Bahia Aqui é Trabalho 1019
Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 27/09/2019


    07.10.2019 17h21m
    Recomendar

    Sobe - Plano de Mobilidade Urbana de Feira de Santana por ter sido premiado em Nova York


    Desce - Ex-prefeito por deixar de publicar edital em jornal de grande circulação e ser condenado à perda de mandato


    Homenagem


    O dia do psicólogo, comemorado 27 de agosto, foi celebrado em sessão solene na noite da última quarta-feira (25), atendendo ao requerimento do vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira, com a intenção de agradecer publicamente aos profissionais que cuidam, restabelecem e fortalecem a saúde mental e emocional dos indivíduos.


    Nota de repúdio


    O vereador Luiz da Feira (PCdoB) publicou nas ruas redes sociais uma nota de repúdio aos últimos acontecimentos noticiados sobre o possível fechamento do Feiraguai e a sua transferência para o Shopping Popular. Ele disse que, enquanto representante da população e camelô, não pode concordar com a situação.


    Investimentos


    O Brasil poderá receber R$ 50 bilhões de investimentos, nacionais e estrangeiros, nas áreas de infraestrutura em 2020. A estimativa é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que participou, na última quarta-feira (25), da inauguração da nova pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Ele esteve nos Estados Unidos nos últimos dias, quando realizou várias reuniões de negócios com investidores estrangeiros, principalmente americanos e canadenses.


    Ex-governador preso


    Foi preso ontem (26), pela Polícia Federal, o ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda. Ele é investigado em uma operação sobre corrupção. Miranda estava no apartamento funcional da mulher, a deputada Dulce Miranda, quando foi preso. Ela não é investigada.


    Alvo do presidente


    O governo Jair Bolsonaro (PSL), por meio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), conseguiu decisão favorável da Justiça Federal para despejar, em Caruaru (PE), o maior centro de formação nordestino do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo. O local é considerado o coração do movimento social na região por já ter formado, em parcerias com universidades federais e estaduais, mais de 8.000 pessoas só em cursos de graduação e pós-graduação.


    Crítica


    A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) criticou os cortes e contingenciamentos de verbas por parte do governo federal para as instituições baianas. Em discurso na Câmara dos Deputados, a parlamentar disse que os cortes estão levando a educação e as instituições a um “colapso”.


    Afirmação


    O prefeito de Salvador ACM Neto afirmou que o DEM, partido do qual é o presidente nacional, não irá apoiar a volta de um imposto nos moldes da antiga CPMF. A informação é da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.


    Desejou sorte


    O governador Rui Costa (PT) desejou sorte ao novo procurador-geral da República, Augusto Aras, e disse ter expectativa que ele ajude o Ministério Público a reconquistar a segurança jurídica no país. Aras foi empossado no cargo na manhã de ontem (26), em cerimônia no Palácio do Planalto.



  • 26/09/2019


    07.10.2019 17h13m
    Recomendar

    Sobe - Plano de Mobilidade Urbana de Feira de Santana por ser premiado em Nova York.


    Desce - Bahia por apenas 3 das 417 cidades terem casas-abrigo para mulheres em situação de violência.


    Terreno preparado


    Na coluna do prestigioso jornalista Levy Vasconcelos, na mesma coluna onde Zé Ronaldo, faz quinze dias, ao ser questionado quem ele apoiaria para prefeito de Feira de Feira, respondeu que era cedo e que ele, Levy, seria o primeiro a saber, Targino Machado disse na coluna de ontem, que nunca se disse pré-candidato, nem anda correndo atrás de candidatura. E aí mandou uma senha “nada farei sem ouvir ACM Neto. Nunca em tempo algum chamei alguém de líder. Mas, já estou me auto proclamando liderado dele”. Vocês acham que o líder não vai proteger um liderado desse?


    Tempo, senhor da razão


    É bom dizer que Targino, Ronaldo e ACM Neto pertencem ao mesmo partido, o DEM. ACM Neto é o maior líder do partido na Bahia e além disso é o presidente nacional do partido. Vocês acham que ACM Neto quer fortalecer outro partido que não o dele? O tempo se encarregará de tirarmos essa dúvida. Para mim, tomara que sim, tomara que não.


    Repercussão


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (25), na Casa da Cidadania, o vereador Zé Filé (PROS) repercutiu reclamações feitas ao Governo por vereador da base e ressaltou indicações feitas e ainda não atendidas. Ele disse que o prefeito abandonou a cidade.


    Pedido


    Neinha Bastos (PDT) tratou sobre transporte alternativo no distrito de Bonfim de Feira e pediu melhoria nas estradas desses locais. Ela disse que sabe da responsabilidade do secretário Saulo Figueiredo e crê que Colbert tomará as rédeas da situação.


    Conscientização


    Foi aprovado pela Casa Legislativa, o Projeto de Lei de nº 112/2019, de autoria do vereador Zé Curuca (DEM), que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Depressão Infantojuvenil, que será realizada na última semana do mês de setembro de cada ano, no âmbito do município de Feira de Santana.


    Comenda


    O Projeto de Decreto Legislativo de nº 045/2019, de autoria da vereadora Aldney Bastos Marques (PDT), que dispõe sobre a concessão da Comenda Maria Quitéria ao médico cirurgião Márcio Freitas, foi aprovado na Casa da Cidadania.


    Utilidade pública


    A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei de nº 108/2019, de autoria do vereador Roberto Tourinho (PV), que declara de utilidade pública a Associação Comendador Jonathas Telles de Carvalho, com sede no município de Feira de Santana - Bahia, na Avenida Eduardo Fróes da Mota, n° 05, bairro Santa Mônica, CEP 44.078-015.


    Denominação


    A Casa Legislativa aprovou também o Projeto de Lei de nº 111/2019, que dispõe sobre denominação de praça pública, situada na sede do distrito Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu). De acordo com a matéria, fica denominada a praça pública, localizada na sede do distrito Governador João Durval Carneiro de “praça Dival Figueiredo Machado”. A proposição determina que o Poder Executivo fica autorizado a providenciar placa de identificação a ser afixada no local.


    Afirmação


    Em sabatina no Senado ontem (25), o subprocurador Augusto Aras disse que a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República, para a embaixada brasileira nos Estados Unidos, não configura nepotismo, segundo O Globo.


    Sem polêmica


    O governador Rui Costa (PT) evitou polemizar o embate protagonizado entre o prefeito ACM Neto (DEM) e o vice-governador João Leão (PP) acerca do projeto da ponte Salvador-Itaparica. Na tarde da última terça-feira (24), enquanto apresentava detalhes da futura obra na Câmara de Vereadores, Leão assegurou que o município participou da fase de discussões técnicas. Pouco depois, o prefeito chamou Leão de irresponsável e afirmou nunca ter sido chamado.



  • 25/09/2019


    07.10.2019 17h08m
    Recomendar

    Sobe - Base Comunitária da Segurança da Rua Nova, por completar 5 anos de existência, com êxito tanto no social quanto no operacional.


    Desce - Motorista que transportava centenas de caixas de cigarros de origem clandestina.


    Visita


    Como parte da programação do projeto Cidadania e Serviços Públicos, alunos do Fundamental I, do Colégio Santo Antônio, na manhã de ontem (24), visitaram a Câmara de Vereadores de Feira de Santana e prestigiaram parte da sessão ordinária a fim de conhecer, entre outras coisas, o funcionamento do Poder Legislativo Municipal.


    Pedido


    Cadmiel Pereira (PSC) tratou sobre a importância de políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência no município de Feira de Santana. Ele pediu ao prefeito para que implante parques infantis adaptados para crianças com deficiência, pois, segundo ele, muitos pais não têm onde levar suas crianças deficientes quando se fala em lazer.


    2ª discussão


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou o Projeto de Lei de nº 106/2019, de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (DEM), que institui o Mês Setembro Verde, com o objetivo de dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência.

     

    Proposta


    Lulinha (DEM) propôs a realização de audiência pública para discutir os problemas de segurança pública enfrentados na cidade. O parlamentar ressaltou o crescimento dos índices de violência, citando assaltos e o assassinato do delegado Gesta Dermeval Costa Santos, no Centro de Abastecimento, na semana passada.


    Dia do Contador


    Celebrado no dia 22 de setembro, o Dia do Contador foi a razão da noite festiva, em solenidade realizada na noite da última segunda-feira (23), na Casa da Cidadania. O evento atendeu ao requerimento do vereador Edvaldo Lima (PP).


    Homenagem


    Acontece hoje, às 19h30, uma Sessão Solene para comemorar o Dia do Psicólogo, atendendo ao Requerimento n°110/2019, de autoria do Vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira (PSC).


    2020


    O governador Rui Costa (PT) falou sobre a corrida dos prefeituráveis para 2020 e disse que vai começar a dialogar sobre as eleições do ano que vem entre os meses de dezembro deste ano e janeiro do próximo ano.


    Rebateu


    Rui Costa (PT) voltou a defender que Salvador precisa ter um segundo centro de convenções. Em encontro com representantes do trade turístico, na manhã de ontem (24), o petista rebateu fala do prefeito ACM Neto (DEM), para quem o governo jogará dinheiro fora, caso leve a ideia adiante - o município estima entregar um equipamento do tipo até o fim do ano.



  • 24/09/2019


    07.10.2019 17h03m
    Recomendar

    Sobe - Flifs por se consolidar como uma porta aberta para valorização da literatura local e regional.


    Desce - Autoridades de saúde que deixam faltar vacinas importantes em diversos postos médicos.


    Aprovação


    Na manhã de ontem (23), a Casa da Cidadania aprovou, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 105/2019, de autoria dos vereadores Gerusa Sampaio (DEM) e José Carneiro (PSDB), que institui o dia 31 de julho como o Dia Municipal das Organizações da Sociedade Civil, no município de Feira de Santana.


    Denominação


    Foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de n° 105/2019, de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (DEM), que denomina Rua Valdir Carneiro Rios, a Rua Lagoa Funda, situada no loteamento Monteiro Lobato, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana.


    Setembro Verde


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou o Projeto de Lei de nº 106/2019, também de autoria do vereador Lulinha (DEM), que institui o Mês Setembro Verde, com o objetivo de dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência. Os edis Cíntia Machado (PRB) e Edvaldo Lima (PP) se abstiveram da votação.


    Crítica


    João Bililiu (Cidadania) criticou a licitação de mais de R$ 1 milhão, realizada em Salvador, para conclusão das obras da Lagoa Grande. Ele disse que isso “não passa de mais um baratino, anúncio político”. Bililiu mostrou certeza ao dizer que o Estado não vai concluir a obra, “vai enrolar, enrolar e não vai terminar”. O edil disse sentir na pele o que passam os moradores daquela região.


    Crítica I


    A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana há anos tem distribuído gratuitamente preservativos na tentativa de prevenir a população contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A ação tem incomodado o vereador Edvaldo Lima (PP) que em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania teceu duras críticas à Secretaria. De acordo com o edil, o órgão tem destinado aproximadamente R$ 300 mil para compra de preservativos e gel lubrificante.


    Novo partido


    A vereadora Neinha anunciou que é a mais nova filiada do PDT em Feira de Santana. Agora, ela passa a compor o partido do qual o vereador Isaías de Diogo e o secretário Pablo Roberto fazem parte.


    Ironizou


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmou ontem (23), que a gestão Rui Costa (PT) jogará dinheiro fora caso leve adiante a pretensão de construir um segundo centro de convenções na capital - o município estima entregar até dezembro o mesmo tipo de equipamento. E ironizou: “Sabe aquela coisa, de menino amarelo, que precisa ser o dono da bola pra poder disputar a partida?”.


    Eleição


    Ademário Costa venceu o segundo turno da eleição interna e foi eleito no último domingo (22), como novo presidente do PT de Salvador. Ele teve 1.767 votos (51%) contra 1.711 votos (49%) de Gilmar Santiago, que disputava a reeleição. Costa foi apoiado pelo deputado federal Jorge Solla, de quem é assessor. Já Santiago, teve o apoio do senador Jaques Wagner.



  • 21/09/2019


    07.10.2019 17h01m
    Recomendar

    Sobe - Deputado Zé Neto por trazer representantes do Congresso para Feira e levar representantes de Feira para o Congresso.


    Desce - Pais desumanos que marchucam os filhos e até mesmo mata-os para se vingarem de esposa.


    Reforma Tributária


    Já está na secretaria da Câmara Municipal de Feira de Santana a proposta do vereador José Carneiro (PSDB) para que seja realizada uma sessão especial com o objetivo de tratar da reforma Tributária, matéria que tramita na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Segundo o site Bahia na Política, o requerimento sugere o nome do deputado federal João Roma (PRB), relator especial, para falar do assunto.


    Crítica


    O senador Jaques Wagner (PT) criticou a política feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Em suas redes sociais, o petista disse que os primeiros frutos da política feita por Bolsonaro são “desastrosos”.


    Doação


    Funcionários e assessores do PT que venceram o bolão da Mega-Sena na última quarta-feira (18), pretendem fazer doações para a vigília Lula Livre, em Curitiba. Segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, os 49 novos milionários, que faturaram R$ 2,4 milhões cada um, não pretendem largar seus empregos para viver de renda. De acordo com dois vencedores, que pediram anonimato ao UOL, cada um dos participantes apostou R$ 10.


    Pediu mais trabalho


    O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse ontem (20), que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) deveria “trabalhar mais e tuitar menos”. Segundo a Folha, a nova provocação entre os potenciais adversários nas eleições presidenciais de 2022 acontece em meio ao anúncio feito na última quinta (19), pela montadora Toyota, que pretende investir R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba (SP), gerando 300 empregos.


    Confirmação


    A Presidência confirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) viajará para participar da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, nos Estados Unidos. Segundo o portal UOL, Bolsonaro passou por novos exames médicos na manhã de ontem (20), em Brasília.


    Elogios


    O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, elogiou ontem (20) o desempenho de Rodrigo Maia no comando da Câmara dos Deputados. “É essencial para democracia”, disse. Para Neto, o correligionário é o principal responsável pelo “bom funcionamento da Câmara dos Deputados”.


    Planejamento


    O governo de Jair Bolsonaro (PSL) planeja conceder incentivo a grandes empreendimentos que atraiam população não indígena de outras partes do país para se estabelecer na Amazônia, informa reportagem do site The Intercept Brasil. Segundo documentos inéditos obtidos pelo site, trata-se do maior plano de ocupação e desenvolvimento da região desde a ditadura militar.


    Questionamento


    O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou na quinta (19), que a Casa questionará no Supremo Tribunal Federal (STF) a operação da Polícia Federal no gabinete do líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Segundo Alcolumbre, o questionamento se baseia na decisão do STF de 2018 que restringiu o foro privilegiado de deputados e de senadores a crimes cometidos no exercício do mandato.



  • 20/09/2019


    07.10.2019 16h52m
    Recomendar

    Sobe - Voluntários do CVV por fazerem caminhada contra o suicídio em Feira.


    Desce - Bahia por aparecer em 3º lugar no ranking dos estados com maior número de acidentes com mortes.


    Homenagem


    O presidente do Legislativo, José Carneiro Rocha, e os vereadores Alberto Nery, Edvaldo Lima e José Menezes Santa Rosa foram à Câmara de Deputados participar da solenidade em alusão aos 186 anos de emancipação política de Feira de Santana. A sessão ocorreu na manhã de ontem (19), no plenário Ulysses Guimarães. O deputado federal Zé Neto (PT), autor do requerimento da homenagem ao município, foi o responsável por conduzir a solenidade, que contou com a participação do prefeito Colbert Martins, do ouvidor da Casa Legislativa, Humberto Lopes Cedraz e de empresários feirenses. Na oportunidade, os representantes da cidade aproveitaram para buscar apoio dos deputados em emendas e ações governamentais que visam o benefício e crescimento de Feira de Santana.


    Homenagem I


    A tarde da última quarta-feira (18), foi marcada também pela celebração dos 186 anos de emancipação política de Feira de Santana, em sessão solene realizada no plenário da Casa da Cidadania. O evento contou com a presença de grande parte dos vereadores, do prefeito Colbert Martins, de secretários municipais, lideranças locais, historiadores e munícipes.


    Haddad sobre Ciro


    O candidato derrotado à Presidência, Fernando Haddad (PT), rebateu, na última terça (17), as fortes críticas feitas por Ciro Gomes durante entrevista concedida à BBC Brasil, na semana passada. Na ocasião, o candidato do PDT disse não se arrepender de não ter apoiado o petista nas eleições, e que o considera a consequência de uma “grande fraude”. Em resposta, durante entrevista à rádio CBN, Haddad disse que “se a gente começar a se ofender, não vai longe”.


    Proposta


    O vereador Hélio Ferreira propôs um projeto de lei na Câmara Municipal de Salvador para determinar que o acesso pela porta de desembarque dos ônibus da cidade seja facultado a pessoas acima do peso, além de gestantes. O projeto foi proposto no último dia 9 e publicado no Diário Oficial da Câmara da última terça-feira (17). A matéria ainda está em tramitação e não foi levada a plenário para ser apreciada pelos vereadores.


    Questionou


    O secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral, questionou a qualidade da merenda servida nas escolas da rede estadual. Para o secretário de ACM Neto (DEM), falta foco à pasta sob administração do governo Rui Costa (PT).


    Robinson em alta


    O deputado federal Afonso Florence (PT) defendeu a candidatura do deputado estadual Robinson Almeida a prefeito de Salvador na eleição de 2020. Ao site bahia.ba, Florence disse que o nome do correligionário é um dos que mais agrega dentro do partido.


    Na trave


    O deputado federal Zé Neto (PT) disse ao site bahia.ba, que quase ganha o bolão de 49 cotas da Mega-Sena vencido por funcionários e assessores do PT na Câmara dos Deputados. O prêmio total foi de R$ 120 milhões.


    Manutenção


    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, teria conseguido “reverter” a ideia do presidente Jair Bolsonaro sobre a permanência de Maurício Valeixo no comando da Polícia Federal (PF), pelo menos por enquanto, de acordo com a coluna de Andréia Sadi, do G1.



  • 19/09/2019


    07.10.2019 16h41m
    Recomendar

    Sobe - Câmara Municipal de Feira de Santana por tentar intermediar conflito e esclarecendo os pontos cegos no contrato do shopping popular.


    Desce - Empresário do shopping popular por demonstrar deboche durante audiência pública tratando sobre o tema.


    Bozó


    Aparentando tranquilidade e sorridente, o empresário dono do shopping popular durante toda a audiência pública não desgarrou daquilo que parece ser um patuá. O objeto branco com 21 contas parecendo cabeças de bonecos foi pressionado por ele com os dedos da outra mão, o tempo inteiro. Fiquei com medo dos vereadores ficarem sufocados.


    Parabéns à cidade


    Os vereadores da cidade de Feira de Santana utilizaram as suas recpetivas redes sociais, no dia de ontem (18), para parabenizar o município pelos 186 anos de emancipação política.


    Convite


    O deputado federal Zé Neto (PT) repercutiu, através das suas redes sociais, o convite da Câmara Federal a todos os feirenses para participarem de uma sessão solene em comemoração ao aniversário da cidade, que foi ontem (18). O evento, que acontecerá hoje, a partir das 9h, na própria Câmara dos Deputados, foi uma iniciativa do parlamentar, por meio de um requerimento.


    Mais parabéns


    Os deputados estaduais, Pastor Tom (PSL) e Targino Machado (DEM), também parabenizaram Feira de Santana pelos seus 186 anos de emancipação política. Além deles, o Ouvidor-Geral do Estado, ex-deputado e ex-vereador da cidade, Carlos Geilson, também prestou suas homenagens. Tudo isso nas redes sociais.


    Marcou presença


    O vereador Ron do Povo (PTC) informou que participou do I Seminário Estadual de Municipalização e Segurança no Trânsito, evento que discutiu, na manhã de ontem (18), o processo de municipalização do trânsito e a abertura da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 26 de setembro.


    Aprovação


    Os senadores aprovaram na última terça (17), o projeto de lei que permite aumentar o valor destinado ao fundo eleitoral, principal fonte de recursos para campanhas eleitorais. A proposta também previa a flexibilização de punições e dificultava a fiscalização de partidos. No entanto, após a repercussão negativa, os parlamentares desistiram de aprovar as mudanças na legislação. Com a aprovação no Senado, a Câmara deve decidir se vai retomar a flexibilização ou se mantém o projeto sem essas alterações.


    Possibilidade


    Embora o presidente Jair Bolsonaro tenha afirmado que iria à 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas “nem que fosse de cadeira de rodas”, integrantes do Palácio do Planalto já admitem que o chefe do Executivo pode não comparecer ao evento, marcado para a próxima semana, em Nova York, nos Estados Unidos. O presidente se recupera de uma cirurgia para correção de uma hérnia no abdômen, realizada no dia 8 de setembro.


    Crítica


    O senador Jaques Wagner (PT) criticou o fechamento da Petrobras na Bahia e a privatização da Refinaria Landulpho Alves, que funciona na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.



  • 18/09/2019


    07.10.2019 16h15m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por completar 186 anos de emancipação política como cidade acolhedora.


    Desce - Deputado Igor Kannário por ser obrigado a pagar R$ 9 mil por desacatar policial militar durante Micareta de Feira de 2017.


    Aprovação


    Na manhã de ontem (17), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou o Projeto de Lei de nº 089/2019, de autoria do vereador Edvaldo Lima (PP), que dispõe sobre a transparência das mangueiras nas bombas dos postos de combustíveis. Os edis Alberto Nery (PT), Lulinha (DEM) e Carlito do Peixe (DEM) se abstiveram da votação. Já o vereador Zé Filé (PROS) votou contrário à matéria.


    PL


    A Casa da Cidadania aprovou, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 105/2019, de autoria dos vereadores Gerusa Sampaio (DEM) e José Carneiro (PSDB), que institui o dia 31 de julho, como o Dia Municipal das Organizações da Sociedade Civil, no município de Feira de Santana.


    Denominação


    Foi aprovado o Projeto de Lei de n° 105/2019, de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (DEM), que denomina rua Valdir Carneiro Rios a Rua Lagoa Funda, situada no loteamento Monteiro Lobato, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana.


    Solicitação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou dois Requerimentos de autoria do vereador Gilmar Amorim (PSDC), que solicitam do gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), Euvaldo Ferreira Santos Neto, a limpeza de dois bueiros que se encontram entupidos, sendo um na rua Petronílio Pinto, no bairro Baraúnas, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS), e outro na Rua B-1, em frente aos números residenciais 365 e 371, no conjunto George Américo.


    2ª discussão


    Foi aprovado o Projeto de Lei n° 103/2019, de autoria da vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com associações, ONGs e/ou entidades que realizem atendimento veterinário no município de Feira de Santana.


    Defesa


    O senador Otto Alencar (PSD) preferiu não comentar a carta da executiva nacional do PT rebatendo a entrevista do governador Rui Costa (PT) à revista Veja, divulgada no domingo (15). Ao site bahia.ba, o presidente estadual do PSD ressaltou que caso o governador queira ser candidato a presidente da República nas eleições de 2022, terá seu apoio.


    Crítica


    O senador Jaques Wagner (PT) criticou a nota da executiva nacional do PT rebatendo a entrevista dada pelo governador Rui Costa (PT) à revista Veja. Para Wagner, a reação da direção nacional da sigla é “totalmente descabida”.


    Negou golpe


    O ex-presidente Michel Temer (MDB) negou, em entrevista ao programa Roda Viva na noite da última segunda ontem (16), que tenha se empenhado para dar um “golpe” durante o processo que levou ao afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).



  • 17/09/2019


    07.10.2019 16h11m
    Recomendar

    Sobe - Medida que extingue a obrigatoriedade de simulador como pré-requesito para tirar primeira CNH.


    Desce - O crescente número de feminicídio no Brasil segundo o Mapa da Violência.


    Acuado


    O dono do shopping popular Elias Tergilene, que nos últimos meses, tem evitado discutir com os camelôs dúvidas sobre a relação da direção do shopping com os comerciantes, agora, acuado pelas manifestações e convocado para audiência pública hoje, às 14h30, se rendeu. Convidou advogado e membros da associação representantiva dos camelôs para uma reunião nesta manhã, às 10h30. Agora, deve estar querendo composição antes de chegar na audiência pública na Câmara.


    Aprovação


    Na manhã de ontem (16), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 088/2019, de autoria do vereador Isaías de Diogo (PDT), que dispõe sobre a destinação das sobras e recipientes de tintas, vernizes e solventes.


    Trânsito


    Edvaldo Lima (PP) tratou sobre a municipalização do trânsito e suas competências. Segundo interpretação do edil, as blitzes realizadas pela Polícia Militar devem ter convênio com a Secretaria Municipal de Trânsito.


    Denúncias


    Zé Curuca (DEM) denunciou que a empresa PepsiCo não tem estacionamento para acolher os caminhões, que estão sendo parados na BA- 503, gerando risco de acidentes na via. Curuca também denunciou o descarte irregular de resíduos na região do Limoeiro.


    Alta


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) recebeu alta médica do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, no início da tarde de ontem (16). Ele estava internado desde a semana passada para fazer uma cirurgia de hérnia no abdômen. Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, o presidente continuará a recuperação em casa, por dois dias, antes de retomar os trabalhos normalmente. Até amanhã (18), o vice-presidente Hamilton Mourão continua no exercício da Presidência.


    Sobre 2022


    O deputado federal Zé Neto (PT) diz ver hoje o governador Rui Costa (PT) como a principal alternativa do partido na disputa pela Presidência da República em 2022. Na avaliação do parlamentar baiano, o nome do correligionário deve ser levado em conta sobretudo num cenário em que o ex-presidente Lula esteja impedido de participar do pleito.


    Candidatura descartada


    O senador Otto Alencar (PSD) negou ontem (16), ter intenção de se candidatar à Prefeitura de Salvador nas eleições municipais que serão disputadas em 2020. A declaração foi dada à rádio A Tarde. Para o presidente estadual do PSD, tal suposição “não tem cabimento”. Ele disse que houve apenas uma “brincadeira” com Jaques Wagner sobre uma possível candidatura.


    Frota sobre Ciro


    O deputado federal Alexandre Frota (PSDB) postou um pedido de desculpas a Ciro Gomes no Twitter, na noite do último domingo (15). O parlamentar se desculpou por “agressões generalizadas” contra o candidato do PDT à Presidência nas eleições de 2018 e afirmou que ele “tinha razão sobre [o presidente Jair] Bolsonaro”. O recado se deu em resposta a uma crítica de Gomes à família Bolsonaro feita na rede social.



  • 14/09/2019


    07.10.2019 16h05m
    Recomendar

    Sobe - Hospital da Mulher por já registrar aumento no número de atendimentos maior que o mesmo período em 2019.


    Desce - Os dois policiais que brigaram por vaga em estacionamento e foram parar na Corregedoria Geral da Polícia Militar.


    Solicitações


    O vereador Cadmiel Pereira (PSC) registrou nas suas redes sociais que, durante a manhã da úlima quinta-feira (12), despachou com o prefeito Colbert Martins da Silva Filho pedido de solução de várias demandas de cidade.


    Autorização


    Luiz Augusto de Jesus, mais conhecido como vereador Lulinha, do DEM, informou que após pedido seu, através de ofício n° 576/19, o prefeito Colbert Martins Filho autorizou levantamento para construção da capela no Centro de Abastecimento.


    Oposição


    Enquanto Salvador discute o possível fim do tradicional arrastão da Quarta-feira de Cinzas, conforme estabelece projeto aprovado pelo Legislativo municipal, o cantor e deputado federal Igor Kannário (DEM) opõe-se a uma proposta na Câmara, que torna o dia 22 de abril, feriado nacional. De autoria de Marco Feliciano (Pode-SP), o texto confere a Porto Seguro, no sul da Bahia, o título de “Capital Histórica do Brasil” e também cria a Área de Livre Comércio da cidade.


    Dinheiro por informação


    Dois deputados federais do PSL estão oferecendo recompensas no valor de R$ 100 mil cada por informações que levem ao suposto mandante do atentado cometido há um ano contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL), segundo o blog “Saída pela direita”, assinado pelo jornalista Fábio Zanini, na Folha.


    Candidatura defendida


    O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) afirmou na última quinta-feira (12), que “quer ver” o senador e presidente estadual de seu partido, Otto Alencar, como governador em 2022. Questionado pelo apresentador José Eduardo, em entrevista à rádio Metrópole, o parlamentar ressaltou que “está trabalhando” para que a candidatura do correligionário aconteça.


    Recado dado


    Em discurso durante a inauguração da policlínica regional da cidade de Jacobina, na região da Chapada Diamantina, na última quinta-feira (12), o governador Rui Costa (PT), sem citar nomes, mandou um recado para os adversários. Para o petista, o “povo castiga quem pensa pequeno e quem faz o povo sofrer por causa da picuinha política”.


    Cobranças


    O prefeito ACM Neto, presidente nacional do DEM, tem recebido cobranças de supostas vítimas do deputado Luis Miranda (DEM-DF), acusado de praticar golpes no Brasil e nos EUA. As reclamações diretas ao chefe do Executivo de Salvador vieram após o número de seu telefone ter sido vazado - os reclamantes cobram punição ao parlamentar na sigla. As informações são da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.


    Decreto


    A Justiça decretou a indisponibilidade de bens, no valor de R$ 682.249,80, do ex-prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado, e outras sete pessoas, de acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA). A decisão atende a pedido da promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro, que acusou os réus de envolvimento em fraudes na licitação e nas obras de quatro quadras poliesportivas nas comunidades de Arrogante, Lagoa de Prates, Lagoa da Pedra e Pedrinhas, todas no município de Candiba.



  • 13/09/2019


    07.10.2019 16h00m
    Recomendar

    Sobe - Deputado Federal Zé Neto por provocar Seminário Regional para discussão da reforma tributária em Feira de Santana.


    Desce - Servidor do Detran por ser preso em operação do MP e PRF.


    Hitler


    Adolf Hitler, político de extrema direita, ao assumir o governo na Alemanha, em 1933, teve como primeiro objetivo fechar a imprensa livre daquele País, que na época tinha 4.700 jornais entre diários e semanários com circulação anual de 25 milhões de exemplares. Impôs terror na recente difusão das emissoras de rádio, confiscou máquina nas gráficas e agiu com perversidade contra os proprietários e editores dos periódicos (apesar das perseguições, muitos jornais ainda sobreviveram).


    Imprensa


    Sem imprensa livre para denunciar as atrocidades do governo o povo abraçou Hitler que lhes prometia o melhor dos mundos. O ditador alemão provocou a Segunda Guerra Mundial não respeitando nações vizinhas e nem dos outros continentes. O resultado é que perdeu a guerra e seu fim trágico foi registrado pela história. Hitler morreu, mas a imprensa alemã continua viva e, respeitada, é uma das mais fortes do mundo.


    Lula sobre Bolsonaro


    O ex-presidente Lula disse ontem (12), ao jornal francês Le Monde que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) faz um governo de destruição, sem nenhuma visão de futuro, sem programa, que não é qualificado para o poder.


    Ministro internado


    O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, foi internado na noite de quarta-feira (11), no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. De acordo com o portal G1, até as 10h40, de ontem, ele continuava no hospital.


    Cogitação


    Em um aceno ao Congresso, o governo avalia aumentar o fundo eleitoral para o próximo ano, informa o jornal O Globo. Segundo a publicação, o dinheiro, destinado a campanhas de candidatos a vereador e prefeito nas eleições municipais de 2020, deve subir de R$ 1,87 bilhão e poderá atingir até R$ 3,7 bilhões. Esse é o valor pleiteado por líderes partidários, que se articulam para aumentar o tamanho do fundo previsto para o Orçamento do ano que vem. O montante final ainda não foi fechado.


    Tornozeleira eletrônica


    O deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou um projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que dispõe sobre a obrigatoriedade dos presos pagarem pelas tornozeleiras eletrônicas ou por eventuais despesas decorrentes de reparo ou manutenção dos aparelhos usados por eles. Em sua justificativa, o pedetista afirma que a proposição tem como objetivo reduzir os custos ao governo e a superlotação das penitenciárias.


    Crítica


    O deputado estadual Sandro Régis, líder do DEM na Assembleia Legislativa, disse, em nota, que o setor de educação sofreu “um duro golpe do governo do estado” depois da publicação da Portaria 770, chamada pública feita pela Secretaria de Educação (SEC) para que Organizações Sociais (OS) assumam a gestão administrativa de escolas públicas nas cidades de Salvador, Alagoinhas, Ilhéus e Itabuna.


    Aprovação do Senado


    O Senado Federal aprovou na última quarta (11), um projeto que altera a Lei Geral de Telecomunicações, do ano de 1997. A proposta agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Antes de a proposta ser aprovada no plenário, mais cedo, no mesmo dia, o texto havia sido aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) da Casa, com regime de urgência.


    União ressaltada


    O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, vereador Paulo Magalhães Jr. (PV), ressaltou a unidade da bancada governista na aprovação, na última quarta-feira (11), de 12 vetos feitos pelo prefeito ACM Neto (DEM) a projetos de vereadores. A votação aconteceu um dia depois de uma troca de afagos entre o presidente Geraldo Jr. (SD) e Magalhães.



  • 12/09/2019


    07.10.2019 15h56m
    Recomendar

    Sobe - Professora que usa dados sobre tarefas de casa para ensinar análise de gráficos a estudantes.


    Desce - Brasil por casos de dengue terem aumentado sete vezes mais este ano que em 2018.


    Aprovação


    Na manhã de ontem (11), foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, na Casa da Cidadania, o Projeto de Lei de nº 098/2019, de autoria do vereador Carlito do Peixe (DEM), que dispõe sobre a inclusão da Festa da Ladeira, no Calendário Oficial de Festas Populares ou de Eventos do Município de Feira de Santana, no mês de dezembro.


    Destinação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Isaías de Diogo (PDT), que dispõe sobre a destinação das sobras e recipientes de tintas, vernizes e solventes. O edil Cadmiel Pereira (PSC) se absteve da votação. Com isso, as empresas fabricantes de tintas, vernizes e solventes, de uso domiciliar ou industrial, ficam obrigadas a aceitar os recipientes com as sobras desses materiais, para reciclagem ou reaproveitamento dos mesmos ou dar destinação final adequada, tendo como prioridade a preservação do meio ambiente.


    Crítica


    Isaías dos Santos (PDT) repercutiu a entrevista que o vereador Luiz da Feira (PPL) concedeu à imprensa. Segundo ele, todas as vezes que ele marcou as reuniões com os camelôs foi “por debaixo do pano”, foi com a programação do seu chefe de gabinete, excluindo os demais edis.


    Comentário e pedido


    Cadmiel Pereira (PSC) lembrou que a organização do centro comercial de Feira de Santana, que engloba a construção do Shopping Popular, foi uma iniciativa do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, observando o crescimento da cidade. O edil aproveitou o tempo na tribuna e pediu que os deputados federais eleitos em Feira destinassem emendas para a aplicação de investimentos.


    Confundido


    João Bililiu (Cidadania) reclamou da atitude de agentes da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que o perseguiram e o confundiram com ligeirinho. Segundo ele, a ação aconteceu logo após ele dar carona a duas pessoas, na manhã de ontem. Ele, inclusive, chegou a pensar que seria assaltado, antes de reconhecer os carros da SMTT.


    Frente parlamentar


    Além de uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para discutir os impactos que serão causados ao estado com o encerramento das atividades da Petrobras, os deputados estaduais vão criar uma frente parlamentar em defesa do funcionamento da estatal na Bahia. A audiência pública acontecerá no dia 23 de setembro, às 9h, no auditório Jorge Calmon, na Alba, e contará com a presença de deputados estaduais, federais e trabalhadores da estatal.


    Movimentação atípica


    Um relatório do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) apontou uma “movimentação atípica” de R$ 2,5 milhões na conta do deputado David Miranda (PSOL), casado com o jornalista Gleen Greenwald, do Intercept Brasil. As movimentações teriam ocorrido entre abril de 2018 e março deste ano, de acordo com o documento entregue ao Ministério Público do Rio (MP-RJ). As informações são do Estadão.


    Apagão


    O prédio principal da Câmara dos Deputados está sem energia elétrica desde o meio-dia de ontem (11). O apagão aconteceu no plenário da Casa durante a sessão da comissão geral marcada para comemorar a Semana Nacional da Agricultura Familiar quando picos de luz aconteceram e, em seguida, a energia elétrica foi cortada.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia