Em cima da hora:
Queda de energia em Brotas deixa serviço da Defesa Civil fora do ar
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 05/03/2021


    05.03.2021 14h04m
    Recomendar

    Sobe - Feirantes de hortifruti, por deslocarem suas barracas para o bairro onde moram e dinamizarem a economia local.

     

    Desce - Construtora que faz obras na BR-116/Norte, por descartar restos de material, na margem da Lagoa da Pindoba, em Feira.

     

    Confiou...

     

    O advogado Magno Felzemburgh (PSL) já declarou que será candidato a deputado federal. O advogado já foi candidato a estadual na campanha passada pelo PSL, agora acreditamos que não mais. A escolha da candidatura a deputado federal certamente será por outro partido, e com dois objetivos: 1, se eleger; 2, tirar votos da deputada Dayane Pimentel. A essa altura, mesmo tendo pedido votos para Colbert, por solicitação de Zé Ronaldo, já sabe que não contará com o apoio deles. O advogado está uma "arara"!!!

     

    O remendo

     

    Em entrevista a Luiz Santos para o programa Levante a Voz e o site Conectado News, Magno reclamou do desprezo recebido de Ronaldo e Colbert, lembrando que perdeu a indicação de diretoria no governo de ACM Neto (DEM), a pedido da deputada Dayane Pimentel, em virtude de ter apoiado Colbert para prefeito, e não ouviu dos dois sequer uma palavra de solidariedade. Como chumbo trocado não dói, amigos devem estar sugerindo a Magno, disputar eleição de deputado federal pelo PT.

     

    Partido Novo

     

    O Novo começou a se articular visando as eleições de 2022. O foco do partido é inscrever candidatos a deputado federal como forma de concentrar votos para a legenda, credenciando para o futuro, mais tempo em rádio e televisão por conta do número de candidatos que quer eleger.

     

    Partido Novo I

     

    O partido está se articulando para atingir, com diretórios, 30 cidades baianas, entre grandes e médias, para ter candidatos em todas elas. O partido avalia que, tendo 70 mil votos na eleição passada, tendo como origem, na sua maioria, o voto na legenda, uma vez que tinha poucos candidatos, pretende agora avançar na busca de votos construídos pelos próprios candidatos.

     

    Lockdown

     

    No dia em que o Brasil registrou mais um recorde de mortes pela Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na quarta (3), que no que depender dele, o país nunca terá um lockdown. "No que depender de mim nunca teremos lockdown. Nunca, uma política que não deu certo em lugar nenhum do mundo. Nos Estados Unidos vários estados anunciaram que não têm mais [lockdown]. Não quero polemizar esse assunto aí", disse o presidente.

     

    Rejeitadas

     

    O TCM rejeitou também as contas de Campo Alegre de Lourdes e Irará em função da extrapolação do limite máximo para despesa total com pessoal, em descumprimento ao previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em Campo Alegre de Lourdes, também comprometeram o mérito das contas a abertura irregular de créditos adicionais e a reiterada omissão do gestor na cobrança da dívida ativa tributária do município.

     

    Furou

     

    Eleito nas eleições de 2020 para a prefeitura da cidade de Wenceslau Guimarães, Carlos Alberto Liotério dos Santos, furou a fila da vacinação e já tomou a primeira dose da vacina contra o coronavírus. O registro da imunização foi, inclusive, compartilhado nas redes sociais do gestor municipal da cidade do interior baiano. 



  • 04/03/2021


    05.03.2021 14h00m
    Recomendar

    Sobe - O artista digital Igor Rodrigues por exposição sobre Feira.

     

    Desce - A Câmara de Feira pela mancada de justificar para não ter sessões durante a semana, um decreto do governador, que nunca existiu.

     

    Mancada

     

    A mesa da Câmara de Vereadores usou como argumento para suspender as sessões dessa semana (1, 2, 3), que estaria seguindo o decreto do Governador do Estado. Leram errado. O governador estabeleceu medidas restritivas apenas para a capital e cidades da região metropolitana de Salvador. A pressa para agradar ao governador encejou no erro que deixa Feira de Santana 15 dias sem a Câmara funcionar.

     

    Poderosa

     

    O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, disse que quem manda na legenda na Bahia é a deputada federal Dayane Pimentel. "Dayane é uma deputada que tem a minha confiança pessoal, busco a sua reeleição ou qualquer outra conjuntura que ela decida se colocar. Ela tem o meu respaldo para tomar decisões pelo PSL na Bahia", afirmou o parlamentar. Isso foi uma resposta do presidente do PSL ao deputado Elmar Nascimento (DEM), que tentou arrombar a porta aqui, no Estado.

     

    Aulas

     

    Diante do atual cenário da pandemia, a maioria dos baianos é contra a volta às aulas presenciais no estado. Essa é a opinião de 64,1% dos 2.020 cidadãos entrevistados pelo Instituto Paraná Pesquisas, sob encomenda do site Bahia Notícias. O levantamento identificou que 31,9% dos baianos são a favor da reabertura das escolas, enquanto 4,0% não sabem ou não opinaram a respeito.



    Saúde



    Com os números da pandemia registrando recorde de mortos e internações por Covid-19, a maioria dos baianos tem como maior preocupação a própria saúde e a de seus familiares. Isso foi dito por 78,8% dos 2.020 na pesquisa. O instituto questionou se a principal questão para os baianos era a saúde ou a economia. A própria situação financeira e a de seus familiares foi a prioridade para 15,9% dos participantes e outros 5,2% não sabem ou não opinaram sobre a questão.



    Politicagem

     

    O governador Rui Costa (PT) acusou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de espalhar notícias falsas. Rui comentou que o governo federal prefere "criar 'disse me disse' com os governos" em meio a pandemia do novo coronavírus.

     

    Recuperado

     

    De volta ao batente. Após contrair a Covid-19 e precisar ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o secretário Fábio Vilas-Boas retomou às atividades na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) na manhã de ontem (3). Na ocasião, ele foi recebido com aplausos pelos seus comandados.

     

    CPI da COVID

     

    O senador Otto Alencar (PSD) está entre os senadores que apoiaram de imediato a proposta do senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) de abrir uma CPI para investigar o papel do governo federal no agravamento da Covid no país. "O PR receitou cloroquina, depois reconheceu que era placebo, muitos usaram. Aqui na Bahia alguns morreram por parada cardíaca, inclusive um médico morreu, Dr. Moisés, de Ilhéus, por parada cardíaca, afirmou Otto.

     

    Postura

     

    O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, e o ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, criticaram o governo federal pelo atraso na vacinação contra a Covid-19 no país e pela postura de negar e minimizar os efeitos da pandemia no país. Na visão deles, a postura do governo federal tem afetado o combate ao coronavírus e pode provocar danos ainda maiores, principalmente neste momento em que a doença atinge seus maiores números em todo o Brasil.  



  • 03/03/2021


    03.03.2021 16h43m
    Recomendar

    Sobe - Governadores e prefeitos, ao constituírem consórcios para adquirirem vacinas.

     

    Desce - Governo Federal, pela falta de ação na compra de vacinas, empurrando governadores e prefeitos a negociarem contratos diretos.

     

    SEDESO

     

    Começou o desaparelhamento da secretaria de desenvolvimento social (SEDESO), cinco D.A's foram exonerados ontem (2), e cerca de 300 contratados devem seguir o caminho da roça. O desmonte tem como objetivo, possivelmente, dar mais tranquilidade para que o novo secretário possa trabalhar em paz. Borges Junior está prestigiado.

     

    Defesa civil

     

    A Defesa Civil de Feira de Santana poderá atuar em parceria com setores da Prefeitura e até de outras esferas governamentais para prevenir e combater desastres ambientais. A proposta é do vereador Pedro Américo (DEM), que apresentou emenda à lei que criou o órgão, alterando a redação de alguns artigos. Com a mudança, será possível realizar o mapeamento de riscos da cidade e o monitoramento efetivo de eventos temporários. O projeto será votado hoje (2).

     

    Coincidência

     

    Por coincidência, o modesto valor de R$6 milhões da mansão comprada pelo Senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) é o mesmo que o Ministério Público acusa Flávio de receber indevidamente por meio de rachadinhas. A mansão custa três vezes mais que todo o patrimônio declarado por Flávio em 2018, e o Banco de Brasília deu condições excelentes de financiamento para a compra do imóvel. (Lembrando que o salário líquido de senador é R$ 24 mil). Será que tem laranja demais nesse suco?

     

    Cocá

     

    A eleição na União dos Municípios da Bahia (UPB) aconteceria ontem (2), mas por causa da pandemia, foi adiada para o dia 10, com um detalhe: como só se inscreveu a chapa de Zé Cocá (PP), prefeito de Jequié. Ele será eleito por aclamação e empossado no mesmo dia, conforme decisão do ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), ainda presidente.

     

    Maconha

     

    O deputado federal Igor Kannário (DEM) apresentou na Câmara dos Deputados um projeto que prevê a descriminalização sobre adquirir, guardar, ter em depósito, transportar ou trazer consigo, a maconha para uso pessoal. Segundo o parlamentar, o intuito do projeto é fazer com que a abordagem policial deixe de ser uma "repressão criminal" para ser questão de saúde pública "tendo em vista que os consumidores de drogas ficam mais abertos a buscar tratamento quando não são oprimidos".

     

    Câmara dos Deputados

     

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu suspender a "retomada gradativa" das atividades presenciais na Casa diante do lockdown decretado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). As restrições decretadas começaram a valer neste domingo (28) e valerão por 15 dias.

     

    Caótico

     

    O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que "seria caótico para o Brasil" aprovar o retorno do auxílio emergencial sem contrapartidas fiscais. O fatiamento da PEC Emergencial, contudo, está sendo avaliado pelo Congresso Nacional, que quer garantir logo os pagamentos do auxílio emergencial, mas prefere discutir com mais calma os gatilhos de controle dos gastos públicos propostos pela equipe econômica. 



  • 02/03/2021


    02.03.2021 09h13m
    Recomendar

    Sobe - Governador e prefeitos por regras mais duras para distanciamento.


    Desce - Governo Federal, por informações inverídicas de repasses de verbas para estados.


    Lição


    Os políticos tiraram lições com a pandemia. Na eleição passada para vereadores e prefeito, se preparam para começarem os contatos com o eleitorado e lideranças a partir do mês de abril. Com isso, esperavam economizar com as despesas normais de uma campanha. Se estreparam. Veio a pandemia, diminuíram os contatos com o eleitor, e os candidatos ficaram exclusivamente na mão das lideranças, que terminam custando os olhos da cara. Com a lição, os pré-candidatos a deputados estaduais e federais começam a se movimentarem.


    Estaduais


    Depois que elenquei alguns nomes na edição de sexta, sobre candidaturas a deputado estadual, recebi reclamações por falha na lembrança. Recebi ligações de lideranças ligadas a alguns candidatos para que incluísse o nome do seu escolhido, e nessa lista tem Jhonatas Monteiro (PSOL), Marcos Lima (DEM), Lulinha (DEM), Zé Filé (PSD) e Zé Chico (DEM).


    Federais


    Já os federais, chiaram porque não dei nome a eles. A lista é pequena, Zé Neto (PT) e Dayane Pimentel (PSL) são nomes certos para a reeleição. Sérgio Carneiro (PV) pretende ser o candidato do prefeito Colbert Martins (MDB). E mais, cerca de oito candidatos com menores chances, no momento. O que teremos mesmo em profusão são candidatos de outras cidades que irão se apropriar dos votos da cidade. Pobre Princesa, sem príncipes que a desejam, a não ser os oportunistas em busca de aventura.


    Fala Bahia


    O deputado estadual Ângelo Almeida (PSB) pediu ao governador Rui Costa (PT), por meio de indicação apresentada à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a inclusão de seis distritos no Programa Fala Bahia: Coronel João Borges (Riacho da Onça), Espanta Gado, Lagoinha e Pedrolândia, do município de Queimadas, além de Espanta Gado e Jurana, distritos de Caravelas.


    O presidente


    UTIs lotadas de Norte a Sul do País, o colapso é aparente. Enquanto isso, Bolsonaro cortou a verba de leitos de UTI para COVID-19 em todo o Brasil, criticou o uso de máscaras, promoveu aglomerações e divulgou informações falsas. Estamos feitos.


    ALBA


    A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) adotou atividades remotas até amanhã (3). A medida foi tomada após a determinação do governador Rui Costa, que prorrogou as medidas restritivas no estado, para evitar o colapso da rede de Saúde.


    MP 936


    Com a segunda onda de covid-19, o governo deve voltar a adotar algumas medidas aplicadas no ano passado. Uma delas deve ser a renovação dos acordos de redução salarial e suspensão dos contratos de trabalho por prazo máximo de quatro meses nos moldes da MP 936. Outras medidas para aliviar a situação das empresas serão a autorização para negociar com seus empregados acordos para antecipar férias individuais, férias coletivas, banco de horas e home office. Esses tipos de acordos estavam previstos na medida provisória (MP) 927, editada em março de 2020. 



  • 27/02/2021


    02.03.2021 09h10m
    Recomendar

    Sobe - Religiosos de Feira que, apesar do prefeito permitir reuniões durante o período de decreto do governador, não farão cultos e missas.


    Desce - Prefeito Colbert que, pela primeira vez, saiu da curva no caso COVID-19, ao liberar cultos e missas nesse momento mais crítico da pandemia.


    Estaduais


    As articulações visando as eleições para 2022 de chapa majoritária em Feira, já começaram. Temos até o momento com declaração de candidatura José de Arimatéia (Rep); Carlos Geilson (PSDB); Angelo Almeida (PSB); Pablo Roberto (DEM); Zé Carneiro (MDB); Fernando Torres (PSD); e possivelmente, Targino Neto para ocupar o espaço do pai, Targino Machado (DEM). Fora esses nomes, mais 12 pré-candidatos já me procuraram para que eu pudesse fazer indicações para o melhor caminho de chegar à ALBA. Posso até indicar o melhor caminho, mas, sem garantia de chegarem ao destino.


    Bastidores


    Já começam nos bastidores as movimentações de nomes no grupo liderado pelo ex-prefeito José Ronaldo (DEM) e o prefeito Colbert Martins (MDB) com vistas às eleições de deputado estadual e deputado federal, previstas para outubro de 2022. A informação que chegou ao site Bahia na Política é que quando o assunto é tratado com Colbert Martins a resposta vem logo. “É muito cedo para esse assunto. Devemos tratar no ano que vem”. Não deixa de ser uma ducha fria para os pretendentes.


    Novo Centro


    Conhecer a alternativa do Governo Municipal para destinar espaço aos vendedores ambulantes diante do “Projeto Novo Centro” é o objetivo do requerimento 31/2021, apresentado pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL). A proposta será votada na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Feira de Santana e, se aprovada, encaminhará questionamentos à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico sobre a situação dos comerciantes que trabalham na rua Marechal Deodoro e no entorno da praça Bernardino Bahia, especificamente.


    Operação fortuna


    O Ministério Público Estadual, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã de ontem (26), em conjunto com a força-tarefa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsões e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a ‘Operação Fortuna’.


    Operação fortuna I


    O objetivo da operação é o cumprimento de oito mandados de prisão temporária contra policiais militares, além de 18 mandados de busca e apreensão nos Municípios de Itabuna, Ilhéus, Ubatã, Uruçuca, Ipiaú e Vitória da Conquista.


    SPUTINIK V


    O presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), esteve reunido em Brasília com o representante da vacina russa SPUTINIK V, onde com o consentimento do Prefeito Augusto Castro intermediou através da AMURC (Associação dos Municípios da Região Cacaueira) a intenção de compras de um milhão de doses de vacina. Erasmo Avila ressalta que a compra só será confirmada após aprovação da vacina pela ANVISA.


    Militar


    O presidente Bolsonaro deve promover mais uma mudança nos quadros do governo, escalando o almirante Rocha, um militar, para o posto de secretário de Comunicação Social, ocupado por Fabio Wajngarten. Rocha é um dos conselheiros mais próximos do presidente Bolsonaro, tem perfil conciliatório e tem bom transito com outras áreas do governo, como a ala militar.



  • 26/02/2021


    26.02.2021 10h24m
    Recomendar

    Sobe - Chegada de 7 mil doses da vacina contra Covid em Feira.


    Desce - Prefeituras de Água Fria e Malhada por terem contas rejeitadas pelo TCM.


    Regulagem


    Lembram do bispo Crivella, aquele que foi prefeito do Rio de Janeiro? Pois bem, por uma série de ilicitudes ele foi afastado do governo no fim do mandato. Antes, o ex-prefeito teve um pedido de impeachment encaminhado na Câmara de Vereadores da ex-capital federal porque aparelhou o setor de marcação de exames e regulação da Secretaria de Saúde com uma obreira que ganhou o nome de "Márcia de Crivella", que tinha como objetivo facilitar a marcação de exames das famílias de evangélicos. Quase sofreu impeachment.


    Amém


    Está sendo aguardada com muita ansiedade a indicação do nome daquele ou daquela que assumirá o importante cargo de direção do CMDI em Feira de Santana. Esse é o setor de encaminhamento de exames em geral, principalmente os de alto custo, complexidade.


    Mistério


    Estiveram no Hospital Dom Pedro na última quarta (24) a Comissão de Saúde da Câmara, para esclarecimento de algumas dúvidas sobre as estruturas, protocolos e custos do hospital. A comissão vai apresentar na Casa um requerimento para esclarecer o "mistério da saúde", como disse o vereador Paulão (PSC). Misericórdia!


    Irmão Lázaro


    Acometido pela COVID-19, o vereador de Salvador e ex-deputado federal Irmão Lázaro (PSC) foi transferido na manhã de ontem (25) para a UTI. Devido ao quadro clínico, o cantor góspel foi entubado. A família, amigos e equipe pedem orações.

     

    CCJ


    O ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito por aclamação na última quarta (24), para comandar a principal comissão da Casa, a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A vice-presidência ficará a cargo do tucano Antônio Anastasia (MG).

     

    Correios


    O presidente Jair Bolsonaro entregou à Câmara dos Deputados, na noite de quarta (24), o projeto do Executivo para privatizar os Correios. Mas não sem causar tumulto. Ele saiu do Palácio do Planalto a pé, por volta das 19h40, e atravessou a Praça dos Três Poderes rumo ao Congresso. Tudo isso para entregar o documento em mãos ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).


    Rachadinha


    Caso o relatório do do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no caso das "rachadinhas" seja considerado ilegal, uma nova investigação sobre o o policial militar aposentado e ex-assessor do parlamentar, Fabrício Queiroz, pode ser reaberta a partir das mensagens trocadas entre ele e a ex-mulher do miliciano Adriano da Nóbrega.


    Lula


    O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) aceitou um habeas corpus da defesa do ex-presidente Lula e manteve suspensa a ação que apura suspeitas de pagamento de propina supostamente disfarçada de doação ao Instituto Lula, após investigação da Operação Lava Jato. 



  • 25/02/2021


    25.02.2021 10h11m
    Recomendar

    Sobe - Fiocruz, que desenvolveu teste rápido capaz de detectar variantes da COVID-19.


    Desce - Produtores de fake news sobre a covid-19 o que acaba gerando problemas graves à população.


    Saber votar


    Gerando grande comoção na internet, a cantora Karol com K saiu na noite da última terça (23) do Big Brother Brasil com a maior rejeição do programa, 99,17%. Seria talvez uma evidência quase científica de que o brasileiro até sabe votar, o que falta é um Pay-per-view ou "pagar-para-ver" nas Câmaras de Vereadores, prefeituras municipais e no Palácio da Alvorada.


    Cultos


    Ontem (24) a prefeitura de Feira autorizou a realização de cultos, celebrações e eventos religiosos até as 19h30, desde que garantidos o distanciamento e demais medidas estabelecidas nos protocolos de medidas sanitárias em vigor.


    Vacinas


    O governador Rui Costa afirmou na última terça (23), que já busca comprar vacinas da contra a Covid-19 para a Bahia, após o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendar decisão liminar anterior do ministro Ricardo Lewandowski. Há reunião virtual marcada essa semana com a Pfizer, cujo registro definitivo foi aprovado na terça pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o governador tenta agendar uma conversa com os fabricantes da vacina russa Sputnik V.


    Carta


    Governadores do Nordeste divulgaram uma carta ontem (24), contra a extinção do gasto mínimo para saúde e educação, proposta defendida pelo ministro Paulo Guedes (Economia). O documento foi assinado pelos governadores dos nove estados da região, que são de partidos de oposição, independentes ou mesmo aliados do presidente Jair Bolsonaro.


    Blindados


    O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) pode sofrer uma punição mais branda do que a cassação no Conselho de Ética da Câmara. Integrantes do colegiado estudam uma sanção mais leve ou até mesmo livrar o parlamentar de qualquer censura após os ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e apologia à ditadura militar.


    Mudanças


    As mudanças preveem, entre outros pontos, que seja instruído uma espécie de "juiz de garantias" no Supremo Tribunal Federal (STF). Ou seja: o ministro que decretar a prisão contra um parlamentar não pode ser aquele que irá julgar a ação.


    Flor


    A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio decidiu, por unanimidade, afastar Flordelis dos Santos de Souza (PSD) do cargo de deputada federal. O julgamento por videoconferência ocorreu na última terça (23). A decisão é para que a parlamentar fique afastada de qualquer função pública até seu julgamento em processo no qual é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo. 



  • 24/02/2021


    24.02.2021 09h24m
    Recomendar

    Sobe - Aprovação em caráter definitivo da vacina de Oxford.


    Desce - Bar que, por descumprir decreto, foi interditado.


    A luz


    Antes do início dos tempos, reinava as trevas. Ao criar o mundo veio a pergunta de Deus ao humano: "Que queres?". E veio a resposta: "A luz!". E fez-se a luz. Com a claridade, no sentido metafórico, se observou mais os erros dos homens.


    A mazela


    Dois anjos desceram dos céus na segunda-feira, vieram trazendo um candeeiro que foi entregue ao homem. Os arcanjos já retornaram ontem mesmo ao paraíso. Cabe ao homem mostrar as mazelas dele e dos outros homens. Assim caminha a humanidade. A última frase, título de livro e filme.


    Pressiona


    O transporte público de Feira segue em alta no legislativo. O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) agora pressiona a Prefeitura Municipal de Feira para a entrega do relatório final de uma auditoria anunciada em 2019, no sistema de transporte coletivo do Município, operado pelas empresas Rosa e São João. Matéria do jornalista Rafael Velame, na página 3 da edição de hoje dá algumas dicas sobre o que o vereador quer saber.


    Informações


    "É uma questão legal e eu usarei todos os meios, inclusive Ministério Público e Justiça", declarou Jhonatas. Ele é autor de um requerimento pedindo as informações, rejeitado por maioria do plenário, de acordo com o edil, os questionamentos não são dele, pessoalmente, ou do seu partido, mas "do povo desta cidade, de todos os usuários deste serviço público, que tem direito às informações".


    Atraso


    O estudo, que deveria ter entregue em julho de 2019 - portanto, está atrasado em um ano e sete meses -, é de responsabilidade da empresa Deloitte Touch Tohmatsu Consultores, uma das três maiores e mais conceituadas empresas do setor no mundo.


    Sanitizados


    Os prédios principal e anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana foram sanitizados na tarde de ontem (23), em uma ação preventiva para evitar a transmissão de Covid-19. Além da sanitização, realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, a Mesa Diretora decidiu que a Câmara permanecerá parcialmente fechada ao longo desta semana, funcionando apenas setores essenciais como contabilidade e recursos humanos.


    Anúncio


    Os principais jornais impressos do país publicaram ontem (23), um manifesto pago, de médicos favoráveis ao "tratamento precoce" contra a covid-19. Publicidade que vai de encontro ao que diz a comunidade científica. Como amplamente divulgado não somente pela mídia, mas também em revistas científicas, não existe tratamento precoce cientificamente comprovado para a doença. As únicas formas de prevenção contra o vírus são o uso de máscaras e o distanciamento social, além de medidas sanitárias.


    Anúncio I


    Os anúncios foram publicados em alguns dos maiores veículos de imprensa nacional: O Globo, Folha de S. Paulo, Estado de Minas, Jornal do Commercio, Zero Hora, Jornal Correio, Correio Braziliense e O Povo. 



  • 23/02/2021


    23.02.2021 14h00m
    Recomendar

    Sobe - Governos estadual e municipal por ampliarem o toque de recolher.


    Desce - Pessoas que desrespeitam decretos contra Covid e fizeram aglomerações em bares e paredões da cidade, no fim de semana passada.


    Vazio


    Câmara fechada, cidade insossa. Essa é a sensação que se tem no setor político. Há de se reconhecer que em qualquer Câmara comprometida, a profusão de discussões políticas enseja, na maioria das vezes, vantagens para o cidadão. As casas legislativas não servem exclusivamente para encaminhamento de demandas individuais, os interesses devem ser bem maiores.


    Engano


    A Câmara que se vangloria só do número de projetos que encaminha ou são votados, necessariamente não produzem ações tão eficazes. Ou porque são copiados de outras realidades em outras cidades, ou porque são cópias de outros projetos correlatos no próprio Município. Câmara ativa é a que cobra obras inacabadas, com sobrepreços, desnecessárias ou até para atender exclusivamente ao interesse localizado. Essas visam atender interesses, geralmente, de empresários, para benefício próprio.


    Sugestão


    Os projetos de lei geralmente sofrem entraves durante as votações, pelo atrito entre os políticos de situação e de oposição. Perseguir sempre as indicações, para o caso de vereadores é a chave para argumentar com seus eleitores ações para atender as necessidades das localidades onde eles estão, e diretamente o vereador representa. E todo dia, cobrar pela imprensa e na tribuna a resposta do Executivo.


    ALBA


    O presidente Adolfo Menezes decidiu restringir ainda mais o acesso à Assembleia Legislativa. A partir de hoje (23), o público externo não terá acesso a ALBA e apenas 15% dos servidores permanecerão em trabalho presencial. Só transitarão pelo Legislativo aqueles funcionários indispensáveis, que não possam exercer suas atividades em regime de home office. Os demais servidores permanecerão trabalhando de forma remota pelas próximas duas semanas, conforme recomendação de infectologista lotada no serviço médico da ALBA.


    ALBA I


    Para o presidente da Assembleia Legislativa, o momento é grave e impõe sacrifícios e responsabilidade a todos, pois as autoridades não podem tudo e o ritmo de disseminação da Covid-19, só será refreado com a conscientização e ajuda de todos.


    Não aceita


    A Pfizer, responsável pela fabricação de uma das vacinas contra a Covid-19, disse a senadores brasileiros que não aceita as exigências feitas pelo governo brasileiro para vender seu imunizante no país. A informação foi repassada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em reunião com executivos do alto escalão da empresa para buscar soluções legislativas que contornem os obstáculos impostos. A informação é da Folha de São Paulo.


    Pelado


    Em crítica à atuação do governo brasileiro no combate à Covid-19, a ONG Repórteres Sem Fronteira criticou a estratégia adotada de "disseminar desinformações sobre a pandemia". Seus membros lançaram uma campanha pela defesa do direito à informação confiável no Brasil, ontem (22), com uma ação que traz uma fotomontagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sem roupa, coberto por uma placa que informa o número de mortes causadas pela doença.


    Financiamento


    Por meio da quebra de sigilos bancários, os inquéritos que apuram atos antidemocráticos e fake news no país, identificaram financiamento internacional a pessoas que usam as redes sociais para atacar instituições brasileiras como o próprio STF (Supremo Tribunal Federal), responsável pelas investigações. 



  • 20/02/2021


    20.02.2021 17h59m
    Recomendar

    Sobe - Bahia, por ser líder nacional na geração de energia a partir das fontes solar e eólica.


    Desce - Falta de articulação na bancada governista da Câmara de Feira. Uns votam a favor, outros contra, e outros, vão ao mictório.


    Bahia na Política


    Apesar da divulgação de que a Câmara Municipal de Feira de Santana, na sua maioria, quer uma CPI do transporte coletivo, há duas vertentes de ideias. Uma quer investigar o sistema com o argumento de que o serviço é péssimo, e aí inclui o BRT, o contrato entre as empresas e a Prefeitura, bem como o número de ônibus em atividade. Outra vertente quer apurar denúncias contra o Sindicato dos Rodoviários. Alegam que há interferência no sistema, corrupção e extorsão. Vamos ver qual vai prevalecer.


    CPI


    Aproveitando a nota publicada por Jair Onofre, avalio que houve um rompimento de interesses no caso da CPI do transporte coletivo. O presidente da Câmara, Fernando Torres (PSD), sugeriu e disse que assinaria o pedido de CPI dos ônibus para tratar da questão localizada do Sindicato dos Rodoviários, esse pleito é, por tanto, de Torres.


    CPI I


    Fernando convidou um vereador oposicionista, Jhonatas Monteiro (PSOL), para puxar a corda. Esse, junto com os petistas Silvio Dias e Ivamberg, aproveitaram a dica e querem pedir a CPI, incluindo a prefeitura. Acredita-se que, para prosperar as duas, Torres e os oposicionistas têm que estar alinhados, e alguns vereadores esperam que eles acertem para fazer uma só e os dois grupos ficarão contemplados. Vamos ver tanta coisa nessa Feira…


    Panelas


    Antes das panelas, que tiraram a presidente Dilma Rousseff (PT), do poder executivo nacional, a gasolina custava R$2,90. Visto como um grande absurdo, protestos e xingamentos eram dirigidos constantemente à petista, a culpa era dela. Agora, a política de preços de Bolsonaro na Petrobras anunciou o 4º aumento de gasolina - só neste ano - com os absurdos R$5,39, a culpa é atribuída aos governadores, a Covid-19, e até ao comunismo. Não me espantaria que culpassem também o papai noel, o saci-pererê, e outras lendas. Me lembra uma fala dita pelo personagem Homer Simpson, da série animada estadunidense "Os Simpsons". "A culpa é minha e eu coloco em que eu quiser".


    Baixo clero


    Em entrevista, a deputada federal feirense, Dayane Pimentel (PSL) afirmou que dentro do PSL, o bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) é visto dentro do PSL como "um deputado de baixo clero, com necessidade de aparecer". A presidente do partido na Bahia, disse ainda que o parlamentar será expulso porque "profere atos antidemocráticos o tempo inteiro".


    Cronograma


    O governador Rui Costa (PT) declarou ontem (19), em uma publicação no seu perfil do Twitter, que "não dá para confiar no cronograma anunciado pelo governo federal". Ele também lamentou que a população brasileira tenha que assistir a problemas causados pela administração nacional que permitem o avanço da pandemia do coronavírus no Brasil.


    Cronograma I


    A mensagem se refere a uma notícia sobre a alteração no cronograma de entrega de doses da vacina contra o coronavírus comunicada pelo Instituto Butantan, responsável pela produção da Coronavac, imunizante fabricado em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, por conta dos impasses diplomáticos entre o governo brasileiro e a China - o que causou o atraso do envio da matéria-prima para a fabricação dos imunizantes. Em fevereiro, apenas 30% das doses previstas anteriormente poderão ser entregues.

     

    Triplex


    Segundo a revista VEJA, os ministros do STF irão anular o processo sobre o Triplex e a defesa de Lula usará a decisão para tentar anular também o processo do Sítio de Atibaia. A chance disso ocorrer também é grande, visto que o ex-ministro Sérgio Moro não tem mais o apoio que tinha antes no STF. 



  • 19/02/2021


    19.02.2021 14h57m
    Recomendar

    Sobe - Governador Rui Costa por decretar toque de recolher e prefeitos que apoiaram a sugestão.


    Desce - Daniel Silveira, ao tentar desqualificar a policial federal ao sujerir ser melhor que ela, só porque ostenta um título temporário de deputado federal.

     

    Pneu furado

     

    O secretário Saulo Figueiredo, em férias, poderá não ter renovada a sua liberação, pelo governo do Estado, para continuar na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Segundo o prefeito Colbert Martins (MDB), a SMTT terá atribuições a partir desse ano, de cuidar da mobilidade urbana. A especulação que corre no circuito político da cidade, ainda não é tratada oficialmente pela Prefeitura de Feira, e governo do Estado.

     

    Iceberg

     

    O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) não age sozinho. Ele é parte de um grupo que usa cargos públicos de forma criminosa para atacar a democracia por dentro das instituições - que não necessariamente estão funcionando plenamente, como fingimos há um bom tempo. O episódio envolvendo o deputado é a ponta do iceberg do momento delicado que o país vive. Depois de reiteradas condutas criminosas, já que são vedadas pela legislação, o Supremo Tribunal Federal (STF) emite um mandado de prisão em flagrante quando o parlamentar apenas repete o discurso que inclusive o levou à Câmara dos Deputados.

     

    Ditadura

     

    Na tarde de ontem (18), no entanto, Silveira entrou com pedido de habeas-corpus. Alguém avisa para o deputado preso que o direito de ser ouvido, ter advogado, pedir habeas-corpus, responder ao processo em liberdade e inúmeros outros são frutos do Estado Democrático, e não da ditadura que ele defende. Se quer viver na ditadura, aceite sua sentença.

     

    Tourinho

     

    Um levantamento feito pelo vereador Sílvio Dias (PT) mostra que 21 requerimentos do então vereador de oposição à administração municipal na legislatura passada, Roberto Tourinho, foram rejeitados apenas no exercício 2020, pela bancada do Governo, na Câmara de Feira de Santana. Ele apela à nova composição da ala governista por um "papel diferente dos últimos 20 anos", no atual mandato.

     

    Rejeição sistemática

     

    "Infelizmente, a Casa tem sido marcada por aceitar tudo que vem do Executivo e barrar o que é proposto pela oposição", disse o edil. Ele condena a "rejeição sistemática" de requerimentos que reivindicam a discussão de temas de interesse da sociedade apresentados pelos vereadores não alinhados ao poder. E lembra que candidatos "com até mais de 800 cargos (na máquina municipal) não foram reeleitos". O vereador petista deve aproveitar e dar o mesmo conselho aos deputados que são situação no Governo do Estado.

     

    Equilíbrio

     

    O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) pediu que a gestão do governador Rui Costa (PT) tenha equilíbrio entre novas medidas restritivas para contenção do coronavírus e cuidados com a economia da Bahia. "Nem tanto e nem tão pouco […] medidas devem ser tomadas para evitar aglomerações e festas. Eu só não concordo com o fechamento do comércio, nós já estamos em uma crise econômica sem precedentes. As medidas devem ser tomadas com muito cuidado e cautela", afirmou.

     

    Conto de fadas

     

    Em entrevista ao UOL na manhã de ontem (18), o ex-presidente Lula (PT) falou sobre a candidatura do apresentador Global Luciano Huck. "Eu acho que o Huck é uma aventura... Colocar um homem da televisão na frigideira da disputa política é bastante arriscado. A tal da terceira via é um conto de fadas... Nem criança acredita mais. Quem fala disso é quem escolheu votar no Bolsonaro contra o Haddad", afirmou.

     

    Na cueca

     

    O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), afastado do cargo desde que foi flagrado com dinheiro na cueca em uma operação da Polícia Federal, poderá retomar o cargo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu não prorrogar o afastamento temporário do parlamentar de suas funções. Portanto, o senador poderá, novamente, ocupar a cadeira. 



  • 18/02/2021


    19.02.2021 14h55m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura e Câmara pelo funcionamento normal na segunda e terça de um carnaval cancelado.


    Desce - Prefeitura e Câmara por fecharem as atividades sem motivação adequada na manhã de ontem (17).


    Batina


    Já que não teve carnaval, prefeitura e Câmara de Feira acertaram ao manter as atividades na segunda e terça-feira e erraram ao dar ponto facultativo na manhã da quarta (17). Qual a motivação? Nota da prefeitura, diz que foi por causa da campanha da fraternidade. Por acaso prefeitura e Câmara tem bispo e cardeal? Não tem nem santo! Eles esqueceram que o Estado Brasileiro é laico?


    Cotas indevidas


    Um relatório sobre “cotas indevidas” na vacinação contra o coronavírus, pela Prefeitura de Feira de Santana, está sendo elaborado pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL). Ele estará encaminhando o documento, com denúncias que estão sendo acolhidas em seu Gabinete, à Comissão de Saúde da Casa, “para providências cabíveis”. Pediu atenção dos vereadores que integram a Comissão sobre o processo de imunização da população feirense. “Cotas indevidas”, segundo ele, significa a aplicação da vacina anti-Covid em pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários de imunização.


    A culpa


    Há dois entraves para a retomada da obra do futuro Centro de Convenções de Feira, pelo Governo do Estado, segundo explicou o vereador Ivamberg (PT). Um deles, é que o Município não teria passado ao Estado a propriedade da área onde está sendo realizada a construção, no bairro São João, desde 2015. Outro, é a inadimplência da Prefeitura em suas obrigações no convênio com o governo baiano relativo à gestão da Policlínica Estadual.


    A culpa I


    “Independente de quem é a culpa, nosso papel é tentar resolver. Devemos resolver o impasse. Sugiro que os vereadores de situação conversem com o prefeito e nós, da oposição, busquemos contato com o Governo do Estado e o deputado Zé Neto, que pode contribuir”, diz o petista. O objetivo comum, ele diz, é que o Centro de Convenções seja concluído.


    Chega pra lá


    Após a declaração do deputado federal Elmar Nascimento (DEM) de que pode disputar o Senado em 2022 pelo PSL, a presidente do partido na Bahia, deputada federal Dayane Pimentel, disse que “dadas as experiências que tivemos com as eleições de 2018 e 2020, o PSL Bahia já antecipa que não irá abrir mão de pensar a política como ela é”.


    Aqui não!


    “Sem deixar de defender os ideais que tenho, esclareço que se o PSL for para uma disputa majoritária o nome em questão será o meu. O deputado Elmar não fala pelo PSL na Bahia e nem foi convidado a se filiar”, declarou Pimentel. Está certa a deputada, como é que um deputado de outro partido declara como se o partido a ele pertencesse, a posição que ele vai assumir na disputa sem ao menos sondar a direção partidária no Estado? Ouviu o que merecia.


    Prematuro


    O governador Rui Costa (PT) avaliou como “prematura” a ideia de se definir um nome em seu partido para a disputa da presidência do Brasil em 2022. Recentemente, o ex-presidente Lula orientou Fernando Haddad, ambos do PT, a percorrer o Brasil, se apresentando como pré-candidato.


    Debate


    “A imprensa e parte dos políticos querem pensar nas eleições em todos os anos. Pelo menos nos anos ímpares nós deveríamos estar focados na vida das pessoas. Eu acho que a eleição é ainda no ano que vem. Está mais próxima a eleição que passou do que a que virá. O que o presidente Lula fez foi dizer que é preciso iniciar um debate”, declarou Rui.


    Expulso


    O presidente nacional do PSL, deputado federal Luciano Bivar (PE), disse na quarta (17), que o partido está “tomando todas as medidas jurídicas cabíveis” para a expulsão do deputado Daniel Silveira (RJ). Silveira foi preso na terça-feira, após publicar um vídeo com ataques e ofensas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia