Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 19/12/2020


    22.12.2020 12h15m
    Recomendar

    Sobe - Policiais militares da BCS do George Américo por atenderem pedidos de natal de 65 crianças, promovendo solidariedade.


    Desce - Caso de assédio, na Assembleia Legislativa de São Paulo, em que deputado apalpou seios de deputada em plenário.


    Jacarés


    O presidente Jair Bolsonaro revelou um dos seus medos sobre a vacina contra Covid-19: transformar seres humanos em jacarés. Bem, tendo em vista que a FDA (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) aprovou, a Rainha Elizabeth II será vacinada, Trump pediu que os americanos se vacinem, é de se orgulhar termos um líder que nos protegerá de virar jacarés.


    Jacarés II


    Mesmo não sendo especialista em mutação, acredito não ser possível que pessoas virem jacarés quando tomam vacinas, bem como é também impossível que viremos Homem-Aranha, caso picados por aranhas radioativas. O que é possível talvez, é que nem os jacarés estejam felizes com o presidente, já que seu habitat natural foi completamente dizimado por queimadas negligenciadas pelo mesmo.


    Comemoração


    O governador da Bahia, Rui Costa (PT), comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza a estados e municípios a comprarem vacinas contra o novo coronavírus aprovadas internacionalmente, a Anvisa, agência reguladora nacional, não libere o registro em até 72 horas após o pedido de uso emergencial dos fabricantes. De acordo com o petista, “o Brasil tem pressa” para evitar novas mortes causadas pela pandemia da Covid-19.


    Caso Flordelis


    A deputada federal Flordelis dos Santos de Souza admitiu ontem (18), durante uma audiência, que sabia que havia um plano para matar seu marido, o pastor Anderson do Carmo. É a primeira vez que Flordelis admite que tinha conhecimento de uma trama para matar o pastor. Flordelis contou que um dos filhos adotivos, Lucas, mostrou uma mensagem de texto recebida do celular dela mesma, pedindo que ele matasse Anderson. A parlamentar nega ter mandado a mensagem e diz que foi Marzy, outra das suas filhas, quem escreveu o texto e enviou. Ela diz que todas as pessoas da casa tinham acesso ao seu celular.


    Insultos


    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez ataques duros à imprensa e, durante uma formatura de policiais militares no Rio de Janeiro, colocou os policiais contra jornalistas. Na visão do governante, a mídia “defende canalhas” e “sempre estará contra” os agentes públicos de segurança. Os ataques de Bolsonaro ocorrem no dia em que duas reportagens de revistas semanais trazem novos detalhes sobre a suposta ajuda da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) à defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), seu filho mais velho, no caso das “rachadinhas” na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).


    Marketing


    João Doria (PSDB), governador de São Paulo, convidou os ex-presidentes brasileiros para serem imunizados contra o novo coronavírus. O tucano anunciou o plano de imunizar a população paulista a partir de 25 de janeiro, apostando no aval da Anvisa à CoronaVac. Entre os convidados, estão os petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, vistos como inimigos históricos políticos do tucano. José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer também foram convidados.


    O plano


    Em entrevista, Paulo Guedes admite que sugeriu a Bolsonaro que despachasse Weintraub para o Banco Mundial como forma de amenizar a relação com o STF. O intuito seria “apaziguar” os ânimos entre o governo federal e o Supremo Tribunal Federal (STF). Apoiadores do governo alguns dizem que a cabeça do ex-secretário foi entregue, e se revoltam com a postura de Jair e Guedes.


    Auxílio emergencial


    O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou na ontem (17), um projeto de lei que prevê o pagamento do auxílio emergencial por mais três meses, a contar de janeiro de 2021. Ele defende que o governo federal destine o valor integral de R$ 600 da ajuda financeira, em vez dos R$ 300 pagos no ciclo mais recente do programa social. Pelo texto da proposta, o pagamento do benefício também deve ser prorrogado por igual período, a depender da evolução da pandemia de Covid-19 e do processo de vacinação da população.



  • 18/12/2020


    18.12.2020 17h46m
    Recomendar

    Sobe - UPA do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), por campanha Natal Solidário que arrecada doações para Lar do Irmão Velho.


    Desce - Governo Federal por vetar instalação obrigatória de banda larga nas escolas públicas até 2024.


    Amante não tem lar


    STF decidiu: Amante não tem direito a pensão por morte. Quem diria que a sertaneja Marília Mendonça iria prever tendências jurídicas melhor que muito doutrinador por aí? Muito antes do Supremo tomar a decisão, no último dia 15, a cantora já se adiantava declarando nacionalmente que “amante não tem lar”.


    Não quer


    O presidente Jair Bolsonaro afirmou na última terça-feira (15), que não irá se vacinar contra a Covid-19. “Se minha vida está em risco, o problema é meu”, acrescentou, ressaltando que a imunização não pode ser obrigatória.


    Passado e presente


    Voltando um pouco a história, é interessante lembrar do movimento “Vaccination Act”, que tornou a vacinação obrigatória. Foi aprovado pelo Parlamento Britânico em 1853 contra as ligas anti-vacina formadas por religiosos e a classe trabalhadora que não confiava no Estado. Os britânicos estão mesmo anos á frente de nós.


    O primeiro


    O governo de Jair Bolsonaro se mostra irritado com a possibilidade da Argentina iniciar a vacinação de sua população contra a Covid-19 antes do Brasil. Principalmente os militares vêem com inquietude a possibilidade de o Brasil não ser o primeiro país na América Latina a iniciar a imunização. As informações foram reveladas por Caio Junqueira, na CNN Brasil. a Argentina, o processo deve começar na primeira quinzena de janeiro.


    Novo lar


    O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva se mudará em março para a Bahia. A notícia foi dada pelo senador Jaques Wagner em entrevista à TV Aratu, na quarta-feira. De acordo com Wagner, Lula planejava se mudar em dezembro, mas adiou os planos. O próprio senador ficou incubido de procurar uma casa para o ex-presidente.


    Expresso sertão


    A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de ontem (17), uma operação contra os crimes de fraude a licitações e de superfaturamento de contratos para prestação de serviços de transportes escolares à prefeitura de Juazeiro. A polícia cumpre, nesta ação, sete mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Juazeiro, no norte da Bahia, e três em Juazeiro do Norte, no Ceará. A ação foi batizada de “Operação Expresso Sertão”.


    Vacina Russa


    Na última quarta-feira (16), o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas afirmou que a vacina russa, Sputnik V deve começar a ser produzida no dia 5 de janeiro, em território brasileiro. Vale lembrar que o governo da Bahia tem um acordo com a Rússia para o recebimento de 50 milhões de doses do imunizantes.



  • 17/12/2020


    17.12.2020 16h04m
    Recomendar

    Sobe - Projeto do SESI Bahia que oferece a estudantes do Ensino Fundamental da rede pública a oportunidade de dar continuidade aos estudos parados em 2020.


    Desce - Secretário do Governo Federal que sem pressa para entregar a vacina no Brasil, afirma que não é necessário “ansiedade”.


    Unidos venceremos


    O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (16), que a solução para lidar com a pandemia passa pela união com os governos locais. A afirmação foi feita durante a cerimônia de apresentação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, no Palácio do Planalto.


    Caso Maurício


    Um deputado estadual que faz oposição ao governo Rui Costa (PT) disse ao site soteropolitano “bahia.ba”, na condição de anonimato, na manhã de ontem (16), que o afastamento do ex-secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa, alvo da Operação Faroeste, da Polícia Federal, traz um “desgaste enorme” para a Bahia.


    Caso Maurício II


    Segundo o parlamentar, o possível envolvimento de Barbosa e as prisões de desembargadoras do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) são apenas a “ponta do iceberg”. De acordo com o oposicionista: “eu acredito ser apenas o começo, a ponta do iceberg. Teremos uma quase Lava Jato na Bahia”, analisou.


    O injustiçado


    O presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista na última terça-feira (15), que Fabrício Queiroz, seu amigo e ex-assessor de Flávio Bolsonaro, na Assembleia do Rio, pagava suas contas e está sendo injustiçado na investigação que aponta o ex-policial militar como operador de um esquema de “rachadinha”.


    A vacina


    O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse ontem (16), a jornalistas que o plano de imunização nacional deve começar a ser aplicado em fevereiro do ano que vem. Inicialmente, Pazuello havia afirmado que a vacinação poderia começar em dezembro deste ano ou em janeiro de 2021. O novo anúncio foi dado após o lançamento oficial da nova versão do plano nacional de imunização.


    Renegociação


    O Senado aprovou, por 55 votos a 1, o projeto de lei complementar que prevê um plano de ajuda fiscal a estados e municípios. O texto amplia de seis para até nove anos a permanência dos estados no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O texto segue para sanção presidencial.


    Bolsa Família


    Em relatório sobre a situação econômica do Brasil, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) recomendou que o governo amplie o número de beneficiários e aumente o valor das parcelas do programa Bolsa Família. O documento, divulgado na quarta-feira (16), pelo organismo internacional conhecido como clube dos países ricos, sugere que essa ampliação seja feita a partir da economia gerada com o fim de reajustes acima da inflação para benefícios previdenciários.



  • 16/12/2020


    16.12.2020 17h58m
    Recomendar

    Sobe - Estado por conceder passe livre digital para deficientes do transporte intermunicipal.


    Desce - Governantes que colocam questões políticas, ideológicas ou eleitorais acima da ciência no processo de imunização dos brasileiros contra a Covid-19.


    Leis


    Do total de 66 leis aprovadas pela Câmara de Feira de Santana, este ano, 23 se encontram no Poder Executivo, aguardando por uma decisão do prefeito municipal, quanto a sancionar ou vetá-las - outras 43 foram sancionadas pelo gestor. A informação consta de relatório anual de atividades da Casa da Cidadania, elaborada pela Gerência Legislativa e divulgada ontem (15).


    A carta


    O secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, enviou uma carta aos senadores baianos, Jaques Wagner, Otto Alencar e Ângelo Coronel, solicitando que votem pela regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), garantindo que os recursos sejam destinados, exclusivamente, para o financiamento da Educação Pública, e sem nenhum repasse a instituições privadas sem fins lucrativos, conforme propõe o relator do projeto, Felipe Rigoni (PSB-ES).


    Positivo


    O deputado federal João Roma (Republicanos) está infectado com o coronavírus. A informação foi confirmada pelo próprio parlamentar em suas redes sociais ontem (15). “Testei positivo para a Covid-19. Tive sintomas leves e estou isolado em casa, mas atento ao quadro”, escreveu.


    Analise


    O Tribunal Penal Internacional (TPI) já está analisando as denúncias que recebeu contra o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). Bolsonaro foi alvo de denúncias de crimes contra a humanidade e incitação do genocídio de povos indígenas no Brasil.


    Vetou


    O presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou a proposta de repassar R$ 4 bilhões da União aos municípios com mais de 200 mil habitantes e, também, aos estados e ao Distrito Federal. A verba tinha objetivo de garantir o serviço de transporte público coletivo de passageiros em razão da pandemia da Covid-19.


    Arrependido


    O cantor e compositor cearense Raimundo Fagner se declarou descontente com o comportamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Eleitor de Bolsonaro na última eleição, o artista, em entrevista do jornal O Globo, disse que a atuação do chefe do Executivo do País é “ridícula”.


    Sem parabéns


    Brasil é o único membro do G20 que ainda não parabenizou Biden pela vitória nos EUA. Após os presidentes da Rússia e do México enviarem cartas a Joe Biden depois que o Colégio Eleitoral dos EUA confirmou na noite de segunda (14), sua vitória nas eleições, Jair Bolsonaro é o único mandatário entre os membros do grupo de maiores economias do planeta que não divulgou sua mensagem. 



  • 15/12/2020


    16.12.2020 11h37m
    Recomendar

    Sobe - Projeto “Versos de Mulher” por ser um dos principais meios de combate a violência contra mulher em Feira e outras cidades da Bahia.


    Desce - Garimpos no norte da Bahia que mantinham trabalhadores em condições análogas às de escravos, em pleno 2020.


    Pesquisa


    Em pesquisa feita pelo Instituto Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, no último sábado (12), foi apresentado o dado que o índice de brasileiros que não pretendem se vacinar contra a Covid-19 aumentou nos últimos meses e já chega a 22%, o porcentual é muito superior aos 9% que haviam declarado recusa ao imunizante em pesquisa realizada em agosto, também pelo Datafolha.


    Eleições 2022


    Ao site Bahia Notícias, o presidente estadual do DEM, deputado federal Paulo Azi admitiu que o prefeito de Salvador – e presidente nacional democrata -, ACM Neto, deve ser mesmo o candidato do partido ao governo da Bahia em 2022. “Esse é um desejo muito forte, há muito tempo existe uma necessidade de milhões de pessoas que vivem no interior do estado, pedem e querem que esse modelo de gestão que foi implementado em Salvador”, disse Azi.


    Sem recesso


    O presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEMRJ), voltou a defender a suspensão do recesso parlamentar de janeiro para que pautas emergenciais sejam votadas. “[...] Sou a favor que o Congresso trabalhe em janeiro para aprovar, principalmente, a PEC emergencial. Não há outra solução, já que o decreto de calamidade não será prorrogado”, disse Maia.


    Mesários


    Os mesários que deixaram de comparecer aos trabalhos eleitorais, no dia 15 de novembro, data do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, têm até hoje (15/12) para apresentar justificativa ao juízo eleitoral. Quem não apresentar a justificativa poderá pagar multa, que varia de 50% a um salário mínimo. O Código Eleitoral prevê ainda que, se o mesário faltoso for servidor público ou de autarquias, a pena será de suspensão de até 15 dias.


    Atendimento online


    O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) voltou a atender os eleitores por meio do site do órgão. Também pela internet é possível solicitar a emissão da certidão de quitação eleitoral. Além disso, os eleitores poderão fazer o primeiro título, realizar a transferência de município, revisar e alterar dados e ainda regularizar o título que foi cancelado.


    Temer


    O nome do ex-presidente Michel Temer (MDB) está sendo cortejado para assumir um ministério no governo de Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o ex-presidente deve assumir o Itamaraty, substituindo o cataclísmico Ernesto Araújo.


    Erro político


    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o maior erro político cometido pelo governo até agora foi não se preparar para comprar a vacina contra o novo coronavírus. “Esse é o tema que pode gerar o maior dano de imagem. As pessoas estão começando a entrar em pânico, em desespero”, disse Maia.


    Positividade


    O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a prever que o Brasil chegará ao fim do ano de 2020 com uma perda zero de empregos formais no acumulado do ano, apesar dos impactos da pandemia de Covid-19 sobre a economia. Guedes destacou que mesmo o setor de serviços, o mais afetado pela crise, tem criado empregos nos últimos meses. “E já há muitos setores muito além do que estavam antes da pandemia”, completou. 



  • 12/12/2020


    14.12.2020 17h33m
    Recomendar

    Sobe - A Globo por contratar Renata Silveira, para ser narradora de eventos esportivos da emissora.


    Desce - Bolsonaro por insistir ainda em informar que a Covid já está na fase final.


    Criticou


    O vereador Edvaldo Lima (PSB) em pronunciamento esta semana, na Câmara Municipal, fez duras críticas a Elias Tergilene, responsável pela gestão do Shopping Popular, onde estão sendo abrigados os vendedores ambulantes que se encontravam espalhados pelas ruas do centro de Feira de Santana. Ele se referiu à atitude do empresário, que esta semana cerceou a palavra do vereador Luiz da Feira (PROS) em um encontro com camelôs para discutir assuntos relacionados ao entreposto. “Esse empresário chegou a expulsar o nosso colega da reunião, mesmo sendo Luiz um vereador e também vendedor que tem um boxe no Shopping. Eu pagaria pra ver se faria isso com o vereador Edvaldo Lima. Teria que me matar para isto acontecer”, afirmou.


    Desafiou


    O vereador foi autor de uma Moção de Repúdio aprovada por unanimidade pela Câmara, recentemente, contra Tergilene, em razão do desrespeito cometido a Luiz da Feira. “Haverá outras reuniões e eu estarei lá, quero ver se ele tem coragem de me expulsar”, disse Evaldo Lima indignado.


    Contribuição


    A contribuição patronal mensal da Prefeitura de Feira de Santana à Previdência Municipal vai praticamente dobrar em 2021, em relação ao percentual deste ano, passando dos atuais 30,31% para 60,25%. A alteração está prevista no Projeto de Lei Complementar 007/2020, de autoria do Poder Executivo, aprovado por maioria dos vereadores em sessões extraordinárias realizadas pela Câmara, esta semana. Este total representa a soma da contribuição patronal normal, de 18,75% (a parcela do servidor é de 14%), e a denominada especial, determinada em 41,50%, necessária em virtude do cumprimento de um Plano de Amortização para Equacionamento do Déficit Anual do Regime Próprio de Previdência Social do Município (RPPSM).


    Contrários


    Os vereadores Roberto Tourinho (PSB), Josafá Ramos (Patriota) e Zé Filé (PSD) votaram contrário ao Projeto do Executivo sob alegação de que a matéria “carece de explicações técnicas”. Para Tourinho, antes de o projeto ser encaminhado para votação, o Governo deveria enviar à Câmara um técnico da Previdência Municipal para que dúvidas fossem dirimidas.


    Uma casa apenas


    O Presidente nacional do Democratas, o prefeito de Salvador, ACM Neto, disse ontem (11), que o partido terá candidato à presidência em apenas uma das Casas Legislativas. Caso a escolha seja pela Câmara dos Deputados, a opção do partido será o baiano Elmar Nascimento. Se a decisão for por ter um nome no Senado, este será o do senador Rodrigo Pacheco (DEM-RO). “Essa definição vai acontecer nos próximos dias e horas. Posso garantir que o partido terá candidato em uma das Casas. A definição será harmônica. Não haverá disputa interna no Democratas”, assegurou Neto, em entrevista coletiva durante inauguração da Escola Municipal Nova Sussuarana.


    Defensoria


    A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) quer estruturar uma nova atuação em prol da defesa da mulher dentro do Tribunal de Justiça (TJ-BA) para prestar uma assistência integral e mais efetiva em casos de violência doméstica. A proposta foi discutida em um encontro entre defensoras e defensores públicos de 1º e 2º grau. Na reunião, que aconteceu de forma virtual, foram apresentados os objetivos, desafios e tarefas dessa nova atuação, que inclui criar um fluxo de inserção da Defensoria dentro desse espaço estratégico como uma forma de fortalecer a atuação da instituição, visibilizar e dar voz a essas mulheres que sofrem com violência doméstica e familiar e, assim, terem suas demandas agilizadas.


    Argentina


    O projeto de lei que legaliza o aborto na Argentina foi aprovado pela Câmara dos Deputados do país ontem (11), em uma votação apertada. O texto teve 131 votos favoráveis, 117 contrários e 6 abstenções. Agora os senadores argentinos é que irão analisar o projeto. As informações são de reportagem do portal Metrópoles parceiro do Bahia Notícias. Na Câmara, a discussão sobre o texto levou mais de 20 horas. A matéria lembra que em 2018, a Câmara dos Deputados argentina chegou a aprovar um texto similar, com uma margem ainda menor: foram 129 favoráveis e 125 contra. Em seguida, o projeto foi rejeitado no Senado. O texto autoriza que a interrupção seja feita até a 14ª semana de gestação. Deverá ser feito em um prazo de até 10 dias do pedido.



  • 11/12/2020


    14.12.2020 17h31m
    Recomendar

    Sobe - A Anvisa por aprovar o uso emergencial em caráter experimental de vacinas contra a Covid-19.


    Desce - O presidente Jair Bolsonraro por seguir minimizando os efeitos da pandemia.


    Cobrança


    O prefeito Colbert Martins Filho e o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, devem fiscalizar o cumprimento do contrato do Shopping Popular por parte do presidente do Consórcio que administra o equipamento, Elias Tergilene. A cobrança está sendo feita pelo vereador Eli Ribeiro (Republicanos). Em pronunciamento hoje (9), na Câmara, ele disse que as autoridades municipais também devem tomar uma providência para atender as reivindicações dos comerciantes.


    Questionamento


    Eli questiona sobre a ausência das escadas rolantes e elevadores que estavam previstos no documento, mas ainda não foram instalados no entreposto. “Não tinha que ter escada? elevador? Cadê esse contrato? Eu acredito que tenha que haver uma fiscalização por parte da Prefeitura. O que eu vejo é a insatisfação das pessoas com o Shopping Popular, nem parece que ele é do povo”.


    Banco e lotérica


    Um dos principais críticos do Consórcio Popular e seu presidente, o vereador Luiz da Feira voltou a cobrar na Câmara que a Prefeitura faça valer um decreto por ela publicado que estipula a taxa de condomínio do Shopping em R$ 28 por metro quadrado de cada boxe. Segundo ele, o empresário Elias Tergilene atropelou a decisão governamental e está exigindo R$ 40 dos camelôs. “Foi divulgado nas rádios, nos sites. No outro dia, o dono do shopping disse: vai ser R$ 40, quem manda sou eu, o shopping é meu”. Lembrou que o empreendimento seria inaugurado com escada rolante, elevador, agência bancária e Lotérica funcionando, o que não aconteceu. Segundo ele, o local deveria ser destinado aos vendedores ambulantes da cidade mas tornou-se um empreendimento particular. “O empresário cresceu o olho. Eram 1.800 boxes e 30 lojas âncoras. Ele fez, destas, mais 2.200 pontos para vender”.


    Uber ou 99


    O vereador Isaias de Diogo classificou com falsa a informação que ele estaria defendendo, na Câmara, o retorno da Blitz do IPVA em Feira de Santana. Ele observa que sua sugestão também não se trata de querer impedir que as pessoas consumam bebidas alcoólicas, mas de conscientizá-las que não é permitido combinar o uso ao ato de conduzir um veículo. “Quem gosta de beber, pode até encher a cara, mas depois ligue para o Uber ou 99”, disse, citando aplicativos de transporte. Quanto ao “Repórter Bicudo”, Isaías conclui que, pela atitude, estaria “zombando das famílias enlutadas por parentes que tiveram as vidas ceifadas no trânsito, com comentários pejorativos”. Para o vereador, repórteres “de verdade” em Feira de Santana, que fazem cursos de formação e “não brincam com os sentimentos das famílias”, acabam sendo manchados por parte de alguem “que não tem nenhuma credencial”.


    Testou


    A assessoria do prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), confirmou ontem, que ele testou positivo para a Covid-19. Em comunicado foi informado que ele se encontra em isolamento domiciliar e apresenta quadro assintomático. Desde o início da pandemia, o vice-prefeito vem realizando testes rotineiramente. A detecção da Covid-19, no entanto, foi confirmada por meio de um exame realizado na quarta (9). Ainda de acordo com sua assessoria, Bruno Reis está bem e cumpre todos os protocolos sob orientação médica.


    Outros casos


    Também testaram positivo para Covid-19, o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, e o ex-presidente estadual do PT, Jonas Paulo, estão infectados com o coronavírus. A informação foi dada pelo presidente do partido no estado, Éden Valadares.



  • 10/12/2020


    10.12.2020 10h27m
    Recomendar

    Sobe - Medida da Prefeitura que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos.


    Desce - Ministros que se desentenderam e brigaram pelo whats o que resultou na demissão de um deles.


    Nova comendadora


    Uma soldado da Polícia Militar com 21 anos de serviços prestados à corporação, também professora de Português, pesquisadora e escritora, receberá da Câmara de Feira de Santana, através de iniciativa do vereador Sargento Josafá Ramos (Patriota), a mais importante honraria da Casa, a Comenda Maria Quitéria. Projeto de Decreto Legislativo concedendo o reconhecimento a Aretuza Pereira dos Santos que foi aprovado por unanimidade do plenário na terça (08).


    Ao maestro


    Dedicada a personalidades que tenham “relevantes trabalhos em prol do desenvolvimento educacional e cultural do município”, a Medalha Princesa do Sertão será entregue pela Câmara de Feira de Santana a um maestro. Com intensa atuação na cidade, Luciano da Silva Correia Leocádio é o coordenador do Departamento de Música da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Feira de Santana (DEMU).


    Segurança


    O Governo Municipal deverá selecionar com “bastante critério”, recomenda o vereador Cadmiel Pereira (DEM), as vias públicas na sede e zona rural que devem primeiro receber a futura iluminação de LED, com instalação prevista para começar em 90 dias, conforme anunciou esta semana o prefeito Colbert Martins Filho (MDB).

     

    Limpeza


    Uma grande operação de limpeza, tapa-buracos, recolhimento de entulho e capinação de vias públicas está sendo realizada pela Prefeitura Municipal, no bairro Conceição, nos últimos dias, de acordo com o vereador Lulinha. Em pronunciamento ontem (9), na Câmara, ele parabenizou ao prefeito Colbert Martins Filho pelo trabalho e disse que mais de 300 ruas estão sendo beneficiadas naquela comunidade.


    Antecipou a demissão


    O presidente Jair Bolsonaro antecipou para ontem mesmo, a demissão do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O cargo faria parte da reforma ministerial prevista para o início de 2021, e deveria ser entregue a um nome indicado pelo centrão.


    Antecipou a demissão II


    De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o chefe do Executivo avaliou como insustentável a permanência de Marcelo Álvaro depois dele brigar com o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo. Em um grupo de WhatsApp, o até então ministro Turismo acusou o general de negociar seu cargo com aliados de Bolsonaro no Congresso.


    Negro no poder


    O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou ontem (9), o novo secretário de Defesa do país, Lloyd Austin, que é um general aposentado com quatro estrelas. Austin será o primeiro negro da história a ocupar o cargo no país.


    Negro no poder II


    O novo secretário de Defesa tem 67 anos e foi chefe do Comando Central responsável pelas operações no Iraque, Afeganistão, Iêmen e Síria. O general do Exército ocupou esse posto de 2013 a 2016, quando se aposentou após quase 40 anos de serviço.


    Destaque parlamentar


    A deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL/BA) foi premiada pelo Ranking dos Políticos como a melhor parlamentar baiana, em 2020, segundo os critérios de atuação anticorrupção, antiprivilégio e antidesperdício. A premiação foi entregue na tarde de terça-feira passada, no gabinete da parlamentar feirense em Brasília. No ato, ela foi representada pela chefe de gabinete Ana Lúcia Lobato.



  • 09/12/2020


    09.12.2020 15h27m
    Recomendar

    Sobe - Vacina de Oxford por ser a 1ª a ter resultados da fase 3 de testes publicados.


    Desce - Aqueles que participam de eventos com aglomeração, bem como seus produtores, em claro desrespeito à saúde pública em tempo de pandemia.


    Reunião da Mesa


    A mesa diretiva da Câmara Municipal de Feira de Santana esteve reunida na manhã de ontem, para tratar sobre assuntos concernentes à reta final desta legislatura, que se encerra em 31 de dezembro. O mais novo membro da equipe é o vereador Eli Ribeiro (Republicanos) que foi eleito no último dia 1º, pós saída de Eremita Mota, que foi comandar a Educação municipal.


    Reunião da Mesa II


    Além de Eli, a equipe gestora da Casa tem os seguintes integrantes: José Carneiro Rocha (MDB) - presidente; Alberto Nery (PT) - 1º vice-presidente; Marcos Lima (DEM) - 2º vice-presidente; Lulinha (DEM) - 3º vice-presidente; Cadmiel Pereira (DEM) - 1º secretário; Eli Ribeiro (Republicanos) - 2º secretário; Fabiano da Van (MDB) - 3º secretário e Gerusa Sampaio (DEM) - corregedora. Destes só permanecerão na Casa, ano que vem, Carneiro, Eli e Gerusa. Os demais não conseguiram se reeleger.


    Ângelo


    O deputado Ângelo Almeida começou a semana recebendo os companheiros do seu partido, PSB, na Assembleia Legislativa da Bahia-ALBA. Entre os visitantes, estavam a deputada federal Lídice da Mata, presidente da legenda na Bahia e o prefeito eleito de Madre de Deus, Dailton Filho. Quem também esteve na ALBA foi o vereador eleito em Feira de Santana, Galeguinho SPA, aquele que assinou termo de compromisso em doar todo o seu salário de parlamentar para instituições sociais. Membro do mesmo partido, SPA foi recebido também pelo deputado Ângelo, na última segunda-feira (7). Na conversa, Galeguinho e Angelo discorreram sobre a importância do incentivo aos artistas feirenses por parte do Governo do Estado.


    Carlos Geilson


    Quem está afastado das redes sociais, sobretudo do instagram é o deputado estadual Carlos Geilson. A última postagem do ex-candidato a prefeito de Feira, no primeiro turno das eleições deste ano, data da semana passada, quando ele gravou um vídeo agradecendo seus eleitores e parabenizando Colbert Filho (MDB) pela eleição, no segundo turno realizada no último dia 29. Depois de disso, Geilson se calou.


    Feliciano em Feira


    O deputado federal Marco Feliciano, em avaliação do vereador Cadmiel Pereira (DEM), teve papel importante na campanha, em 2º turno, do prefeito reeleito Colbert Martins Filho (MDB). Junto a ele o pastor e deputado Abílio Santana e o pastor Marcos Antônio.


    Feliciano em Feira II


    Ele revelou em pronunciamento na Câmara que o parlamentar e um dos líderes nacionais do movimento evangélico na política, esteve na cidade, na reta final da disputa eleitoral, para participar de um evento na Gelateria Italiana. Feliciano é aquele mesmo que foi denunciado por tentativa de estupro e agressão em 2016, pela servidora Patrícia Lélis da Câmara Federal.


    Mobilidade Urbana


    Uma superintendência destinada a planejar políticas públicas de mobilidade urbana e executar ações para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência aos mais diversos locais, em Feira de Santana, está sendo proposta pelo vereador Roberto Tourinho (PSB) ao Governo Municipal. Em discurso na Câmara, ele defendeu que um órgão nessa área promoveria medidas de ampliação da acessibilidade e inclusão social entre os feirenses. 



  • 08/12/2020


    08.12.2020 11h45m
    Recomendar

    Sobe - STF por fazer valer a Constituição e não permitir reeleição na Câmara e no Senado Federal.


    Desce - Delegado preso por manter plantio de maconha para comercialização.


    Blitz


    A realização de blitz com bafômetro, principalmente nos fins de semana, “para conscientizar os motoristas”, é medida que deve ser adotada em Feira de Santana, imediatamente, diante do elevado índice de acidentes automobilísticos registrados na cidade nos últimos dias, adverte o vereador Isaías de Diogo (MDB).


    Touro do Sertão


    O Fluminense de Feira, bicampeão estadual nos anos de 1963/1969, “precisa de projeto”, afirma o vereador e torcedor do tradicional clube baiano, Cadmiel Pereira (DEM). Ele fez um pronunciamento sobre a situação da agremiação na sessão desta segunda, 07, da Câmara Municipal. Em tom de cobrança, adverte ao atual presidente tricolor, o ex-deputado estadual Pastor Tom (Ewerton Carneiro, também ex-vereador): “Ele tem a intenção de renovar o time, mas precisamos de planejamento”.


    Amigo de Colbert


    O 2º turno da eleição para prefeito em Feira de Santana, no entendimento do vereador Lulinha (DEM), mostrou ao candidato reeleito, Colbert Martins Filho (MDB), “quem de fato é seu amigo”, entre políticos que até então estavam ao seu lado. “Foi importante para ele identificar os que devem permanecer (em seu grupo de aliados)”, disse ele, em pronunciamento na Câmara.


    Esclarecer


    O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro, deverá prestar esclarecimentos sobre uma pavimentação que está inconclusa na Rua Caurama, à altura da residência nº 312, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, é o que determina o requerimento 178/2020, de iniciativa do vereador Luiz da Feira (PROS), aprovado por unanimidade, na sessão de segunda-feira (07), da Câmara.


    Utilidade pública


    Localizada no bairro Conceição (a sede fica na Rua Itatiaia), receberá o título de Utilidade Pública a Associação dos Moradores do Residencial Viver Alto do Rosário - AMAV. O reconhecimento da Câmara é o que propõe o Projeto de Lei 117/2020 de autoria do vereador Carlito do Peixe (DEM).


    Utilidade pública II

     

    A entidade presta assistência a várias comunidades do bairro Conceição e adjacências com as atividades de formulação e desenvolvimento de programas de prevenção e assistência social, educacional e cultural, bem como atua também na busca de atendimento médico e oftalmológico, distribuição de roupas e cestas básicas, além de viabilizar cursos, seminários e palestras, uma gama de serviços destinados à população assistida.


    Samba de Roda


    Feira de Santana vai passar a comemorar anualmente em 28 de janeiro, conforme aprovado pela Câmara, o Dia do Samba de Roda São Francisco do Rosário. Projeto de Lei de autoria do vereador Luiz da Feira (PROS) incluindo o evento no Calendário Oficial do Município, passou pelo crivo dos vereadores em segunda e última votação na segunda (7).


    Proteção de animais


    O Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Bem-estar dos Animais vai passar a contar com um integrante independente (com pelo menos, três anos de comprovada atividade e indicado pelas ONGs já participantes do órgão) que atue na causa. Também terá um outro integrante, representando a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. As alterações estão previstas em Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo aprovado em segunda discussão na sessão legislativa de segunda-feira (07). A proposta altera o artigo 4º da Lei 4.002/2019 que criou o Conselho.



  • 05/12/2020


    07.12.2020 10h53m
    Recomendar

    Sobe - Convenção de Pastores da Assembleia de Deus, que pela primeira vez na história, contou com a presença de um presidente da República.


    Desce - Ministros do STF por abrirem brecha para Senado e Câmara ferirem à Constituição Brasileira.


    Beldes na Seduc


    O atual chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Beldes Ramos, assume interinamente a titularidade da pasta. De acordo com decreto publicado em edição extra do Diário Oficial de ontem, a razão para tal mudança é o afastamento da secretária Eremita Mota para tratamento de saúde. Beldes responderá cumulativamente pelos dois cargos.


    E a constituição?


    O vice-presidente Hamilton Mourão disse ontem (4), que a Constituição Federal é clara sobre a impossibilidade dos presidentes da Câmara e do Senado tentarem a reeleição em uma mesma legislatura. O general da reserva ponderou, no entanto, que o STF (Supremo Tribunal Federal) tem o “arbítrio para interpretar da forma que melhor lhe aprouver”. “Acho que a Constituição Federal é clara. Não pode. Eu acho que teria que mudar a Constituição, mas o Supremo tem, vamos dizer, tem o arbítrio para interpretar da forma que melhor lhe aprouver”, afirmou.


    Verde e amarela


    A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (3), a Medida Provisória 996, que criou o programa habitacional Casa Verde e Amarela. Lançado em agosto, o novo programa é uma reformulação do Minha Casa, Minha Vida, com foco na regularização fundiária e na redução da taxa de juros, para aumentar o acesso dos cidadãos ao financiamento da casa própria. A matéria segue para análise do Senado.


    Verde e amarela II


    A meta do programa é atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda com o financiamento habitacional até 2024, um incremento de 350 mil residências em relação ao que se conseguiria atender com os parâmetros atuais. Isso é possível em função de negociações com o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que subsidia o programa, e com a Caixa Econômica Federal, que é o agente financeiro.


    Verde e amarela III


    O conceito de faixas de renda do Minha Casa, Minha Vida foi alterado para grupos no Casa Verde e Amarela. São eles: Grupo 1, famílias com renda de até R$ 2 mil; Grupo 2, famílias com renda entre R$ 2 e R$ 4 mil; e Grupo 3, famílias com renda entre R$ 4 mil e R$ 7 mil.

     

    Absolvido


    Apontado como provável candidato do bloco Centrão à presidência da Câmara, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi absolvido da acusação de peculato (desvio de recursos públicos). A sentença foi proferida pelo juiz Carlos Henrique Pita Duarte, do Tribunal de Justiça de Alagoas. O líder do Centrão era acusado de chefiar um esquema de rachadinhas quando foi deputado estadual (2001-2007). Além da absolvição, o magistrado decretou a nulidade de todas as provas que deram base à denúncia.


    Vacinação


    O julgamento de ações sobre o plano de vacinação contra a Covid-1 foi suspenso ontem (4), pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação havia sido iniciada em um plenário virtual e precisou ser adiada, a pedido do ministro Luiz Fux.


    Vacinação II


    De acordo com o portal IG, a ação foi protocolada pelos partidos Cidadania, PSOL, PT, PSDB e PC do B para que um plano preliminar de vacinação fosse apresentado. O Ministério da Saúde até apresentou o plano na terça-feira (1º), mas sem informar datas para as etapas.



  • 04/12/2020


    04.12.2020 12h09m
    Recomendar

    Sobe - Trabalhos desenvolvidos no Hospital Clériston Andrade por serem premiados no 18º Encontro Nacional da Anvisa.


    Desce - Medida que deixa o botijão de gás de cozinha mais caro.


    O polêmico “arrasou”


    Ainda repercute negativamente na cidade o comentário da vereadora reeleita e licenciada Eremita Mota, atual secretária municipal de educação. Ela, que aceitou o cargo no executivo em troca de apoio político à reeleição de Colbert Martins (MDB) comentou uma postagem de uma carreata petista: “Arrasou”, escreveu ela. Em entrevista ontem, o prefeito, também reeleito, disse que cumpriu os acordos com a vereadora, mas a reciproca não foi verdadeira. Em sua rede social, ontem, Eremita disse que estava infectada pelo novo coranavírus durante a campanha e que espera entendimento da parte de todos. “Nos vemos já, já”, postou.


    Disseminar Covid-19


    O artigo 267 do Código Penal prevê como conduta criminosa o ato de causar epidemia, disseminando agentes patogênicos (vírus, germes, bactérias, entre outros). A pena prevista é de 10 a 15 anos de reclusão. Caso a epidemia causada resulte em morte, a pena é aplicada em dobro. Se a pessoa causou a epidemia sem intenção, ou seja, de maneira culposa, a pena é mais branda, 1 a 2 anos de detenção ou 2 a 4, se houver morte.


    Repercussão


    Aumenta significativamente, em Feira de Santana, a proporção de mulheres infectadas pelo vírus HIV, em relação aos homens, crescimento que tem se verificado principalmente no período de pandemia de Covid-19. Os dados foram apresentados em reportagem do jornal “Folha do Estado” esta semana e preocupou a vereadora Gerusa Sampaio (DEM).


    “Nem comércio, nem nada”

     

    É o que afirma o vereador Edvaldo Lima (MDB), contrário ao fechamento de atividades econômicas em virtude da pandemia de coronavírus. Ele fez a advertência em virtude de especulações, nos meios políticos, de que o prefeito Colbert Martins Filho (MDB) determinaria a suspensão do funcionamento de lojas de diversos segmentos após o período das eleições, diante de recentes índices elevados de contaminação pela doença. Para Edvaldo, é necessário “enfrentar a guerra com a segurança necessária e determinação dos que estão na linha de frente”, mas a cidade “não pode parar”.


    Demissões

     

    A imprensa da capital afirmou que o governador Rui Costa (PT) começou a mexer nas peças do tabuleiro administrativo da Bahia. Isto por conta do alto número de exonerações publicadas na edição de ontem, do Diário Oficial, sobretudo no âmbito da Ouvidoria Geral, instância que era comandada pelo deputado estadual Carlos Geilson, que fez oposição ao candidato petista em Feira de Santana, no segundo turno. Muitos dos demitidos eram indicação do também radialista Geilson.


    Evangélicos na Câmara


    Esta semana o plenário da Câmara Municipal esteve movimentado com a presença de diversos cristãos protestantes, sobretudo na terça-feira (1º), quando o município celebra o Dia do Evangélico. Bispo José de Arimateia, deputado estadual pelo Republicanos e ex-candidato a prefeito no primeiro turno foi a presença mais comentada. Além dele, pastores e bispos e vereadores cristãos eleitos também compareçam e, até mesmo, já ensaiaram como será a bancada evangélica na Casa a partir de 2021.


    Bloco


    Seis parlamentares do Democratas e do MDB passam a compor um novo bloco na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A formação será liderada pelo deputado Luciano Simões Filho (DEM), com vice-liderança de Kátia Oliveira (MDB). Em nota à imprensa, a deputada lembrou que os partidos são parceiros que buscam trabalhar pela Bahia.


    Bloco II


    Nas eleições deste ano, a relação ficou mais evidente. O prefeito ACM Neto, também presidente nacional do DEM, fez campanha para Herzem Gusmão e Colbert Martins, em Vitória da Conquista e Feira de Santana, respectivamente. Além disso, os vices em ambas as chapas eram do partido democrata.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia