Facebook
Em cima da hora:
Família em Barbacena tem casa furtada enquanto viajava
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 28/06/2019


    28.06.2019 14h15m
    Recomendar

    Sobe - Pré-conferências por confirmarem avanços na assistência social em Feira de Santana.


    Desce - Bandido que coloca criança como escudo na tentativa de complicar operação policial em Feira de Santana.


    1º lugar


    A votação para a escolha da lista tríplice de candidatos a ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve situações parecidas com a de uma campanha eleitoral no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, um vídeo em que a advogada Daniela Teixeira discute com Jair Bolsonaro, então deputado federal, em 2016, foi distribuído para tentar prejudicar a indicação dela. A gravação, no entanto, não impediu que ela recebesse a maior votação votação do STF: com os votos de dez dos onze magistrados da corte, ela ficou em primeiro lugar na lista tríplice.


    Cancelamento


    A Câmara dos Deputados cancelou a reunião da Comissão Especial prevista para as 9h de ontem (27), em que o relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentaria a nova versão da proposta, segundo a Folha de S. Paulo. Com a decisão este é mais um adiamento no cronograma do principal projeto do presidente Jair Bolsonaro no Congresso.


    Crítica


    Em participação na Comissão Especial de análise da Reforma da Previdência, o deputado federal Afonso Florence (PT) criticou o “desmonte” do Sistema de Seguridade Social presente no relatório. Ele defendeu mecanismos para a retomada da atividade econômica e criticou pontos do relatório de Samuel Moreira (PSDB), como a segregação dos itens do orçamento da Seguridade (Saúde, Assistência e Previdência) o que, na prática, desmonta o Sistema de Seguridade.


    Prisão


    Um assessor especial e dois ex-assessores do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foram presos pela Polícia Federal, na manhã de ontem (27), em Minas Gerais, segundo informações da Folha de S. Paulo. Eles são alvo de investigação sobre o caso acerca de candidaturas de laranjas do PSL na eleição de 2018. Há em andamento mandados de prisão e busca e apreensão, autorizados pela Justiça mineira, no Rio de Janeiro e no DF.


    Declaração


    O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, declarou que, “se de fato aconteceram”, as conversas atribuídas a Sérgio Moro e Deltan Dallagnol “não são ortodoxas” e uma implicação pode ser a “nulificação de condenações”. Em entrevista à Globo News na noite da última quarta (26), o ministro disse reconhecer que outros casos semelhantes ocorrem no Brasil. Afirmou, porém, que não se normalize um “absurdo”.


    Sem conversas


    O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, disse ao site bahia.ba, na manhã de ontem (27), que ainda não conversou com o governador Rui Costa (PT) sobre o candidato do partido em Salvador nas eleições de 2020, bem como nas outras cidades da Bahia. Segundo ele, a sigla vai organizar grupos de trabalhos nas 50 maiores cidades do estado, visando o pleito do ano que vem.


    Liberação


    O governo abriu na última quarta (26), o sistema digital de vários ministérios a fim de liberar lotes extras de emendas a deputados que confirmaram votar a favor da reforma da Previdência. De acordo com a Folha, com o acerto, serão R$ 10 milhões a mais por congressista que apoiar o governo na comissão especial da Câmara Federal e outros R$ 10 milhões extras no plenário. A abertura do sistema nos ministérios significa dar acesso remoto aos congressistas e prefeitos às rubricas específicas em que eles podem encaminhar verbas do Orçamento.


    Reaproximação


    O ministro da Economia, Paulo Guedes, busca um encontro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para “desanuviar o ambiente” entre Executivo e Congresso às vésperas da votação do parecer da reforma da Previdência na comissão especial. Fontes ligadas ao ministro disseram ao blog que, na última quarta-feira (26), Guedes e Maia trocaram mensagens após a divulgação de que o ministro teria feito críticas ao Congresso durante conversa com o governador o Ceará, Camilo Santana (PT).



  • 27/06/2019


    27.06.2019 13h31m
    Recomendar

    Sobe - A rede de proteção à mulher em Feira de Santana pelo trabalho realizado na cidade que resulta em mais encorajamento para denunciar as diversas formas de violência.


    Desce - Homens que ainda realizam a prática criminosa de violentar mulheres.


    Curso de capacitação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã de ontem (26), aprovou, em discussão única e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 025/2019, de autoria da Mesa Diretiva, que concede licença ao vereador Cadmiel Pereira (PSC) para participar do 980° Curso de Capacitação para Vereadores, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, Gestores, Assessores e Servidores Públicos, a ser realizado no período de 09 a 13 de Julho de 2019, na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo correrão por conta de verba existente na Secretaria da Casa.


    Veto


    A Câmara Municipal aprovou, também em discussão única e por maioria dos presentes, o Veto de nº 002, de autoria do Poder Executivo Municipal, ao art. 5º, do Projeto de Lei nº 31/2019, que dispõe sobre a Semana do Check-Up Juvenil na rede pública municipal de Saúde, e dá outras providências”, de autoria do edil Edvaldo Lima (PP), por considerá-lo contrário aos princípios de austeridade nos gastos públicos e não atender ao que dispõe no inciso I, do art. 16º, da Lei Complementar nº 101/2000. O artigo 5º do Projeto de Lei nº 31/2019 diz que as despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de dotações orçamentarias próprias, suplementadas, se necessário. Os vereadores Alberto Nery (PT), Edvaldo Lima (PP) e Roberto Tourinho (PV) votaram contrário o Veto. Já o edil Cadmiel Pereira (PSC) se absteve da votação.


    Pagamento de despesa


    Mantida com recursos do Fundo Partidário e vinculada ao PSL, legenda do presidente Jair Bolsonaro, a Fundação Indigo pagou despesas do blogueiro Allan dos Santos, conservador conhecido por divulgar notícias falsas na web. O Portal UOL conseguiu os dados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a reportagem, a fundação pagou passagens de avião e diárias de hotel para que o blogueiro participasse da Cúpula Conservadora das Américas, em dezembro de 2018. Fundador do site “Terça Livre”, Allan sempre declarou que não seria bancado por partido político.


    Defesa


    O senador Angelo Coronel (PSD-BA) defendeu, durante reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã de ontem (26), que sejam incluídas emendas no projeto de lei contra abuso de autoridade. A matéria entra em pauta no colegiado em meio à crise envolvendo o ex-juiz federal e ministro da Justiça Sérgio Moro, que teve mensagens reveladas pelo portal The Intercept. Coronel quer que sejam acrescentados na proposta os procuradores e conselheiros dos Ministério Público e Tribunais de Contas. No entanto, o senador afirma que as sugestões já foram rejeitadas pelo relator Rodrigo Pacheco (DEM-MG).


    Bolsonaro no Japão


    O presidente Jair Bolsonaro embarcou na última terça (25), para Osaka, no Japão, onde participará da cúpula de líderes do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo. Ele deverá desembarcar na cidade hoje (27), para o encontro, que acontece amanhã (28) e no sábado (29). Antes de viajar, Bolsonaro transmitiu o cargo para o vice-presidente, Hamilton Mourão.


    Lula tenso


    A votação da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça (25), deixou Lula tenso e ansioso pela primeira vez em muitos meses, segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha. Segundo pessoas próximas, a possibilidade de Moro ser considerado suspeito foi a primeira que gerou expectativas reais no petista de que ele poderia, enfim, sair da cadeia. No entanto, as dificuldades, a exemplo da possibilidade de adiamento, foram um banho de água fria.


    Moro vai à Câmara


    O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), Felipe Francischini (PSL-PR), informou que acertou com a equipe do Ministério da Justiça a ida de Sérgio Moro ao colegiado no dia 2 de julho. Na semana passada, Moro passou nove horas no Senado para dar explicações sobre mensagens atribuídas a ele e a procuradores da operação.


    Voto contrário


    O deputado baiano Tito (Avante) foi o único a votar contra a proposta de Lei 2788/19, que institui a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) e lista os direitos dessas pessoas. A proposta deixou ainda de ser apreciada por alguns parlamentares ausentes, como Alex Santana (PDT), Cacá Leão (PP), Daniel Almeida (PCdoB), Félix Mendonça Júnior (PDT), Igor Kannário (PHS), Jorge Solla (PT), José Rocha (PL), Pastor Sargento Isidório (Avante), Paulo Azi (DEM), Professora Dayane Pimentel (PSL), Raimundo Costa (PL) e Ronaldo Carletto (PP).



  • 26/06/2019


    27.06.2019 13h16m
    Recomendar

    Sobe - Município de Feira por superar meta de vacinação contra a gripe entre os idosos.


    Desce - 43% dos municipios brasileiros por investirem valor inferior ao mínimo exigido por lei em estudantes do Ensino Fundamental.


    Crítica


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (25), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) repercutiu a saída do pastor Valdemir da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Feira IX. Ele informou que o pastor foi expulso da Igreja que fundou. Lulinha disse que a expulsão do pastor foi por política.


    Rebateu


    Edvaldo Lima (PP) rebateu o discurso do edil Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM), que criticou a saída do pastor Valdemir da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Feira IX. Segundo ele, Lulinha não tem credibilidade para atingir os cristãos do município, nem fazer trampolim político para evangélicos.


    À disposição


    O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que seu nome está à disposição para uma eventual disputa para a sucessão do governador Rui Costa (PT) nas eleições de 2022. O petista tem sido apontado nos bastidores como provável candidato de Rui no pleito.


    Promessa


    A deputada federal Dayane Pimentel (PSL) voltou a se posicionar a favor de uma política pró-armamento no país. Na última semana, o Senado decidiu derrubar os decretos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que flexibilizam o porte e a posse de armas no Brasil - decisão que ainda precisa ser referendada pela Câmara. Em fotos publicadas no Instagram, a Dayane, por sua vez, promete “trabalhar” para que a legítima defesa seja um “direito nato” da população.


    Informação


    O presidente Jair Bolsonaro não revogará ou agirá para impedir a votação do decreto das armas na Câmara Federal, prevista para a tarde de ontem (25), informou o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros.


    Requerimento


    O deputado Márcio Jerry (PC do B-MA) apresentou requerimento à Comissão de Direitos Humanos da Câmara para convocar o ministro Sergio Moro (Justiça) a prestar esclarecimentos à Casa sobre a troca de mensagens entre o ex-juiz e procuradores revelada pelo site The Intercept Brasil. A informação é da coluna Painel, da Folha.


    Promoção


    O porta-voz da Presidência da República, o general Otávio do Rêgo Barros, não foi escolhido para ser promovido ao Alto Comando do Exército (ACE) em reunião realizada ontem (24). O grupo representa a elite da Força Armada. Otávio do Rêgo Barros integrava a lista de concorrentes à promoção, mas não foi escolhido pelosdemais membros do Alto Comando. No lugar dele, foram escolhidos para se tornar general quatro estrelas o atual secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Valério Stumpf Trindade, e Tomás Ribeiro Paiva, atual comandante da 5ª Divisão do Exército, em Curitiba. O Alto Comando deve decidir sobre as promoções até amanhã (27) e a lista com todas as escolhas deve ser publicada até sexta (28).


    Desvio


    O governo de João Doria (PSDB) em São Paulo tem contabilizado como recursos destinados à educação a cobertura de gastos com aposentadoria de servidores, de acordo com a Folha de S. Paulo. A prática é considerada irregular tanto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) como pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, e já foi realizada pelos antecessores Geraldo Alckmin (PSDB) e Márcio França (PSB). De acordo com dados do Ministério Público de Contas, neste ano já foram desviados R$ 2,8 bilhões do ensino para a Previdência. 



  • 25/06/2019


    27.06.2019 13h14m
    Recomendar

    Sobe - O grande público presente no São João de São José.


    Desce - Espadeiros em Senhor do Bonfim que mesmo com proibição do STF promoveram guerra de espadas no São João.


    Barrados


    O anúncio da entrevista com o deputado Targino Machado, marcada para o último dia 17, na rádio Transamérica de Feira de Santana, no programa de Carlos Geilson, está dando o que falar até hoje. A direção da emissora comunicou ao apresentador que não haveria a tal entrevista. As razões não chegaram ao meu conhecimento. Só faço um questionamento: o governador ficaria satisfeito do Ouvidor-Geral do Estado ficar ouvindo o líder da oposição sentar a lenha no governo dele, no programa do aliado? É, assim fica difícil.


    O lobo e o cordeiro


    O acerto dessa entrevista entre Geilson e Targino, possivelmente, tinha como endereço pancadaria no governo do município, mas quem conhece Targino sabe que, no meio dela, escorregava e sentava o pau no governo do Estado também. Até agora só Geilson pensa que Targino, na verdade, ficou amiguinho dele. É muita inocência.


    Lamentou


    A deputada federal Lídice da Mata (PSB) lamentou a desistência do ministro da Justiça, Sérgio Moro, de ir à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, amanhã (26). Na semana passada, Moro passou 9 horas esclarecendo aos senadores as mensagens atribuídas a ele e a procuradores da Operação Lava Jato divulgadas pelo site The Intercept Brasil.

     

    Discurso


    O presidente Jair Bolsonaro será um dos três oradores principais na sessão temática de inovação e tecnologia na cúpula do G20, em Osaka (Japão) na próxima semana. Entre os temas possíveis do discurso do presidente, estão a intenção do Brasil em se tornar líder de inovação tecnológica e as experiências bem sucedidas em áreas como saúde pública, biocombustíveis e sistemas informatizados de governo. A reunião da cúpula do G20 acontece nos dias 28 e 29, e será a primeira participação de Bolsonaro no fórum que reúne as 20 principais economias do mundo.


    Gastos


    Entre os anos de 2010 e 2018, a Câmara dos Deputados em Brasília gastou R$ 1,25 bilhão com aposentadorias. Segundo o UOL, com base no valor, os benefícios de parlamentares foram de R$ 811 milhões, enquanto o pagamento a pensionistas foi de R$ 440 milhões. De acordo com dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação, são 508 parlamentares aposentados com aposentadoria média de R$ 14.680,86, e 489 pensionistas que recebem, em média, R$ 8.602 milhões.


    Afirmação


    O ministro Luiz Fux procurou colegas no Supremo Tribunal Federal (STF) para esclarecer o episódio “In Fux We Trust”, em que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, diz a procuradores da Lava Jato, numa mensagem, que confiava no magistrado, afirma a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, Fux afirmou a outros ministros, o diálogo, como relatado pelo procurador Deltan Dallagnol a Moro, não existiu.


    Sinal de alerta


    O desejo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em disputar a reeleição em 2022 deixou parlamentares em alerta e reacendeu as articulações para tentar avançar na Câmara dos Deputados o projeto que acaba com a reeleição, segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, o relator da proposta, deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), entregou um parecer favorável à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, e já tentou duas vezes, sem sucesso, colocá-la em votação.


    Solicitação


    A força-tarefa da Operação Lava Jato solicitou ao juiz federal Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal, que mantenha sob sua competência um inquérito ligado ao ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda, no primeiro mandato de Lula, e Casa Civil, no primeiro mandato de Dilma). A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.



  • 22/06/2018


    24.06.2019 17h20m
    Recomendar

    Sobe - Os prefeitos que estão com dificuldades financeira, mas que dessa vez tiveram a responsabilidade e suspenderam a festa junina.


    Desce - Donos de fábrica clandestina de espadas que colocou em risco diversas famílias em Cruz das Almas.


    Shopping


    O conversador, Elias Tergilene, dono do Shopping Popular, em parceria com a Prefeitura, ao falar, sempre comete alguma barbeiragem. Os atritos dele com futuros permissionários, representantes da classe e vereadores têm dado prejuízos ao futuro do empreendimento. Esse último episódio envolvendo o vereador Luiz da Feira certamente lhe custará problemas bem maiores. Agora, a Câmara quer saber como “pariu” uma nova área para ele botar 1200 boxes novos. Depois, vai gritar: “Uai! Uai!”.


    Vai feder


    Falando em Shopping Popular, certamente, na terça-feira, haverá desdobramentos sobre o episódio Luiz/Elias, na Câmara de Vereadores. Elias, que disse gostar de fazer tudo conforme o Ministério Público, os vereadores para ajudá-lo, é o 1º que vai procurar o Ministério Público para saber dessa história de parceria público-privada. Falando em privada, esse é o cheiro que pode dar nisso tudo.


    Elogios


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a elogiar o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e a dizer que ele saiu “mais fortalecido do que entrou” no Senado após participar de uma audiência para explicar diálogos em que ele orienta a investigação de procuradores da Operação Lava Jato. Para Bolsonaro, o ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba é um “patrimônio nacional”.


    Afirmação


    O senador licenciado Fernando Collor de Mello (Pros-AL) afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que pode ter cometido o “pecado” de não ter declarado obras de arte no Imposto de Renda (IR), mas rebateu as acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro atribuídas a ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A defesa pede que ele seja absolvido.


    Denúncia


    O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações que levaram às denúncias são da operação chamada Cash Delivery, na qual o político chegou a ser preso. O documento é assinado pelo procurador da República Helio Telho Corrêa Filho e foi concluído na última segunda-feira (17), mas divulgado apenas na manhã de ontem (21).


    Negociação


    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), costura junto a integrantes do governo um acordo para que a votação da reforma da Previdência aconteça antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho. As informações foram confirmadas ao Estadão por fontes da Câmara dos Deputados e da área econômica do governo.


    Levantamento


    As medidas da Justiça Eleitoral para ampliar a participação feminina na política não mexeu na predominância de homens nas direções nacionais das legendas, de acordo com levantamento divulgado pelo Estado ontem (21). Em 19 das 30 siglas que elegeram deputados federais no ano passado, as mulheres representam menos de um terço da composição da executiva nacional. O levantamento foi feito com base em documentos declarados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nos dados disponíveis nos sites dos partidos. A maior representação feminina nas direções nacionais fica com o PT, com 13 mulheres entre 28 integrantes (46%). Em segundo, aparece o PSOL, com 8 de 19 nomes (42%).


    Visitas técnicas


    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, fará nos próximos dias uma visita técnica a instituições norte-americanas nas cidades de El Paso e Washington, D.C. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O ministro deverá estar nessas localidades no período de 22 a 26 de junho. No entanto, a publicação não informa quais instituições serão visitadas pelo ministro.



  • 20/06/2019


    21.06.2019 13h53m
    Recomendar

    Sobe - Projeto do Banco de Leite do Hospital da Mulher por receber prêmio nacional.


    Desce - Universidades brasileiras por perder posição no ranking das melhores universidades da América Latina.


    Ponto Facultativo


    O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), estabeleceu através da Portaria nº 480/2019, ponto facultativo na repartição amanhã (21). Devido ao feriado de São João, na próxima segunda-feira (24), as atividades do Legislativo só serão retomadas na próxima terça-feira (25).


    Denominação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã de ontem (19), aprovou, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, com abstenções dos edis Carlito do Peixe (DEM) e Cadmiel Pereira (PSC), o Projeto de Lei de nº 056/2019, de autoria do vereador Luiz da Feira (PPL), que dispõe sobre denominação de centro comunitário do bairro Conceição II. De acordo com a matéria, fica denominado de Centro Comunitário Helena Mascarenhas de Almeida, o centro comunitário do bairro Conceição II, situado na cidade de Feira de Santana-BA.


    Cidadania Feirense


    A Câmara também aprovou em discussão única, mas por unanimidade dos presentes, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 024/2019, de autoria do vereador Isaías de Diogo (PSC), que concede o Título de Cidadão Feirense ao advogado Isaías Andrade de Lins Filho, que é natural da cidade de Recife, estado do Pernambuco.


    Condenou


    O assassinato do garoto Rhuan, 9, pela mãe e sua companheira, no Distrito Federal, foi abordado pelo vereador Edvaldo Lima. O parlamentar criticou a falta de divulgação do caso, que ocorreu no dia 31 de maio, pelo que ele chamou de “banda podre da imprensa”.


    Apoio


    João Bililiu (PPS) declarou apoio ao vereador Luiz da Feira (PPL), acusado de tentativa de extorsão pelo empresário Elias Tergilene, responsável pela obra do Shopping Popular. Bililiu lamentou a grave acusação e condenou as palavras que atingem os representantes e as autoridades públicas. Ele ainda recomendou que Luiz processe Elias Tergilene.


    Crítica


    Roberto Tourinho (PV) teceu críticas à parceria realizada entre o poder público e privado para a construção do Shopping Popular em Feira de Santana. Tourinho manifestou discordância ao Governo Municipal, que, segundo ele, investiu R$ 16 milhões e cedeu a área para o empreendimento em parceria com um “empresário aventureiro”. O vereador ainda considerou excessiva a reserva de espaço para 30 lojas âncoras, afirmando que em outros locais este número é menor. O edil finalizou o seu discurso reivindicando a responsabilização da Prefeitura pelos problemas envolvendo o Shopping Popular e convidou todos os empresários envolvidos no empreendimento a comparecerem à sessão que irá abordar a temática.


    Afastamento


    Demitido publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro, na última sexta-feira (14), o presidente dos Correios, general Juarez Cunha, anunciou ontem (19), que vai se afastar do cargo.


    Cobrança


    Senador pela Bahia, Angelo Coronel (PSD) inquiriu ontem (19), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, durante sessão na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Na sua fala, o baiano perguntou se o ex-juiz federal colocaria à disposição as suas mensagens que estariam arquivadas nos servidores do Telegram. O ponto gerou embates entre Moro, Coronel e Otto Alencar (PSD), que ironizou a “pouca memória” do auxiliar do presidente Jair Bolsonaro.



  • 19/06/2019


    19.06.2019 18h39m
    Recomendar

    Sobe - Movimento Junho Vermelho por incentivar doação de sangue como proposta para salvar vidas.


    Desce - População que estoca fogos de artifício dentro de casa por colocar em risco toda a família.


    Pronunciamentos


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (18), na Casa da Cidadania, o edil Isaías dos Santos (PSC) tranquilizou alguns profissionais em relação ao encaminhamento do desconto salarial para associações e sindicatos; voltou a defender a luta contra a dengue e comemorou as chuvas que estão caindo em Feira e zona rural.


    Convite


    Lulinha (DEM) lembrou que a Casa irá comemorar o Dia do Vigilante e falou da importância da profissão, convidando todos a estarem presentes na homenagem. Ele disse que todos devem lembrar da importância do vigilante, que, de acordo com suas palavras, protege as casas, lojas, os patrimônios, os carros fortes; atuam em todas as áreas.


    Solicitação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em votação única e por maioria dos presentes, o Requerimento de nº 121/2019, de autoria do vereador Marcos Lima (Patriota), que solicita da Casa da Cidadania que seja designada uma sessão solene com o objetivo de comemorar, no dia 02 de outubro do corrente ano, às 19h30, o feito das escolas municipais atingirem a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, referente ao ano 2017, que fora divulgado no ano de 2018. O vereador Roberto Tourinho (PV) votou contrário à matéria, sob a justificativa de que as escolas da rede municipal e estadual de ensino não atingiram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação, no ano de 2017. Em defesa do Requerimento supracitado, o edil Marcos Lima informou que 50 escolas municipais atingiram a meta do IDEB, referente ao ano 2017.


    Sessão solene


    Foi aprovado, em votação única e por unanimidade dos presentes, pelo Legislativo feirense, o Requerimento de nº 123/2019, de autoria do vereador Roberto Tourinho (PV), que solicita da Casa da Cidadania a realização de uma sessão solene para homenagear o Dispensário Santana pelos 36 anos de existência no município.


    Pedido por informações


    Foi aprovado pelo Legislativo feirense, também em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 119/2019, de autoria do vereador Marcos Lima (Patriota), que solicita do prefeito Colbert Martins da Silva Filho informações a respeito do loteamento Parque Manoel Mathias - Centro, em relação a sua área verde institucional, situada entre a Rua Padre José Anchieta e a Avenida Tomé de Souza, bem como os lotes pertencentes ao município de Feira de Santana, contíguos ao Centro de Abastecimento, especialmente os de números 09, 10, 11 e 12. O edil pede ainda informações sobre as desapropriações no referido loteamento e sobre documentos legais emitidos, também com referência à área institucional supracitada.


    Troca de postes


    Na manhã de ontem (18), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 120/2019, de autoria do vereador Gilmar Amorim (PSDC), que solicita da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) a troca de um poste de iluminação pública, que se encontra danificado, correndo risco de cair, situado na Rua X-1, em frente a casa de número 55, no conjunto George Américo.


    Pedido


    Também na manhã de ontem (18), o Legislativo feirense aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 122/2019, de autoria do vereador Zé Filé (PROS), que solicita do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a construção de redutor de velocidade “quebra-molas” e a possibilidade da instalação de semáforo na Avenida Eduardo Fróes da Mota, BR - 116, entre os quilômetros 424 e 425, na entrada do bairro Gabriela III.


    Aprovações


    Dois Requerimentos de autoria do vereador Lulinha (DEM) que solicitam intervenções por parte da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Feira de Santana, foram aprovados na Casa da Cidadania. O de nº 124/2019 pede ao gerente regional de Atendimento da Embasa, Euvaldo Ferreira dos Santos Neto, a extensão da rede de abastecimento de água na 1ª Travessa Nova Esperança situado no bairro SIM, a fim de beneficiar as famílias que residem na localidade mencionada, “uma vez que a ausência de tratamento adequado importa na incidência de inúmeras doenças. Portanto, a medida ora sugerida resultará em melhoria das condições de vida daqueles que habitam na comunidade”. Já o de nº 125/2019 solicita do gerente regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Feira de Santana a implantação de Código de Endereçamento Postal (CEP) nas vias públicas denominadas Rua A, Rua B e Rua C, do loteamento Vista Alegre, localizadas no bairro Pedra do Descanso, mais especificamente na comunidade de Portelinha. 



  • 18/06/2019


    18.06.2019 11h00m
    Recomendar

    Sobe - Detran e PM por se juntarem para combater bebida e direção nas estradas.


    Desce - Condutores que insistem em desrepeitar a vida e dirigirem sob efeito de bebida alcoolica.


    Aprovação


    Na manhã de segunda-feira (17), foi aprovado pelo Legislativo feirense, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 053/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2020 e dá outras providências. As metas da administração municipal estarão em consonância com o Plano Plurianual do Município de Feira de Santana para o período de 2018 a 2021, e suas alterações (Lei Municipal nº 3.780/2017 e Lei 3.885/2018). O Anexo de Metas Fiscais e o Anexo de Riscos Fiscais foram elaborados conforme as orientações da 9ª edição do “Manual de Demonstrativos Fiscais”, editado pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e aprovado através da Portaria nº 389, de 14 de junho de 2018.


    Pedido


    João Bililiu (PPS) informou que esteve no povoado de Morrinhos, distrito de Jaguara, neste final de semana, e a comunidade solicitou a troca de lâmpadas da praça. Ele questionou se vão deixar a comunidade passar o São João no escuro.


    Lima sobre Torres


    Marcos Lima (Patriota) repercutiu a pré-candidatura do ex-deputado federal Fernando Torres (PSD) a vereador nas eleições de 2020. Segundo o parlamentar, Fernando Torres se mostrou propenso a apoiar a possível candidatura do prefeito Colbert Martins, reconhecendo os projetos realizados pelo Governo Municipal que - de acordo com o edil - tem realizado grandes esforços para engrandecer a qualidade de vida dos moradores de Feira de Santana.


    Apoio


    A bancada evangélica da Câmara dos Deputados decidiu apoiar incondicionalmente o ministro da Justiça, Sérgio Moro, que vive um momento complicado em meio aos vazamentos de diálogos que apontam sua colaboração com o procurador da Lava Jato, no Paraná, Deltan Dallagnol. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha, na última quarta (12), cerca de trinta parlamentares evangélicos se encontraram com Moro.


    Possível redução


    O presidente Jair Bolsonaro afirmou, no último domingo (16), que o governo estuda reduzir o imposto para produtos de tecnologia, de 16% para 4%, com o intuito de fomentar competitividade e inovação.


    Na torcida


    O prefeito ACM Neto quer que Sérgio Moro, da Justiça, permaneça na pasta. Durante coletiva, na manhã de ontem (17), o presidente do DEM afirmou que os novos áudios vazados entre o ex-juiz e o procurador Deltan Dallagnol não interferem na credibilidade do ministro.


    Possibilidade


    O senador Jaques Wagner (PT) afirma não descartar a possibilidade de ter seu nome colocado como candidato da sigla à sucessão do governador Rui Costa, em 2022. Ele, contudo, diz preferir a escolha de “um quadro mais jovem” para a disputa.


    Resgate de contratos


    Com o fim das etapas formais para a criação do Consórcio do Nordeste, figura jurídica que une os governos da região, foi iniciada a discussão sobre os primeiros planos de ação. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, uma das alternativas avaliadas é um contrato com a Opas, a organização pan-americana responsável pela exportação de profissionais de saúde, a fim de reinstalar atendimento similar ao do programa Mais Médicos. O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), informou que já foi feita consulta à entidade.



  • 15/06/2019


    18.06.2019 10h58m
    Recomendar

    Sobe - Seleção brasileira por estar entre os 3 melhores times no ranking da FIFA.


    Desce - 51 planos de saúde de 11 operadoras por terem seus serviços supensos pela Anvisa.


    Pesquisa de vereadores


    Na próxima semana o Folha do Estado juntamente com site Bahia na Política estará publicando pesquisa espontânea sobre a posição dos pré-candidatos a vereador em Feira de Santana, inclusive bairro por bairro.


    Metralhadora


    Na próxima segunda-feira (17), entre 7h e 8h, o deputado estadual Targino Machado (DEM) estará no programa Jornal Transamérica, comandado por Carlos Geilson. Targino está fazendo o convite através das suas redes sociais e Geilson também faz chamada no ar. O mote da entrevista segue o ritmo de Targino: denúncias e suposições contra o governo do município. Targino, que pertence ao mesmo grupo político de Ronaldo e Colbert, ganha notoriedade a partir do momento em que bate nos próprios companheiros.


    Demissão


    O presidente Jair Bolsonaro demitiu na última quinta (13), o ministro Santos Cruz, da Secretaria de Governo. A exoneração é a primeira baixa de um militar integrante do governo. O sucessor é o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, comandante militar do Sudeste.


    Afirmação


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em entrevista transmitida na última quinta (13), pela emissora TVT. O petista foi entrevistado pelo jornalista Juca Kfouri, do UOL, e José Trajano na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso desde abril do ano passado. Segundo Lula, sua ausência nas duas últimas eleições, “o país pariu essa coisa chamada Bolsonaro”. O ex-presidente ainda comentou o eleitorado que teve sentimento de traição pelo PT.


    Investigação


    A possível origem dos ataques de hackers a celulares de autoridades ligadas à Operação Lava Jato foi o celular do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, em abril deste ano. É o que aponta a investigação da Polícia Federal (PF). De acordo com a TV Globo, a partir do Telegram instalado no aparelho dele, o invasor teria chegado aos grupos de conversa com procuradores. Assim, o hacker teria conseguido os números de celulares dos integrantes da força tarefa.


    Votação da reforma


    Membro da comissão especial da reforma da Previdência, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) acredita que a votação da matéria no colegiado deve ocorrer na semana após os festejos juninos. A Proposta de Emenda à Constituição foi alvo de protestos em todo o país ontem (14), inclusive em Feira de Santana.


    Revolta


    Funcionários terceirizados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília, se revoltaram com a aplicação de um questionário e decidiram boicotar a prova. Segundo eles, o motivo seria o cunho ideológico entre as 20 questões enviadas para 50 profissionais que atuavam em apoio à Coordenação de Operações Rodoviárias e à Procuradoria Federal especializada junto ao DNIT.


    Pressão


    O aceno de cargos a partidos começou a criar desgastes, informa a coluna painel da Folha. Segundo a publicação, o DEM, presidido por ACM Neto, contava que indicaria um nome para ocupar a chefia da Codevasf. Soube, porém, que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) daria o posto a um general. Agora, o partido faz pressão para manter a nomeação política para o comando do órgão.


    Crítica


    O deputado estadual Capitão Alden (PSL) criticou a greve geral que aconteceu ontem (14), em todo o País. Em sua página do Instagram, o parlamentar baiano postou a foto de um panfleto que pedia a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Greve para soltar um condenado em todas as instâncias? Impedir o direito de ir e de vir por conta de um criminoso?”, questionou. 



  • 14/06/2019


    14.06.2019 18h23m
    Recomendar

    Sobe - Governo por lançar linha de crédito de R$ 1 bilhão para hospitais filantrópicos.


    Desce - Mulher que foi presa em Feira com cocaína líquida dentro de frascos.


    Pesquisa para vereador


    Tabulada desde ontem, já se encontra com o site Bahia na Política e o jornal Folha do Estado pesquisa feita pela empresa EQUALIP, que avalia também os vereadores de Feira de Santana e os nomes que a comunidade vê como possíveis candidatos, se a eleição fosse hoje. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de maio e 1º de junho, em 30 bairros e 5 distritos do Município. Em breve estaremos divulgando os resultados. (Bahia na Política)


    Alto gasto


    A Presidência da República vai gastar R$ 22 mil para a compra de produtos alimentícios para a realização de eventos com a presença de Jair Bolsonaro. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, dois editais que preveem a aquisição de itens como 30 kg de pão francês e 100 pacotes de pão de forma. Também foram pedidos 150kg de pão de queijo congelado e 30kg de presunto.


    Silêncio rompido


    O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) quebrou o silêncio e se manifestou publicamente, pela primeira vez, sobre o ministro Sérgio Moro, envolvido em polêmica após o vazamento de conversas suas com o procurador Deltan Dallagnol, um dos líderes da Operação Lava-Jato. Sem adentrar completamente no assunto, o capitão não economizou nos elogios ao ministro e enalteceu a sua postura no combate à “corrupção”. Bolsonaro defendeu que nenhuma prova foi forjada e, mesmo com a suposta contribuição de Moro com a PGR, nada tira a validade da prisão do ex-presidente Lula.


    Projetos aprovados


    A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou na última quarta-feira (12), três projetos em defesa dos direitos do público feminino. De autoria da deputada Ivana Bastos, o PL 21.223/2015 versa sobre a Política Estadual de Assistência aos Filhos de Mulheres Apenadas; proposto pela deputada Maria del Carmen, PL 20.125/2012 prevê a criação do procedimento de notificação compulsória da violência contra a mulher em serviços de urgência e emergência, assim como em unidade básica de saúde na rede pública e privada no estado; e concebido pelo deputado David Rios, o PL 23.056/2019 propõe a criação da Política Pública Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.


    Opinião do ministro


    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, avaliou, em entrevista à revista Época, que as conversas entre o ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no MPF (Ministério Público Federal) no Paraná, procurador Deltan Dallagnol, podem anular a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do tríplex.


    Investigação


    O Ministério Público Eleitoral voltou a se manifestar de maneira favorável à instauração de um procedimento para apurar supostos crimes eleitorais cometidos pelo então candidato ao governo do estado Jaques Wagner (PT) nas eleições de 2006 e 2010. Hoje eleito senador, Wagner teria recebido pagamentos de benefícios indevidos em troca de favorecimento à empresa Odebrecht. A acusação consta em colaboração premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Operação Lava Jato.


    Celular criptografado


    Após o vazamento de conversas do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e de Procuradores da República, o presidente Jair Bolsonaro e outros integrantes do alto escalão do governo passarão a usar celulares criptografados fornecidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). De acordo com o jornal O Globo, até então, o presidente e os membros do Executivo costumavam usar aplicativos como WhatsApp e Telegram para trocar mensagens, inclusive as que têm teor confidencial. A preocupação do Planalto é que os ataques de hackers coloquem em risco até mesmo os dispositivos criptografados e bancos de dados do governo.


    Pacto


    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, assinaram ontem (13), o Pacto Nacional pela Implementação da Lei nº 13.431. O pacto tem como objetivo garantir a implementação da lei que organiza o sistema de defesa da criança e do adolescente vítimas ou testemunhas de violência. A lei garante o direito de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência serem ouvidas adequadamente pelas autoridades.



  • 13/06/2019


    14.06.2019 18h21m
    Recomendar

    Sobe - Projeto da Prefeitura por encaminhar mais 100 pessoas para faculdade.


    Desce - O Brasil por entrar na chamada “lista suja” da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que investiga países suspeitos de violar as convenções internacionais do trabalho.


    Aprovação


    Na manhã de ontem (12), foi aprovado pelo Legislativo feirense, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 053/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2020 e dá outras providências.


    Chamou a atenção


    João Bililiu (PPS) chamou a atenção do prefeito Colbert Martins para o comportamento de secretários municipais da cidade. Para ele, o prefeito deve tomar cuidado. Ele fez ainda um questionamento: “como é que um secretário faz vista grossa quando encontra com um vereador em secretarias?”.


    Repercussão


    Edvaldo Lima (PP) repercutiu a morte e perseguição de evangélicos, rebatendo a informação de que estes são os principais incentivadores de morte de praticantes das religiões de matriz africana. Segundo Edvaldo, de novembro de 2017 a outubro de 2018, 1874 templos evangélicos foram destruídos.


    Parcelamento do IPTU


    Dívidas de contribuintes com tributos municipais, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), parcelados em até 10 vezes, em Feira de Santana. É o que o vereador Edvaldo Lima (PP) propôs ao voltar a apresentar o Projeto de Lei de nº 58/2019 que permite o parcelamento de impostos, taxas, contribuição e dívida ativa com o Município, através de cartão de crédito, ou de débito.


    Retrocesso


    A procuradora Marly Barreto de Andrade, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), classificou como “retrocesso” o projeto de lei do presidente Jair Bolsonaro que altera regras de trânsito e pode extinguir a multa para o motorista que não usar cadeirinha para crianças. O projeto de Lei 3.267, apresentado no último dia 4, traz apenas a previsão de uma advertência escrita ao condutor.


    Comemoração


    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, divulgou dados da redução no número de homicídios no país e afirmou que hackers “não vão interferir na missão”, em publicação no Twitter ontem (12). Moro enfrenta o vazamento de mensagens que apontam a atuação conjunta entre ele, enquanto juiz da Lava Jato, e procuradores responsáveis por acusar os réus na Operação. Em publicação na rede social, o ministro revelou dados do Sinesp, que reúne estatísticas criminais baseadas em boletins de ocorrência estaduais e distrital. Os dados fazem comparação entre o primeiro bimestre deste ano com o ano anterior e apontam 23% de homicídios a menos.


    Redução


    O governo do presidente Jair Bolsonaro quer reduzir mais de 60 unidades de conservação ambiental do Brasil que têm estradas federais, ferrovias, portos e aeroportos dentro de seus limites. A diminuição, conforme a gestão federal, teria o propósito de eliminar “interferências” com estruturas existentes e dar “segurança jurídica” para os empreendimentos.


    Suspeita da PF


    A Polícia Federal (PF) suspeita que a invasão ao celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e de procuradores da Operação Lava Jato tenha sido orquestrada, de acordo com o Jornal Nacional. Os investigadores ainda apuram a autoria do suposto ataque e qual o método que teria sido usado para a invasão. Mensagens do ministro e dos integrantes do Ministério Público Federal (MPF) foram reveladas pelo “The Intercept Brasil” e apontam uma atuação conjunta na Lava Jato. Apesar da suspeita da PF, o Telegram negou na última terça (11), que o aplicativo tenha sido alvo de hackers.



  • 12/06/2019


    12.06.2019 21h09m
    Recomendar

    Sobe - Filme sobre sanfoneiro feirense por ser selecionado para exibição em um dos mais importantes festivais de documentário musical do mundo.


    Desce - Vândalos que arrombaram apartamentos em residencial onde ocorreu um incêndio há seis meses em Feira de Santana.


    Comemoração


    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (11), na Câmara Municipal de Feira de Santana, a vereadora Neinha Bastos (PTB) comemorou a nomeação do vereador licenciado Pablo Roberto como secretário Municipal de Desenvolvimento Social. Ela disse que Pablo não é amador, é um assistente social e sabe o fundamento da pasta.


    Mais comemoração


    A edil Cíntia Machado (PRB) disse estar grata a Deus e ao prefeito Colbert Martins pela nomeação do vereador licenciado Pablo Roberto como secretário Municipal de Desenvolvimento Social. Ela desejou que Pablo possa honrar o compromisso que fez com o prefeito e afirmou que tem certeza de que ele será bom também para os vereadores da Casa, pois conhece as suas necessidades.


    Solicitação


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 117/2019, de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (DEM), que solicita o agendamento de sessão solene para comemorar o Dia Nacional do Vigilante, no dia 19 de junho do corrente ano, a partir das 19h30, no plenário da Casa da Cidadania.


    Aeroporto


    Cadmiel Pereira (PSC) tratou sobre a falta da funcionalidade do aeroporto de Feira de Santana. Para Cadmiel, o aeroporto de Feira de Santana tem condições de realizar voos para grandes cidades, como São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Recifee mais.


    Parabenizou


    Após falar sobre o aeroporto da cidade, Cadmiel parabenizou o vereador licenciado Pablo Roberto, que foi nomeado como secretário Municipal de Desenvolvimento Social e disse acreditar que todas as secretarias estão se aperfeiçoando para trabalhar cada dia melhor.


    Pedido de respeito


    Lulinha (DEM) repercutiu as críticas feitas aos vereadores pelo ex-vereador Messias Gonzaga. Segundo ele, Messias fez duras críticas, menosprezando a Casa. Ele pediu respeito ao ex-vereador e solicitou que ele fosse cuidar da Lagoa Grande.


    Vendas de fogos


    A conclusão da estrutura montada no Parque de Exposições João Martins da Silva, na BR-324, voltada para a comercialização de fogos de artifício feito foi noticiada pela vereadora Gerusa Sampaio (DEM). A democrata voltou a defender a permanência dos comerciantes no Parque de Exposições no intuito de movimentar a economia no local.


    Dengue


    João Bililiu (PPS) falou sobre o crescimento dos casos de dengue na cidade. O parlamentar destacou que o período de chuvas tem um grande impacto na proliferação do Aedes aegypti. Ele ainda solicitou que o Poder Público envie o carro do fumacê para circular por vários bairros da cidade.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia