que respeitar os colegas e ajudar a população neste momento delicado que estamos vivenciando”, afirmou.


    Transparência


    O vereador Roberto Tourinho (PSB) solicitou que os investimentos na saúde municipal, realizados por meio de verbas estaduais e federais, sejam apresentados, de forma transparente, às demais autoridades e sociedade feirense. Segundo ele, a Prefeitura já recebeu mais de R$ 10 milhões em repasses do Governo Federal e Estadual destinados ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus.


    Abandono


    O vereador Roberto Tourinho (PSB) criticou o posicionamento da Prefeitura em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus. De acordo com o parlamentar, o Governo Municipal “abandonou” o Centro de Abastecimento e a associação de comerciantes foi a responsável por adotar as medidas de higiene e prevenção à COVID-19. Ele disse estar entristecido com a forma pela qual a “administração municipal relega o entreposto comercial” e denunciou que o local encontra-se em situação de abandono, visto que, os vendedores e clientes lidam diariamente com o mau cheiro e a escuridão do local.


    Título Net


    Para os novos eleitores e aqueles que ainda pretendem realizar algum tipo de alteração cadastral no título de eleitor, o desembargador Jatahy Júnior destacou o uso do Título Net, sistema disponibilizado pela Justiça Eleitoral para cadastro e revisão de eleitores (casos específicos), pode ser acessado por meio do site do TRE baiano: www.tre-ba.jus.br. “A ferramenta Título Net nos ajudará bastante a atender esses eleitores restantes garantindo, mais uma vez, o cumprimento do calendário”, completou.


    Pressão


    Com apenas três meses no governo Jair Bolsonaro, a secretária Regina Duarte lida com a pressão de seus familiares para que deixe o posto. Isso foi intensificado depois da demissão de Sérgio Moro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no fim da semana passada. A leitura feita por críticos é a de que o movimento “lavajatista” que apoiou o governo até aqui vai abandonar a base política junto com Moro.



  • 28/04/2020


    28.04.2020 15h59m
    Recomendar

    Sobe - Pesquisadores da USP por desenvolverem respirador de baixo custo e em tempo recorde.


    Desce - Promotores e participantes de festas coletivas em tempo de pandemia por Covid-19.


    Artistas


    O vereador Luiz da Feira pediu para que o prefeito Colbert Martins desse atenção aos artistas de Feira que estão impossibilitados de fazer shows. “Os artistas de Feira precisam de um auxílio do prefeito. Foi cancelado a micareta, o são joão, e eles estão sem fazer shows. Peço aqui, que o prefeito veja que os artistas são guerreiros, lutadores que fazem a alegria do povo, e veja uma forma de ajudá-los”, solicitou.


    Camelôs


    Luiz da Feira continuou, falando também da situação dos camelôs, classe que sempre defende. “Eu já fui camelô, sei o que passei e como dependia de estar nas ruas para conseguir o pão de cada dia, por isso venho pedir por eles aqui hoje. Os camelôs não receberam o auxílio do Governo Federal, o dinheiro não caiu na conta, e eles estão passando por uma situação péssima. Eles precisam do alimento e pagar contas. Peço aqui para o nosso gestor, que abrace esses camelôs, que estão sofrendo”, finalizou o edil.


    A volta


    Na manhã de ontem (27), volta a Câmara Municipal de Feira de Santana, o suplente Robeci da Vassoura, para tomar posse do cargo deixado por Pablo Roberto, que na última semana anunciou a volta para Secretaria de Desenvolvimento Social.


    Professores


    Roberto Tourinho (PSB) falou sobre a redução de até 70% dos vencimentos de professores municipais. Ele também informou que, de acordo com a Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB), a Prefeitura não havia emitido um comunicado oficial e divulgou o corte apenas nas mídias sociais do prefeito Colbert Martins.


    Estagiários


    O vereador Marcos Lima (DEM) pediu que a prefeitura reveja a suspensão dos estagiários municipais. “Acho que este não é o caminho. O estágio é um meio social de ajudar o próximo, principalmente, aos que necessitam de pagar a faculdade e ajudar em casa. Então, vamos conversar com o prefeito e também com o secretário da Fazenda, Expedito Eloy, para estudar a possibilidade de rever a situação dos professores e também dos estagiários”, garantiu.


    Moro


    O vereador Eli Ribeiro (Republicanos) refletiu acerca da demissão do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, questionando as motivações que o levariam a “deixar o governo numa situação tão caótica em que se encontra o nosso país”. Eli Ribeiro externou a sua “tristeza e decepção” ao destacar que o Brasil precisaria do ex-ministro para enfrentar as sérias consequências da pandemia.


    Equilíbrio e paciência


    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a prioridade do Parlamento é combate à crise da pandemia da Covid-19 e que não é o momento para discutir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Maia, o momento é de equilíbrio e paciência.


    Queda


    A saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública piorou a avaliação do presidente Jair Bolsonaro, segundo a primeira pesquisa realizada após a demissão do ex-juiz. De acordo com levantamento do Atlas Político, Bolsonaro só ganhou pontos com 4,2% dos entrevistados e perdeu com dois terços deles. Para 66,1% das pessoas ouvidas, piorou a avaliação que elas fazem do presidente. 



  • 25/04/2020


    28.04.2020 15h49m
    Recomendar

    Sobe - Moro, pela coragem de tornar público duas mentiras sobre exoneração do diretor da Polícia Federal.


    Desce - Bolsonaro, ao admitir diante de Moro, que a mudança do diretor da Polícia Federal é de cunho político.


    Frase


    Eu chego a conclusão que o Brasil sofre menos com a pandemia, do que sofre com um governo que é um pandemônio.


    Pesquisa


    O Jornal Folha do Estado e site Bahia na Política, contrataram pesquisa para avaliar a posição da presidência, governador e prefeito pela condução da pandemia, no que se refere a saúde em Feira de Santana. Além de fazer avaliações dos serviços públicos, do país, do estado e da cidade. Que serão divulgadas, e outras coisas mais que não serão divulgadas.


    SEDESO


    Foi aberta uma sindicância para apurar a acusação de assédio sexual feita por uma funcionária da Secretaria de Desenvolvimento Social, ao então secretário interino da pasta, o atual procurador do Município Ícaro Ivvin. O processo administrativo entra em vigor a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Município, ou seja, de sexta-feira.


    HGCA 2


    O governador Rui Costa (PT), cobrou celeridade nas obras do Hospital Clériston Andrade 2 (HGCA). Rui Costa, ainda revelou que o hospital Mater Dei receberá mais 20 leitos de UTI. A unidade atenderá apenas pacientes de coronavírus.


    São Gonçalo


    O Ministério Público estadual solicitou que a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo dos Campos apresente as contas municipais dos recursos repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e relatório elaborado por nutricionista sobre as necessidades alimentares das crianças e adolescentes no período de quarentena.


    Pagamento


    O governador Rui Costa usou sua página em uma rede social para anunciar que foi iniciado o pagamento das contas de água de famílias baianas em situação de vulnerabilidade social. A medida é válida por três meses e se dá em virtude da pandemia do Coronavírus.


    Bolsa


    A moeda norte-americana opera mais uma vez em alta ontem (24), atingindo novamente uma marca história. No início da tarde, chegou a ser vendida a R$ 5,7394, em alta de 3,81%. O grande impulso para a alta foi a demissão do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.


    Desapegado


    Em reunião realizada na última quinta-feira (23), o então diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, disse a superintendentes regionais da corporação que não tinha “apego ao cargo” e não iria defendê-lo “com unhas e dentes”.



  • 24/04/2020


    28.04.2020 15h46m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura de Feira por transformar antiga maternidade em hospital de campanha para pacientes com Covid-19.


    Desce - Defesa do ex-presidente Lula por não convencer Justiça a adiar o julgamento do recurso contra condenação no caso do sítio de Atibaia.


    Programa Fila Zero


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em segunda votação, o projeto de autoria do vereador Roberto Tourinho (PSB) que institui o Programa Fila Zero para atendimento a pessoas diagnosticadas com neoplasia no Município.


    TRE-BA


    O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou na última quarta-feira (22), uma página com todas as orientações sobre o uso do Título Net. O sistema da Justiça Eleitoral foi adaptado durante a pandemia do coronavírus para que a população consiga, dentre outros serviços, tirar a primeira via do título e pedir transferência de domicílio eleitoral.


    Munição


    O governo federal aumentou para 300 unidades o limite de compra de munições por pessoas físicas autorizadas a adquirir ou portar arma de fogo. A Portaria Interministerial n° 1.634/2020, dos ministérios da Defesa e da Justiça e Segurança Pública, foi publicada ontem (23), no Diário Oficial da União.


    Lula


    Lula pede adesão ao ‘fora Bolsonaro’ e menciona destruição da democracia. Petista também voltou a criticar o atual mandatário por abrir guerra contra os governadores do Nordeste.


    Turismo


    O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou na última quarta-feira (22), que uma nova medida provisória do governo vai garantir pelo menos R$ 5 bilhões de créditos emergenciais para empresas do setor, incluindo os micro e pequenos negócios. Os recursos vão reforçar o caixa doFundo Geral do Turismo (Fungetur) com abertura de novas linhas de empréstimo.


    Igualdade racial


    As políticas de igualdade racial perderam 47,5% de orçamento entre 2018 e 2019. O ano passado foi o primeiro do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à frente da Presidência da República.


    Auxílio Emergencial


    O plenário do Senado Federal, em sessão remota, aprovou por unanimidade (81 votos) o texto substitutivo do PL 873/2020, que amplia o auxílio emergencial de R$ 600 previsto na Lei nº 13.982/2020 para categorias de trabalhadores ainda não contempladas e que tenham perdido renda em função da pandemia do novo coronavírus.


    Resistência


    O presidente Bolsonaro comunicou na quinta-feira (23), ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, que pretende trocar o comando da Polícia Federal. Aliados de Moro já anunciaram antes que aguardavam a nova ofensiva do presidente para trocar Mauricio Valeixo.



  • 23/04/2020


    23.04.2020 10h04m
    Recomendar

    Sobe - Governo Federal por antecipar segunda parcela do auxílio emergencial a trabalhadores autônomos.


    Desce - Jovens que optam por viver no submundo do tráfico e acabam perdendo a vida de forma cruel.


    Descaso


    A vereadora Neinha Bastos (DEM) criticou o posicionamento do secretário Estadual de Saúde, Fábio Villas Boas, diante da pandemia do coronavírus. De acordo com ela, o secretário não ter feito uma visita a Feira de Santana representa descaso com a cidade.


    Sucesso


    Zé Carneiro (MDB) desejou sucesso ao vereador Pablo Roberto (MDB), que retornará a assumir a SEDESO. “Quero parabenizá-lo, é uma demonstração clara de que Vossa Excelência é uma pessoa extremamente competente. Parabéns, deixo os votos de muito sucesso, conte com o apoio deste vereador que lhe admira e lhe respeita”, concluiu.


    Gerusa Sampaio


    A vereadora pediu a destinação de máscaras para funcionários da SEDESO. “Mesmo após a destinação das emendas impositivas, decidimos fazer a doação de máscara para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Contudo, gostaria de dizer que parte da minha doação será para os assistentes sociais que estão na linha de frente nos CRAS e CREAS da cidade. Entendo que eles também necessitam desse equipamento e peço aos colegas que doem também parte de suas máscaras para os profissionais da Sedeso. Peço autorização para fazer minha doação desta maneira e peço ajuda dos colegas”.


    Reabertura do Comércio


    Eli Ribeiro (Republicanos) parabenizou o prefeito Colbert Martins por autorizar a reabertura do comércio, atendendo ao “clamor das pessoas”. Eli Ribeiro demonstrou a sua satisfação ao elogiar a reabertura do comércio, após semanas de restrições impostas pela Prefeitura como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.


    Chromebooks


    O prefeito Colbert Martins (MDB) participou, na tarde de ontem (22), da aula inaugural virtual visando a formação inicial de 60 professores da rede pública municipal de ensino, no uso da tecnologia através de mil chromebooks.


    Reunião


    O governador Rui Costa (PT) informou que terá uma nova reunião com o ministro da Saúde, Nelson Teisch, nesta quinta-feira (23), em horário ainda a ser definido.


    MDB e DEM


    Ao negociar cargos com o centrão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai receber nesta semana, no Palácio do Planalto, os presidentes partidários Baleia Rossi (MDB) e ACM Neto (DEM) para conversa.


    FNE


    O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou na quarta-feira (22), a liberação da linha emergencial de crédito para pequenos empreendedores e cooperativas. Os R$ 3 bilhões disponibilizados para a categoria já podem ser acessados.



  • 22/04/2020


    23.04.2020 09h58m
    Recomendar

    Sobe - Professores que se reinventam para garantir aprendizagem de estudantes durante distanciamento social.


    Desce - Políticos que fazem birra eleitoral durante pandemia da Covid-19.


    Substituição


    Denilton Brito volta a assumir interinamente a Secretaria de Desenvolvimento Social, no lugar de Ícaro Ivvin. Ele, que era assessor de Colbert Martins e respondeu interinamente pela pasta em 2018, quando o ex-secretário Ildes Ferreira teve que se afastar para tratamento de saúde. Denilton, também já assumiu cumulativamente a SEPREV, enquanto era o diretor Presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana.


    Artistas da Terra


    O prefeito Colbert Martins (MDB), informou que a ajuda solicitada pelos artistas feirenses será através de cestas básicas. Segundo o gestor, a ajuda financeira que foi solicitada pela categoria não será possível. “Ajuda financeira não temos condição de fazer, vamos ajudar da forma possível que no momento é com as cestas básicas”, informou.


    Crítica


    O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, criticou a decisão das prefeituras de Alagoinhas e Feira de Santana de autorizar a reabertura de parte do comércio nas cidades. Em Feira, o prefeito Colbert Martins anunciou que lojas com até 200 metros quadrados estão autorizadas a abrir a partir de terça (21).


    Zé Curuca


    O vereador Zé Curuca (DEM) garantiu que é apenas o boato a informação que têm circulado de que ele não tentará reeleição e seu filho será o candidato em seu lugar. “Isso não é verdade”, declarou, citando ainda que manterá o mesmo número das últimas eleições.


    Lulinha


    Ao comentar o fato do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ter a possibilidade de receber o Título de Cidadão Baiano, projeto que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia, o vereador Lulinha da Conceição (DEM) avalia que o mesmo deveria receber também o Título de Cidadão Feirense e se colocou à disposição para apresentar o projeto.


    Hospital Espanhol


    O governador Rui Costa fez uma última vistoria no antigo Hospital Espanhol, na manhã de hoje (21), um dia antes da abertura do centro de tratamento montado pelo Governo do Estado para acolher exclusivamente pacientes que tenham sintomas graves da Covid-19.


    Processos administrativos


    O governador Rui Costa (PT) suspendeu os prazos de processos administrativos disciplinares e dos processos sancionatórios no estado, em decreto publicado no Diário Oficial de terça-feira (21). Segundo o texto, a determinação não se estende a processos administrativos fiscais.


    Divergências


    O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, mostrou discordar da forma como o presidente Jair Bolsonaro pensa sobre o isolamento social imposto em todo o Brasil para combater o coronavírus. Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, na segunda-feira (20), Teich afirmou que o relaxamento das medidas de distanciamento social deverá ocorrer de forma “progressiva, estruturada e planejada” e “no devido tempo”.

     

    Coveiro


    Ao responder na segunda-feira (20), à pergunta de um jornalista sobre o número de mortes por coronavírus no país, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não é “coveiro”.



  • 21/04/2020


    23.04.2020 09h53m
    Recomendar

    Sobe - Pesquisadores brasileiros, de Maceió, por produzirem respiradores mecânicos de baixo custo.


    Desce - Bolsonaro, Rodrigo Maia e Alcolumbre pelo enfrentamento desnecessário entre eles que pode causar prejuízos ao país e aos seus cidadãos.


    Tourinho


    Na manhã de ontem (20), o vereador Roberto Tourinho (PSB), anunciou em tribuna que não se intimida com a queixa-crime que o prefeito Colbert Martins (MDB) protocolou acerca da denúncia feita por ele mês passado. “O prefeito está precisando tomar um remédio para memória, na última vez que ele protocolou uma queixa crime contra mim, foi ele que me procurou para conversar, e retirou a queixa”, defendeu-se.


    Tourinho II


    O vereador fez outra queixa ao prefeito. Tourinho listou os servidores com cargo de confiança ou contratados por meio de cooperativa, e falou sobre a contratação da advogada Marla Oliveira. Justificando que não há necessidade da contratação, uma vez que, no corpo jurídico do município existem 17 subprocuradores e um outro grande número de advogados contratados com qualificação suficiente para atender à necessidade para a qual a advogada Marla Oliveira foi contratada.


    Tourinho III


    Uma segunda queixa foi feita pelo edil. “A Prefeitura contratou uma empresa, a BGI S.A, para pagar o valor de R$ 2,5 milhões. O contrato foi agora. Essa empresa foi contratada para quê? Realizar estudos de viabilidade para projetos de PPP. A Prefeitura contrata essa empresa tendo uma Secretaria de Planejamento que dispõe de técnicos capazes de executarem o serviço e questionou por que contratou.


    Isaias de Diogo


    O vereador Isaías de Diogo (MDB) anunciou que vai pedir na Câmara Municipal de Feira de Santana a destituição do Procurador Geral do Município (PGM), advogado Ícaro Ivvin do cargo. Foi feita a Ícaro uma queixa na Delegacia da Mulher, apresentada por uma servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social, que denunciou o procurador de assédio sexual. O parlamentar é presidente da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher.


    Isaias de Diogo II


    O vereador manifestou descontentamento pelas declarações de Ícaro Ivvin de que tudo partiu da Câmara Municipal, com uma “armação”. O vereador acha que a declaração foi infeliz.


    Afastamento


    O Prefeito Colbert Martins afastou ontem (20), o advogado Ícaro Ivvin, da Secretaria de Desenvolvimento Social, onde respondia interinamente. Ícaro ainda continua com o cargo de Procurador Geral do Município, e o caso está correndo na Polícia.


    Bililiu


    O vereador voltou a criticar o Governo do Estado pelas obras não concluídas no município. “A Conder abandonou as obras do Caseb e adjacências. Já foram mais de R$ 9 milhões gastos e a obra não foi concluída. Permanece o descaso do Estado para com aquela obra, o esgoto continua correndo a céu aberto e a fedentina para aqueles moradores. Governador Rui Costa, conclua aquela obra, ajude os pais de família que lhe ajudaram a se eleger. É um crime o que o Estado está fazendo com os moradores do Lagoa Grande e adjacências”, disse.


    Coletiva online


    O prefeito Colbert Martins Filho realizou na manhã de ontem (20), a primeira live com transmissão através do Youtube e do site oficial da Prefeitura com o objetivo de apresentar dados do coronavírus no município. A transmissão passa a acontecer todas as segundas-feiras, a partir das 10h.


    FPN


    A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lamentou, em nota oficial na manhã de ontem (20), a participação do presidente Jair Bolsonaro em uma manifestação que pedia intervenção militar, na tarde de domingo (19), em Brasília (DF). A FNP afirmou que a participação de Bolsonaro no protesto é “mais um despropósito” e um presidente da República “tem um papel que não pode tergiversar sobre a democracia”. A entidade tem feitos duras críticas à maneira como o governo federal vem administrando a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. 



  • 18/04/2020


    23.04.2020 09h49m
    Recomendar

    Sobe - TCM por vetar festas realizadas com dinheiro público.


    Desce - Donos de estabelecimentos que mesmo diante do decreto municipal de isolamento social para conter a pandemia da Covid-19, insistem em manter os tais, em pleno funcionamento.


    Zé Neto


    Na tarde de ontem (17), o deputado Federal Zé Neto (PT) anunciou que destinou R$ 500 mil de emenda parlamentar para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para profissionais de saúde do Município de Feira de Santana. “Nesse delicado momento de enfrentamento do Coronavírus, o Mandato do Dep. Zé Neto, reconhecendo a importância dos profissionais de saúde, continua movimentando esforços, destinando emenda parlamentar para o município adquirir e fornecer a esses profissionais, em especial os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, os EPI´s necessários para garantir sua proteção no exercício de suas funções”, dizia a nota publicada nas redes sociais do petista.


    Artistas


    Artistas de Feira de Santana protocolaram, na última quinta-feira (16), o manifesto #SOSFAZEDORESDECULTURA, dirigido ao prefeito Colbert Martins Filho, no intuito de pedir apoio para superarem a crise, diante da pandemia do coronavírus. O movimento tem apoio da Arquidiocese de Feira de Santana, Uefs/Cuca, CDL, Sesc, OAB, Instituto Antônio Gasparini, Fórum Nacional de Forró de Raiz, e o documento foi protocolado pelo produtor cultural Toinho Campos, o diretor de teatro Geovane Mascarenhas e o cantor Tonho Dionorina protocolaram.


    Luiz da Feira


    O vereador Luiz da Feira anunciou em seu Instagram que esteve presente na reunião da AVAMFS com o Prefeito Colbert Martins e representantes da associação na tarde de ontem (17). Onde foi possível discutir a reabertura do Feiraguay tomando os devidos cuidados com a saúde dos trabalhadores, comerciantes e dos clientes, debatemos também a respeito de uma linha de microcrédito para os comerciantes devido aos prejuízos causados por conta da pandemia. Na rede social, ele escreveu “Seguimos firmes e lutando para que esse momento tão delicado passe logo e para que tudo volte ao normal o mais rápido possível”.


    OAB Feira


    Na manhã de ontem (17), em sessão virtual do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB/BA), foi escolhido por unanimidade o novo presidente da OAB subsecção Feira de Santana, até dezembro de 2021. O advogado Raphael Pitombo é o presidente, André Vieira assume a vice-presidência, enquanto Pedro Mascarenhas Neto ocupa o cargo de secretário adjunto.


    Respiradores


    Os novos respiradores comprados pelo governo da Bahia no mercado chinês fará uma nova rota para chegar ao Brasil, evitando passar por “países com históricos de sequestros” desses itens. A informação foi dada pelo governador Rui Costa (PT), ontem (17), em entrevista a Globo News. O governador descartou ainda a ocorrência momentânea de um colapso no sistema de saúde do estado, a exemplo do que já ocorreu no Ceará, cujos leitos de UTI estão 100% ocupados por pacientes.


    Neto


    Prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas (DEM), ACM Neto voltou a elogiar, na noite de quinta-feira (16), a postura do agora ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O gestor afirmou torcer para que a estratégia do sucessor do cargo, Nelson Teich, frente à pandemia do novo coronavírus, “não seja uma mudança radical”.


    Jovens Empregados


    Senadores decidiram não votar a medida provisória do Emprego Verde e Amarelo, apresentada por Jair Bolsonaro e que reduz encargos para patrões que contratarem jovens no primeiro emprego. A proposta ainda beneficia empregadores que contratarem pessoas acima de 55 anos que estavam fora do mercado formal.


    Perseguido


    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem dito a parlamentares que recebeu um dossiê com informações de inteligência, revelando que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e um setor do Supremo Tribunal Federal (STF) estariam tramando um plano para dar um golpe e tirá-lo do governo. Com base nessa tese, ele deu início a conversas com líderes de partidos.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia