BAHIA AQUI É TRABALHO 0420
Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 04/03/2020


    05.03.2020 14h24m
    Recomendar

    Sobe - Funtitec por lançar programação cultural para 2020.


    Desce - Feira de Santana por registrar 32 homicídios durante os 29 dias de fevereiro deste ano.


    Janela Aberta


    Está prevista para esta quinta-feira (5), uma reunião entre o prefeito Colbert Martins, o ex-prefeito José Ronaldo e os vereadores da base. Na pauta as eleições municipais e a composição das chapas proporcionais. A proposta, que não vem ganhado a simpatia dos edis, é formar um agrupamento em um único partido.


    Edvaldo Lima


    O vereador Edvaldo Lima (PP) declarou apoio aos vendedores ambulantes. “Os comerciantes não estão vindo aqui pedir nada aos vereadores. Só querem trabalhar dignamente para o sustento da família”, defendeu o edil. Lima propôs ao presidente da Câmara, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), e ao líder da bancada governista, vereador Marcos Lima (Patriota), a formação de uma comissão para intermediar o diálogo entre o prefeito Colbert Martins e os vendedores ambulantes.


    Cadmiel


    O vereador Cadmiel Pereira (PSC) reclamou que a empresa responsável pela pavimentação da Rua Ouriçangas, no bairro Jardim Acácia, ao final da obra, deixou o entulho em um terreno abandonado. O parlamentar afirmou que foi procurado por moradores da região, pois o local, devido à grande quantidade de entulho e lixo tornou-se esconderijo para marginais. De acordo com ele, a população também reivindica a construção de uma nova Unidade de Saúde, mais moderna e que contemple atendimento ginecológico e odontológico, entre outros.


    Isaías de Diogo


    Isaías de Diogo (PDT) pediu atenção da secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, para que os agentes de endemias e comunitários de Feira de Santana sejam orientados a reconhecer o Coronavírus e se portarem diante de pessoas contaminadas. “Como prometido, toda terça-feira, usarei esta tribuna para tratar sobre os agentes de endemias e comunitários. E hoje, o que me preocupa é que a epidemia do Coronavírus já assola alguns países e nós, agentes de endemias e comunitários, somos um dos primeiros a ter contato com pessoas contaminadas. Por isso, peço à secretária Denise que comece a reunir as categorias ligadas ao controle do vírus para nos orientar a reconhecer os sintomas e quais são as orientações que devemos seguir em caso de contato com pessoas contaminadas. Estamos em um estado onde nossa estrutura da saúde é precária. Não temos condições de enfrentar o Coronavírus”, disse.


    Colbert


    Uma panorâmica das intervenções e projetos que vêm sendo tocados pelo Governo Municipal, tendo entre as mais importantes ações a construção do Shopping Popular, a requalificação urbana do Centro Histórico, a abertura e duplicação de ruas e avenidas, no setor Norte da cidade, foi apresentada pelo prefeito Colbert Martins da Silva Filho, durante almoço/palestra promovido pelo Rotary Club Olhos D’Água, na segunda-feira, 2, num restaurante local.


    Ruy Costa


    O governador Rui Costa (PT) disse na terça-feira (3), que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conduz o país em direção ao aprofundamento da crise econômica. “Infelizmente, [Bolsonaro] está conduzindo o nosso país para o aprofundamento da crise econômica. Todo mundo sabe quem está compondo os ministérios, os governos que têm representantes no governo federal. Todo mundo sabe quem são os ministros, quem são os presidentes de empresas. Todo mundo sabe quem são os aliados”, disse o governador, sem mencionar nomes.


    PT


    Apesar de ter afirmado em entrevistas anteriores que o pré-candidato do PT seria divulgado oficialmente neste mês, o governador Rui Costa evitou comentar na terça-feira (3), sobre a escolha do partido para concorrer à Prefeitura de Salvador no pleito deste ano. “Quem fala sobre candidatura do PT é a direção do PT. Não vou usurpar. O PT, quando apresentar o calendário de mobilização, de anúncio de nome, estarei presente. Mas, deixo a cargo do PT encaminhar esse cronograma. É mais apropriado que o partido defina isso e não o governador”, disse durante vistoria de obras, no Bairro da Paz. Rui já anunciou publicamente apoio ao nome de major Denice Santiago, da Ronda Maria da Penha.


    PDT


    O PDT baiano está terminando de acertar os últimos detalhes para a vinda do ex-ministro Ciro Gomes a Salvador. O pedetista desembarcará na capital baiana no próximo dia 11, quarta-feira, para apoiar publicamente a pré-candidatura de Leo Prates (PDT) ao Palácio Thomé de Souza. “Fico muito feliz com a vinda do presidente Ciro Gomes para apoiar nosso projeto em Salvador. Todos sabem do apreço que tenho por ele. Juntos poderemos realizar muitas das ideias que estamos planejando”, disse Prates.



  • 03/03/2020


    03.03.2020 08h13m
    Recomendar

    Sobe - HGCA por montar estrutura prévia com 6 leitos e 200 profissionais para possíveis casos de coronavírus.


    Desce - Desentendimento entre camelôs e administração do Shopping Popular que ainda não chegaram a um consenso.


    Gilmar Amorim


    O vereador Gilmar Amorim (DC) foi condenado pela 3ª Vara da Justiça Federal de Feira de Santana, pelo do uso do Programa Bolsa Família indevidamente por sete anos. Após, o edil teve seus direitos políticos cassados e terá que ressarcir os cofres públicos com correções monetárias. E se tratando de um ano de campanha eleitoral, isso representa perigo para Gilmar, que ainda pode recorrer a decisão.


    Casamentos homoafetivos


    O projeto que proíbe a participação de casais do mesmo sexo em cerimônias promovidas dentro de templos religiosos pelo Poder Público, tem autoria de Edvaldo Lima (PP), e seria votado ontem (2). Contudo, a matéria foi adiada quando o autor se ausentou do plenário.


    Protesto


    O discurso da vereadora Cintia Machado foi atrapalhado por um protesto dos ambulantes selecionados para fazerem parte do empreendimento Shopping Popular. Estes, pediam uma solução pelas questões monetárias que envolvem o Shopping Popular, e pediram apoio dos vereadores da casa. O líder do governo, vereador Marcos Lima (Patriota), conversou com os ambulantes e acalmou o protesto.


    João Henrique


    Já com pré-candidatura firmada em Feira de Santana, João Henrique divulgou um vídeo, no final de semana, que dá a entender que sua candidatura pode ser emplacada pelo Avante. A legenda, que tem como maior liderança na Bahia o deputado federal Pastor Sargento Isidoro, tem até então apoio definido para Zé Neto, pré-candidato pelo PT. Henrique estava na última semana a procura de um partido para filiação.


    Ministério Público


    Foi instalada em Feira de Santana uma sede do Ministério Público do Estado da Bahia. Localizado na Avenida Presidente Dutra, o prédio foi inaugurado na última sexta-feira (28), pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado. Foram investidos na construção, que durou 15 meses, R$ 9,6 milhões em recursos próprios do MP. A obra foi licitada e executada pela empresa Alcance Engenharia & Construção Ltda.


    Depressão pós-parto


    O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), projeto de lei que institui campanha de orientação e conscientização sobre depressão pós-parto, a ser incorporado ao calendário oficial baiano de eventos. Além de conscientizar e sensibilizar a população quanto à gravidade da depressão pós-parto, a campanha também tem entre seus objetivos instruir sobre os sintomas e diagnósticos, alternativas de tratamento e evitar as complicações para a mulher, decorrentes do desconhecimento do fato de possuir o transtorno.


    Crise


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cancelou agendas que teria em uma viagem oficial a Espanha ontem (2), e antecipou sua volta ao Brasil. O motivo do cancelamento das agendas é a crise entre Congresso e governo em torno do Orçamento Impositivo. 



  • 29/02/2020


    03.03.2020 08h09m
    Recomendar

    Sobe - Instituições feirenses que estão tomando medidas de precaução em relação ao coronavírus.


    Desce - Distribuidores de fake news que tentam deixar a sociedade em pânico com mentiras sobre o coronavírus.


    PDT


    O Partido Democrático Trabalhista teve seu Diretório provisório renovado por mais 90 dias, em Feira de Santana. O Secretário e vereador licenciado Pablo Roberto continua na direção da sigla. Bom lembrar que durante a quinta-feira passada (27), davam conta que o deputado estadual Tom assumiria a direção do partido no município, é que alguns da imprensa não entenderam que Tom, em uma entrevista, teria sido convidado para ingressar na legenda. Todos acharam que isso era produto acabado. Só boato. O presidente é Pablo, não é Tom.


    Targino Machado


    Em entrevista, Targino contou o teor de sua conversa no carro com José Ronaldo. “Tivemos uma conversa boa”, disse Targino ao programa Transnotícias. Ele destacou ainda que Ronaldo não fez nenhum aceno em apoiá-lo e que pediu ao ex-prefeito para ser pré-candidato pelo Democratas. “O que eu quero é meu partido para ser candidato. Ele saia e apoie quem quiser, mas se prepare para vir no segundo turno me apoiar”, ressaltou.


    Progressista


    O vice-governador do Estado, e também dirigente do Progressista, João Leão já tem propostas para quatro municípios da Bahia, sendo eles Santo Estêvão, Antônio Cardoso, Ipecaetá e a segunda maior da Bahia, Feira de Santana. Circulam informações de que para Feira, até o próximo dia 5, João deixará a legenda pronta para as eleições de outubro.


    PSC


    O PSC, que tinha em Feira de Santana como presidente o ex-deputado federal Irmão Lázaro, está sem direção no Município desde o final de dezembro de 2019. A Justiça Eleitoral informa que o motivo é falta de prestação de contas. Com isto, espera-se que neste próximo mês decisivo para os partidos, é esperado que o Social Cristão se posicione sobre o destino da sigla em Feira. Essa informação teve origem no site Bahia na Política.


    Justiniano


    Um dos nomes mais fortes da política feirense, é o atual secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, que em sua vida política foi também vereador por quatro vezes na cidade, e ex-presidente da Câmara. Alguns entusiastas políticos levantam o nome de França como possível candidato a vice na chapa do DEM, que ainda não foi comentado por nenhum dos demistas. Mas, o fato é que o jogo político do secretário já começou. França já liberou alguns dos cabos eleitorais para apoiar outros nomes, e até mesmo estimulando alguns que sejam candidatos em outubro de 2020.


    São Gonçalo


    Acontecerá hoje a noite, em São Gonçalo, o pré-lançamento da candidatura do médico Tarcísio, do Cidadania. O político foi candidato na campanha de 2016, obtendo 8.102 votos, que significam 36,97% do colegiado eleitoral, tendo ficado em segundo lugar contra o atual prefeito Carlos Germano (PP), que venceu com 11.522 votos, 52,37% do colegiado.


    Marcelo Nilo


    O deputado federal Marcelo Nilo (PSB) afirmou que hoje, em vez de João Leão (PP), seria ele o vice-governador da Bahia, caso não tivesse cometido, em suas palavras, um “erro primário” na eleição de 2014. Presidente da Assembleia Legislativa à época, o parlamentar disse que naquele ano se sentia “muito forte politicamente”. “Eu cheguei a ter 60 prefeitos”, declarou, assumindo também um erro. “E cometi um erro primário. Qual foi o erro primário? Não ter um partido. Em 2014, Leão foi escolhido vice. Eu era muito mais forte do que Leão politicamente. Ele foi escolhido porque tem um partido”, afirmou Nilo.


    Secretaria


    O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), decidiu mudar o secretário de esportes do governo. Sai o general Décio Brasil, que foi exonerado, e assume Marcello Reis Magalhães, conhecido como Marcello Negão. Marcello Negrão tem uma relação estreita com a família do presidente Jair Bolsonaro - ele foi padrinho de casamento do senador Flávio Bolsonaro (sem partido), filho do presidente.



  • 28/02/2020


    03.03.2020 08h04m
    Recomendar

    Sobe - Programa Arte na Avenida por oportunizar práticas culturais no Centro de Feira.


    Desce - Violência contra policial que acabou fazendo mais uma vítima em Feira de Santana.


    PSL


    O deputado estadual Tom está saindo do PSL. Mostrando gratidão à sigla, e citando a deputada federal Dayane Pimentel, Tom disse estar conversando com vários partidos, inclusive com partidos da base do governador Rui Costa. Nos próximos dias deve haver uma definição a respeito de qual sigla ele se filiará.


    Senado Federal


    O senador baiano Angelo Coronel, que é candidato a prefeito de Salvador pelo PSD, é nome mais uma vez para a disputa à presidência do Senado Federal. Em 2019 disputou contra David Alcolumbre (DEM) e foi derrotado.


    Bruno Reis


    O governador de São Paulo João Doria (PSDB) afirmou ter garantido ao prefeito da cidade, ACM Neto, que o PSDB apoiará seu vice, Bruno Reis (DEM), na corrida pela prefeitura da capital baiana. O partido já tinha declarado publicamente o apoio.


    Sobre Kannário


    O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), líder da bancada baiana na Câmara dos Deputados, avaliou a fala do deputado federal e cantor Igor Kannário, que ofendeu policiais militares durante desfile no Carnaval de Salvador. Segundo ele, o artista foi “inoportuno” em suas declarações, mas ressaltou que qualquer “representação” para acioná-lo, na Comissão de Ética da Câmara deve partir de partidos políticos.


    Rui Costa


    O governador da Bahia Rui Costa analisou o vídeo postado no Twitter por Flávio Bolsonaro (Sem Partido) de uma suposta autópsia feita no corpo do miliciano Adriano da Nóbrega, morto no último dia, 9. O gestor do Executivo estadual afirmou que as imagens eram falsas. Na declaração feita em Brasília, o governador garantiu que o vídeo não é no Instituto Médico Legal (IML) da Bahia, e nem no Rio de Janeiro. Rui acrescentou que na imagem do corpo tem uma saída de bala nas costas e a região encontra-se sem nenhuma marca.


    Casa da Moeda


    A privatização da Casa da Moeda foi criticada em audiência pública interativa na comissão mista encarregada de emitir parecer à Medida Provisória (MP) 902/19, que acaba com o monopólio da empresa na fabricação de papel-moeda, moeda metálica, passaporte e impressão de selos de controle fiscal sobre a fabricação de cigarros.


    Mourão


    O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que não autorizou a utilização de sua imagem para a convocação de manifestações contra o Congresso. No entanto, Mourão afirmou que os protestos “fazem parte da vida democrática” e que é preciso conviver com eles.


    Bolsonaro


    O presidente Jair Bolsonaro poderá responder por crime de responsabilidade, após divulgar por meio do seu WhatApp um vídeo convocando apoiadores para um ato contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). O artigo 7º da Lei 1.079/1950 - que define os crimes de responsabilidade - estabelece entre eles, “provocar a animosidade entre as classes armadas ou contra elas, ou delas contra as instituições civis”.



  • 27/02/2020


    27.02.2020 11h35m
    Recomendar

    Sobe - Hospital da Mulher por oferecer Curso para Gestantes: acolhimento e segurança para futuras parturientes.


    Desce - O alto índice de homicídios em Feira de Santana e região durante o feriadão de Carnaval.


    Índice de Gestão


    Em uma pesquisa realizada pela Macroplan, que analisa quatro áreas importantes do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) - Saneamento e Sustentabilidade; Segurança; Educação; e Saúde. Feira de Santana apresenta bons números, estando à frente de todas as capitais do Nordeste, com destaque na área de saúde.


    Zé Neto


    O deputado estadual e pré-candidato a prefeitura de Feira, Zé Neto comentou o tema da escola de samba Mangueira, que desfilou em São Paulo com o tema: “A Verdade Vos Fará Livre” para alfinetar o governo. Segundo Zé Neto, o tema “diz muito sobre o Brasil que estamos vivendo nesse momento, com suas Fake News e com suas medidas abruptas de entrega do patrimônio público nacional, especialmente nossa Petrobras, a nossa energia elétrica, a empresa Correios, bem como a previsão de entrega da SERPRO, onde reside todas as importantes informações do país”, disse.

     

    Alice Portugal


    A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comentou sobre o vídeo de Bolsonaro afirmando que o presidente cometeu um “crime de responsabilidade” com tal ato. “Todos, independentemente de partido ou opção ideológica, devemos nos unir em defesa da democracia. Está aberta a nova temporada da resistência”, escreveu.


    Propostas


    O PSD vai realizar, no dia 23 de março, às 9h, uma sessão plenária para discutir propostas para a cidade de Salvador, com vistas à eleição municipal deste ano. Na ocasião, o partido deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura. Até esta semana, o nome posto era o do senador Angelo Coronel, que abriu mão em prol da esposa, Eleusa.


    PSL


    A decisão da Executiva Nacional do PSL de punir 17 deputados federais, incluindo o filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo, é a prova mais evidente de que a disputa entre a ala ligada ao presidente do partido, Luciano Bivar (PSL-PE), e o grupo que apoia Bolsonaro continuará em 2020. A medida pode abrir caminho para uma nova briga pela liderança da bancada na Câmara, mas a sanção ainda precisa ser validada pelo Diretório Nacional da sigla e não há previsão de quando o colegiado irá se reunir.


    Discriminação


    O governo federal, através do Ministério da Justiça, quer retirar a discriminação por cor, opção sexual e etnia como agravante para multas a empresas que violem o direito do consumidor. A alteração consta de uma minuta da Secretaria Nacional do Consumidor, ligada à pasta comandada pelo ministro Sérgio Moro.


    Religião


    O presidente Jair Bolsonaro criticou, o samba da Mangueira, que trouxe uma releitura da vida de Jesus Cristo, no carnaval do Rio. Para o presidente, a agremiação estava “desacatando religiões” ao propor o tema.


    Mulher na política


    O Brasil trabalha para maior inserção das mulheres na política, disse a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves ministra. “O governo Bolsonaro quer que todos os municípios do país tenham, pelo menos, uma mulher vereadora. Essa é uma meta que apresentamos aqui hoje e, daqui a um ano, voltarei para mostrar os resultados para os senhores”, disse.



  • 26/02/2020


    27.02.2020 10h54m
    Recomendar

    Sobe - Governo do Estado por ter acionado a PGE contra as ofensas de Igor Kannário à Polícia Militar da Bahia.


    Desce - Igor Kannário por não passar um carnaval sem ofender e tentar desmoralizar a Polícia Militar.


    ACM Neto


    O presidente nacional do DEM, ACM Neto deixou claro em entrevista ao radialista Luiz Santos, da Rádio Sociedade, durante o carnaval de Salvador que a direção do DEM em Feira de Santana é de Zé Ronaldo, mas que os dois conversarão juntos sobre o destino do grupo composto por outros partidos, a fim de encontrarem o caminho para uma candidatura única, e que para isso, seriam ouvidos três candidatos da base de Neto. Dayane Pimentel (PSL), Targino Machado (DEM), e o atual prefeito, Colbert Filho (MDB). E decretou que ele e Ronaldo conversariam com os três logo após o carnaval. Entenda-se como “logo após”, á partir de segunda, 02, até no mínimo domingo, dia 08, porque depois disso, ninguém aguenta mais. Nem os candidatos a vereador, e muito menos os três candidatos a prefeito.


    Ronaldo


    José Ronaldo (DEM), durante o início desse ano, já conversou com Dayane, mais frequentemente com Colbert, e na última quinta-feira, com Targino, dentro do carro do deputado, na frente do Hotel Acalanto. A conversa durou quase duas horas, ufa! Todos da base desse grupo, torcem por candidatura única, já os candidatos, não ligam para isso. O sentimento que se tem, já explanado por mim, em comentários no programa Bom Dia Feira, da Rádio Princesa, e no Primeira Página, da Rádio Povo, é que os três serão candidatos, independente daquilo que podem querer, Neto e Ronaldo.


    Eleição 2020


    Em 2016, vinte e nove partidos participaram da eleição proporcional, destes, onze formaram chapa de vereadores individualmente, os outros dezoito, formaram coligação partidária. Diferente da eleição de 2016, partidos que não tinham chapa completa se escoravam em outras agremiações para melhor aproveitamento para eleição de seus candidatos. Agora em 2020, teremos uma eleição na base do “salve-se quem puder”, sairão isoladamente por força da nova legislação que trata do assunto.


    Eleição 2020 I


    Até o momento, vinte e cinco partidos trabalham para a formação de chapa. Mas, apenas cinco deles já declaram que a chapa será formada com vinte e dois homens, e dez mulheres. Os partidos que se declaram completos são PTC, Cidadania, PROS, SDD, e um grupo formado por Beca e Pedro Paulo, ainda sem denominação partidária. Os outros vinte, ainda se debatem na busca de candidatos para formação da chapa.


    Eleição 2020 II


    Partidos que têm candidato a prefeito e que são considerados fortes sob o ponto de vista da formação de chapa, estão no mesmo caminho de partidos menores, se debatendo para agregar pretendentes. É o caso do DEM, PT, Podemos, NOVO, PSD e PSDB.


    Kannário X PM


    O cantor e deputado federal Igor Kannário, recebeu da prefeitura de Salvador, ao todo, R$ 280 mil para tocar no Carnaval de Salvador. Na segunda de carnaval, em cima do trio, o músico protagonizou mais um embate contra policiais militares que passavam pela avenida. Kannário chamou os policiais de “bunda mole” por uma suposta postura agressiva da instituição.


    Dilma Rousseff


    O processo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na Comissão de Anistia está há oito meses parado. Em junho do ano passado, a relatora do caso, a conselheira Any Ávila Assunção, havia pedido mais tempo para fazer seu voto. Desde então, o processo não foi pautado. A ex-presidente pede indenização por ter sido perseguida na ditadura militar.


    Supremo


    O coordenador-geral do Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato), Rui Oliveira, afirmou que o sindicato pretende entrar com uma ação, no Supremo, contra a reforma da Previdência aprovada na Bahia. “Estamos aqui protestando contra o governo federal, estadual e municipal. A reforma da Previdência, no nosso meio, não acabou ainda. Estamos entrando com uma ação, no Supremo Tribunal Federal, pra tornar sem efeito aquela votação, tendo em vista que ocorreram diversos vícios”, explicitou.



  • 22/02/2020


    27.02.2020 10h51m
    Recomendar

    Sobe - Filarmônica 25 de Março por desenvolver projeto musical em escolas.


    Desce - A violência que continua desenfreada fazendo novas vítimas na cidade.


    Ponto facultativo


    O Presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador José Carneiro Rocha, no uso de suas atribuições regimentais, considerando o caráter nacional das festividades do Carnaval, decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira (24). Por esta razão, as atividades ficarão suspensas até a quarta-feira (26), e próxima sessão ordinária acontecerá na segunda-feira (02).


    Zé Filé


    O vereador Zé Filé (PROS) comemorou a colocação de lâmpadas de led no conjunto Feira X. E o vereador Alberto Nery (PT) não perdeu a chance de alfinetar Filé. “Quem te viu, quem te vê’, chegar na tribuna hoje para elogiar o prefeito por estar colocando lâmpadas de led no Feira X, projeto que já vem nesta Casa da gestão anterior”.


    Reda


    O Governo Municipal está convocando os candidatos aprovados no concurso REDA para preenchimento de vagas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e atividades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para nomeação, os candidatos aprovados devem comparecer à Secretaria, à Avenida Senhor dos Passos, 211, no período de 21 de fevereiro a 20 de março.


    João Henrique


    João Henrique fará política em Feira de Santana. O ex-prefeito anunciou que “Agora vai depender das composições. A gente está conversando com vários partidos, mas o projeto é realmente levar a experiência de Salvador para colaborar com minha terra natal. E meu filho que vai tentar a candidatura de vereador em Salvador”.


    Nem pensar


    O prefeito ACM Neto e presidente Nacional do Democratas desarmou as possíveis adesões ao seu partido, com nomes de aliados. “Nem pensar. A ordem é trazer do outro lado”. Essa decisão deve mexer o cenário político em Feira de Santana.


    Ação civil


    A Justiça determinou a reestruturação do Serviço de Atenção a Pessoas em Situação de Violência Sexual - Viver - mantido pelo Governo da Bahia. A ação civil pública foi movida pela Defensoria Pública estadual em 2016. Segundo a decisão, a unidade deverá ser reaberta em 180 dias no bairro de Periperi, ou deverá ser instalada uma nova unidade, além do restabelecimento do horário integral de atendimento no Instituto Médico Legal (IML), com a contratação de pessoal especializado e tratamentos ambulatoriais pertinentes.


    Reforma administrativa


    O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a reforma administrativa deverá ser encaminhada ao Congresso somente após o feriado de Carnaval, como antecipado pelo Estado. “Vamos deixar para depois do Carnaval, né?”, disse Bolsonaro, quando chegava ao Palácio da Alvorada. Mais cedo, em cerimônia no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que a reforma está “madura”, embora ainda não esteja pronta.


    Ciro Gomes


    Em entrevista a jornalistas após visitar Cid Gomes no hospital, o pedetista Ciro Gomes disse que o presidente Jair Bolsonaro tem responsabilidade sobre o fato. “Isso não está isolado do que está acontecendo no Brasil. Nós temos um momento de destruição do Estado Democrático de Direito no Brasil, liderado por um presidente boçal, canalha, de uma família de canalhas”, disse Ciro, questionado sobre o assunto.



  • 21/02/2020


    21.02.2020 13h36m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por ter a melhor posição entre os municípios baianos e a 4ª melhor posição em toda a região nordeste do país, no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal.


    Desce - Imbróglio envolvendo o shopping popular, Defensoria Pública, Prefeitura e os Camelôs da cidade.


    Shopping Popular


    O secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior, ressaltou que a entrega das chaves para quem já assinou o contrato para instalação no Shopping Cidade das Compras foi realizada nos dias 15, 17 e 18 deste mês e que os ocupantes dos boxes têm um mês para adequarem seus espaços no shopping popular.


    Shopping Popular II


    Vendedores ambulantes de Feira de Santana, fizeram uma manifestação na galeria da Câmara Municipal durante a audiência pública que discutiu a implantação do Programa Parceria-Público-Privada para a iluminação do município. Eles levaram cartazes contendo citações sobre o empresário Elias Tergilene, responsável pelo consórcio que administra o Centro Comercial Popular. Frases como: “O shopping não é do camelô, é de Elias” e “Aluguel e condomínio com valor justo”.


    Iluminação


    O bairro Gabriela foi a quinta localidade a receber as luminárias em led, cujos serviços estão contemplando nessa primeira etapa, as principais vias de acesso aos bairros. Somente na rua Ipanema foram instaladas 68 luminárias com potência 115 watts. As outras localidades já atendidas com o novo sistema de iluminação são os bairros Rua Nova, Queimadinha, Feira X e Tomba.


    Esporte


    O deputado estadual José de Arimatéia enviou à Assembleia Legislativa da Bahia a Moção nº 23.410/2019, manifestando congratulações ao Governo Municipal, através do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pelas ações em prol do esporte no município. Em 2019, a Secretaria teve recorde no desempenho de atividades, como os Jogos Paralímpicos, os Jogos Abertos de Feira de Santana, a Corrida Verão, Dominó para Cegos, Jogos de Salão e a Olimpíada Estudantil.


    Reunião


    A reunião entre Targino Machado e o ex-prefeito José Ronaldo aconteceu. Dentro de um carro, os demistas conversaram, causando uma certa curiosidade. Ainda não foi divulgado o teor da conversa, mas é esperado que tenha sido acerca da pré-candidatura de Targino.


    Evitando brigas


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), proibiu que deputados federais e estaduais do seu partido convidem prefeitos e candidatos de siglas aliadas para o Democratas. A intenção é evitar briga entre as legendas do grupo político”. Não vou participar de nenhum movimento para tirar prefeito ou candidato de partidos que são aliados meus para levar para o Democratas. Já pedi, inclusive, aos deputados nossos, federais e estaduais que, por favor, não façam isso. Que a gente tenha diálogo com todos os partidos [aliados] para evitar isso”, declarou Neto.


    Lula


    A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não cometeu crime previsto na Lei de Segurança Nacional (LSN) na investigação a respeito de declarações públicas em que o petista chama o presidente Jair Bolsonaro de “miliciano”. A PF disse também, já ter encaminhado um relatório da investigação à Justiça. “Está demonstrado a inexistência de qualquer conduta praticada, por parte do investigado, que configure crime previsto na Lei de Segurança Nacional”, diz a nota oficial do departamento.


    Eduardo Bolsonaro


    O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou em sua rede social que o senador Cid Gomes não teve “o mínimo de inteligência” para lidar com os policiais grevistas do Ceará. A postagem vinha acompanhada com um vídeo do momento em que Cid é baleado e foi apagada do perfil do deputado minutos depois.



  • 20/02/2020


    20.02.2020 14h14m
    Recomendar

    Sobe - Ministra Cristina Peduzzi por ser a 1ª mulher presidente do Tribunal Superior do Trabalho, em 73 anos.


    Desce - Pessoas que não contribuem com o combate ao mosquito da dengue e acabam contribuindo para a proliferação do mosquito.


    Comenda


    Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 077/2019, do vereador Cadmiel Pereira (PSC), que concede a Comenda Maria Quitéria ao cantor, ex-deputado federal Antônio Lázaro Silva, o Irmão Lázaro.


    Jogos Olímpicos


    Em seu discurso na Câmara de Vereadores, o vereador Edvaldo Lima (PP) anunciou que o Ministério Público respondeu ao seu pedido para a suspensão do carnaval da Bahia, que começa hoje (20). O vereador Roberto Tourinho (PV) não perdeu a oportunidade de alfinetar. “O ideal seria suspender os Jogos Olímpicos também, vereador, surtiria mais efeito”, brincou.


    Mulheres


    Cadmiel Pereira (PSC) falou sobre a importância da atuação da mulher na política. “Partidos políticos não dão condições reais para elas atuarem, apenas para preencherem vagas e cumprir a lei; não conseguem estrutura para serem votadas. A cada 100 secretarias, 50% deveria ter mulher à frente. Devemos ter o ‘corpo feminino’ em toda a estrutura física da nossa administração, 24 de fevereiro é uma data que deve ser lembrada por ter dado voz à mulher. Espero que mais mulheres sejam eleitas como vereadora, deputada, senadora e mais”, disse.


    Dengue


    O vereador Roberto Tourinho (PV) criticou os altos números de dengue em Feira de Santana “Estamos em fevereiro de 2020. Em fevereiro de 2019, na mesma época, Feira de Santana já tinha mais registros de dengue que Salvador. Feira de Santana terminou 2019 com muitas mortes por conta da dengue, foi a campeã na Bahia nesses casos. Estamos em 2020 e a cidade já volta às manchetes. Bonfim de Feira é o local com mais casos de focos de dengue”, denunciou.


    Previdência


    O prefeito ACM Neto comentou na manhã de ontem (19), a proposta de reforma da Previdência que deve ser enviada para a Câmara Municipal de Vereadores logo após o Carnaval. Segundo o chefe do Executivo municipal, a reforma é mais leve do que a do Estado e prevê a criação de um fundo de capitalização com recursos exclusivos da prefeitura.


    Marco Legal


    O deputado federal João Roma (Republicanos) solicitou a realização da primeira audiência pública da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o chamado marco legal das startups (Projeto de Lei Complementar 146/19). Presidente do colegiado, Roma pede em seu requerimento que sejam convidados representantes da Petrobras e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


    Imprensa


    O presidente Jair Bolsonaro não concedeu entrevistas, na manhã de ontem (19), ao sair do Palácio do Planalto. No entanto, criticou a imprensa junto aos apoiadores que o aguardavam na saída. “Que imprensa nós temos no Brasil… Podia logo a imprensa ser um partido político, ia ficar à esquerda do PT”.



  • 19/02/2020


    19.02.2020 14h04m
    Recomendar

    Sobe - Hospital Clériston Andrade por oportunizar formação em Libras.


    Desce - Os 38 homens presos em operação contra pornografia infantil para fins de exploração sexual.


    Lulinha


    O vereador Lulinha (DEM) comentou as eleições municipais, afirmando ser normal que nomes sejam colocados para discussão, mas exaltou a figura do prefeito Colbert Martins e o trabalho que vem fazendo na cidade. Pediu também que o diretório municipal analise melhor a situação e destacou a importância do ex-prefeito José Ronaldo dentro do grupo.


    Programa de Governo


    Roberto Tourinho (PV) falou sobre a reunião da Frente Progressista Democrática, em que, segundo ele foi debatida a elaboração do Programa de Governo da chapa. “Em breve anunciaremos, apresentaremos o Programa de Governo defendido por esta Frente. Combatendo as irregularidades administrativas e os desmandos destes últimos anos, em Feira de Santana”, disse.


    Tourinho


    Roberto Tourinho (PV) contou que com base em pesquisas realizadas para consumo interno dos partidos, 63% do eleitorado deseja mudanças no processo político do país. “Especialmente em Feira de Santana, as pessoas estão cansadas, extenuadas de um modelo político que não está dando certo”.


    Coronéis


    Alberto Nery (PT) parabenizou o vereador Roberto Tourinho e o grupo que forma a Frente Democrática Progressista. “Dá uma demonstração clara que Feira de Santana não é uma cidade de coronéis, que querem teleguiar a política da cidade. Mostra que tem um projeto para cidade”.


    PPP


    O vereador Alberto Nery (PT) questionou como funcionará a parceria-público-privada (PPP) da iluminação pública e qual o objetivo de uma empresa participar de um projeto em que não se tem o retorno econômico. Nery quis saber qual empresa vai substituir as lâmpadas?


    Iluminação de LED


    O vereador Marcos Lima (Patriota), disse que a iluminação de led, instalada nos bairros Rua Nova, Queimadinha e Feira X, é o que existe de mais moderno e que toda a cidade vai ser beneficiada com o projeto, inclusive os distritos. O prefeito está autorizando a colocação gradativa em cada bairro, priorizando os bairros mais populosos.


    Bililiu


    João Bililiu (CDN) falou sobre o caso de uma menina de 10 anos, vítima de estupro, no último domingo, 16, no Tomba. “Não posso ficar calado com mais esse fato monstruoso que aconteceu em nossa cidade: o sonho de mais uma criança sendo ceifado por conta de um marginal. Um monstro se aproveitou de uma criança, com 10 anos de idade. Isso é imperdoável. Além da justiça divina, espero que a justiça do homem venha a ser concretizada. Espero que o mais rápido possível, a polícia coloque esse homem atrás das grades e o peso das leis pese em sua consciência, para que tenha noção do grande crime que cometeu”.


    ACM Neto


    Os três governadores filiados ao Democratas não assinaram a carta dos chefes dos Executivos dos Estados com reclamações contra o presidente Jair Bolsonaro. Questionado sobre o assunto, o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, negou ter feito qualquer orientação sobre o caso.



  • 18/02/2020


    18.02.2020 18h01m
    Recomendar

    Sobe - Polícia Militar da Bahia por completar 195 anos servindo e protegendo à comunidade.


    Desce - Homem que estuprou criança de 10 anos, em Feira de Santana.


    Disputa


    Cadmiel Pereira (PSC) alfinetou políticos que disputam a prefeitura do município e defendeu o nome do prefeito Colbert Martins para a reeleição. “Têm outros que querem ser prefeito de nome. José Ronaldo tem um projeto de cidade. Nesses próximos 10 anos onde queremos que esteja Feira de Santana, na mobilidade, na economia e na educação? O prefeito Colbert Martins e José Ronaldo têm projeto de cidade, outros têm projeto de nome, para nomear seus amigos”.


    Lulinha


    Lulinha (DEM) comentou sobre eleições de 2020. “Já estamos vendo o lançamento de nomes, reuniões de pré-candidatos e partidos. É natural acontecer essa movimentação, porém o mais importante são reuniões para definir nomes e nós, vereadores, temos um grande compromisso em continuar com o desenvolvimento da cidade. Há projetos em andamento que deverão ser executados. Sou democrata, fui candidato a deputado, tive quase 11 mil só em Feira e faço parte do Democratas na cidade, assim como outros vereadores e políticos”.


    Reajuste


    O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou durante entrevista coletiva no circuito Orlando Tapajós, na Barra, que a tarifa de ônibus pode ser reajustada para R$ 4,20 após o carnaval. No último reajuste, em janeiro do ano passado, o aumento foi de R$ 3,80 para R$ 4.


    Investigações


    O secretário estadual de Segurança Pública (SSP) de Salvador Maurício Barbosa falou sobre o andamento das investigações sobre a morte do miliciano Adriano da Nóbrega. “Com certeza, o que se leva a crer é que ele estava fugindo. E fugindo com apoio daquelas pessoas que foram presas e identificadas ali no local. A pessoa não se esconderia em um ambiente em que ele não tivesse nenhum tipo de proteção ou soubesse onde estivesse. A gente está ouvindo as testemunhas para poder formar a convicção da autoridade”.


    Sérgio Moro


    Esposa do ministro da Justiça, Sérgio Moro, Rosângela Moro disse acreditar que o ex-juiz da Operação Lava Jato apoia totalmente o governo de Jair Bolsonaro “O ministro até brincou esses dias: ‘Ah, vou tatuar na testa que não vou ser o presidente’. O ministro é da equipe do presidente Jair Bolsonaro, dá total apoio para o presidente, inclusive no futuro aí, na reeleição”.


    Queima de arquivo


    O senador Flávio Bolsonaro mostrou irritação com um seguidor nas redes sociais, neste domingo (16), ao ser questionado sobre “queima de arquivo”. E respondeu ao seguidor: “Não sei, mas pra queimar a rosca você sabe!”.


    Perseguição


    Jair Bolsonaro acusou o presidente do Folha de São Paulo de perseguição. “Hoje, parece que a Folha tem umas dez matérias na capa dando pancada em mim. Impressionante, se Haddad estivesse aqui, estaria muito melhor, com toda a certeza. Estaria aqui recebendo o Maduro, fazendo homenagem ao general lá de fora”, contou.


    Banana


    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a dar “banana” para jornalistas que o acompanham no Palácio da Alvorada. O gesto foi repetido quando ele criticava a coluna de Bela Megale, do jornal O Globo, afirmando que a biblioteca da Presidência da República seria reduzida pela metade para dar lugar a uma sala para Michelle Bolsonaro. 



  • 15/02/2020


    17.02.2020 15h12m
    Recomendar

    Sobe - 67ª CIPM por desenvolver projeto de destaque no Brasil, ao ganhar prêmio do Conselho Nacional de Justiça.


    Desce - A Bahia por ser o estado com maior quantidade de mortes violentas, de acordo com Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


    Privilégios


    Durante o encontro que reuniu o prefeito Colbert Martins (MDB), José Ronaldo (DEM) e vereadores da chapa, o vereador Isaías de Diogo (PDT) e o ex-prefeito tiveram uma discussão quando o pedetista acusou Ronaldo por privilegiar determinados nomes em detrimento de outros.


    Presença


    Logo depois que foi anunciada a reunião de José Ronaldo e Colbert Martins com os vereadores que fazem parte da chapa, a questão que pairou sobre a imprensa local e os entusiastas políticos foi o recém chegado no grupo Zé Filé (PROS) e Eremita Mota (PSDB) que estiveram presentes na reunião da nova Frente Progressista marcariam presença. No encontro 18 vereadores fizeram parte, mas Filé e Eremita não estavam.


    Democratas


    Em relação a conversa de Targino Machado e ACM Neto, Colbert alfineta “Aqui em Feira quem decide as questões do Democratas é José Ronaldo, desde que ACM velho estava na política quem decidia era Zé, e continua sendo, do mesmo jeito que quem decide sobre MDB em Feira, sou eu”.


    Geilson


    Em entrevista, Carlos Gelson declarou que acredita em sua eleição este ano. “Eu sou o único nome entre os quatro colocados nas pesquisas que não tem mandato e essa nossa posição é altamente alvissareira com uma rejeição muito baixa, boa aceitação”.


    Geilson II


    Carlos Geilson criticou Colbert Martins: “Colbert Martins é uma ilha e como tal somente é possível chegar nele, como você sabe, de barco ou de avião. Para chegar nele você deve ir por meio de terceiros, mas que nem sempre conseguem chegar nele e fazer contato com o atual gestor”.


    Sarkis


    Luiz da Feira segue cobrando aos vereadores da Câmara uma solução para o prédio Sarkis, interditado há sete meses. “Nada foi resolvido. Os comerciantes e ambulantes reclamam que o movimento caiu 80%”, reclamou.


    Frente progressista


    Frente Progressista se reuniu com Ronald Ross (REDE), Ângelo Almeida (PSB), Davi Leal (PV) e Aroldo (PCdoB) para discutir um grande projeto para Feira de Santana. A ideia é solucionar problemas nos bairros da cidade.


    Zona Rural


    A Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicou seis processos de licitação pública que receberão a zona rural. As obras fazem parte do Pacote de Investimento lançado ano passado pelo prefeito Colbert Martins.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia