Em cima da hora:
Baile Municipal de Bezerros vende ingressos para show de Araketu
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 22/08/2020


    24.08.2020 20h36m
    Recomendar

    Sobe - Brasil por criar mais 131 mil postos formais de trabalho em julho.


    Desce - Homem que tentou se disfarçar de agente da Vigilância Sanitária para aplicar golpe.


    Articulação


    Ontem, em uma churrascaria da cidade, 10 vereadores da base governista estavam reunidos e a intenção foi apoiar e solidarizarem-se com o nome do colega também vereador, Justiniano França para compor a chapa de vice de Colbert. Eu acho que Justiniano é um bom nome, mas aí, também fico pensando, o encontro foi orquestrado como pano de fundo para tirar de tempo Zé Chico e Fernando de Fabinho?! Pensamento de quem não tem o que fazer.


    Haja óleo santo


    Carlos Geilson foi o entrevistado de ontem (21), no Rotativo News, comadado por Joilton Freitas. Lá, depois de render homenagens merecidas ao deputado Targino Machado, ele declarou que o nome do seu vice será indicação de Machado e insistiu na mesma palavra santa, que se revestiu na entrevista da semana passada, quando foi ele o escolhido para candidato a prefeito e reafirmou que Targino daria a unção ao nome (do vice). Daí deve nascer uma chapa sagrada.


    Lixo


    A licitação da limpeza pública, em Feira de Santana teve início ontem, com habilitação dos concorrentes. Uma das empresas tentou inabilitar a Sustentare por ação da CGU - Corregedoria Geral da União - que a impede de participar de licitações com o poder público. O pedido foi lavrado em ata, depois da insistência do recorrente junto à comissão, que não queria registrar o recurso. Mas, em fim, acatou e o processo prosseguirá na próxima semana. Isso vai feder!


    Derrubou


    A Prefeitura de Feira de Santana conseguiu derrubar, ontem (21), uma liminar da APLB-Sindicato na ação que trata do pagamento de gratificação dos professores da rede municipal. A decisão é do desembargador Lourival Almeida Trindade, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Mais informações na página 10 desta edição.


    Wagner


    O senador Jaques Wagner (PT), comentando a pré-candidatura do deputado federal Zé Neto, a prefeito de Feira de Santana, no programa da Princesa FM Bom Dia Feira, do radialista Dilson Barbosa, disse que chegou a hora da cidade dar uma oportunidade ao petista. “Zé Neto está maduro e chegou a hora de ser prefeito”, declarou.


    Aedes aegypti


    O incentivo ao cultivo da citronela, como método natural de combate ao mosquito Aedes aegypti, é lei em Feira de Santana número (336/2018). A Câmara vai pedir ao Poder Executivo o cumprimento do dispositivo, de autoria do vereador Lulinha (DEM).


    Manteve


    A Câmara dos Deputados decidiu manter o veto do presidente Jair Bolsonaro à concessão de reajustes salariais a servidores públicos que estão na linha de frente do combate à pandemia no Brasil. O congelamento dos salários é válido até 2021. A votação foi finalizada na noite de quinta-feira (20).


    Adiada


    O Senado adiou para às 16h, da terça-feira (25), a votação da PEC 26/2020. Esta proposta de emenda à Constituição torna permanente o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A nova data foi confirmada pelo presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Com parecer favorável à manutenção do texto aprovado pela Câmara, a matéria iria a plenário na quinta-feira (20), mas a apreciação de vetos presidenciais em sessão do Congresso Nacional não permitiu a realização da programação isolada na Câmara Alta. A PEC 26 será o único item da pauta na terça-feira. 



  • 21/08/2020


    21.08.2020 12h27m
    Recomendar

    Sobe - Policiais penais por entregarem quase 2 toneladas de alimentos para famílias carentes de Feira de Santana.


    Desce - O prefeito de Irecê por ter sido denunciado ao Ministério Público Estadual (MPE) pelo TCM por improbidade administrativa.


    Ungido


    Entrevistado no programa Acorda Cidade, o pré-candidato a prefeito Carlos Geilson disse que, recebeu a unção por Targino Machado e que por isso se sente mais fortalecido. É bom Geilson saber que essa sua posição só terá o valor que espera ter, se atender ao “espírito santo” no pé de orelha, no caso Targino. Se não seguir as orientações a unção perde a validade.


    Ronaldo de pijama


    Na mesma entrevista, Geilson sugeriu que José Ronaldo vestisse pijama e fosse aproveitar melhor a vida, em família. Geilson atacou Colbert, no que está certo, por este ser seu concorrente, mas para Ronaldo, que é o apoiador principal de Colbert, mandou um recado cuidadoso, de proteção, ao que ele acha que é para uma pessoa idosa. Targino não vai querer saber desse tratamento cordial. Em política, como no jogo, não cabe conversinha de amizade ressentida com adversário.


    Agora vai


    O governador Rui Costa que seduziu Carlos Geilson para se aliar a ele quando se reelegeu e Geilson perdeu prometendo um espaço no governo do tamanho da importância de Feira de Santana, não entregou a promessa. Pressão dos partidos que já estavam comendo poeira com ele não aceitou dividir espaço com o novo aliado. O governador acomodou Geilson na ouvidoria. Durante o período que lá esteve murmurava desanimado com o tamanho da importância de Feira. O Governador, agora, quer conversar com Geilson. Agora?!


    Farinha do mesmo saco


    O presidente Bolsonaro que saiu do PSL falando cobras e lagartos do presidente nacional do partido, Luciano Bivar, agora, acena para seu retorno ao partido que o elegeu, e ele abandonou. É então de se dizer: quem se mistura...


    Sustento


    Já existem em Feira de Santana cerca de 12 mil vendedores, espalhados pelas ruas, estima o vereador Luiz da Feira (PROS), mas muitos deles não estão cadastrados para obter um boxe no Centro Comercial Popular. De acordo com o vereador, o fechamento de lojas e indústrias em decorrência da pandemia de coronavírus acarretou no surgimento de novos ambulantes, que buscam no mercado informal uma maneira de garantir o sustento.


    Ajuste fiscal


    No ano de 2019, apenas a Bahia e outros seis estados cumpriram todas as metas do Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal (PAF), de acordo com uma avaliação preliminar enviada ao governo da Bahia pelo secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal. As metas estão relacionadas a itens como resultado primário, dívida, arrecadação, despesas com pessoal, reformas e investimentos.


    Improbidade


    O prefeito da cidade de Irecê, Elmo Vaz Bastos de Matos (PSB), foi denunciado ao Ministério Público Estadual (MPE) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão de ontem (20), devido a um termo de ocorrência formulado no órgão referente ao atraso no adimplemento de obrigações previdenciárias no período de janeiro a dezembro de 2019.


    Vetos


    Congresso Nacional analisou ontem (19), mais uma série de vetos presidenciais a leis aprovadas pelos parlamentares. Dentre os vetos derrubados estão aqueles ao projeto que prevê atendimento médico e sanitário para populações indígenas e quilombolas durante a pandemia. O Congresso também derrubou o veto ao projeto que obriga uso de máscaras em locais fechados. Os trechos vetados, e agora restituídos às respetivas leis, vão à votação.


    Derrubada


    O presidente Jair Bolsonaro criticou ontem (20), a derrubada, pelo Senado, de um veto que congelava o reajuste a servidores públicos até o final do ano que vem e disse que será “impossível governador o Brasil” caso a Câmara não reverta a decisão dos senadores.



  • 20/08/2020


    20.08.2020 15h17m
    Recomendar

    Sobe - PM e Igreja Batista por doarem cestas básicas para famílias em estado de vulnerabilidade social.


    Desce - Donos de paredões de som por cometerem crime contra a saúde pública ao promoverem aglomerações em tempo de pandemia.


    Zé Neto


    Recebi da assessoria do deputado Zé Neto, um reparo no número de acessos a live que ele fez no último domingo (16). A equipe pontuou que o número foi expressivo, 3.800 visualizações e uma marca excelente de 472 compartilhamentos. Feito o registro.


    Força


    O vereador Cadmiel Pereira (DEM) se reuniu, ontem (19), com grande número de lideranças que o apoiam. O local foi em um auditório no bairro Ponto Central. O vereador se elegeu na eleição passada pelo PSC e sua perfomance na Câmara o credencia a retornar.


    Chicão


    O pré-candidato a vereador Ivonildo dos Santos, Chicão, filiado ao Patriotas, pediu desencopatibilização no último dia 11/08, da função que exercia na Prefeitura de Feira para disputar a eleição de vereador pelo respectivo partido. Já está com toda a documentação pronta para se inscrever na conveção e, portanto, apto a disputar o pleito em novembro vindouro.


    O encontro


    Segundo informações do site Bahia na Política, do jornalista Jair Onofre, a expectativa é que antes das convenções municipais o governador Rui Costa (PT) deve se encontrar com o ex-deputado estadual Carlos Geilson (Podemos), pré-candidato a prefeito de Feira de Santana. Na pauta, as eleições na Princesa do Sertão. Ouvidor Geral do Estado até o dia 4 de abril deste ano, Carlos Geilson é um dos nomes de oposição ao prefeito Colbert.


    Inimigo


    O vereador Isaías de Diogo (MDB) se mostrou revoltado com o ex-prefeito Zé Ronaldo (DEM) e afirmou na Câmara Municipal Isaías disse que percebeu o jogo político e que Ronaldo não é seu amigo como pensava. Sempre respeitei a figura do ex-prefeito até perceber que ele não é meu amigo, pois amigo que é amigo, não faz as coisas que fazia comigo”, disse Isaias.


    Inimigo II


    A crítica de Isaías incluiu a acusação que Zé Ronaldo está contra sua reeleição. “O problema que estou enfrentando, vocês enfrentam também, mas muitos não têm coragem, têm medo dessa retaliação e eu estou vivendo essa retaliação, porque o ex-prefeito fica lá no palácio da maldade, na Rua do Pilão, arquitetando formas de tirar votos do vereador Isaías de Diogo. Hoje eu digo o nome do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho para pedir que pare de fazer esse jogo”, clamou.


    A reação


    Os outros vereadores preferiram ignorar o discurso de Isaias, endereçado a Zé Ronaldo, e ele disparou que “Por isso que lá fora somos considerados lagartixas, aqueles que só balançam a cabeça, por isso que lá fora as pessoas não respeitam a gente”, provocou o parlamentar já “esquentado”.


    Investigação


    A Associação de Comerciantes e Trabalhadores do Centro de Abastecimento está sendo investigada pelo Ministério Público por suposta impro- bidade administrativa. “A entidade comete falhas que envergonham os comerciantes do entreposto, bem como todos os munícipes”, afirma o vereador Marcos Lima, que apresentou a informação na Câmara Municipal.


    Arrependeu


    Um bom filho a casa torna, ou pelo menos tenta. A atriz e ex-secretária especial da Cultura do governo de Jair Bolsonaro, Regina Duarte, parece estar fazendo de tudo para reaver o emprego na TV Globo. Segundo o colunista Ricardo Feltrin, do site ‘UOL’, a veterana teria recorrido a Glória Perez em busca de apoio para fazer seu retorno a emissora.


    Paredão


    O governador Rui Costa (PT) afirmou ontem (19), que a Polícia Militar atuará como mais rigor nas ações para coibir os chamados paredões de som, eventos que se tornaram corriqueiros em meio ao avanço da pandemia de Covid-19. Ele diz que, além da apreensão dos aparelhos sonoros e dos veículos, a prática será enquadrada como crime contra a saúde pública.


    Prorrogar


    Ainda sem uma definição sobre o novo formato do Bolsa Família, o governo estuda usar uma MP (Medida Provisória) para prorrogar o auxílio emergencial com valor abaixo dos atuais R$ 600. O presidente Jair Bolsonaro já defen- deu uma redução gradual dos valores, uma medida que técnicos chamam de “desmame” do programa. Eles ressaltam, no entanto, que ainda não há definição sobre o valor.



  • 19/08/2020


    19.08.2020 12h50m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por ser destaque estadual em governança.


    Desce - Prefeito de Senhor do Bonfim por ser condenado por irregularidade em contratação emergencial.


    O vice


    No programa Acorda Cidade, comandado pelo radialista Dilton Coutinho, ao ser questionado sobre o vice de Colbert Martins nas eleições deste ano, José Ronaldo disse que o grupo tem três nomes. Ronaldo citou Zé Chico e Justiniano França, nomes já comentados pela imprensa feirense e correligionários do grupo, contudo, Ronaldo surge com uma “surpresa”, e coloca o nome de Fernando de Fabinho como possibilidade.


    Lives


    Na live realizada por Targino Machado e Carlos Geilson, na noite de segunda-feira (17), não foram poupadas críticas ao governo de José Ronaldo e de Colbert Martins. Mas, o que chamou atenção mesmo, foi a discrepância entre a live dos dois e a de José Ronaldo. Enquando o ex-prefeito contou com super produção, telão de LED, apresentadora de outra cidade e apresentação de vídeos, Targino e Geilson, sentados em pequenos bancos, com uma televisão no fundo, fizeram o que chamaram de “live dos pobres”.


    BRT


    Com entrega anunciada para este ano, o BRT não funcionará com veículo articulado, como consta no edital do projeto, mas com ônibus de três portas de um lado e duas do outro. O sempre atento Alberto Nery não vai deixar passar em branco, e afirmou que vai cobrar o cumprimento do projeto como está no edital. Nery recomenda que a sociedade civil compare o edital da licitação do BRT com o projeto que está sendo executado. O projeto foi anunciado em 2015 e ainda não está pronto.


    Paraíso feirense


    De acordo com Nery, ao assistir a live de José Ronaldo, teve a impressão que não estava em Feira, e sim em uma ilha paradisíaca. “Era tanta beleza que não parecia Feira”. De certo, a Feira vista por José Ronaldo parece bem mais aprumada.


    Recursos


    Flagrado pelo TCU retendo a maior parte dos recur- sos contra a pandemia (por incompetência, desconhecimento da máquina pública ou má-fé), Bolsonaro e Pazuello resolveram diminuir o problema cortando R$ 47 bi da Saúde em 2021. Educação terá menos que a Defesa.


    Historiadores


    Ontem (18), foi derrubado o veto presidencial e publicada a Lei no 14.038, de 17/08/2020, que regulamenta a profissão de historiador. A Lei regulamenta a profissão de Historiador, estabelece os requisitos para o exercício da atividade profissional e determina o registro em órgão competente. Uma vitória para a classe, que lutou contra a vontade de Bolsonaro, dos negacionistas e dos revisionistas.


    Lava Jato


    Dallagnol teve ontem (18), 2 de 3 procedimentos disciplinares contra sua conduta abusiva suspensos. O coordenador da Lava Jato, que sempre acusou os outros de “tentarem escapar da Justiça”, agora atua da mesma forma para se livrar das consequências dos seus abusos durante a operação.



  • 18/08/2020


    18.08.2020 16h14m
    Recomendar

    Sobe - A baiana de Serrinha, moradora de Feira de Santana, Virna Jandiroba, por ter dado show no jiu-jitsu, ao vencer, em menos de dois minutos, a veterena Felice Herrig, no UFC 252, sábado passado.


    Desce - Tio, autor de estupro, que resultou na gravidez indesejada de uma criança com apenas 10 anos.


    O campeão


    Na live da última sexta-feira (14), patrocinada pelo ex-prefeito José Ronaldo, o grupo campeão de acessos das mais de 1.700 visualizações foi o do vereador Cadmiel Pereira. Em segundo, mas com a metade do empenho de Cadmiel, foi Pablo Roberto. Já em terceiro, foi a vereadora Neinha Bastos. Os outros vereadores ligados ao governo, pouco contribuíram.


    Gagá


    A live de Zé Neto (PT) teve uma visualização menor do que o esperado, uma vez que o pré-candidato, dentre todos é o que melhor aproveita as ferramentas. Foi mais amadora, e João Leão não disse, absolutamente, nada. É dispensável, sob o ponto de vista eleitoral a participação de Leão na campanha. Mas, vamos valorizar, ele tem um grande tempo de televisão.


    Na segunda


    Na próxima segunda-feira, o deputado federal Zé Neto (PT) fará uma coletiva de imprensa com a chapa para falar sobre o pré-candidato a vice e rumos que tomará na campanha para o pleito 2020. Até então, Neto tem sido bem colocado em todas as pesquisas.


    Continua


    Para findar os burburinhos, o vereador licenciado Justiniano França (DEM), em entrevista ao site O Protagonista, do jornalista Augusto Ferreira, negou que haja movimentação para seu retorno à Secretaria Municipal de Educação. Justiniano confirmou que seu nome está à disposição para ser o candidato a vice na chapa de Colbert Filho e que até outubro, volta à Casa da Cidadania.


    Cota


    A deputada federal Caroline de Toni (PSL) apresentou no dia (14), um projeto de lei para extinguir a reserva mínima de 30% para candidaturas de mulheres nas disputas por mandatos proporcionais. O projeto replica o conteúdo de uma matéria apresentada em 2019 pela deputada Renata Abreu (Podemos-SP), que chegou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sob relatoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), mas acabou retirada pela autora após convencimento da bancada feminina.


    Gastos públicos


    Animado com o aumento da popularidade, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem cobrado do ministro Paulo Guedes (Economia) postura menos resistente ao aumento de gastos públicos. O foco são obras e benefícios sociais. Segundo relatos feitos ao jornal Folha de S.Paulo, o presidente se queixou na semana passada a deputados aliados de que o ministro precisa ser menos inflexível em relação aos recursos orçamentários.



  • 15/08/2020


    18.08.2020 16h13m
    Recomendar

    Sobe - Presidente Bolsonaro por aumentar sua popularidade, elevar índice de aprovação do governo e diminuir rejeição.


    Desce - Queiroz por deixar o condomínio onde junto com sua mulher, cumpriam regime aberto, para retornar ao regime fechado.


    Preâmbulo


    Antes de anunciar o seu apoio ao prefeito Colbert, na live de ontem (14), o Ronaldo gastou mais de uma hora fazendo a introdução do seu pronunciamento citando as benfeitorias e obras da atual gestão de Feira de Santana. Ronaldo defendeu Colbert e mostrou como um gestor público deve atuar no comando de uma cidade com a importância de Feira de Santana. Ronaldo mostrou que Colbert não estará sozinho e seguirá reforçando os bons feitos do atual prefeito.


    Sorrisos


    Para quem acha que a defesa de Ronaldo para Colbert foi só quanto ações governamentais, se engana. O apoiador justificou até a falta de sorrisos de Colbert Martins. Ronaldo afirmou que o prefeito não é sorridente ou simpático, e o comparou com grandes nomes da política feirense, como João Durval, José Falcão e Colbert Martins, o pai. “Não é obrigado que o cidadão fique o tempo todo sorrindo”, afirmou Ronaldo.


    Reunião


    Os partidos começaram as rodadas de reuniões para discutirem data de convenção e tratar das questões administrativas. Na terça-feira passada (11), por exemplo, o Partido Verde reuniu 37 pré-candidatos a vereador em um auditório que comporta 300 pessoas. Estavam presentes o presidente municipal Davi Leal e o ex-deputado Sérgio Carneiro, lider estadual do partido, que hoje comanda a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.


    Reunião I


    No dia seguinte, quarta-feira (12), foi a vez do Patriota, que tem no comando municipal Romildo Campodônio. Esse partido tem uma expectativa bastante positiva, pois garante eleger 2 vereadores. 35 pré-candidatos estavam presentes na reunião, o partido avaliou a possibilidade de realizar a convenção entre os dias 1º e 4 de setembro.


    Reunião II


    O MDB, partido com possibilidade de eleger 4 vereadores, esteve reunido na última quinta-feira (13), e contou com a presença dos 6 vereadores filiados ao partido e mais 33 pré-candidatos dos dois sexos. A reunião transcorreu das 19h às 20h. Dois membros do diretório estavam presentes, Eliene Cerqueira (Liu) e João Marcelo. Em viagem a São Paulo, o prefeito Colbert Martins, maior liderança do partido não pôde comparecer.


    A volta


    Já existe nos bastidores da política feirense a possibilidade de Justiniano França (DEM) retornar à Secretaria de Educação de Feira de Santana. O que se diz é que Marcelo Neves estaria de malas prontas para trabalhar na coordenação da campanha de Bruno Reis, em Salvador. Justiniano França, que é vereador, atualmente está de licença.


    Arquivou


    O Ministério Público Eleitoral (MPE) arquivou o processo que investigava a possibilidade de propaganda eleitoral antecipada, por meio da confecção de máscaras, com fotos das vereadoras Eremita Mota (PSDB) e Gerusa Sampaio (DEM) e frases envolvendo o nome do ex-prefeito José Ronaldo.


    Regime fechado


    Queiroz deixou o condomínio onde junto com sua mulher, cumpriam regime aberto, para retornar ao regime fechado. Ele e a mulher, Márcia Aguiar, cumpriam prisão domiciliar desde o mês passado beneficiados por habeas corpus concedido pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, mas a medida acabou revogada pelo ministro Félix Fischer, da mesma corte na última quinta-feira, 13.



  • 14/08/2020


    14.08.2020 12h33m
    Recomendar

    Sobe - Ministra Damares por entregar veículos a Conselhos Tutelares de diversas cidades, na região de Feira de Santana, para fortalecer a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.


    Desce - Prefeitura de Barra do Mendes, na Chapada, por contratações irregulares, inclusive com pessoas mortas, e gerar prejuízo de R$ 200 mil aos cofres públicos.


    É hoje

     

    Acabou a espera. Hoje (14), às 19h. O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, fará uma live em suas redes sociais para falar de política em Feira de Santana. A grande expectativa é que ele declare para quem será aquele que receberá seu apoio. Se não for Colbert, eu já não sei mais nada.


    Agora sai


    É agora ou nunca, é voz geral que o ex-prefeito Zé Ronaldo vai indicar hoje, o nome de Colbert, como seu pré-candidato. Apesar de durante o final do ano passado e parte do início desse ano, Ronaldo dedicou uma parte de seu tempo procurando outros nomes para passar pelo seu crivo. Não encontrou, sendo assim, será Colbert mesmo. E se a live não for para isso, não terá impacto nenhum, e a frustração e desânimo tomará conta dos seguidores do ex-prefeitos.


    Zangou


    O pré-candidato a prefeito, Rei Nelsinho zangou pelas redes sociais reclamando dos programas de rádio, que não o colocam como um pretendente ao paço municipal. Acredito que os radialistas estão evitando citar o seu nome, pelo fato do presidente do partido ao qual ele está filiado, nunca ter vindo na cidade para lançar o nome dele como pré-candidato do partido. Já passou da hora do presidente do PRTB, Rogério Da Luz, vir a Feira para clarear a questão. Vem, Da Luz.


    Diálogo


    O prefeito Colbert Martins (MDB) recebeu na última quinta-feira (12), o deputado estadual Tom (Sem partido). Na pauta, a necessidade de diálogo entre o chefe do Executivo e o parlamentar. Tom tem dito que o governo municipal o trata com indiferença e que, sendo assim, vai cuidar de seu projeto solo. Colbert se defende, afirmando que Tom já tem muitos cargos na prefeitura. Então, agora, pergunta-se qual terá sido o alinhamento dos dois? Respondo, estão alinhados.


    Unidos


    A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lançou uma plataforma on- line para tentar unir os municípios contra a pandemia da Covid-19 por meio da disponibilização de materiais com dados técnicos e orientações sobre a doença. O trabalho é uma parceria com a organização global de saúde Vital Strategies, por meio da iniciativa Resolve to Save Lives.


    Privatização


    Com o comando vago a partir da saída do primeiro titular, Salim Mattar, a Secretaria de Desestatização e Privatização pode ser fundida com a do Programa de Parcerias de Investimentos. O PPI é voltado mais a concessões e foi criado no governo Michel Temer. Caso opte por este caminho, o ministro da Economia, Paulo Guedes, avalia dois nomes para o posto. O da atual secretária do PPI, Martha Seillier, e o da assessora especial do ministro, Daniella Marques. As informações são da CNN Brasil.


    Zerado


    O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse ontem (13), que os estoques de hidroxicloroquina para auxílio no tratamento da covid-19 estão zerados no país. Ao falar em audiência pública com deputados e senadores sobre o medicamento, que tem uso facultado aos médicos no tratamento da doença, o ministro destacou que não vê nada de errado em questionar o uso do fármaco para esse fim, mas lembrou que a hidroxicloroquina é demandada ao Ministério da Saúde.



  • 13/08/2020


    13.08.2020 20h32m
    Recomendar

    Sobe - O altruísmo de Deltan Dallagnol e seu advogado por doarem os recursos (R$ 59 mil) para a construção do primeiro hospital oncopediátrico do sul do Brasil, que é filantrópico.


    Desce - Autores de vandalismo no complexo viário Miraldo Gomes com insultos ao prefeito Colbert Filho.


    Obras


    Tourinho que é ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e também da pasta de Meio Ambiente em gestões passadas, falou também sobre o estado de uma das avenidas que mais crescem em Feira e está passando por recapeamento, a Artêmia Pires, que de acordo com ele, têm dois erros graves, o primeiro projeto, que tinha pista dupla, mas hoje é só uma pista, e a quantidade de condomínios que tem na avenida.


    O otimista


    Fazendo uma análise sobre o momento político em Feira de Santana, José Carneiro Rocha (MDB), fez uma previsão um tanto quanto otimista para as eleições deste ano e disse acreditar que pelo menos 10 vereadores serão reeleitos. O argumento do parlamentar é que os vereadores da casa são “Cidadãos de bem”.


    Cidadão feirense


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, na última terça-feira (11), o Título de Cidadão Feirense para o pastor e deputado federal Sargento Manoel Isidório Santana Junior, de autoria do vereador Cadmiel Pereira (DEM). O autor justificou que o homenageado atua na Fundação Dr. Jesus, que atende mais de 65 jovens de Feira de Santana, com trabalho de recuperação de pessoas com qualquer tipo de vício e tem escritório em Feira de Santana.


    TRE-Ba


    TRE-BA apresenta questões de segurança para o pleito, em meio à pandemia na audiência pública virtual que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-Ba) realizará, hoje (13). Conduzida pelo presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, a audiência reunirá 14 zonas eleitorais e 25 cidades do oeste baiano, região com 506.228 eleitores aptos a votar.


    Impeachment


    A Câmara dos Deputados recebeu ontem (12), o 56o pedido de impeachment de Jair Bolsonaro. Desta vez, mais de 150 organizações do movimento negro brasileiro se reuniram na Coalizão Negra por Direitos para assinar o pedido de afastamento do presidente. Os juristas proponentes da ação são Maria Clara D’Ávila, Sylvia Oliveira, Sheila de Carvalho, Silvio Almeida, Vera Lúcia de Araújo e Wanderson Nunes.


    Impeachment II


    O pedido aponta crimes de responsabilidade na violação dos direitos individuais e sociais por negligência no combate à pandemia do novo coronavírus, insuficiência de medidas voltadas à população mais vulnerável e crimes atentatórios às instituições democráticas por parte de Bolsonaro. A coalizão lembra ainda que as mais de 100 mil mortes por Covid-19 têm cor, classe social e acontecem em territórios de maioria negra, assim como a maioria que depende do auxílio emergencial do governo, que é negra.


    Lavanderia


    A Presidência da República lançou licitação no valor de até R$ 250 mil com lavanderia para lavar, inclusive, 12 babadores. Edital aberto pelo Palácio do Planalto estabelece contrato por um ano. Proporcionalmente, seria o equivalente a 20,8 mil por mês para lavar 28 mil colchas de solteiro, 28 mil fronhas, 28 mil lençóis de solteiro, três mil cobertores de solteiro.



  • 12/08/2020


    12.08.2020 20h29m
    Recomendar

    Sobe - Feira por superar marca de 6 mil curados da covid-19 ou seja 77% das pessoas infectadas já se recuperaram da doença.


    Desce - Loja, em Feira, por ter sido interdidata pela Justiça, em virtude de surto da covid-19 no estabelecimento.


    Confusão


    Já estão ficando costumeiras as interrupções das sessões ordinárias na Câmara Municipal para resolver situações hostis entre parlamentares. Na manhã de ontem, os vidros que separam a tribuna da galeria tremeram com os gritos do vereador Edvaldo Lima (MDB) que cismou em apresentar na Câmara de Vereadores de Feira de Santana um requerimento para o Governador do Estado, Rui Costa (PT).


    Confusão II


    O presidente da Casa, Zé Carneiro (MDB) manteve a compostura, mas já não se pode dizer o mesmo da paciência. Acontece que, o legislativo feirense não pode acionar desta forma o executivo estadual. A atividade deve partir do prefeito, ou da Assembleia Legislativa.


    Semente da discórdia


    Mais uma vez, o vereador Isaías de Diogo (MDB) veste sua capa de super-herói na intenção de salvar o governo. Bom, des- ta vez, a alfinetada teve endereço certo: vereador Cadmiel Perei- ra. De acordo com Isaías, Cadmiel tem ganhado protagonismo, deixando para trás os outros vereadores do grupo político.


    Semente da discórdia II


    Ao plantar essa sementinha da discórdia no DEM, Isaías afir- mou “Cuidado com vocês que são concorrentes de Cadmiel, porque eu nunca vi tanta força para Cadmiel. Cuidado vocês que estão esquecidos, pois o nome de vocês não está sendo lembra- do! Abram o olhos com Cadmiel!”, alertou.


    Retirada

     

    Após um anúncio da deputada Dayane Pimentel (PSL) numa live no último mês, anunciando a retirada de uma emenda de R$ 1 milhão para o bairro Rua Nova, o líder do governo, vereador Marcos Lima (DEM) se pronunciou, afirmando que achou estranho o motivo dado por Dayane para a retirada do recurso. Dayane disse que o asfaltamento das ruas da Rua Nova não atendia aos critérios do Ministério.


    Retirada II


    A deputada é também pré-candidata a prefeitura de Feira, e no bairro em questão, teve expressiva votação. Na época em que decidiu destinar a emenda, a propaganda foi grande no bairro.. até carro de som teve para ressaltar a “benfeitoria”. O vereador Marcos Lima, não só expôs a situação na Câmara Municipal, como também encontrou uma solução, colocará sua emenda impositiva para o asfaltamento do bairro, e também do bairro do Horto e loteamento Porto Seguro. Bom, foi o que ele disse.


    Líbano


    A Justiça Federal autorizou a viagem de Michel Temer ao Líbano. O ex-presidente, que é alvo de processos que tramitam em São Paulo, Brasília e no Rio, havia pedido a liberação do passaporte após ser convidado para liderar uma missão de ajuda do governo em Beirute.


    Cotas


    Projeto prevê cota mínima de candidatos negros nas eleições para o Poder Legislativo, incluindo os pleitos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais. Também assegura recursos de campanha e tempo de propaganda eleitoral gratuita para mulheres negras.



  • 11/08/2020


    11.08.2020 16h10m
    Recomendar

    Sobe - Professora Judinara Brás que coordenou, conjuntamente, evento comemorativo do Dia dos Pais em escolas particulares de Feira e cidades vizinhas.


    Desce - Organizadores de festas encerradas com aparelhos de som apreendidos por desobedecerem toque de recolher em Camaçari.


    Adivinhações


    Um jogo famoso nos anos 2000 é o “Assassino, detetive, vítima”. A dinâmica da brincadeira era realizada num círculo. As vítimas fi- cavam a mira do assassino que numa piscadela as eliminavam. Já o detetive, por sua vez, tentava descobrir quem era o infrator. Um jogo divertido para todas as idades, embora simples, aguçava os sentidos das vítimas, em não morrer; do assassino, em ser discreto; e do detetive, em ser certeiro.


    Adivinhações II


    Lembrei do jogo acima, assim que ouvi o discurso do vereador Isaias de Diogo (MDB) na Câmara Municipal, que desde a última semana, afirma que um dos membros do governo está “boicotando” o prefeito Colbert Martins e atrapalhando sua gestão. Isaías afirma ser um superintendente. Entrando na dinâmica, Colbert seria a vítima, o tal superintendente, o assassino e cabe a Isaías, o papel de detetive?


    A Culpa


    Na manhã de ontem, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Feira de Santana, Conceição Borges, participou de um programa de rádio matinal para falar sobre a manifestação no Aviário e jogou a culpa da falta de pavimentação nas ruas da zona rural na conta dos vereadores. Quem não gostou foi Lulinha (DEM), que citou os benefícios entregues à zona rural partindo dos edis e secretarias, e lamentou a fala da ativista.


    Missas


    Com a pandemia, as missas em igrejas Católicas de Feira de Santana deixaram de acontecer, e na manhã de ontem (10), o ve- reador Zé Curuca (DEM) solicitou ao arcebispo Dom Zanoni Demet- tino Castro o retorno das missas e celebrações em Feira e distritos. “Agora que as coisas já estão melhorando, as igrejas evangélicas não pararam, peço que retomem as missas e novenários na sede e zona rural, com todos os cuidados. Estamos sentindo muita falta das celebrações de forma presencial”, suplicou.


    Zé Chico


    Questionado pelo site Bahia na Política, do jornalista Jair Onofre, sobre ser vice-prefeito na chapa de Colbert Martins (MDB) indicado por José Ronaldo, o empresário e desportista Zé Chico (DEM) disse que a escolha deve servir para ampliar e consolidar a unidade do grupo. “O nome que o ex-prefeito José Ronaldo indicar, será o meu. Quero a vitória do grupo e a continuidade desse projeto liderado por José Ronaldo”, declarou Zé Chico.


    Fundo partidário


    A análise detalhada das prestações de contas entregues à Justiça Eleitoral mostra que em 2019 vários partidos mantiveram a prática de usar verba pública não só para remunerar seus dirigentes (em nível federal), mas também empresas ligadas a eles, amigos, parentes e políticos que fracassaram nas urnas.


    Fundo partidário II


    Ao todo, R$ 937 milhões foram gastos em 2019, sendo a maior parte distribuída às legendas na proporção do desempenho que elas tiveram nas últimas eleições para deputado federal. Responsável por uma das maiores cotas, o PSL tem na sua lista de pagamentos as funcionárias indiciadas pela Polícia Federal sob suspeita de terem sido candidatas laranjas nas eleições de 2018, a exemplo do PSL mineiro, citados na investigação das “rachadinhas”.


    Ética


    O presidente Jair Bolsonaro deu início na segunda-feira, à renovação da Comissão de Ética da Presidência da República que ao final lhe dará maioria no colegiado. O Diário Oficial da União publicou decreto com a designação de dois conselheiros: Francisco Bruno Neto e Antônio Carlos Vasconcelos Nóbrega.



  • 08/08/2020


    09.08.2020 22h16m
    Recomendar

    Sobe - Projeto Live solidária Mercante por estimular ajuda humanitária em tempo de crise.

     

    Desce - Presidente Bolsonaro, ao relativizar 100 mil mortes no Brasil com a afirmação despresível "Vida que segue".

     

    Reação


    Depois que o vereador Roberto Tourinho pontuou falta de transparência em ações do governo do município, o vereador Ron do Povo se dirigiu a tribuna em tom ameaçador disparou, mas começando bem: "Queria ter só um pouco da sua inteligência, mas Deus sabe de tudo. Deus está me dando força, sabedoria e paciência, porque tem vereador aqui, que não tem coragem de falar". E, pouco se importando com a vida. Em seu prêambulo também fez um alerta: "Estamos nesse mundo de passagem".

     

    O verbo


    Feita as considerações iniciais, o vereador Ron começou a dizer o que, de fato, estava em seu coração e, dirigindo-se a Tourinho disparou: "Tem muitos aqui, que quer o poder, o dinheiro e as indicações que tem é tudo nessa vida, mas eu quero honrar a Deus, aos meus pais e ao meu povo. Não quero estar com conversa bonita, prometendo, levando e fazendo as pessoas ir de contra as outras através da 'lábia'. Aqui não tem ninguém tabaréu, ninguém besta, mas o senhor também é malandro. Como o senhor falou que aqui tem muito malandro, o senhor também faz parte da malandragem", disparou.

     

    A ameaça


    Ron não parou, e, agora, mais incisivo, olhando firmemente para Roberto Tourinho (que o desprezava lendo papeis como se ninguém estivesse falando com ele) e irritado mandou: "Se somos quadrilha, o senhor fez parte da quadrilha. O senhor é frio e calculista, vereador. Mas, se no Micareta o senhor se bater comigo, a gente vai conversar particular porque o senhor ofende chamando aqui, de cachorro, de mau-caráter, de moleque, mas tem que ter mais respeito aos colegas vereadores, ao prefeito e ao ex-prefeito". Com esta chamada para um duelo corporal com Tourinho, Ron corre o risco de ficar entre os que, em briga de rua, usam arma branca para atingir o opositor. Ficou feio.

     

    A resposta


    Tourinho pontuou que não estava entendendo e que não sabia que a academia de artes maciais de Renato Pereira fazia parte do circuito da Micareta, mas que fica logo vizinho da Câmara. Com isso, Tourinho indicava o lugar de lutar. Não o dele, que é o da palavra, mas de Ron, o brabo.

     

    Wagner


    O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para suspender o decreto presidencial que altera a estrutura e reformula cargos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O dispositivo editado por Jair Bolsonaro ainda criou o Centro de Inteligência Nacional.

     

    Tocar a vida


    O presidente Jair Bolsonaro disse na última quinta-feira (6), que é preciso "tocar a vida", ao comentar o fato de o Brasil se aproximar da marca de 100 mil mortes pelo novo coronavírus.

     

    Recebeu


    O prefeito Colbert Martins participou em Salvador, ontem (7), de uma solenidade para o recebimento de cinco veículos adquiridos com recursos oriundos de emendas parlamentares para serem utilizados na saúde. Segundo o gestor, os veículos serão utilizados administrativamente. "Vamos aplicá-los sim, na Secretaria de Saúde e principalmente neste momento no combate ao coronavírus", informou.

     

    Tom


    O deputado Pastor Tom (PSL) defendeu, em indicação apresentada na Assembleia Legislativa e encaminhada ao governador Rui Costa, o adiamento do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício 2020 para setembro de 2021, dos transportes intermunicipais, dos carros de som e trios elétricos.

     

    Geddel


    O ex-ministro Geddel Vieira Lima pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a manutenção da prisão domiciliar humanitária, concedida durante o recesso forense pelo presidente da corte, Dias Toffoli. 



  • 07/08/2020


    07.08.2020 12h50m
    Recomendar

    Sobe - A sensibilidade do ministro Barroso ao acrescentar mais uma hora para idosos votarem com segurança.


    Desce - Secretário, no Governo João Dória, por ter sido preso pela Polícia Federal.


    Desistências


    Depois da desistência de candidatura ao legislativo, do vereador Sebastião Bastinho, ontem (6), o ex-vereador Beldes também desistiu de disputar o pleito deste ano. São dois nomes fortes que o PSD perde na composição da chapa. Beldes anunciou que não disputará a eleição, mas vai apoiar o pré-candidato a vereador Fernando Torres.


    Medo


    Alguns partidos estão receosos que, levados pela crise econômica e o medo de andarem nas ruas por conta da COVID, alguns pré-candidatos possam desistir de suas candidaturas. O receio dos dirigentes de partidos que pensam em eleger dois, só eleja um, e quem poderá fazer um, fique sem nenhum. É um terror!


    Terror


    O entra e sai na direção do Cidadania em Feira de Santana está causando inquietude nos pré-candidatos do partido. Essa agremiação tem uma constituição híbrida, com metade dos candidatos de Targino, e metade, de José Ronaldo.


    Terror II


    O partido no município, tinha o controle de Ronaldo, mas com o presidente ligado a Targino. Pois bem, o grupo de Ronaldo derrubou Deibson da presidência, e em efeito reverso, Targino derrubou o novo diretório e restituiu Deibson ao cargo.


    Terror III


    Ronaldo foi a forra, e novamente afastou Deibson. Em reunião em Salvador, na última segunda-feira, o presidente estadual do partido, Joceval, que protegia o grupo de Ronaldo deu as costas a este, e está entregando o partido a Targino, que deve indicar Deibson para vice, na chapa de Geilson. Quem avisa, amigo é. O troco está sendo providenciado.


    Dossiê


    O Ministério da Justiça afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF), em documento enviado ontem (6), que a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) não produz dossiês “contra nenhum cidadão” e não instaura “procedimentos de cunho inquisitorial”.


    Dossiê II


    A secretaria foi apontada como autora de um relatório sigiloso sobre mais de 500 servidores públicos da área de segurança identificados como integrantes do movimento antifascismo e opositores do governo Jair Bolsonaro. A informação foi revelada por reportagem do site UOL.


    Mudança


    O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) pediu ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a troca dos promotores que atuam na investigação relacionada ao chamado “esquema das “rachadinhas”. As irregularidades apuradas - confisco de parte dos salários de assessores - teriam ocorrido no gabinete do parlamentar, então deputado estadual, no Rio de Janeiro.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia