Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 03/11/2020


    Sobe - Orgãos de saúde por campanha de conscientização sobre o câncer de próstata.


    Desce - Candidato a prefeito multado em R$ 50 mil por provocar aglomeração durante ato político.


    Conheça seu candidato


    Para votar com consciência, é fundamental conhecer o histórico da sua candidata ou do seu candidato, incluindo informações sobre o partido político ou coligação e todas as contas eleitorais relacionadas à candidatura. Para dar transparência e facilitar o acesso a essas informações, a Justiça Eleitoral tem a plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais Eleições Municipais 2020, a chamada Divulgacand. Com essa ferramenta fica fácil saber mais sobre quem pede o seu voto para a prefeitura e para a câmara municipal.


    Barroso


    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, está nos Estados Unidos onde atuará como observador convidado das eleições norte-americanas, marcadas para esta terça-feira (3). Durante a passagem pelo país, Barroso terá compromissos na capital Washington e no estado de Maryland. Hoje, Barroso vai até o condado de Anne Arundel, em Annapolis, capital do estado de Maryland, para visitar e observar locais de votação. Ele deve conversar com autoridades eleitorais e mesários. Também está previsto um encontro com o Diretor da Divisão de Candidaturas e Financiamento de Campanhas do Conselho Eleitoral de Maryland, Jared DeMarinis.


    Discrepância


    A distribuição feita pelos partidos da verba pública de campanha não está cumprindo, até o momento, a regra de divisão proporcional entre homens e mulheres, negros e brancos. Compilação feita pelo DeltaFolha com base na prestação de contas parcial dos candidatos entregue à Justiça Eleitoral mostra que apesar de pretos e pardos somarem 50% do total de candidatos, eles foram destinatários de cerca de 40% da verba dos fundos Eleitoral e Partidário. As informações são da Folha de S. Paulo.


    Que coisa, hein?


    Mesmo com o isolamento social por causa da pandemia da Covid-19 e com quase todos os vereadores presentes desde março às sessões de forma virtual, A Câmara Municipal do Rio de Janeiro gastou mais de R$ 1,7 milhão em tíquete combustível. A informação é do jornal O Globo.


    Que coisa, hein?


    Segundo a publicação, com um carro popular, os 51 vereadores teriam combustível para rodar cerca de 280 quilômetros todos os dias - suficiente para uma viagem diária de ida e volta entre o palácio e Nova Friburgo, na Região Serrana.


    Mudança


    O Senado deverá votar esta semana projeto de lei que propõe a obrigatoriedade de licitação para o transporte rodoviário interestadual. A proposta, de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO) e relatada por Acir Gurgacz (PDT-RO), tem apoio de outros senadores e pode ser incluída na pauta de votação da semana, que será definida na reunião de líderes.


    Outro domicílio


    Quase 2 mil candidatos que disputaram a última eleição municipal estão concorrendo por outra cidade neste ano, segundo levantamento feito pelo G1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maioria das trocas aconteceu em cidades vizinhas e do mesmo estado como é o caso de Salvador, onde sete candidatos trocaram a capital pela vizinha Lauro de Freitas no período. Esta foi a segunda mudança mais frequente, a primeira com maior número de trocas foi Recife.

     

    Por que?


    A troca de cidade é motivada pela busca de um melhor desempenho do candidato e do partido, afirma Luciana Santana, doutora em Ciência Política (UFMG) e professora na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “A estratégia é de sobrevivência política tanto do candidato individualmente, quanto do partido para se manter com representação no município. Ou seja, o cálculo é eleitoral”, afirma a cientista política.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia