Facebook
Em cima da hora:
População detém suspeito de roubar menor no Centro de São Carlos, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 24/05/2019


    27.05.2019 10h18m
    Recomendar

    Sobe - Festival de Sanfoneiros em Feira de Santana por mostrar a força do forró tradicional.


    Desce - Gestor da Famfs por ter sido condenado pelo TCE/BA a devolver R$ 4,1 milhões.


    Posicionamento

     

    O ex-presidente Lula (PT) é contrário ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro, que significaria a ascensão do vice Hamilton Mourão, informa a coluna Painel, da Folha. Segundo a publicação, a opinião do ex-presidente foi externada por um aliado durante videoconferência feita por dirigentes petistas na última terça-feira (21), para discutir os movimentos da sigla em meio à crise política. Ainda conforme a coluna, a tese do parlamentarismo também não é bem aceita no partido e a estratégia definida seria realizar uma “oposição propositiva”. O PT deverá sacramentar o posicionamento em reunião da executiva, na próxima terça-feira (28).


    Afirmação


    Relator da proposta de reforma tributária aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), o deputado federal João Roma (PRB) diz estar convicto de que a matéria avançará mais fácil que a da Previdência. A informação é da coluna Satélite, do Correio*. A proposta de reforma tributária foi aprovada na última quarta-feira (23).


    Inquérito instaurado


    O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou inquérito para investigar se o vereador Carlos Muniz (Podemos) é beneficiado politicamente por atendimentos realizados em uma clínica em Sussuarana, informa a coluna Satélite, do Correio. O MP havia instaurado um procedimento de investigação preliminar em agosto do ano passado para apurar o caso, por meio da 4ª Promotoria de Justiça da Cidadania da capital.


    Resposta


    O governador Rui Costa (PT) rebateu, na manhã de ontem (23), a declaração do líder do PSL na Câmara dos Deputados, Delegado Waldir (GO). Em resposta à afirmação feita pelo parlamentar de que “a Bahia é um lixo governado pelo PT”, o chefe do Executivo estadual pediu “mais respeito” e disse que o deputado precisa “cuidar de ajudar a melhorar a vida do povo”.


    Recurso negado


    Réu em ação penal por contratar servidores de forma ilegal quando era prefeito de Porto Seguro, o deputado estadual Jânio Natal (Podemos) teve recurso negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A informação é da coluna Satélite, do jornal Correio*. No último dia 2 de abril, os advogados de Jânio deram entrada com um pedido para reverter o julgamento em que a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu o habeas corpus impetrado com objetivo de anular o recebimento da denúncia pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).


    Opinião de Heleno


    O Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, falou sobre o decreto presidencial que flexibilizou as regras sobre o uso de armas de fogo e munição. Em entrevista à GloboNews, na noite da quarta-feira (22), ele disse que a posse de armas é um “direito de cada cidadão’. O decreto foi assinado pelo presidente no último dia 7 e, entre outros pontos, facilitou o porte de armas e aumentou o número de cartuchos que podem ser comprados anualmente.


    Homenagem


    O presidente Jair Bolsonaro foi homenageado na embaixada de Israel, em Brasília, na noite da última quarta-feira (22). Ele recebeu uma placa no evento de comemoração dos 71 anos da criação do Estado de Israel.


    Reclamação


    A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, falou na última quarta (22), sobre seu trabalho na Comissão de Anistia, que saiu do Ministério da Justiça para a sua pasta neste governo. “Uma comissão formada em 2002 deixou para mim 11 mil requerimentos para analisar”, disse a ministra. Ela disse que já foi autorizado o pagamento de mais de 10 bilhões em indenizações, com mais 14 bilhões para serem liberados, dependendo de decisões judiciais. Segundo Damares, a maior fatia desta quantia é relativa ao pleito de quase 3 mil ex-militares da Aeronáutica, demitidos em 1964, sob a justificativa de excesso de contingente.



  • 23/05/2019


    23.05.2019 18h10m
    Recomendar

    Sobe - Deputado Sargento Isidório (Avante-BA) ao se autoescalar para ser interlocutor da Câmara para tratar do decreto de armas com Bolsonaro e justificou dizendo que só um doido (ele) para tratar com outro doido.


    Desce - Caminhoneiro preso com mais de 275 mil maços de cigarro contrabandeados.


    Hospício


    A hilária participação do Sargento Isidório na Câmara dos Deputados ao pedir para fazer a interlocução para discutir o decreto sobre armas com o presidente Bolsonaro indicando-se como o mais preparado e justificou. “Na Bahia sou conhecido como doido, então só um doido para conversar com outro doido”. Todos, no plenário, caíram na gargalhada, incluindo a líder do governo Joice Hasselmann (PSL-SP) e há quem diga que também até a feirense Dayane Pimentel (PSL-BA).


    Convite


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (22), na Casa da Cidadania, o vereador João dos Santos, Bililiu (PPS) convidou a população para participar do Troféu Oscar Folia, que homenageia os melhores da Micareta. O edil lembrou que é autor da Lei nº 3.844, que institui a Micareta de Feira como patrimônio imaterial da cidade.


    Crítica


    O líder do Governo na Casa, Marcos Lima (Patriota) criticou a postura do Governo do Estado em relação à Universidade Estadual de Feira de Santana - Uefs e pediu mais atenção do poder à Feira de Santana. O edil disse que o Governo do Estado sempre deixa Feira de Santana de escanteio.


    Solicitações


    Edvaldo Lima (PP) informou que solicitou ao Município, através de indicação, isenção de taxas municipais para taxistas e através de ofício à secretária de Saúde, o conserto do equipamento de Raio X da policlínica do Tomba.


    Requerimentos


    Foram aprovados, em votação única e por unanimidade dos presentes, dois Requerimentos de autoria da vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que solicitam intervenções da Embasa e da Coelba para o conjunto Feira X. O Requerimento de nº 098/2019 pede ao gerente da unidade da Embasa de Feira de Santana, Euvaldo Ferreira dos Santos Neto, a extensão da rede de esgotamento sanitário para o Caminho C, 19. Já o Requerimento de nº 099/2019 solicita da gestão da Coelba a implantação de um poste de energia elétrica em frente a última casa do mesmo caminho.


    Aprovação


    A Casa da Cidadania aprovou, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei nº 043/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Fundo do Trabalho do Município de Feira de Santana e dá outras providências. De acordo com a matéria, fica criado, no âmbito da Administração Pública Municipal, o Fundo do Trabalho de Feira de Santana - FT/FS - para atendimento ao disposto na Lei nº 13.667, de 17 de maio de 2018, instrumento de natureza contábil, com a finalidade de prover recursos para execução das ações e serviços e para o apoio técnico relacionados à Política Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, em regime de financiamento compartilhado no âmbito do Sistema Nacional de Emprego (SINE).


    Aprovação I


    Foi aprovado, também em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 044/2019, de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda do Município de Feira de Santana e dá outras providências.


    Aprovação II


    Também em primeira discussão, foi aprovado pelo Legislativo feirense, o Projeto de Lei de nº 048/19, de autoria da vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que dispõe sobre a obrigatoriedade das unidades de saúde públicas e privadas, sediadas no município de Feira de Santana, fornecerem cópias dos laudos dos exames complementares aos pacientes, uma vez comprovada a necessidade. Os edis Carlito do Peixe (DEM) e Edvaldo Lima (PP) se abstiveram da votação.



  • 22/05/2019


    22.05.2019 18h23m
    Recomendar

    Sobe - Legado deixado pelo sociólogo, ex-vereador e secretário de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, Ildes Ferreira.


    Desce - Motorista flagrado com 30kg de cocaína em Feira de Santana.


    Luto oficial


    Em decorrência do falecimento do secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro Rocha (PSDB), afirmou à nossa equipe de reportagem que um luto oficial de três dias seria decretado em Feira de Santana. Apesar disso, a sessão legislativa de hoje está confirmada.


    Crítica


    A Juventude do PT acusou o governador Rui Costa de fazer “coro” com o “clichê da direita neoliberal” por defender a cobrança de mensalidade em universidades públicas de estudantes que tenham condições de pagá-la.


    Eduardo sobre Olavo


    Líder do PSL em São Paulo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro trouxe novamente o nome do escritor Olavo de Carvalho à tona, ao dizer em tuíte feito na manhã de ontem (21), que o Brasil vive atualmente uma “guerra cultural”. Segundo ele, este entrave é na verdade a “raiz de todos os problemas”.


    Afirmação


    O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento, afirmou que o governo Jair Bolsonaro (PSL) é o responsável por promover “clima de enfrentamento” com o Congresso e, para minimizar desgastes, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem atuado para moderar a relação entre o Planalto e o Legislativo.


    Greve mantida


    Professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram pela manutenção da greve, em assembleia realizada na última segunda-feira (20), após declarações do governador Rui Costa (PT), que serviram como “combustível em uma fogueira”, conforme nota da Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb).


    Investigações


    A Receita Federal vai criar uma equipe especial para investigar as declarações fiscais do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), do ex-assessor dele Fabrício Queiroz e de mais 93 pessoas que tiveram seus sigilos bancário e fiscal quebrados por ordem da 27ª Vara Criminal do Rio. A informação é do jornal O Globo.


    Cela dividida


    O ex-ministro José Dirceu divide cela com o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, no Complexo-Médico Penal, em Curitiba, desde a última sexta-feira (17), de acordo com a Folha. Isso porque todos os 38 detentos da Lava Jato e de outros crimes ligados à corrupção que estão no presídio foram transferidos da Galeria 6 para uma ala do hospital penitenciário do complexo. Além de Dirceu e Cunha, ainda dividem uma cela o ex-tesoureiro do PT João Vaccari, o ex-senador Gim Argello e outros três presos.


    Possibilidade


    Dez medidas provisórias do governo de Jair Bolsonaro correm o risco de perder a validade caso não sejam votadas pelo Congresso Nacional nesta semana ou na próxima. Uma delas é a da reforma administrativa, que reduziu o número de ministérios de 29 para 22. Caso a MP não seja aprovada até o dia 3, o governo terá que retomar a formatação anterior. 



  • 21/05/2019


    21.05.2019 18h27m
    Recomendar

    Sobe - Hospital Clériston Andrade por participar de capacitação de projeto nacional que visa otimizar doação de órgãos.


    Desce - Motorista de aplicativo acusado de estuprar cliente em Feira de Santana.


    Visitas


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (20), na Casa da Cidadania, o vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) fez um breve relato do final de semana. O edil disse que participou do encerramento das comemorações de Nossa Senhora de Fátima, em Candeia Grossa na Matinha, em uma missa. Segundo ele, lá esteve presente o secretário Mário Borges e administrador do distrito.


    Reivindicação


    Ron do Povo (PTC) voltou a pedir a instalação do calçamento nas mediações do Residencial Solar da Princesa, no bairro Gabriela. Ele disse que já solicitou ao prefeito e ao secretário Pinheiro várias demandas deste Conjunto Habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a sua fala, o prefeito e o secretário disseram que a pavimentação é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Já a CEF, segundo Ron, diz que a responsabilidade é da Atrium Construtora, que executou a obra.


    Caminhada


    Zé Curuca (DEM) parabenizou uma Caminhada realizada no distrito de Humildes. Ele disse que, no último domingo (19), aconteceu em Humildes, a II Caminhada da Paz e parabenizou todos os pastores e missionários envolvidos na organização do evento.


    Preocupação


    Eremita Mota (PSDB) tratou sobre o crescente número de violência em Feira e no Brasil. Ela disse que os políticos devem ajudar no combate à violência. Para ela, os políticos estão vendo a violência crescendo, mas nada se vê em relação a isso. A política é para cuidar da vida das pessoas, na sua opinião.


    Repercussão


    Edvaldo Lima (PP) repercutiu matéria publicada no Jornal Folha do Estado, onde afirma que um grupo terrorista ameaça tentar contra a vida do Presidente Jair Bolsonaro e dois ministros. Ele comparou a vida de Bolsonaro à historia de Davi e Saul, personagens bíblicos.


    Negação


    O secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, negou ontem (20), a possibilidade de congressistas apresentarem um texto alternativo à proposta da reforma da Previdência. Segundo Marinho, houve um “ruído de comunicação”.


    Publicação de lei


    O Diário Oficial da União publicou, na edição de ontem (20), a Lei nº 13.831, que altera regras de funcionamento dos partidos políticos e anistia multas daqueles que não aplicaram o mínimo legal em projetos que incentivam a participação de mulheres na política. O projeto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, na última sexta-feira (17).


    Discussão


    A Câmara dos Deputados retoma nesta semana as audiências temáticas da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência (PEC 6/19). Entre os temas estão o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o abono salarial, a aposentadoria do trabalhador rural e de categorias com critérios diferenciados como professores, policiais e magistrados.



  • 18/05/2019


    20.05.2019 17h44m
    Recomendar

    Sobe - Feirense que se veste de Homem-Aranha para resgatar autoestima de crianças.


    Desce - Instituto que realizou prova do concurso de Alagoinhas por cometer diversas irregularidades resultando no cancelamento do certame.


    Negação


    O presidente Jair Bolsonaro disse na última quinta-feira (16), que não há um acordo com Sérgio Moro para que o atual ministro da Justiça aceitasse o cargo no governo em troca de uma futura indicação para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).


    Confirmação do MEC


    O Ministério da Educação (MEC) confirmou Alexandre Lopes como novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim como Abraham Weintraub, titular do MEC, Lopes vem da Casa Civil, onde exercia o cargo de diretor legislativo na Secretaria Executiva da pasta.


    Relator afirmou


    Relator da reforma da Previdência na Câmara Federal, o deputado Samuel Moreira (PSDB) defendeu, em entrevista ao Valor, que o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), assuma a articulação pela aprovação do texto.


    Atribuição


    O presidente Jair Bolsonaro atribuiu ao PT a necessidade do contingenciamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) e afirmou que só existem duas possibilidades para evitar a medida.


    Afirmação


    Três meses após ser exonerado da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno afirmou, em entrevista à revista Veja, que é grande a influência do vereador e filho do presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), sobre o pai. Na avaliação do ex-ministro, o filho “zero dois” do chefe do Executivo nacional, principal responsável pela sua demissão, precisa de limites. Bebianno também fez críticas à influência de Olavo de Carvalho no governo.


    Ataque


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) atacou a imprensa e sugeriu que uma jornalista deveria voltar “numa faculdade que preste” para fazer “um bom jornalismo”, durante coletiva de imprensa nos Estados Unidos na última quinta (16). A repórter Marina Dias, da Folha de S. Paulo, tinha questionado o presidente sobre o perfil das universidades brasileiras, citadas como expoentes na pesquisa acadêmica do Brasil. Segundo Bolsonaro, “entre as 250 melhores universidades do mundo não tem nenhuma brasileira”, o que para ele supostamente inviabilizaria as colocações sobre as pesquisas.


    Coaf aponta


    Operações atípicas foram detectadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em contas bancárias do ministro do Turismo do governo de Jair Bolsonaro, Marcelo Álvaro Antônio (PSL). As informações constam em relatório do órgão, divulgado em reportagem da Folha ontem (17). Pivô das investigações sobre candidaturas de laranjas do PSL, Marcelo Álvaro Antônio movimentou R$ 1,96 milhão de fevereiro de 2018 a janeiro de 2019.


    Retrocesso


    Na esteira do bloqueio de despesas promovido pelo governo Jair Bolsonaro (PSL), as verbas de livre manejo nas universidades federais retrocederam ao patamar de uma década atrás, informa a Folha. Segundo a publicação, o contingenciamento de 30% dos recursos repassados pelo Tesouro Nacional reduziu o montante disponível para o custeio e os investimentos dessas instituições a R$ 5,2 bilhões neste ano.



  • 17/05/2019


    17.05.2019 18h36m
    Recomendar

    Sobe - Irmã Dulce, o anjo bom da Bahia, por ter mais um milagre reconhecido pelo Vaticano.


    Desce - Rui Costa por negar nomeação do reitor da Uefs.


    Ligações confirmadas


    O titular do Ministério da Educação (MEC), Abraham Weintraub, confirmou ontem (15), em audiência na Câmara dos Deputados, que recebeu uma ligação do presidente Jair Bolsonaro para que recuasse dos cortes nas instituições federais de ensino. O ministro afirma, no entanto, que conseguiu convencer o presidente de manter os bloqueios de verba.


    Aluguel milionário


    O governo federal vai empenhar R$ 2,5 milhões para a locação de carros nas regiões Norte e Centro-Oeste, para uso do presidente Jair Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão, em viagens e eventos oficiais. Segundo edital publicado no site da Secretaria da Presidência, a empresa que vencer a licitação deve fornecer 32 veículos ao governo. São exigidos dois carros blindados do tipo sedan com quatro portas e com película protetora nos vidros laterais e traseiro.


    Confusão em sessão


    Ao final de quase seis horas de audiência com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, na Câmara dos Deputados, na última quarta (15), deputados da base e da oposição se envolveram em uma série de confusões. As deputadas Carla Zambelli (PSL-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) foram contidas por seguranças, ao mesmo tempo em que os parlamentares Glauber Braga (PSOL-RJ) e Éder Mauro (PSD-PA), trocavam xingamentos. “Vamos ver se você é homem lá fora”, gritava o delegado bolsonarista. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) foi chamado de “papai Noel” por um deputado da base. Em meio aos confrontos, o deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), conhecido por carregar sempre consigo uma Bíblia, levantava o livro sagrado cantando: “tá, tá, tá, o diabo tá repreendido”.


    Negação


    Jorge Baldor, representante do World Affair Council, de Dallas, nos Estado s Unidos, negou qualquer convite a Jair Bolsonaro e afirmou que o presidente da República não irá “receber” nenhum “prêmio”. Foi divulgado que o capitão receberia uma homenagem da Câmara de Comércio Brasil-EUA, logo depois de ter sua viagem a Nova York cancelada.


    Articulação


    Senadores articulam para a semana que vem a votação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, dos projetos que anulam os efeitos do decreto sobre armamento assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, segundo informações do Estadão. O texto facilita porte de arma de fogo para 19 categorias, entre elas políticos, caminhoneiros e moradores de área rural, e enfrenta resistências no Congresso.


    Decreto


    Decreto publicado pelo governo no dia 14 de maio, determina que a nomeação de pró-reitores nas universidades federais de todo país passe pelo crivo do presidente. Além disso, o texto determina que os assessores imediatos dos reitores também devem passar pelo crivo da Presidência da República.


    Investigação


    Os promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro miram os dez cheques que Fabrício Queiroz afirmou ter pagado à primeira-dama Michelle Bolsonaro, na devolução de um suposto empréstimo de R$ 40 mil que o presidente Jair Bolsonaro teria feito ao assessor do filho. Há a suspeita de que a versão apresentada pelo chefe do Executivo nacional seja falsa.



  • 16/05/2019


    17.05.2019 18h32m
    Recomendar

    Sobe - Reação popular a projetos que podem sucatear universidades estaduais baianas e federais.


    Desce - Doze militares que viraram réus por mortes de músico e catador no Rio de Janeiro.


    Requerimentos


    Em apenas uma semana, dois requerimentos de autoria do vereador de oposição, Roberto Tourinho (PV), apesar de terem sido rejeitados, tiveram votos de vereadores da base do governo municipal na Câmara de Feira.


    LDO


    O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador José Carneiro Rocha (PSDB) recebeu, na manhã de ontem (15), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO, exercício 2020. A entrega foi feita pelo secretário Municipal de Planejamento, Carlos Brito. No ato ocorreu no gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana e estiveram presentes ainda alguns vereadores, o diretor de Planejamento, Luiz Ivan Santos e o procurador da Casa, Antônio Augusto Graça Leal.


    Emendas


    Zé Filé (PROS) afirmou que o senador Otto Alencar destina mais emendas parlamentares para Feira de Santana que muitos deputados federais da base governista. Ele disse que o aeroporto de Feira, que segundo ele, deveria ter apoio dos deputados governistas, não teve, porém, teve apoio de Otto Alencar.


    Solicitação


    Lulinha (DEM) pediu mais atenção ao Hemoba, pois segundo ele, encontra-se sem lugar adequado para realizar o trabalho. O vereador lembrou que fará uma indicação ao Executivo sugerindo uma parceria entre Estado e Município para disponibilizar uma sede para o Hemoba.


    Lembrança


    Cadmiel Pereira (PSC) lembrou o dia do Assistente Social e a importância que estes profissionais têm para o país. Para ele, os assistentes sociais merecem palmas. Ele convidou a todos para participarem da sessão solene em comemoração ao Dia do Assistente Social, na Casa da Cidadania.

     

    Aprovação


    O Projeto de Lei de nº 041/19, de autoria do Poder Executivo, que institui a Política Municipal de Gestão de Tecnologia de Informação e Comunicação e cria o Comitê de Tecnologia de Informação e Comunicação, foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Feira de Santana.


    Posicionamento


    O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em Dallas, nos Estados Unidos, que estudantes que estão protestando contra o corte de verbas para a Educação no país são “massa de manobra” e “idiotas úteis”. O país teve uma série de manifestações em diversas capitais e cidades contra os cortes nas verbas das instituições de ensino. O protesto foi organizado por professores, estudantes e servidores.


    Alvará de soltura


    Um dia depois da concessão do habeas corpus por decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ex-presidente Michel Temer e o coronel João Baptista Lima Filho foram autorizados ontem (15), a deixar a prisão e voltar às suas residências, na zona oeste de São Paulo.



  • 15/05/2019


    17.05.2019 18h27m
    Recomendar

    Sobe - Agricultores feirenses que vão distribuir sementes para entidades carentes no município.


    Desce - Orgãos estadual e municipal que ficam batendo cabeça sobre situação da Lagoa do Prato Raso.


    Lembrou


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (14), na Casa da Cidadania, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) lembrou que na segunda semana de maio será comemorada a Semana Municipal de Assistência Social de Feira de Santana, de sua autoria.


    Repercussão


    Zé Filé (PROS) repercutiu a queda da cobertura de uma quadra esportiva, construída no bairro Tamandarí. O edil fez um questionamento sobre o que aconteceria se crianças estivessem brincando no momento da queda e disse que o prefeito tem que saber quem são as empresas que têm capacidade técnica para executar obras.

     

    Solicitação


    Bililiu (PPS) pediu mais atenção do Governo Municipal para uma escola que está em reforma no distrito de Tiquaruçu. Ele disse que deu entrada num ofício cobrando do prefeito uma resposta para esta demora e nada aconteceu.


    Defesa


    Isaías dos Santos (PSC) defendeu o Governo Municipal das críticas do oposicionista Zé Filé (PROS), que repercutiu a queda da cobertura de uma quadra de esporte no bairro Tamandarí. Ele disse que não estava defendendo o perigo que a empresa colocou a comunidade. Segundo ele, a Prefeitura tem pessoas técnicas e capacitadas para não assinarem documentos de uma obra que não foi executada com matérias de qualidade e de forma segura.


    Crítica


    Edvaldo Lima (PP) teceu duras críticas ao discurso feito na sessão solene da Casa, em homenagem ao Dia das Mães, realizada na última segunda-feira (13). Segundo ele, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e coordenadora do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes Abrigo Rui Freire, Liliane Carvalho Pacheco, foi infeliz em suas palavras, quando elogiou um homem que se vestiu de mulher para brincar com a filha.


    Homenagem


    Integrantes do movimento negro foram ao plenário da Câmara dos Deputados no final da manhã de ontem (14), durante sessão solene em homenagem aos 131 anos da Lei Áurea. A sessão foi proposta pelos deputados federais Eduardo Bolsonaro e Luiz Philippe de Orleans e Bragança, do PSL de São Paulo.


    Programa


    O ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vai lançar em junho o programa Detox Brasil, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de diminuir o tempo gasto com o uso de celular e computador. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, da Folha.


    Sobre decreto


    O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, disse que será preciso fazer uma série de ajustes nas novas regras do decreto das amas editado na última semana pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele declarou ainda que o decreto liberando o porte de armas a vinte categorias traria riscos às pessoas que passarão a andar armadas, devido à falta de preparo para reagir a uma investida de criminosos.



  • 14/05/2019


    14.05.2019 18h14m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por ser uma das primeiras cidades do Brasil a integrar projeto de atenção a saúde do idoso.


    Desce - Familiares que abusam e exploram sexualmente crianças e adolescentes.


    Parabenizou


    Usando a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, ontem (13), o vereador Zé Filé (PROS) parabenizou as mães pela passagem do seu dia. Ele repercutiu uma ação que fez no bairro Feira X, quando entregou rosas às mães moradoras do conjunto.


    Posicionamento


    Os problemas causados pela superlotação, no Hospital da Mulher, foram abordados pelo vereador João Bililiu (PPS). Ele disse que Feira de Santana não deveria ter só uma unidade porta aberta de entrada de emergência e falou sobre a alta demanda causada por pacientes de outros municípios.


    Repercussão


    A denúncia de que o vereador Luiz da Feira (PPL), teria proposto ao empresário Elias Tergilene, responsável pela construção da obra do Shopping Popular, a comercialização de 250 boxes através da sua associação de ambulantes, ainda repercute. Gerusa Sampaio (DEM) informou que entrou em contato com o empresário e, em breve, ele estará na Casa prestando depoimento.


    Destaque


    Gilmar Amorim (PSDC) registrou a realização do III Mãe Fest. Evento realizado ontem, no distrito da Matinha, pela Associação Esportiva e Cultural da Matinha. Segundo ele, foi um belo evento realizado pela associação.


    Abandono


    Durante pronunciamento na Casa da Cidadania, o vereador Roberto Tourinho (PV) voltou a reclamar da situação de abandono nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida. O parlamentar disse que, na semana passada, visitou o Residencial Campo Belo, no bairro Campo do Gado Novo, e os moradores estão recebendo contas de água com valores altos, apesar da constante falta no fornecimento.


    Sobre shopping


    O Shopping Popular voltou a ser tema do discurso do parlamentar Luiz da Feira (PPL). O edil informou que, após dois anos solicitando, recebeu uma cópia da licitação para construção do empreendimento.


    Greve


    A Procuradoria Geral do Estado (PGE) afirmou, através de nota, que o Governo da Bahia cumpre “rigorosamente o que determina a Justiça”, ao contrário do que vem sendo divulgado. Os docentes das universidades estaduais seguem com salários cortados, de acordo com o Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb). A paralisação teve início no dia 4 do mês passado.


    Acordo


    O governador Rui Costa (PT) avaliou positivamente o acordo firmado entre a Bahia e a China para implantação de um projeto de desenvolvimento integrado no estado. Em entrevista à Rádio Metrópole, durante o Jornal da Metrópole no Ar, ontem (13), o petista declarou que a medida vai gerar mais de 30 mil empregos diretos. No mesmo dia, foi assinado um memorando de entendimento entre o Governo do Estado e a chinesa Easteel, que investirá cerca de U$ 7 bilhões. 



  • 11/05/2019


    13.05.2019 10h06m
    Recomendar

    Sobe - Mães que abandonam tudo para se dedicarem exclusivamente à educação dos filhos na primeira infância.


    Desce - Filhos que desonram seus pais e agem de maneira violenta contra eles.


    Avaliação


    Nova rodada de pesquisa da XP Investimentos dá sinais de que a avaliação do governo segue em declínio, informa a coluna Painel, da Folha. O percentual que vê a gestão Bolsonaro como boa ou ótima ficou estável (35%), mas o índice dos que a classificam como ruim ou péssima oscilou quatro pontos, de 26% para 31%, de abril para cá. Segundo a publicação, a nota dos integrantes do governo que foram avaliados caiu - inclusive a de Sérgio Moro, de 7,3 em janeiro para 6,5. A do presidente recuou de 6,7 para 5,7. Há só uma exceção: Hamilton Mourão. Tinha 5,5 e agora tem 5,6.


    Afirmação


    O ex-presidente Michel Temer fez questão de mostrar críticas de juristas à decisão que determinou o seu retorno à prisão, informa a coluna Painel, da Folha. Ainda de acordo com a publicação, ao saber do veredicto do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) na última quarta-feira (8), o emedebista disse que conseguiram acabar com a sua vida.


    Nomeação


    O ex-deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) foi nomeado conselheiro da Itaipu Binacional pelo presidente Jair Bolsonaro, com mandato até 16 de maio de 2020. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União ontem (10). Aleluia lecionou no Curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi ex-diretor da Coelba e presidente da Chesf.


    Tensão


    O clima é tenso na Assembleia Legislativa de São Paulo desde o último dia 2 de maio, após deputados do PSL dizerem no plenário que reagiriam a eventuais invasões de seus gabinetes por sindicalistas, de acordo com O Globo. Na ocasião, Adalberto Freitas (PSL) afirmou que dois de seus funcionários andam armados. Correligionário de Adalberto, o agente federal Danilo Balas, diz circular pelos corredores da Casa com um revólver na cintura. As declarações ocorreram após representantes do Sindicato dos Professores da Rede Estadual (Apeoesp) irem ao gabinete da deputada Janaína Paschoal (PSL).


    Exoneração


    Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Márcia Amarílio da Cunha Silva, a primeira mulher a ser anunciada para a equipe de transição do governo Jair Bolsonaro (PSL), foi exonerada do Ministério da Educação (MEC). Ela estava à frente da subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares da pasta.


    Crescimento


    O número de armas registradas por civis cresceu 10% este ano, após a assinatura do primeiro decreto sobre a posse, em janeiro, informa O Globo. De janeiro a março deste ano, foram 9.506 licenças, contra 8.646 no mesmo período em 2018, conforme dados da Polícia Federal (PF) obtidos pelo jornal via Lei de Acesso à Informação. Grupos pró-armas, entretanto, consideram pequeno o aumento registrado e avaliam como limitado o decreto de janeiro.


    Ilegalidade


    Assinado esta semana pelo presidente Jair Bolsonaro, o decreto que estende o porte de armas para 20 categorias é ilegal, aponta parecer da Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados. Conforme o documento, as alterações propostas pelo chefe do Planalto contrariam dispositivos previstos em lei - no caso, o Estatuto do Desarmamento - e, por esse motivo, não poderiam ser realizadas somente por decreto. Segundo o parecer, o decreto avançou sobre a lei ao estabelecer as categorias com “efetiva necessidade” da autorização para portar armas.


    Cobrou explicações


    Exonerada no último sábado (4), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a ex-deputada federal Tia Eron (PRB) afirmou, em entrevista ao Globo, que cabe à ministra Damares Alves explicar a sua demissão. A ex-parlamentar evitou criticar a antiga chefe, a quem classificou como uma pessoa “capaz de acertar, se buscar sabedoria em fontes técnicas”.



  • 10/05/2019


    13.05.2019 10h05m
    Recomendar

    Sobe - Lojas periféricas do centro comercial de Feira por terem expectativa de venda maior que lojas tradicionais e de maior porte na cidade.


    Desce - Capes por suspender novas bolsas de mestrado e doutorado.


    Saúde


    Dois ex-presidentes do Esporte Clube Bahia têm visitado Feira em diversas oportunidades nos últimos meses, sempre andando pelo shopping, acompanhados de seguranças. Aliás, essa é a área que os dois sempre atuaram, incluindo a de prestação de serviços de mão de obra, em Salvador, inclusive, na Assembleia Legislativa. E aqui em Feira, pretendem ou já estão com negócios no município? Os contratos da Assembleia, logo depois que Marcelo Nilo assumiu, foram substituídos por uma outra empresa que ofereceu um preço bem menor.


    Defesa


    O ministro da Economia, Paulo Guedes, encerrou a audiência pública da comissão especial que discute a reforma da Previdência realizada na última quarta-feira (8), com uma defesa enfática do sistema de capitalização (poupança individual para cada trabalhador). Na conclusão de mais de oito horas de reunião, ele declarou que a capitalização para benefícios maiores que um salário mínimo amplia a inclusão financeira das camadas mais pobres.


    Segundo coluna


    O deputado federal Alexandre Frota (PSL) não faz mais parte da Comissão de Cultura da Câmara. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o parlamentar fará parte de uma comissão da Previdência.


    Lamentou


    O governador Rui Costa (PT) lamentou a morte do embaixador do Brasil no Líbano, na noite da última quarta-feira (8). O baiano Paulo Cordeiro de Andrade Pinto e sua mulher, Vera Lúcia Ribeiro Estrela de Andrade Pinto, foram vítimas de um acidente rodoviário na Itália.


    Depoimento


    O empresário Jorge Atherino disse que entregou R$ 500 mil recebido da Odebrecht para Pepe Richa, irmão do ex-governador Beto Richa (PSDB) e para Juraci Barbosa Sobrinho, tesoureiro da campanha de Richa em 2014, para caixa dois. As declarações foram dadas durante depoimento na última quarta-feira (8), na 23ª Vara Federal de Curitiba.


    Decisão


    Em nova derrota do ministro da Justiça, Sérgio Moro, a comissão do Congresso que avalia a medida provisória da reforma administrativa decidiu, por 14 votos a 11, retirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) da pasta comandada pelo ex-juiz e transferir o órgão para o Ministério da Economia. Um dos parlamentares a votar pela mudança foi o deputado baiano Elmar Nascimento (DEM).


    Articulação


    Parlamentares da bancada evangélica da Câmara Federal se articulam para tentar derrubar o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que flexibiliza o porte de armas para várias categorias, incluindo políticos eleitos e jornalistas. A política de armamento é umas das principais divergências em relação ao governo. Com 195 deputados, o grupo foi fundamental para a eleição de Bolsonaro.


    Afirmação


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou na última terça-feira (7), que pretende autorizar a caça submarina na região de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A área é protegida por decreto do ex-presidente José Sarney, que proíbe a pesca na região.



  • 09/05/2019


    09.05.2019 14h16m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura de Feira por reeditar publicação contemplando a construção de um prédio próprio para a Seduc no antigo FTC, além do centro de educação.


    Desce - PSL por descumprir prazo do TRE e não justificar gastos de anos anteriores.


    Defesa


    Na manhã de ontem (08), em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Isaías de Diogo (PSC) solicitou ao Poder Público a concessão da área do Parque de Exposição João Martins da Silva para recreação e encontro de paredões. Segundo ele, a cidade é de todos, e todos têm os mesmos direitos.


    Parabenizou


    Lulinha (DEM) parabenizou o político João Durval Carneiro pela passagem dos seus 90 anos. O edil também informou que solicitou ao prefeito Colbert Martins Filho a colocação de um busto na Avenida João Durval Carneiro, próximo à Escola Municipal Ana Brandoa, em homenagem a João Durval.


    Rebateu


    O líder da bancada governista, vereador Marcos Lima (Patriota) rebateu as críticas do seu colega José Menezes - Zé Filé (PROS) em relação a administração Municipal. Segundo ele, o Governo Municipal gasta com Saúde e Educação 50% do Orçamento.


    Anúncio


    O secretário-geral do PSL na Bahia, Alberto Pimentel, anunciou ontem (8), a destituição da deputada estadual Talita Oliveira da presidência do PSL Mulher no estado. Pimentel alegou que a correligionária tem criado “factóides” para atacar a atual executiva estadual da legenda.


    Forte declaração


    O presidente da República Jair Bolsonaro foi o entrevistado de Luciana Gimenez, no programa “Luciana By Night”, exibido na noite da última terça-feira (7), na RedeTV. Durante a entrevista, ele alegou que, no Brasil, o racismo é uma “coisa rara”, e que já “encheu o saco” a discussão sobre o tema.


    Denúncia


    Após participar de uma operação policial em Angra dos Reis, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), foi denunciado à Organização das Nações Unidas (ONU) pela deputada estadual Renata Souza (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia do Rio (Alerj). Segundo o G1, parlamentar já havia encaminhado documento semelhante à Organização dos Estados Americanos (OEA).


    Crítica


    Durante sessão plenária na tarde da última terça (7), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) fez críticas aos cortes realizados pelo governo federal no orçamento das instituições de ensino e defendeu que o Congresso se posicione a respeito. Ele ainda comparou as medidas tomadas pelo governo quanto à educação com atitudes do regime nazista alemão.


    Pesquisa


    A maioria dos brasileiros se diz favorável à realização de uma reforma na Previdência, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada ontem (8). O levantamento aponta que 59% dos entrevistados concordam que a reforma é necessária, enquanto 36% discordam, 5% não sabem ou não responderam e 1% não concordam nem discordam. Segundo o Ibope, no entanto, a maioria dos brasileiros (51%) é contrária à proposta apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro, enquanto 39% se dizem favoráveis e 10% não sabem ou não responderam.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia