Em cima da hora:
Queda de energia em Brotas deixa serviço da Defesa Civil fora do ar
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 13/10/2020


    Sobe - SEPREV, sob o comando do secretário Moacir Lima, pela ação pacífica na retirada de barracas do Centro da Cidade, sem registro de incidentes.


    Desce - Ministério Público Federal e Polícia Federal por não ter pedido prorrogação de prisão do traficante e comandante do PCC, o que terminou na soltura do preso.


    Voto pelo celular


    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer trocar a urna eletrônica para votação pelo celular ou computador. Em 28 de setembro deste ano, o TSE lançou um edital em busca de empresas com interesse em desenvolver uma tecnologia para este tipo de votação. Ao todo, 31 empresas se inscreveram, entre elas Amazon e IBM.


    Voto pelo celular II


    Este ano, três cidades brasileiras já irão testar a tecnologia pela primeira vez, com candidatos fictícios. Os testes acontecem em 15 de novembro, no primeiro turno das eleições, nos colégios eleitorais que ficam nas cidades de São Paulo, Curitiba e Valparaíso de Goiás (GO).


    Voto pelo celular III


    três empresas vão montar estandes em cada local de votação e os eleitores que quiserem participar serão orientados no local. O tribunal não impôs limitações, mas exige: identificação do eleitor por biometria digital ou facial, sigilo de voto e mecanismos de auditoria.


    Não gostou


    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu o Congresso no caso que envolve a soltura e posterior novo pedido de prisão para o traficante e líder do PCC, André do Rap, que foi solto por decisão do ministro do Supremo tribunal Federal (STF) Marco Aurélio, alegando o estrito cumprimento da lei. Na noite de domingo, o ministro Luiz Fux mandou prender novamente André, que agora é considerado foragido.


    R$ 2,9 milhões


    O escritor Olavo de Carvalho foi condenado a pagar uma multa de R$ 2,9 milhões ao cantor Caetano Veloso De acordo com o site UOL, o professor tem 15 dias para fazer o pagamento referente a um processo movido por Caetano Veloso em 2017, quando Olavo o acusa de pedofilia por conta de Caetano ter 40 anos e manter um relacionamento com a produtora Paula Lavigne, que, na época, tinha apenas 13.


    Justificar voto


    As eleições deste ano terão uma novidade para os eleitores. Isto porque, pela primeira vez, aquele que não puder comparecer ao local de votação vai poder justificar o voto via o aplicativo e-Título. A decisão foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus. Com isso, o processo pode ser feito para qualquer seção eleitoral, exceto se o eleitor não tiver acesso à internet.


    Justificar voto II


    O aplicativo terá duas opções para justificativa, uma para dias fora da eleição e outra para o dia da eleição, esta só ficará disponível a partir de 4 de novembro. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor tem até 60 dias para justificar o voto após cada pleito. O prazo começa a valer a partir de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno). 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia