Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 06/02/2021


    08.02.2021 11h39m
    Recomendar

    Sobe - Lacen por perspicácia ao detecta seis linhagens diferentes do coronavírus na Bahia.

     

    Desce - Celeuma envolvendo bancários e banqueiros o que forçou trabalhadores entrarem em estado de greve.

     

    Dória

     

    O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), poderá receber o título de cidadão feirense. O pedido para concessão do título é do escritor e amigo do governador, João Batista, que encaminhou o vereador Paulão do Caldeirão (PSC), para criar o projeto.

     

    União

     

    O presidente da Câmara, Fernando Torres (PSD) ao falar sobre a nota de repúdio do PT, disse que estava “pouco se lixando” para ela, e que a denúncia contra o ex-vereador Nery não envolve partido político, e que não era uma briga de facção, e arrematou: “ao menos eu, não faço parte de nenhuma facção”. Na Câmara, o PT ocupa duas carreiras, sendo que um desses vereadores petistas é o vice-presidente. Os dois edis votaram em Fernando para presidir a Casa.

     

    Reflexivo

     

    Em suas redes sociais, o ex-vereador e ex-secretário do executivo municipal, Justiniano França (DEM) postou a seguinte frase: “Preste atenção no que as pessoas fazem e você nunca mais será enganado pelo que elas dizem”. Não disputou a última campanha para se reeleger na Câmara, mesmo apoiando o prefeito Colbert Martins (MDB) . França ainda não foi nomeado.

     

    Placebo

     

    O presidente Jair Bolsonaro admitiu em live na última quinta (4), que a cloroquina pode ser apenas um placebo (remédio sem efei- to) no tratamento da Covid-19. “Se era um placebo, pelo menos não matei ninguém”, afirmou o Chefe de Estado. Um erro. Muitas pessoas usaram medicamentos que não funcionam acreditando na autoridade do presidente e do ministério da Saúde. Por isso, se expuseram ao risco de se contaminar, transmitir, e adoecer. Quantas vidas Bolsonaro já ceifou?

     

    Vice

     

    O presidente do Democratas, ACM Neto, usou as redes sociais nesta sexta (5), para desmentir rumores de que pleiteia uma candidatura à Vice-Presidência do país em uma possível chapa com Jair Bolsonaro (sem partido) para 2022. Nas palavras de Neto, “não existe qualquer possibilidade” de que isso ocorra. Negou também que o partido esteja buscando essa aproximação com Bolsonaro. “Jamais aceitei discutir ou negociar cargos e espaços. Não faço política dessa forma”, defendeu.

     

    Protagonista

     

    Em termos ideológicos, ACM Neto, mesmo sendo de um partido da direita, não costuma pautar ou apoiar categorias gerais como conservadorismo e liberalismo, fazendo com que ele realmente não se aproxime tanto. O DEM de Neto foi um dos grandes vencedores das eleições de 2020, e fora da prefeitura de Salvador, o demista começou 2021 ofuscando Rodrigo Maia nas eleições da Câmara. Podemos esperar muito de ACM Neto nas eleições de 2022, é fato. Mas será que no Governo do Estado? E se não, pode ser Zé Ronaldo (DEM), seu candidato? E qual presidente terá o apoio do ex-prefeito de Salvador?

     

    Haddad

     

    De acordo com o jornal O Globo, o ex-presidente Lula teria conversado com o ex-prefeito de São Paulo no último sábado. No encontro, Lula disse que, caso não pudesse concorrer ao pleito presidencial em 2022 por não ter recuperado seus direitos políticos, Haddad deveria ser novamente o candidato do PT. O político disputou a eleição de 2018, mas foi derrotado por Jair Bolsonaro. Aposta do partido no mesmo nome causou discussões entre o público, que questiona se decisão fortalece ou enfraquece as candidaturas de oposição.



  • 05/02/2021


    05.02.2021 13h06m
    Recomendar

    Sobe - Chegada de insumos para produção de 8,6 milhões de doses da CoronaVac no Brasil.


    Desce - Propagadores de fake news acerca da eficácia de vacinas contra COVID-19.


    Força tarefa


    Nos últimos dias, o Instituto Butantan tem realizado uma verdadeira força tarefa combatendo a desinformação promovida pelos negacionistas e gente de pouco caráter. Infelizmente, o que chega nos grupos de WhatsApp ainda é a mais pura fake news que acaba matando muita gente. As mensagens tendem a descredibilizar a eficácia das vacinas contra COVID-19, como a que afirma que o indígena Fernando Katukina, do Acre, morreu após tomar a vacina. Nunca aconteceu, é uma vergonha.


    Posicionamento


    Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o presidente do partido Democratas (DEM), ACM Neto, declarou na última terça (3), que não descarta nenhuma opção para as próximas eleições presidenciais, que serão realizadas em 2022. Apesar disso, revela que, por enquanto, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) só será cogitado caso mude seu posicionamento “extremista”.


    Posicionamento I


    “Nós não estaremos com os extremos”, afirmou Neto. Sobre a possibilidade de estar com o Bolsonaro, ele avalia que “neste momento não posso fazer isso”. “Qual Bolsonaro vai ser? Os dos dois últimos anos que passaram? Não queremos. Agora, haverá um reposicionamento? Para a construção de algo mais amplo, que não fique limitado à direita? Não sei. Então, não posso responder agora”, explicou. O presidente do DEM informou que o partido vai avaliar a postura de todos os possíveis candidatos a fim de, com o tempo, escolher quem terá o seu apoio.


    Esclarecimentos


    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem (4), manter suspensas as restrições previstas aos eleitores que não justificaram a ausência nas eleições municipais de 2020 ou não pagaram a multa por não terem apresentado à Justiça Eleitoral esclarecimentos sobre a falta. Com a decisão, eleitores nessas situações não serão impedidos de obter passaporte ou carteira de identidade nem de inscrever-se em concurso público e renovar matrícula na rede pública de ensino.


    Caiu


    A aprovação do governo de Jair Bolsonaro atingiu 29% no Nordeste, o menor patamar desde setembro do ano passado, quando era aprovado por 55% da região. Os dados são da pesquisa PoderData, realizada pela divisão de estudos estatísticos do Poder360, entre os dias 1º e 3 de fevereiro.


    Auxílio


    O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), pediu um encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir o impasse do auxílio emergencial. O Congresso pressiona pela retomada do benefício, mas cobra do governo uma solução que respeite o teto de gastos, regra que limita o crescimento de despesas federais. Para Pacheco, é preciso discutir a “compatibilização da necessidade de assistência social com a responsabilidade fiscal”.



  • 04/02/2021


    04.02.2021 11h24m
    Recomendar

    Sobe - Atitude do vereador Galeguinho SPA em doar salário parlamentar para causas e instituições sociais.

     

    Desce - Confusão gerada em torno do público-alvo das vacinas nos grupos da primeira fase.

     

    Vulnerabilidade

     

    Na manhã de ontem (3), o vereador Galeguinho SPA (PSB) defendeu que garis e agentes funerários devem entrar para os grupos prioritários do plano municipal de imunização, por atuarem na prestação de um serviço público que os coloca em situação de risco de infecção da covid-19. O parlamentar chamou a atenção do secretário municipal de Saúde, o médico Edval Gomes para necessidade.

     

    Meio Ambiente

     

    Foi publicada ontem (3), em edição extra do Diário Oficial do Município de Feira de Santana, a nomeação do vereador José Carneiro (MDB) para o cargo de secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Na manhã do mesmo dia, em discurso na Câmara Municipal, o vereador, agora licenciado, já havia se despedido da Casa, deixando o lugar para o suplente Fabiano da Van (MDB). Carneiro também anunciou que ainda voltará ao posto de vereador.

     

    FUNTITEC

     

    Volta à presidência da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa o ex-vereador Antônio Carlos Daltro Coelho, a nomeação foi publicada ontem (3), no Diário Oficial do Município de Feira de Santana. O cargo estava sendo ocupado interina e cumulativamente por Elimar Luiz de Oliveira Júnior, diretor do Departamento Administrativo Financeiro, da Diretoria Executiva da Fundação.

     

    Lava Jato

     

    O despachante da PGR, Augusto Aras, matou e enterrou a Lava Jato. Ao que parece, voltamos ao "antigo combate à corrupção", que o governo Bolsonaro tanto afirmou temer. Esse, é aquele "combate" que não prendia gente poderosa alguma e os bandidos ficavam à vontade em cargos de poder.

     

    Lava Jato I

     

    A Lava Jat foi a maior operação contra a corrupção ja vista. Foram quase sete anos de dedicação ao combate à corrupção, 79 fases, 1.450 mandados de busca e apreensão, 211 conduções coercitivas, 132 mandados de prisão preventiva e 163 de temporária. Segundo o MPF, foram colhidos materiais e provas que embasaram 130 denúncias contra 533 acusados, gerando 278 condenações (sendo 174 nomes únicos) chegando a um total de 2.611 anos de pena, incluindo ações de improbidade administrativa contra três partidos políticos (PSB, MDB e PP). Agora, a Lava Jato deixa de existir.

     

    CCJ

     

    A deputada Bia Kicis (PSL-DF) vai presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara. É a CCJ que analisa a legalidade de projetos de lei, de propostas de emenda à Constituição, podendo até mesmo "segurar" denúncias por lacunas jurídicas e barrar o andamento de cassações de parlamentares e processos de impeachment. Kicis é bolsonarista de carteirinha, investigada no inquérito das Fake News _ que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e apura a disseminação de notícias falsas contra ministros da Corte.

     

    Propina

     

    O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cumpriu na quarta (3), mandados de busca e apreensão contra esquema de propina para baixar impostos em combustíveis da aviação na capital federal. Entre os alvos estão o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha e o ex-vice-governador do DF Tadeu Filippelli. 



  • 03/02/2021


    04.02.2021 11h11m
    Recomendar

    Sobe - Bahia, por apresentar segunda menor taxa de mortalidade por Covid-19 do País.

     

    Desce - Arthur Lira (PP-Al), por inaugurar o mandato de presidente da Câmara com ares de truculência contra os quem se opor a ele.

     

    Esperto

     

    Quem achava que o presidente Bolsonaro não usaria o poder para influir na eleição da Câmara e do Senado, se enganou. Nas duas eleições, os candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro venceram a disputa com folga, ele usou todos os mecanismos à disposição dele - sendo eles morais ou não - e saiu como o grande vitorioso. Quando Bolsonaro se candidatou, ele e o grupo político dele tinham uma proposta de acabar com o "toma lá dá cá", mas pelo visto se rendeu, e fez o que a velha política, tão condenada por ele, sempre fez, construir uma base no Congresso que lhe desse sustentação para evitar os mais de 60 pedidos de Impeachment que recaem sobre ele.

     

    Jhônatas

     

    Na manha de ontem (2) na Câmra Municipal, Jhônatas Monteiro (PSOL), fez seu primeiro discurso e já defendeu pontos importantes. "Vivemos uma situação em Feira de Santana que é um município entre os 100 mais ricos com orçamento de mais de R$1 bilhão, mas enfrenta mazelas de 20 anos atrás. É fruto de vontade política, a quem ganha economicamente com isso, um esquema que sustentou isso e esquema que precisa ser desmontado, seja no transporte, na saúde, do que tira o sono do povo de Feira. Vivemos um contexto que não é de democracia plena. Durante a ditatura de 64 tínhamos eleições, mas não vivenciamos uma democracia", disse. "Que o nosso mandato seja uma trincheira para enfrentar o bolsonarismo que está destruindo a nossa sociedade", completou.

     

    Boletim Epidemiológico

     

    O Ministério da Saúde passou um mês, de 24 de dezembro a 26 de janeiro, sem atualizar o boletim epidemiológico sobre doenças como dengue, chikungunya e zika. Isso ocorre no período em que essas doenças alcançam seus picos de contaminação, que vai de janeiro a abril.

     

    O ingrato

     

    Após ser hostilizado por bolsonaristas ao chegar em Brasília, chegou a vez de ACM Neto (DEM) ser atacado pelo seu provável adversário na corrida pelo Governo do Estado em 2022, o senador Jaques Wagner (PT), que publicou nas redes sociais uma dura crítica relacionada ao ex-prefeito de Salvador após ele supostamente abandonar o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e "entregar o DEM a Bolsonaro" na disputa pela presidência da Casa.

     

    O ingrato I

     

    Segundo Wagner, Neto tem tradição em abandonar amigos e aliados e que não o surpreende. "Não me surpreende. É a tradição dele. Abandonar amigos e aliados, sempre no apagar das luzes, como fez em 2018 [na disputa ao governo do estado] e agora. Só se move pelos próprios interesses", escreveu o senador em seu perfil do Twitter.

     

    ALBA

     

    O governador Rui Costa participou da cerimônia virtual de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na manhã de ontem (2). Destacou os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus e o trabalho realizado, de forma conjunta, para combater a disseminação do vírus.

     

    ALBA I

     

    A cerimônia foi presidida pelo deputado estadual Adolfo Menezes, eleito presidente da Alba na última segunda (1). O plenário virtual foi composto pelos deputados estaduais, representantes do judiciário, entre outras autoridades.

     

    Irmão Lázaro

     

    De volta a política, desta vez em uma das cadeiras da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Irmão Lázaro (PL), deu início ontem (2), aos trabalhos no legislativo. Em entrevista, o parlamentar ressaltou a diferença nas funções que já assumiu e afirma que desta vez o contato com a população será mais próximo. 



  • 02/02/2021


    02.02.2021 09h32m
    Recomendar

    Sobe - Empreendedores por desenvolverem estratégias para alavancar o comércio da cidade.

     

    Desce - Enfermeira que foi flagrada imunizando homem 'fura fila' na Bahia.

     

    Constituição e Justiça

     

    A importante comissão de Constituição e Justiça terá na sua composição os vereadores Edvaldo Lima (MDB), Eremita Mota (PSDB) e Zé Curuca (MDB). Na Câmara já parece estar acertada a eleição entre os pares para eleger a experiente Eremita Mota para presidente, todos de extrema confiança do prefeito Colbert Martins (MDB).

     

    Finanças e Orçamento

     

    A comissão de Finanças e Orçamento será composta pelo experiente vereador Ron do Povo (MDB) em segundo mandato, e dois novos edis, com muita experiência política que são os vereadores Jurandhy Carvalho (PR) e Pedro Américo (DEM).

     

    Educação

     

    A formação coerente da Comissão de Educação e Cultura na Câmara chama atenção com dois professores em sua formação, Jhonatas Monteiro e Ivamberg e o outro será o líder comunitário do Viveiros Pedro Cícero (Cidadania). Parece até que essa composição foi uma indicação da presidente da APLB, Marlede Oliveira. Se prepara, secretária!

     

    Saúde

     

    A comissão de Saúde, Assistência Social e Desporto é formada pelos vereadores Luiz da Feira (PROS), Paulão do Caldeirão (PSC) e Emerson Minho (DC). Se a Secretaria de Educação está preocupada com a formação da comissão que fiscalizará a pasta, em contrapartida, o diretor do Clériston Andrade Carlos Pitangueira, deve estar feliz da vida.


    Pé direito

     

    Em seu primeiro mandato, o vereador Galeguinho SPA (PSB) já chega à Câmara com pé direito. Parte da comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e proteção à Mulher, Galeguinho é promessa de bom trabalho, já que tem longo histórico na luta e trabalho social. Quem esperava que Galeguinho fosse ser "só mais um" se enganou, mesmo jovem, e novo na vida política, podemos esperar dele um bom mandato. Ele estará acompanhado dos colegas Petrônio e Lulinha. Os dois suplentes que assumirão a partir de hoje (2).

     

    Obras e Agricultura

     

    A comissão de obras, urbanismo, infraestrutura, agricultura e meio ambiente será composta pelos recém-eleitos Correia Zezito (Patriotas), Pastos Valdemir (PV) e Fabiano da Van (MDB), esse último assume hoje (2), a vaga deixada pelo titular Zé Carneiro (MDB), que assume a Secretaria de Meio Ambiente.

     

    Boca Aberta

     

    O deputado José de Arimatéia (Republicanos), está responsabilizando o governador de São Paulo, João Dorea (PSDB) pela lentidão da vacinação no Brasil. Foi ao que disse ao site Bahia.Ba, eu não posso acreditar que um representante do povo que deve ter qualificação e ter o mínimo de isenção, possa imputar culpa a João Dorea que é governador de São Paulo, e deixar de fora o presidente Bolsonaro, que é quem compra e distribui as vacinas. Deputado, com todo respeito... quando não tiver o que falar, fique calado.

     

    Manifestação

     

    O último domingo (31), aconteceu em Feira o movimento "Vacina Já! Fora Bolsonaro!". A carreata e "bicicletada" organizada pela Frente Popular e Frente Povo sem Medo, teve o objetivo de cobrar das autoridades a rápida vacinação de toda a população contra o COVID-19, além de pedir a saída de Bolsonaro da presidência. Participaram do evento o vereador Professor Ivamberg (PT), Cut, Conlutas, APLB e Instituto Habitat do Sertão.  



  • 30/01/2021


    02.02.2021 09h30m
    Recomendar

    Sobe - Decisão do prefeito Colbert Martins (MDB), em flexibilizar aumentando horário de funcionamento em bares e restaurantes, e participação de dois artistas.

     

    Desce - Bares e restaurantes que não estão respeitando o distanciamento social.

     

    Votação

     

    Acontece na próxima segunda (1º) a votação para o novo presidente da Câmara os deputados, a redação do Folha do Estado da Bahia entramos em contato com os deputados feirenses que representam Feira na Câmara, Zé Neto (PT) e Dayane Pimentel (PSL). Entretanto, Dayane não respondeu, já Zé Neto, afirmou "vou seguir a orientação do partido".

     

    Votação I

     

    Sobre a opção do voto em Baleia Rossi, (MDB), o petista afirmou que o governador Rui Costa (PT) não havia influenciado, mas que até o dia 1º, iriam discutir sobre a Não privatização, de estatais, e pontos que não avançaram e precisam de uma solução contundente para questão de recursos de quebra da PEC dos gastos para melhorar recursos para educação e SUS. "vamos pressionar para que esses pontos fiquem bem estabelecidos. Não seremos omissos", disse Zé Neto.

     

    Apresentado

     

    Foi apresentado oficialmente na manha de sexta (29), pelo presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Fernando Torres (PSD), o ex-vereador Messias Gonzaga como o novo Ouvidor da Câmara. A indicação foi da bancada de oposição formada pelos vereadores Jhonatas Monteiro (PSOL), Silvio Dias (PT) e Professor Ivamberg (PT).

     

    IFA

     

    O Consórcio Nordeste encaminhou um ofício para o embaixador da República Popular da China no Brasil na noite de quinta (28), com o objetivo de perdir apoio para o cronograma de entrega do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção de vacinas contra a Covid-19 do Instituto Butantan e Fiocruz.

     

    A Carta

     

    O governador Wellington Dias (PT), do Piauí, enviou na quinta (28), uma carta oficial ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) solicitando a compra de um lote adicional de 54 milhões de doses da vacina Coronavac, contra a covid-19. O documento foi assinado em nome do Fórum Nacional de Governadores e pede ainda que, na impossibilidade de aquisição pelo governo federal, "seja viabilizada a opção de compra por parte dos Estados brasileiros, conforme anteriormente aventado".

     

    Sem máscaras

     

    O Projeto de Lei 5412/20 acaba com a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção como medida de enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil. O texto foi apresentado pelo deputado Heitor Freire (PSL-CE) à Câmara dos Deputados. A proposta exclui a previsão da Lei 13.979/20, que determina a utilização de máscaras em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos coletivos.

     

    Investigar

     

    A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar se o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se omitiu durante a crise sanitária em Manaus, capital do Amazonas. A apuração foi aberta na última sexta (29), conforme informações da colunista de O Globo, Bela Megale. A abertura do inquérito foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski após um pedido feito pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. A solicitação foi feita depois de uma representação do partido Cidadania.

     

    Prorrogou

     

    O Ministério da Saúde prorrogou até março o prazo para o credenciamento de equipes de saúde e serviços por gestores locais. Os gestores tinham até o mês de janeiro para fazer as solicitações relativas a trabalhadores da saúde e serviços previstos em programas federais. 



  • 29/01/2021


    29.01.2021 17h33m
    Recomendar

    Sobe - Ministro Bruno Dantas (TCU), ao conceituar as ações do Ministério da Saúde.

     

    Desce - Marcell Moraes por chutar morador de rua.

     

    Ingratidão

     

    Cintia Machado, que assumiu por nove meses a Secretaria de Habitação, local onde ela raramente frequentava, foi levada ao cargo, fruto de um acordo com José Ronaldo (DEM), para que essa assumisse ao sair da Câmara pelo retorno do vereador Eli Ribeiro (Republicanos), e fez questão de esquecer o ex-prefeito, aquele que ela chamava “O GRANDE LÍDER”. Ontem (28), ao ser nomeada na mesma secretaria, afirmou: “MEU CARGO É DO PREFEITO COLBERT MARTINS”, e completou que sua nomeação não é fruto de indicação, ou de acordo político de terceiros. Todas essas afirmativas dela constam na entrevista dada ao jornalista Augusto Ferreira.

     

    Gratidão

     

    Na entrevista ao jornalista, Cintia fez questão de realçar: “produzimos muito. Minha gratidão ao prefeito Colbert, será demostrada com muito trabalho”, pontuou. Com essa afirmação de que a gratidão ao prefeito será demonstrada com muito trabalho, talvez a secretaria que mais vai produzir na nova administração, estará no posto todos os dias, pela manhã e pela tarde, e terá também uma legião de jornalistas para realçar seu trabalho e sua frequência. Tem repórter que ameaça levar um livro de ponto para a secretaria. Uma coisa que faz parecer ser, é que o prefeito entendeu que a “nova” secretária tem um grande patrimônio político eleitoral, e está na vanguarda como uma secretária de estrema dedicação e produção para a pasta.

     

    Lulinha

     

    É contado como certo que na próxima semana o suplente de vereador, Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM), retorne á Câmara de Vereadores, ocupando a vaga que será deixava por Gerusa Sampaio (DEM), para assumir uma secretaria. É um prêmio merecido, que o prefeito concede para Lulinha, ele é um dos vereadores mais atuantes na Casa da Cidadania em suas passagens por lá. E tenho certeza que a sua assunção será acompanhada do convite, pelo prefeito, para ser o seu líder na Casa. Da base política do prefeito, ele é possivelmente o único com coragem para os debates acirrados e passionais que devem haver entre situação e oposição.

     

    Injeção na veia

     

    Em entrevista ao programa Linha Direta da Princesa FM, sob comando do jornalista Fernando Moreira, o novo ouvidor da Câmara falou sobre o tempo em que passou na Câmara, ocupando o lugar de vereador e sempre na oposição, foram 5 mandatos. Ele sugeriu, que triste do vereador que troca os favores do executivo pela liberdade que deveriam ter. Ele nunca precisou de cargos na prefeitura e sempre se elegeu, e tem orgulho de estar contando a história da sua independência e do respeito que sempre teve na sociedade. Notaram, né? Messias pode fazer uma pequena subversão na conceituação dos vereadores governistas.

     

    Sensatez

     

    O ministro do TCU, Bruno Dantas em um dos seus relatórios analisou “Se existem terraplanistas no Ministério da Saúde, essa gente precisa ceder espaço para a ciência imediatamente (...). Mais de 200 mil brasileiros mortos. É preciso ter compaixão”. O ministro Bruno tem um amigo aqui em Feira de Santana, que se comunicam sempre, o jornalista Jair Onofre, com quem o ministro jantou em Feira de Santana no Unique.

     

    Denúncia

     

    A Prefeitura de Governador Mangabeira já apresentou defesa junto ao Ministério Público Federal (MPF) diante denúncia de suposto gasto com o abastecimento de veículos destinados ao transporte escolar no município de Governador Mangabeira, durante o período da primeira onda da pandemia do Covid-19. A afirmação é do prefeito Marcelo Pedreira (PP), que fez contato com o site Olá Bahia, afirmando que a denúncia é “infundada e mentirosa”, classificando o fato como eleitoreiro.

     

    Negou

     

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, negou na quarta-feira (27) uma liminar (decisão provisória) para obrigar o governo a considerar todos as pessoas com deficiência como grupo prioritário na vacinação contra covid-19. O pedido foi feito pelo Podemos, numa ação de descumprimento de preceito fundamental.



  • 28/01/2021


    28.01.2021 14h07m
    Recomendar

    Sobe - Plano de imunização feirense, que já vacinou todos os idosos acima de 60 anos inseridos em Instituições de Longa Permanência contra Covid-19.

     

    Desce - Caso Boate Kiss que completou ontem (27), oito anos sem julgamento dos responsáveis.

     

    Zé Neto

     

    Ontem (27), tomou posse o ex-vereador Messias Gonzaga (PC do B) como o novo ouvidor da Câmara de Vereadores de Feira de Santana. Messias, foi detentor de 5 mandatos, com larga experiência Legislativa e certamente fará um bom trabalho no cargo. Messias deixa claro que ele é um nome indicado pela oposição, composta pelos dois vereadores do PT, e do PSOL. Ele informou ainda, que só tomou a decisão de aceitar a indicação depois de ouvir o deputado Zé Neto (PT) - isso dito no programa Levante a Voz, ao radialista Luiz Santos na manhã de ontem.

     

    A Luta Continua

     

    No mesmo programa, Messias disse que foi aconselhado pelo deputado a aceitar. Essa intervenção do deputado Zé Neto, que disputou a eleição do ano passado com Colbert, leva-se a crer que o petista acredita que isso pode contribuir para a articulação política oposicionista dentro da Casa da Cidadania, que se caracterizada, a situação política dentro do Município, mesmo terminando o pleito eleitoral, não vai refluir. Teremos portanto, dias agitados.

     

    Oposição

     

    Uma coisa fica clara com a indicação de Messias, que há clareza de que a oposição sistemática ao governo Colbert Martins (MDB) consolida forças dentro da Câmara. É bom lembrar que além desses três oposicionistas, mais três vereadores se auto declaram também oposicionistas, é o caso de Galeguinho SPA (PSB), Luiz da Feira (PROS) e Emerson Minho (DC). Depois de 28 anos, esta é a maior bancada de oposição dentro da Câmara de Vereadores.

     

    Segurança Pública

     

    O deputado federal Zé Neto (PT) se reuniu com a nova delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, na tarde de ontem (26), em Salvador, para discutir questões relacionadas à segurança pública em Feira de Santana, Conceição da Feira e região."Tratamos sobre a ampliação do efetivo de policiais civis e a aquisição de novas viaturas para os municípios, especialmente Conceição da Feira, além da designação de emenda parlamentar do nosso Mandato para esta área", explicou Zé Neto.

     

    Aulas



    O governador Rui Costa afirmou ontem (27), que desejava anunciar a volta às aulas presenciais na Bahia antes das eleições de 2020, mas ponderou que ainda não é o momento por conta dos índices de contaminação e números de mortes por dia no estado pela Covid-19. Segundo o governador, para o Estado pensar numa data de retorno gradativo é preciso que esses números estejam sob controle e em um processo de queda.

     

    Cortes

     

    A pesquisa científica brasileira será afetada por cortes de 68,9% de recursos após determinação do governo federal. O alvo do corte foi a cota de importação de equipamentos e insumos. Entre as ações afetadas pela decisão do governo Bolsonaro estão algumas desenvolvidas pelo Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no combate à pandemia da Covid-19. As informações são da Folha de S. Paulo.

    Cortes I

    A reportagem traz o dado de que enquanto em 2020 o valor destinado a essa cota foi de US$ 300 milhões (R$ 1,6 bilhão, em valores de hoje), a previsão para 2021, é de US$ 93,29 milhões (R$ 499,6 milhões). A cota de importação é um valor total de produtos comprados de outros países, destinados à pesquisa científica, que ficam livres de impostos de importação.

     

    Desenvolvimento sustentável



    O desenvolvimento sustentável da Amazônia só será possível com a participação do setor privado, defendeu ontem (27), o vice-presidente Hamilton Mourão durante participação, de forma virtual, no Fórum Econômico Mundial. Mourão falou no painel Financiando a Transição da Amazônia para uma Bioeconomia Sustentável. 



  • 27/01/2021


    28.01.2021 14h02m
    Recomendar

    Sobe - Vacina Pfizer, que obteve sucesso em Israel em pacientes que receberam as duas doses.


    Desce - Queda nas exportações da Bahia, que em 2020 foi menor do que a média nacional.


    Viva a saúde


    A cobiçada Secretaria de Serviços Públicos, outrora detentora do comando do lixo, e por isto, tão desejada, perdeu o encanto. Se em algum momento o lixo serviu mesmo no sentido figurado de alimento, como para os pobres miseráveis de Mumbai, na Índia, não serve mais como nutriente de força política. O possível novo secretário, vereador Eli Ribeiro (PR), vai cuidar mesmo é de pintura de meio fio e poda de árvores, e aí vai virar vegano.


    Limpeza pura


    O grande poder agora é da Agência Reguladora. É ela que contrata, fiscaliza, pesa e atesta o serviço prestado. Essa sim, para quem conhece como funcionam as coisas, já que falamos em alimentos, é a grande fornecedora de carboidratos. É possível que essa Agência que é fiscalizadora da limpeza da Cidade vá ser ocupada pelo ex-secretário de Serviços Públicos, Justiniano França (DEM). Falando nisso, o diretor Elionai Santana, Nau (PL), sob o ponto de vista administrativo, ficou desnutrido. Passou de presidente da Agência Reguladora, e agora ocupa apenas a diretoria de regulação técnica.


    Procon


    O ex superintendente de Trânsito de Feira, advogado Euclides Artur foi nomeado ontem (26), para Diretor do Departamento de Atendimento e Orientação ao Consumidor do Procon, vinculado ao Gabinete do Prefeito. Quem está no lugar antes ocupado por Euclides, na SMT, é o advogado Cleudson Almeida.


    Gastos


    Entre os gastos anuais do Governo do presidente Jair Bolsonaro, destaca-se o gasto com um elemento, o leite condensado, em que foram gastos 15,6 milhões. Para auxilio emergencial, cilindros de oxigenios e resolver a situação do País, que está quebrado segundo o próprio Jair, não há dinheiro ou saída, mas parece que para fazer brigadeiro, está tudo bem. Governo estranho com gente esquisita.


    Gastos I


    Além do leite condensado, outros gastos incluiem também, 16,5 milhões em batata frita,13,4 milhões em barra de cereal, 12,4 milhões em ervilha, 21,4 milhões em iogurte e 2.2 milhões em chiclete. Enquanto no cenário nacional, o Brasil encontra-se com15 milhões de pessoas com fome, segundo relatório da ActionAid. Esperamos que o Presidente não fique com dor de barriga.


    Criticou


    O governador Rui Costa (PT) fez mais uma série de críticas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela recusa do órgão em liberar o uso da vacina Sputnik V no Brasil. O imunizante russo é o objeto de um acordo firmado pelo governo da Bahia com o Fundo Soberano da Rússia para aquisição de R$ 50 milhões de doses.


    Emergência


    As cidades baianas de Araci (a 188 km de Salvador) e Itiúba (a 293 km da capital do estado) decretaram 'estado de emergência' ontem (26), por conta dos danos decorrentes da estiagem, que está afetando as atividades econômicas e atingindo a população. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 25, e assinada pelo governador Rui Costa. O estado de emergência os municípios possui um prazo de 180 dias.


    Prazo dado


    O presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer, na noite da última segunda (25), que pretende definir até março em qual partido será filiado para disputar as eleições de 2022."Em março vamos estudar se o partido decola ou não. Se não decolar, a gente vai ter que ter outro partido. Se não, não vamos ter como nos preparar para as eleições de 22", disse Bolsonaro a apoiadores, ao deixar o Palácio da Alvorada, a residência oficial. 



  • 26/01/2021


    26.01.2021 10h55m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por, em 2 dias, não registrar nenhuma morte por Covid-19.

     

    Desce - Influenciador Felipe Neto por zombar da presença de autores clássicos no currículo escolar.

     

    Carnaval



    A tendência em Salvador e na Bahia é de que não seja decretado ponto facultativo no período em que aconteceria o Carnaval. A informação foi adiantada pelo prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM). O prefeito ainda vai se reunir com o governador Rui Costa (PT) para discutir o tema. Bruno classificou as próximas datas comemorativas, Yemanjá (2 de fevereiro) e o Carnaval (16 de fevereiro), como "desafios".

     

    Reeleito

     

    O Consórcio Portal do Sertão, reelegeu o atual presidente, prefeito de Santo Estevão Rogério Costa (PT), para mais um mandato. Venceu o também prefeito João de Furão (Solidariedade), que é de Conceição da Feira. Por ser mais velho, Rogério Costa manteve-se no cargo, depois de empatar na disputa entre os prefeitos da região.

     

    O esquecido



    No último sábado (23), o deputado Marcelo Nilo (PSD), participou do programa "Frequência Política", na rádio Difusora de Itabuna. Durante a entrevista o deputado criticou a articulação política do governador Rui Costa (PT), além de criticar o vice-governador João Leão (PP) e o PT.

     

    O esquecido I

     

    "Rui Costa colocou um ex-deputado sem expressão política para ser seu articulador, isso não existe. E colocar Joao Leão na casa civil foi um erro, o Leão criticou muito o governador e não cumpriu acordo da presidência da assembleia. Leão mostrou que gosta de enfrentar o governador e é contemplado com mais uma secretaria", afirmou Nilo.

     

    ENEM



    Após a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas presenciais foram aplicadas nos dois últimos domingos, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou um requerimento convocando o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a prestar esclarecimentos sobre as falhas no planejamento e na logística da realização das provas.

     

    ENEM I



    Um exemplo é que estudantes chegaram a ser impedidos de fazer o exame por conta da lotação das salas. Quanto a isso, no entanto, o ministro já disse que o Inep "acertou" ao prever alta abstenção e contratar um menor número de salas. Só no segundo domingo (24), a abstenção foi de 55,3%.

     

    Bastante dinheiro



    O vice-presidente Hamilton Mourão, afirmou ontem (25), que o Brasil tem "bastante dinheiro" para a compra de vacinas contra a Covid-19. Mourão lembrou a assinatura de uma Medida Provisória (MP) responsável pela abertura de crédito de R$ 20 bilhões para a aquisição de imunizantes. Segundo o portal IG, a declaração do vice-presidente foi dada após o Governo dispensar a compra de doses da farmacêutica Pfizer. Em entrevista, ele afirmou que há atrasos na entrega das vacinas para a União Europeia e afirmou ter senso de urgência para a imunização no país.



  • 23/01/2021


    25.01.2021 16h56m
    Recomendar

    Sobe - Plano de imunização do Brasil, que já garantiu vacinação contra COVID-19 a ao menos 243 mil brasileiros.


    Desce - Bares que desrespeitam decreto do prefeito Colbert determinando funcionamento dos mesmos até às 21h.


    Canudos


    Em Canudos, no sertão baiano, o prefeito recém-eleito, Jilson Cardoso (PSD) pode ter o diploma cassado. Isto porque, de acordo com informações chegadas ao Jornal Folha do Estado, o gestor foi denunciado na Justiça Eleitoral por crime eleitoral, na campanha de novembro passado. De acordo com a fonte, Jilson e o grupo distribuíram dinheiro e materiais de construção, em troca de votos, imagens foram anexadas ao processo ingressado na justiça, através de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). A qualquer momento sairá um parecer sobre a denúncia. Enquanto o sertão não vira mar, aguardamos que não vire ao menos, poeira.


    Má vontade


    Em meio a disputa judicial para garantir que a Bahia e os demais Estados possam importar e distribuir vacinas contra a Covid-19 com certificação internacional, o governador Rui Costa (PT) acusou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de atuar com "má vontade" na análise de aprovação emergencial dos imunizantes.


    Reações adversas


    Recomendados pelo Ministério da Saúde e pelo presidente Jair Bolsonaro no tratamento da Covid-19, mesmo sem comprovação científica, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina e nitazoxanida podem causar reações adversas a longo prazo, afirmam cientistas. De acordo com reportagem do jornal Estado de S. Paulo, estudiosos acreditam que doenças como supergonorreia, causada por resistência bacteriana, podem aparecer.


    Auxílio


    O Projeto de Lei 5650/20 prorroga o pagamento do auxílio emergencial como medida de enfrentamento à pandemia de Covid-19, com valor de R$ 600, até abril deste ano. O auxílio foi criado pela Lei 13.982/20 para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a emergência de saúde pública provocada pela doença. O projeto tramita na Câmara dos Deputados.


    Auxílio I


    Autor do projeto, o deputado Chiquinho Brazão (Avante-RJ) avalia que as vantagens sociais e econômicas trazidas pelo auxílio emergencial devem ser mantidas. "Ainda que de forma temporária, o benefício contribuiu para reduzir o índice de pobreza da população e para manter a atividade econômica", diz Brazão.


    Sem caráter


    O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou, ontem (22) que quem "fura" a fila da vacinação contra Covid-19 não tem caráter e demonstra falta de solidariedade. Mourão pediu conscientização da população para que só procure imunizante no momento adequado.


    Plano saúde e vacina


    O Projeto de Lei 5553/20 obriga operadoras de planos de saúde privados a ofertarem vacinas aos clientes em casos de emergência de saúde pública de importância internacional. O texto tramita na Câmara dos Deputados. Autora da proposta, a deputada Rejane Dias (PT-PI) cita como exemplo a pandemia de Covid-19, cuja corrida pela imunização teve início em janeiro de 2021 com a autorização para uso das primeiras vacinas contra o novo coronavírus. 



  • 22/01/2021


    25.01.2021 16h53m
    Recomendar

    Sobe - Prefeito Tarcísio Pedreira, de São Gonçalo dos Campos que em ato de transparência, abriu as contas da prefeitura para população.


    Desce - Inconsequentes que furam a fila para tomar a vacina contra covid-19 com total egoísmo.


    Protegida


    A Bahia não tem qualquer risco de faltar oxigênio nos hospitais em virtude do atendimento de pacientes com Covid-19. A garantia foi dada pelo secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. A falta do produto tem gerado colapso na segunda onda da pandemia no Norte do país.


    Protegida I


    Em postagem no Twitter, o gestor explicou que o estoque armazenado nos hospitais é alto. “Isso é fruto do investimento na rede hospitalar, ao longo dos governos de @jaqueswagner e @costa_rui”, disse.Caso haja uma explosão da demanda, a produção pode ser ampliada em Camaçari.


    O encontro


    De acordo com informações do site Bahia na Política, o prefeito Colbert Martins (MDB) e Carlos Geilson (PSDB), tiveram o seu primeiro encontro para tratar de espaço na administração. Foi na semana passada. A informação que chegou ao site é que Carlos Geilson tratou do seu espaço no governo. Apesar de pouca definição terá seu quinhão. Em fevereiro deverá acontecer um novo encontro.


    Gastos


    O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já gastou quase R$ 90 milhões com a compra de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento da covid-19, como cloroquina, azitromicina e o Tamiflu, segundo levantamento da BBC News Brasil. Ao mesmo tempo, ainda não pagou o Instituto Butantan, que entregou as primeiras doses de vacinas aplicadas no país.


    Gastos I


    Desde o início da pandemia, tanto o presidente da República quanto o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, defenderam o chamado “tratamento precoce” para a Covid-19 - ou seja, o uso de medicamentos como os citados acima nas fases iniciais da doença. Em diversos estudos, no entanto, as substâncias se mostraram ineficazes. Até agora, os gastos da União com cloroquina, hidroxicloroquina, Tamiflu, ivermectina, azitromicina e nitazoxanida somam pelo menos R$ 89.597.985,50, segundo dados obtidos junto a fontes públicas.


    Burocracia


    O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, relatou ontem (21) que o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, lhe afirmou que vai ajudar a “destravar” a burocracia para envio ao Brasil de insumos das vacinas contra a Covid-19. O ministro também ressaltou que, na conversa, o embaixador disse que os obstáculos para o envio são burocráticos, e não políticos ou diplomáticos.


    48h


    Alessandra Gomes, nova prefeita de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, publicou decreto convocado todos os servidores públicos efetivos para comparecerem aos seus postos de trabalho em 48h. Eles têm esse prazo para comparecerem à chefia da sua secretaria de origem. De acordo com a publicação, o não comparecimento vai resultar nas penalidades legais e administrativas cabíveis. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia