Em cima da hora:
Fechamento de autoescola vira caso de polícia em Presidente Prudente
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 15/07/2020


    16.07.2020 13h41m
    Recomendar

    Sobe - Entrega do Clériston Andrade 2, com 40 leitos de UTI para atender pacientes de COVID-19.


    Desce - Justiça por derrubar liminar que obrigava convênios a cobrirem teste sorológico contra coronavírus.


    HGCA2


    Hoje está sendo inaugurado o Hospital Clériston Andrade 2, o primeiro hospital 4.0 da Bahia com alto conceito tecnológico, dentre outros serviços especializados e equipamentos que irão contribuir e muito para saúde de Feira e região. A unidade hospitalar é de suma importância no momento que estamos vivendo.


    Colaboração


    O governador Rui Costa (PT) em coletiva para tratar das novas medidas que estão sendo adotadas para combater a pandemia do novo coronavírus na Bahia parabenizou a população baiana pela colaboração durante a quarentena provocada pela pandemia, mas revelou que tem orientado a acionar criminalmente as pessoas que insistirem em violar os decretos municipais e estadual.


    Defendeu


    O vice-presidente Hamilton Mourão partiu em defesa do Exército, após as críticas do ministro Gilmar Mendes. No final de semana, o membro da Suprema Corte afirmou que a corporação estava se associando ao “genocídio” promovido pelo governo federal. Na avaliação de Mourão, o ministro deveria se desculpar e corrigir a declaração, se tiver “grandeza moral”.


    Aliança


    A Justiça Eleitoral já descartou 76 fichas de apoio ao partido que o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados tentam montar. Até agora, o Tribunal Superior Eleitoral listou pelo menos 26 razões distintas para recusar as fichas de apoio ao Aliança pelo Brasil.


    Valores


    A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que garanta ao governo federal a prerrogativa de decidir o destino de valores recuperados em casos de corrupção, como os da Operação Lava Jato.


    Luto


    O ex-prefeito José Ronaldo (DEM), emitiu nota ontem (14), lamentando “profundamente” a morte do médico Benício Cavalcante. Ronaldo conheceu o médico quando ambos atuaram juntos, na Santa Casa de Misericórdia (Hospital Dom Pedro de Alcântara), no início dos anos 70.


    Impeachment


    Um novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro foi apresentado na Câmara dos Deputados ontem (14). A solicitação é assinada por mais de 60 personalidades, dentre elas o cantor e compositor Chico Buarque, o jurista Deborah Duprat, o humorista Gregrorio Duvivier, Frei Betto, o ex-jogador e comentarista, Walter Casagrande, e outros, além de representações de entidades sindicais e associações, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).



  • 14/07/2020


    16.07.2020 13h32m
    Recomendar

    Sobe - Governo do Estado por construir praça de alimentação, no HGCA 2, para abrigar comerciantes que ficavam em frente ao hospital sem controle sanitário.


    Desce - Prefeitura de Itagi, ao distribuir os medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, sem a retenção de receita médica.


    Isolamento


    Isolado do convívio social desde a última terça-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro deverá repetir o teste para a covid-19 nessa semana. O presidente deverá permanecer afastado, pelo menos, até o resultado desse novo exame, ainda sem data para ser feito.


    Exonerada


    Governo Bolsonaro exonera a coordenadora do Inpe, Lubia Vinhas, após divulgação de dados recordes de desmatamento em junho. Há um ano, o Diretor do Inpe, Ricardo Galvão, foi exonerado pelo mesmo motivo.


    Kit COVID-19


    A prefeitura de Itagi, no sudoeste baiano, confirmou a distribuição de um kit de medicamentos contendo ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina, além de dipirona ou paracetamol.


    Vacina


    A Rússia concluiu os testes clínicos necessários para comprovação da eficácia da vacina contra a Covid-19 e a expectativa é que a distribuição do imunizante seja iniciada no próximo mês, conforme anunciado ontem (13), pelo governo russo, de acordo com o portal UOL.


    Exército


    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a postura do Exército em meio à pandemia do novo coronavírus, ao manter um militar à frente do Ministério da Saúde. O magistrado se referia ao ministro interino Eduardo Pazuello, que passou a responder pela pasta sem estar efetivado.


    Eleições


    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou um acordo para que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein participem da elaboração de um protocolo de segurança para a realização das eleições municipais de novembro, tendo em vista a pandemia de Covid-19. As instituições devem avaliar todos os riscos de contágio e à saúde pública durante a votação e desenvolver em seguida os protocolos sanitários e ambientais para a realização da votação no cenário da pandemia.


    Carnaval


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse que se não houver um plano de imunização coletiva contra a Covid-19, até o mês de novembro, o carnaval poderá ser adiado na capital baiana.


    Boicote


    Grupos varejistas, ativistas e até a União Europeia vêm defendendo a retirada de itens do Brasil das prateleiras em resposta à política ambiental do governo Bolsonaro. Há 14 anos, boicote semelhante desencadeou a moratória da soja.



  • 11/07/2020


    13.07.2020 13h11m
    Recomendar

    Sobe - Governador Rui Costa e Colbert Martins por erguerem bandeira da paz entre os entes no enfrentamento à pandemia.


    Desce - Embasa por não cumprir lei municipal que determina a redução do valor da taxa de esgoto para 40% do consumo de água.


    Prisão domiciliar


    O ministro João Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu conceder prisão domiciliar a Fabrício Queiroz e à mulher dele, Márcia de Aguiar. Contudo, vale salientar que Márcia continua foragida.


    Prisão domiciliar I


    Prisão domiciliar para “ladrão amigo do rei” era “sinônimo de impunidade”, para Eduardo Bolsonaro, em 2017. Fabrício Queiroz, amigo do presidente Jair Bolsonaro há 35 anos, foi mandado para prisão domiciliar. Muda a moral quando muda o rei?


    Eleições 2020


    A higienização no dia de votação das eleições municipais preocupa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, tem se reunido com médicos para decidir se exclui ou não a identificação biométrica do pleito deste ano.


    Eleição 2020 I


    Um dos motivos para essa decisão é a impossibilidade de higienização com álcool em gel antes da leitura digital, já que pode danificar o aparelho. Além disso, a biometria causa demora no ato de votação, o que pode acusar aglomerações.


    Interino


    Titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), o arquiteto Arcênio de Oliveira foi designado pelo prefeito Colbert Martins Filho para responder interina e cumulativamente pela Secretaria de Planejamento (Seplan).


    Não gostei da ideia


    Salvador foi escolhida como a sede única da Copa do Nordeste 2020 e a princípio a Arena Fonte Nova seria um dos palcos da continuação do torneio. No entanto, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), não tem gostado muito da ideia.


    Não gostei da ideia I


    Em entrevista a Rádio Metrópole, na manhã de sexta-feira (10), o petista disse que ainda tomou uma posição definitiva, mas que a princípio não lhe agrada a ideia. “Lá tem leitos de UTI. Não me agrada muito a ideia de ter jogo no gramado e pessoas eventualmente na UTI, pessoas indo a óbito no momento a partida”, explicou.


    De fora


    O presidente Jair Bolsonaro deixou de fora do Conselho Nacional de Educação (CNE) representantes do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A nomeação dos novos integrantes do colegiado foi publicada no Diário Oficial ontem (10).



  • 10/07/2020


    13.07.2020 13h08m
    Recomendar

    Sobe - Estudantes feirenses, por escreverem cartas a profissionais de saúde, agradecendo-os pelos esforços no combate ao coronavírus.


    Desce - 86% dos municípios da Bahia por descumprirem transparência com gastos no combate à COVID-19.

     

    Cotas femininas


    O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou aos diretórios municipais dos partidos políticos dos municípios de Seabra, Ibitiara, Novo Horizonte e Catu, que observem o preenchimento de no mínimo 30% e o máximo de 70% para as candidaturas de cada sexo, mantendo as proporções originárias durante todo o processo eleitoral. O descumprimento da norma impede o registro das candidaturas.


    Festejos juninos


    O secretário de saúde do Estado Fábio Vilas-Boas reforçou, ontem (9), que a taxa de crescimento de casos ativos da Covid-19 aumentou drasticamente após os festejos juninos, com destaque negativo para a curva ascendente no interior da Bahia.


    Demissão


    Ao responder a comentários de uma publicação em seu perfil no Instagram, o apresentador, “humorista” e bolsonarista arrependido Danilo Gentili revelou que Jair Bolsonaro pediu sua demissão do SBT. Gentili disse ainda que Bolsonaro é “um mentiroso, mentiu muitas coisas e que defender a liberdade de expressão foi outra mentira. Esse pisco[pata] não me engana mais”.


    Pesquisa


    Uma pesquisa do site Data Poder 360 mostra que o governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) tem 40% de aprovação e 47% de desaprovação. Os números se mantiveram estáveis, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais.


    Facebook


    Facebook apagou contas coordenadas por pessoas ligadas à família Bolsonaro. Segundo a empresa, foram apagadas contas, páginas e um grupo na rede, além de contas no Instagram. O Facebook afirmou que as contas e páginas eram ligadas a gabinetes de políticos, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, e que foram removidas por ‘comportamento inautêntico coordenado’.


    Primeira Dama


    A primeira-dama Michelle Bolsonaro fez um novo teste para saber se está com coronavírus esta semana, após o resultado positivo do presidente. Segundo O Globo, Michelle já havia feito um teste na semana passada, depois que a irmã testou positivo para covid-19. O resultado ainda não saiu.


    PT


    O PT teve nove, de suas contas, no WhatsApp, desativadas nas duas últimas semanas por envio automatizado de mensagens, em um processo que envolveu denúncias de spam político. As duas ações são proibidas pelos termos de uso da plataforma. O partido confirmou que os canais foram tirados do ar a partir de 25 de junho. Desde então, quatro foram restabelecidos.



  • 09/07/2020


    09.07.2020 10h09m
    Recomendar

    Sobe - MPF por determinar abertura de inquérito para apurar compra de respiradores pelo governo da BA e Consórcio Nordeste.


    Desce - Dono da Ricardo Eletro por ter sido preso por sonegar cerca de R$ 400 milhões em impostos.


    Ricardo Eletro


    O dono da Ricardo Eletro que defendia o fim da corrupção, ontem (8), pela manhã, foi preso por lavagem de dinheiro. Ele, sozinho, sonegou R$ 400 milhões em impostos. Uma diária de UTI no SUS para paciente com covid-19 é em média R$ 1,8 mil, segundo o dataSUS. Com esses 400 milhões, seriam pagos 222.222 diárias de pessoas em UTI. O nosso caos social tem culpados óbvios.


    Irecê


    A prefeitura de Irecê, no Centro Norte baiano, adquiriu máscaras de proteção individual para serviços de saúde com a empresa investigada por vender testes falsos de novo coronavírus, identificada como MS Med Distribuidora de Medicamentos. A compra foi feita com dispensa de licitação em caráter emergencial. Além disso, os preços se mostraram superiores aos de mercado.


    Trabalhador


    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que em 27 anos como deputado aprovou apenas 2 projetos na Câmara, após pegar COVID-19 afirmou que vai adequar agenda oficial, mas seguirá trabalhando: ‘’Não sei ficar parado’’.


    Moro


    Em entrevista à Agência France Press, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro comparou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao ex-presidente Lula (PT) e disse que são “dois extremos que devem ser evitados”. Contudo, se faz importante lembrar que um dos extremos, Moro prendeu e tornou inelegível com provas discutíveis. Ao outro, ele serviu como ministro.


    Rachadinha


    Quebra de sigilo da ‘rachadinha’ atinge ex-assessores de Carlos Bolsonaro, agora sem foro. Vereador será investigado por promotor que poderá pedir provas e auxílio de investigação contra Flávio Bolsonaro.


    Demitida


    O governador Rui Costa (PT), responsável pela gestão do hospital em Porto Seguro, demitiu a Dra. Raissa, depois de um vídeo em que fez um apelo ao Presidente Bolsonaro para entregar comprimidos de hidroxicloroquina. O Presidente, carinhosamente, entregou. A Organização Mundial de Saúde diz que cloroquina pode causar efeitos colaterais e não tem eficácia. Entretanto, há experiências que mostram que o medicamento foi eficaz no tratamento contra a doença.


    Sob medicamentos


    Márcia Oliveira de Aguiar, mulher de Queiroz - preso em Atibaia, em 18 de junho, numa propriedade de Frederick Wassef, então advogado de Flávio Bolsonaro - ainda está foragida. Foi encontrado um caderno de Márcia com contatos atribuídos ao presidente Jair Bolsonaro, à primeira-dama Michelle, Flávio Bolsonaro e à mulher dele, Fernanda. Enquanto o presidente Jair Bolsonaro toma Cloroquina, a mulher do Queiroz toma “doril”.


    Desgoverno


    O Brasil está, há 18 dias, sem ministro da Educação. E, na mais grave crise sanitária em um século, há 54 dias sem ministro da Saúde. A última vez que os ministérios estiveram desfalcados assim, ao mesmo tempo, foi em setembro de 1962, na época o Brasil vivia uma crise profunda desde a renúncia do presidente Jânio Quadros.



  • 08/07/2020


    09.07.2020 10h08m
    Recomendar

    Sobe - Câmara dos Deputados e o Governo Federal por prorrogarem por mais dois meses o auxílio emergencial.


    Desce - Aqueles que recebem Auxílio Emergencial e teimam em gastar o dinheiro com supérfulos.


    Pandemia e eleições


    Na tarde de ontem (7), aconteceu como parte das comemorações dos cinco anos do “Jornal do Meio Dia” comandado por Jorge Bianchi e Valdeir Uchoa um debate sobre “O impacto da Pandemia nas eleições 2020”. Participaram do quadro: o apresentador Dilton Coutinho, o jornalista Carlos Augusto, o médico e jornalista Cézar Oliveira e também contou com minha presença. O programa teve a duração de duas horas.


    O salvador


    O Ministro da Economia Paulo Guedes afirma que salva “a República de duas a três vezes por semana”. Guedes insiste que a recuperação da economia brasileira se comporta com uma queda significativa e depois com a mesma velocidade vai empinar.


    Nome verdadeiro


    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou hoje o diagnóstico positivo para a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Foi a quarta vez que ele fez o teste para a doença, mas foi a primeira vez que usou o nome verdadeiro no exame.


    Ministros


    Pelo menos cinco ministros que tiveram contatos presenciais recentes com o presidente Jair Bolsonaro fizeram os testes para detectar se estão ou não com a Covid-19. A informação é da CNN Brasil. O general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, já teve a doença.


    Corrupção no PT


    O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), afirmou que o PT não precisa pensar imediatamente em como vencer as próximas eleições, mas sim, em como recuperar a credibilidade com o eleitorado após casos de corrupção na sigla.


    Templos religiosos


    A liberação para o funcionamento de templos religiosos na primeira fase do plano de retomada das atividades em Salvador gerou questionamentos ao prefeito ACM Neto (DEM). Durante a coletiva de imprensa virtual, apresentada junto com o governador Rui Costa (PT), o gestor da capital baiana pontuou que as fases da reabertura atendem a critérios técnicos, baseados nos indicadores epidemiológicos.


    Doação


    A Prefeitura de Salvador irá disponibilizar respiradores para o governo do Estado colocar em funcionamento mais 25 novos leitos de UTI para pacientes com coronavírus no hospital de campanha montado na Arena Fonte Nova. O anúncio foi feito na manhã de ontem (7), em coletiva virtual, quando foram explicadas as fases para reabertura do comércio em Salvador.



  • 07/07/2020


    07.07.2020 18h06m
    Recomendar

    Sobe - Fundação Egberto Costa por completar 15 anos promovendo e valorizando a cultura feirense.


    Desce - Grupo que, no bairro Queimadinha, fez festa com 150 pessoas, mesmo com crescente número de mortes por COVID-19.


    Inadmissível


    Em seu Instagram, o prefeito Colbert Martins se manifestou sobre a festa que reuniu 150 pessoas no fim de semana. “É inadmissivel que no contexto que estamos enfrentando, pessoas se juntem para fazer festas de grande proporção. O que temos para comemorar no meio de uma pandemia que já matou 65 mil brasileiros? Não irei aceitar que situações assim aconteçam em nossa cidade. Estamos atuando com as nossas equipes de Fiscalização Preventiva Integrada juntamente com a Polícia Militar para impedir que situações irresponsáveis se repitam”.


    Internação


    O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, assinou a Nota Técnica 71 atualizando as orientações da pasta sobre a internação de pacientes com Covid-19. De acordo com a nova orientação, as pessoas contaminadas devem ser internadas precocemente para evitar o agravamento de quadros clínicos, especialmente em relação aos casos com comorbidades associadas.


    Criticou


    Vilas-Boas também lamentou, em entrevista à TV Bahia, na manhã de ontem (6), a postura do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, após a instituição tentar impedir na Justiça que o Hospital Salvador receba pacientes com coronavírus.


    Privatizações


    O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou no domingo (5), em entrevista à CNN Brasil, que o governo pretende fazer até quatro “grandes privatizações” em até três meses. Ele não revelou quais empresas serão vendidas.


    Auxílio


    Após conversas do ministro da Economia, Paulo Guedes, com interlocutores do meio político, a forma de pagamento do auxílio emergencial de R$ 1,2 mil já está acertada entre ele e Jair Bolsonaro - o presidente foi convencido por Guedes. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.


    Poder religioso


    Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin irritou a bancada evangélica do Congresso, que nao gostou de sua declaração sugerindo autorizar a cassação de políticos por “abuso de poder religioso”.


    Educação


    O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, desistiu do convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Educação (MEC). Domingo passado (5), Feder publicou em suas redes sociais que recebeu ligação do presidente na quinta-feira, mas que declina do convite.


    São Gonçalo


    A Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos vai ter R$ 295.188,86 para auxílio emergencial na Cultura. Esses recursos chegam em boa hora para ajudar os artistas, que estão sem trabalhar por conta da pandemia do novo coronavírus. Serão três parcelas de R$ 600,00, para os que atendem os critérios estabelecidos.



  • 04/07/2020


    05.07.2020 21h18m
    Recomendar

    Sobe - Ex-estudante da UEFS por desenvolver respirador de baixo custo.


    Desce - Presidente Bolsonaro por brincar com a vida ao vetar lei que determinava o uso de máscaras em igrejas, escolas e comércio, em plena pandemia.


    Educação


    Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o novo ministro da Educação, empresário Renato Feder, 41 anos, já defendeu a extinção da pasta e a privatização de todo o ensino público, a começar pelas universidades.


    Medidas protetivas


    A procura por medidas de proteção nas Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher apresentou uma queda de 41% na Bahia, neste período de pandemia do novo coronavírus. Esta redução foi registrada no mês de maio, em relação a março, quando foi iniciado o isolamento social para enfrentamento da Covid-19. Por outro lado, tomando como base o canal 180, estima-se que houve um aumento de pelo menos 40% no número de casos.


    Lava-jato


    A Força-Tarefa da Lava Jato, do Ministério Público Federal (MPF), em São Paulo denunciou ontem (3), o ex-governador e atual senador José Serra (PSDB-SP) e sua filha, Verônica Allende Serra, pelo crime de lavagem de dinheiro transnacional, ao mesmo tempo em que o grupo deflagrou uma nova fase da operação em relação a outros fatos a esse mesmo esquema que beneficiaria o tucano, segundo nota divulgada pela instituição.


    Europa


    Jair Bolsonaro (sem partido) é o primeiro presidente desde Fernando Collor a não viajar para a nenhum país europeu como chefe de Estado, nos primeiros 18 meses de governo, diz a coluna de Guilherme Amado, da revista Época.


    Lockdown


    O prefeito ACM Neto sinalizou que não irá aceitar a recomendação do Consórcio Nordeste de um lockdown em Salvador. Durante a inauguração de um módulo gripário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirajá/Santo Inácio, o gestor declarou que a prefeitura utiliza parâmetros técnicos e científicos diferentes dos utilizados do Comitê do Consórcio Nordeste para avaliar as ações necessárias para combater o avanço do coronavírus na capital.


    Expectativas


    O ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, afirmou em depoimento ao Ministério Público Federal que esperava continuar exercendo no Senado o cargo que ocupava na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A expectativa de Queiroz era ser nomeado no final de 2018, antes de vir a público o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Na ocasião, o órgão apontou movimentações atípicas no valor de R$ 1,2 milhão em suas contas.


    Fake News


    O ministro Luiz Fux do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que “as fake news desvirtuam completamente a ideia de democracia” e que a desinformação “viola o núcleo da moralidade eleitoral”.


    Cloroquina


    Porto Seguro recebeu ontem (3), 40 mil doses de cloroquina, enviadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, após pedido da médica Raissa Soares. Nas redes sociais, imagens de caixas onde, supostamente, estão os medicamentos têm circulado. O carregamento é recebido por populares e pela médica, que faz uma oração. Contudo, a secretaria de Saúde da Bahia afirmou que a cidade não tem unidade com farmacêutico, única forma de se obter o remédio após regulamentações.



  • 03/07/2020


    05.07.2020 21h11m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura de Feira de Santana por elaborar Plano de Saneamento Básico para melhor distribuição de água e esgotamento sanitário.


    Desce - Prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), por dizer que vai reabrir comércio “morra quem morrer”.


    Inaugurações


    O governador Rui Costa disse que irá nos próximos dias à cidade de Juazeiro para entregar uma obra de urbanização. Ele também informou que irá a Paulo Afonso para a entrega da ampliação do Hospital Municipal e à Feira de Santana para entregar o novo Hospital Clériston Andrade. Rui frisou que o governo do estado não está realizando atos de inauguração para evitar aglomerações.


    Fernando Torres


    O ex-deputado federal Fernando Torres (PSD) falou sobre seu destino nas eleições 2020. “Sou pré-candidato a vereador e a presidente da Câmara Municipal, para consertar as mazelas desse Legislativo. Não sou candidato a vice-prefeito. Entendo que essa vaga quem deve indicar é o ex-prefeito José Ronaldo, maior liderança que apoia Colbert Martins. Defendo uma Câmara que possa ajudar o prefeito, seja ele quem for. Por isso vou fazer uma campanha em cima de bandeiras. Nós temos que ver formas da Câmara ajudar a administração municipal”.


    Novo nome


    O deputado estadual Pastor Tom (PSL) solicitou mudança no nome usual nos documentos oficiais da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O parlamentar, agora, quer ser chamado de ‘Tom é meu amigo’. O requerimento foi publicado no Diário da Assembleia Legislativa de quinta-feira (2), e solicitado na véspera.


    O vice


    O deputado federal Cacá Leão (PP) garantiu que o partido Progressistas irá apoiar o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, Zé Neto (PT). “Está batido o martelo e nós vamos fazer uma composição com o deputado Zé Neto, em Feira de Santana”, disse. De acordo com Cacá, o PP deve indicar o vice-prefeito na chapa de Zé Neto


    Cachê Emergencial


    O deputado estadual Niltinho (PP) propôs o pagamento de cachê emergencial, no valor de R$ 600, para músicos baianos. O auxílio seria pago, inicialmente, por 90 dias, durante o período de restrição a aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus.


    Auxílio Emergencial


    A Lei Aldir Blanc, que estabelece o auxílio emergencial para socorrer a Cultura, terá R$ 1,5 bilhão para os municípios. Desse valor, a Prefeitura de Feira de Santana deve ter R$ 3.789.947,60. Os números são da Confederação Nacional de Municípios (CNM).


    Estagnação


    O primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (sem partido) foi marcado por estagnação nos indicadores educacionais relacionais à alfabetização de jovens, escola em tempo integral, educação profissional e acesso à universidade. Os dados são do 3º Relatório de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE), produzido pelo próprio governo.


    Negativo


    Deu negativo o resultado do exame realizado pelo prefeito Colbert Martins (MDB) para Covid-19, realizado no início desta semana. Em razão de ter mantido contatos rotineiros com o secretário Carlos Brito, que está internado com a doença, o gestor municipal se submeteu ao exame, mesmo sem apresentar nenhum sintoma.



  • 02/07/2020


    02.07.2020 15h21m
    Recomendar

    Sobe - Associação de Transporte Escolar de Feira por conseguir aprovação do PL que regulamenta o serviço na cidade.


    Desce - Prefeito ACM Neto por ter sido multado pelo TCM.


    SEDESO


    O prefeito Colbert Martins (MDB) efetivou Denilton Pereira na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) que está na pasta interinamente pela terceira vez, substituindo o vereador Pablo Roberto (DEM).


    Eleições


    O prefeito Colbert Martins (MDB) disse ao site Bahia na Política que as eleições municipais de 2020 deveriam ser em 2022, casadas com as de presidente, governador, senador e deputado federal e estadual. Ou seja, eleições gerais.


    Os responsáveis

     

    Enquanto alguns culpam a China pela propagação do vírus que causou uma pandemia mundial, o coronavírus, em Feira de Santana o vereador Edvaldo Lima (MDB) encontrou dois novos culpados: O governador Rui Costa (PT) e o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas. O parlamentar é autor de uma ação civil pública junto ao Ministério Público, pedindo a responsabilização civil e criminal dos dois.


    COVID-19


    Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas definiu a Covid-19 como “uma doença de jovens que mata idosos”. Ele apresentou gráficos com dados da distribuição do novo coronavírus, causador da doença. O levantamento mostra que, no estado, o vírus é propagado com maior frequência entre pessoas de 20 e 49 anos.


    STF


    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse ontem (1º), que a Corte atuou como estabilizador da ordem política em meio à pandemia da covid-19, validando medidas emergenciais e coibindo excessos.


    Perigo


    O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que duas ações que pedem a cassação da chapa Jair Bolsonaro - Hamilton Mourão, vitoriosa na eleição de 2018, retornem à fase de instrução para a produção de prova pericial. As duas ações em análise foram movidas pelas chapas presidenciais encabeçadas por Marina Silva (Rede) e Guilherme Boulos (PSOL).


    Veto


    O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente, na quarta-feira (1), a proposta que suspendia, por 90 dias, a partir de 20 de março, a inclusão de novos devedores em cadastros negativos como Serasa e SPC.

     

    Aguardando


    Na última terça-feira (30), esta coluna publicou que o Prefeito Colbert Martins (MDB) havia testado negativo para COVID-19, seguindo informações da Secretaria de Comunicação de Feira de Santana. Contudo, o órgão publicou uma errata, afirmando que o resultado ainda não foi entregue. Em razão de ter mantido contatos rotineiros com o secretário Carlos Brito, que está internado com covid-19, o chefe do Executivo Municipal realizou o exame.



  • 01/07/2020


    02.07.2020 15h15m
    Recomendar

    Sobe - Hospital da Mulher de Feira de Santana por ocupar primeiro lugar em número de partos na Bahia.


    Desce - O deputado federal e pastor Abílio Santana por não querer se submeter a DNA para comprovar filha fora do casamento.


    O pastor e a ovelha


    Deputado votado em Feira de Santana, pastor Abílio Santana (Centrão/PL) está sendo acusado por sua suposta ex-amante Letícia Mariane de abandonar filha de 7 anos, ao não querer reconhecer paternidade, negando-se a fazer exame de DNA. Na última eleição, Abilio teve em Feira de Santana 4.330 votos. Mariane informa que o deputado manteve relação amorosa com ela por 8 meses, em 2012.


    Empréstimos consignados


    O Legislativo feirense aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador Marcos Lima (DEM), que dispõe sobre a autorização para o Município de Feira de Santana negociar com as instituições financeiras a carência de desconto em folha de pagamento referente a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos municipais ativos, inativos e comissionados do município, e dá outras providências.


    Crédito adicional


    Aprovado o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 250.000,00.


    Eco do silêncio


    O vereador Isaías de Diogo (MDB) externou preocupação sobre quem será o nome indicado pelo ex-prefeito José Ronaldo (DEM) para prefeito de Feira. “Por que essa demora? Que maldade Colbert está fazendo? Por que a demora em dizer que Colbert é o candidato? Esta demora só faz dificultar a gestão de Colbert”, disse.


    Apoio


    Cadmiel Pereira (DEM) reforçou que tem o ex-prefeito José Ronaldo como líder e o seguirá nas próximas eleições. “Ronaldo é uma locomotiva como liderança política. Eu, Cadmiel Pereira, e meu grupo político, estaremos mais uma vez com Ronaldo; militando e buscando melhorias para Feira de Santana”, garantiu.


    Apoio II


    Zé Carneiro (MDB) também se manifestou. “O vereador Cadmiel Pereira disse que vai seguir Zé Ronaldo, e nós, da base do Governo, iremos seguir também, mas apoiando o prefeito Colbert Martins da Silva. A não ser que esteja acontecendo algo que este vereador não tenha conhecimento. Estaremos lado a lado com José Ronaldo, mas na reeleição de Colbert Martins, em busca da vitória, na eleição, em Feira de Santana”, disse o presidente da Casa.


    Vale-transporte


    Em seu pronunciamento, José Carneiro (MDB) falou a respeito de queixas que têm sido feitas a ele sobre o desconto do vale-transporte nos cartões do Via Feira. “Vários servidores estão nos procurando para questionar a respeito do vale-transporte em Feira de Santana. Antes o valor era descontado no contracheque; depois passou a ser disponibilizado através do cartão Via Feira”.


    Negativo


    Em razão de ter mantido contatos rotineiros com o secretário Carlos Brito, que está internado com covid-19, o prefeito Colbert Martins também fez um teste e deu negativo. O chefe do Poder Executivo feirense está divulgando o resultado como uma satisfação à comunidade, que depende muito de suas ações no combate à pandemia.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia