Bahia Aqui é Trabalho 1019
Em cima da hora:
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 27/02/2019


    27.02.2019 11h23m
    Recomendar

    Sobe - Mães de autistas em Feira de Santana pela luta incansável na defesa da inclusão que resultou na I turma de ballet para meninas autistas do Brasil.


    Desce - Ministro da Educação por ter utilizado slogan de campanha política em comunicado oficial enviado às escolas.


    Recesso no legislativo


    O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), devido às festividades do Carnaval, resolveu estabelecer ponto facultativo na segunda-feira (4 de março) e na quarta-feira (6 de março). Já na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a assessoria da Casa, informou que ficará em recesso durante todos os dias da festa, retornando aos trabalhos na quinta-feira, da semana que vem, a partir das 13h, mantendo o regime de “turnão”, que segue até a definição da empresa responsável pelo preparo e fornecimento de refeições nos dois restaurantes do Legislativo.


    No Executivo feirense também


    O dia 4 de março, a segunda-feira, de carnaval, véspera de feriado, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais em Feira de Santana. Apenas órgãos que prestam serviços essenciais à população ou funcionam em regime de plantão, a exemplo do SAMU, UPAs e policlínicas do município, não terão os serviços interrompidos. O expediente também será alterado no dia 6 de março quarta-feira de cinzas. Os órgãos começam a funcionar a partir das 13h até as 18h. O funcionamento volta à normalidade no dia 7 de março.


    Encontro de Colbert


    O líder governo na Câmara, vereador Marcos Lima (PRP), usou seu tempo na tribuna, na sessão solene de ontem (26), para informar que o prefeito Colbert Martins Filho participa de um encontro com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, hoje (27).


    Eremita sobre educação


    A vereadora Eremita Mota destacou a necessidade de se fazer maiores investimentos em educação para que o Brasil dê às suas crianças melhores condições de vida e mais oportunidade de futuro. Ainda de acordo com o discurso de Eremita, na manhã de ontem (26), na Câmara Municipal, não adianta se ter prédios bonitos se não investir no professor e em sua especialização.


    Reclamação


    Zé Filé (PROS) lamentou o fato de a administração municipal dar início a obras e não concluir as mesmas. Segundo ele, os vereadores deram um “presente ao prefeito”, ao autorizar, no final do ano passado, a contratação de empréstimo no valor de R$ 130 milhões.

     

    Edvaldo favorável


    O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, encaminhou uma carta assinada para todas as escolas do país, públicas e privadas, recomendando que os alunos cantem o Hino Nacional e que leiam uma carta com slogan da campanha eleitoral de Jair Bolsonaro. Essa notícia foi comemorada pelo vereador Edvaldo Lima (PP). Segundo o edil, o patriotismo deve ser incentivado nos primeiros anos de vida. Ainda ontem, depois de repercusão, o ministro fez uma retificação na carta enviada. Ele excluiu o slogam da campanha, disse que a filmagem só deve ser feita mediante autorização dos pais ou responsáveis, mas manteve a orientação de todas as escolas cantarem o Hino Nacional.


    Convite


    Gerusa Sampaio (DEM) convidou seus pares e a população para o lançamento do projeto de balé para crianças autistas. A iniciativa faz parte do Programa Arte de Viver, da fundação Egberto Costa. O projeto será oficialmente apresentado à comunidade hoje (27), no Centro de Cultura Maestro Miro.


    Cobrança


    Os problemas enfrentados pelos moradores dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida foi discutido na Casa da Cidadania pelo vereador Cadmiel Pereira (PSC). O edil cobrou providências à Caixa Econômica Federal no sentido de reparar junto com as construtoras os defeitos nas estruturas dos imóveis.



  • 26/02/2019


    26.02.2019 18h11m
    Recomendar

    Sobe - O prefeito Colbert Martins por ter instituído força tarefa no combate a dengue.


    Desce - O adiamento, mais uma vez, pela empresa, da entrega dos shopping popular aos lojistas.


    Campanha da Fraternidade


    A Campanha da Fraternidade será lançada na quarta-feira de cinzas - 6 de março - com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. O vereador Roberto Tourinho (PV) registrou na sessão ordinária, de ontem (25), a importância desta ação criada pela Igreja Católica em 1961. Segundo Tourinho, a Campanha da Fraternidade sempre discute importantes temas da sociedade, levantando bandeiras pela valorização da vida, meio ambiente, entre outros.


    Parabenização


    Cadmiel Pereira (PSC) parabenizou o sanfoneiro André Galdino dos Santos, o Baio do Acordeon, que completa 75 anos, no próximo dia 28. Para o edil, o sanfoneiro mereceu o registro pela sua devoção à cultura sertaneja, de raiz.


    Repúdio


    Luiz da Feira (PPL) repudiou a atitude dos fiscais da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O edil contou um pouco sobre a sua trajetória de camelô e afirmou não esquecer as suas origens. Além disso, concordou com o fato de o Centro Comercial precisa de uma revitalização.


    Agentes de endemias


    A importância dos agentes de endemias também foi tema do pronunciamento de Tourinho (PV). Segundo ele, estes profissionais são pessoas que brigam por reconhecimento de direitos da categoria e melhorias de trabalho.


    Previsão


    O vice-presidente general Hamilton Mourão (PRTB) afirmou à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, que “tudo o que está acontecendo agora” com a Venezuela, “eu escrevi [fazendo previsões] quando estava lá”. Mourão foi incorporado militar da embaixada brasileira no país de 2002 a 2004, no primeiro governo do ex-presidente Lula (PT). Nesta condição, ia a protestos, contra e a favor do então presidente Hugo Chávez.


    Candidaturas ‘laranja’


    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou, ontem (25), em entrevista à rádio Jovem Pan, que todas as denúncias sobre uso de candidaturas laranja pelo PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, “têm que ser devidamente apuradas”.


    Evangélicos sobre homofobia


    Para evitar confrontos durante a tramitação da reforma da Previdência, o Planalto avisou a bancada evangélica: não será obstáculo à reação ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que deve criminalizar a homofobia. De acordo com a Coluna do Estadão de ontem (25), os evangélicos ensaiam apresentar projeto especificando o que seria passível de punição. Há consenso de que agressões, físicas ou verbais, não serão toleradas. A publicação afirma que a bancada quer “preservar a liberdade religiosa de se negar a realizar uniões homoafetivas” e continuar pregando que relação entre pessoas do mesmo sexo é pecado.


    Conselho de ética


    A revelação de uma série de candidaturas de laranjas bancadas com dinheiro público pelo PSL estimulou a ala do partido que trabalha para formular um estatuto e definir novas regras para a convivência na sigla. A Folha de S. Paulo afirma que o novo manual está na terceira versão e foi apresentado a cerca de dois terços da bancada. Entre as inovações, está a criação de um conselho de ética. Segundo a publicação, ideólogos do estatuto querem que o texto estabeleça critérios de apuração e punições a eventuais malfeitos de membros da sigla.



  • 23/02/2019


    25.02.2019 09h29m
    Recomendar

    Sobe - Secretaria de Desenvolvimento social por através de programa social, fortalecer os vínculos entre moradores do Minha Casa, Minha Vida.


    Desce - O desinteresse da classe artística de Feira de Santana pelo Conselho de Cultura da Cidade.


    Atendimento cancelado


    O TRE-BA informou, através das redes sociais, que o Centro de Atendimento ao Público de Feira de Santana estará fechado nos dias 25 e 26 de fevereiro (segunda e terça). O motivo é uma manutenção que estará ocorrendo no prédios nesses dias. Com isso, os atendimentos biométricos não serão realizados. O retorno será no dia 27, quarta-feira.


    Panfletos em eleição


    Envolvido em denúncias sobre possíveis candidaturas laranjas, o partido do presidente Jair Bolsonaro, PSL, teve duas candidatas que adquiriram, a menos de 48 horas da eleição, mais de 10 milhões de santinhos, folders e praguinhas. A informação é do jornal O Globo. A sigla destinou, a poucos dias do primeiro turno, R$ 268 mil para duas candidatas a deputada estadual no Ceará e em Pernambuco. As campanha das candidatas Gislani Maia e Mariana Nunes gastaram praticamente todo o valor recebido em gráficas entre os dias 5 e 6 de outubro.


    Novo comando


    A prefeitura de Salvador divulgou, na última quinta-feira (21), que o novo titular da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop) é o engenheiro Jessé Motta Carvalho Filho. Ele iniciou a vida profissional trabalhando na Barragem de Pedra do Cavalo, depois foi durante 12 anos diretor da Embasa, passando pelos setores da Engenharia e Operação, onde contribuiu com a implantação do Bahia Azul.


    Cargos no governo


    A ex-deputada Tia Eron (PRB-BA) engrossa uma lista de 11 políticos que, embora derrotados nas eleições de 2018, conseguiram cargos no governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) até esta semana, segundo reportagem do jornal O Globo. De acordo com a publicação, além da parlamentar baiana, desembarcam em Brasília três ex-deputados vinculados ao PSL e três quadros do PSDB. Há também candidatos derrotados ligados ao PR, Podemos e MDB, além de uma ex-deputada do PTB.


    Afirmação de Alckmin


    O presidente nacional do PSDB, o ex-governador Geraldo Alckmin, reconheceu que o atual estatuto da legenda está “defasado” e admite que partido nunca teve um código de ética. Em entrevista ao Estado, o tucano afirma que irão “fazer uma profunda mudança no estatuto e aprovar o 1° código de ética do PSDB”.


    Buscas da PF


    O senador Ciro Nogueira (PP-PI) é alvo de operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã de ontem (22). A ação é decorrente de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Os policiais cumprem mandados de busca em endereços do senador. A operação, batizada de “Compensação”, foi autorizada pela ministra Rosa Weber. A polícia apura supostos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro.


    Admitiu depósitos


    Primeiro a depor no caso das movimentações suspeitas entre funcionários do gabinete de Flávio Bolsonaro (PSL), Agostinho Moraes da Silva admitiu ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) que depositava, todos os meses, cerca de dois terços de seu salário na conta de Fabrício Queiroz, ex-assessor do parlamentar. A informação é do Estado de S. Paulo.


    Disputa


    Em seu primeiro mandato como deputado federal, o tucano Adolfo Viana pretende disputar a presidência do PSDB na Bahia e substituir o atual mandatário, João Gualberto, que o apoiou nas eleições de outubro. O ex-deputado estadual teve 102.603 votos no pleito.



  • 22/02/2019


    25.02.2019 09h24m
    Recomendar

    Sobe - A solidariedade do povo brasileiro com mãe e filha que sofreram tortura durante 8 anos.


    Desce - A Embasa pela constância no interrompimento de água causando transtorno aos consumidores.


    Bolsonaro sobre Previdência


    Em um pronunciamento na última quarta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a reforma da Previdência Social é fundamental para o sistema não quebrar. Ele disse também que a mudança será “justa” e “para todos”. Na quarta, Bolsonaro entregou ao Congresso Nacional a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata das mudanças no sistema previdenciário.


    Insatisfação negada


    O ex-deputado federal e suplente do senador Jaques Wagner (PT), Bebeto Galvão (PSB), negou que esteja insatisfeito com a indicação do governador Rui Costa (PT) para que ele seja o representante da Bahia em Brasília.


    Áudios revelados


    Áudio revelados pelo jornal O Globo mostram uma conversa telefônica na qual o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), assegura ao presidente Jair Bolsonaro (POSL) que buscaria uma espécie de armistício com o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno a fim de poupar o chefe de mais desgastes.


    Defesa


    O vereador Edvaldo Brito (PSD) defendeu a convocação de qualquer secretário municipal para prestar esclarecimento à Câmara Municipal de Salvador. A declaração aconteceu após a convocação do secretário de Trabalho, Esportes e Lazer da prefeitura, Alberto Pimentel, para esclarecer denúncias sobre a nomeação de um policial acusado de agredir a mulher.


    Pedido rejeitado


    O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, rejeitou mais um pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Lula (PT). Desta vez, o argumento da defesa era de nulidades no processo. Os advogados do petista argumentavam que o relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça, Félix Fischer, não poderia ter negado em decisão individual o recurso de Lula para tentar reverter a condenação do caso triplex. Para os advogados, o recurso deveria ser julgado pelo colegiado.


    Novo líder na CMS


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou na manhã de ontem (21), o vereador Paulo Magalhães Júnior (PV) como novo líder do governo na Casa. O anúncio foi feito durante inauguração da Unidade Básica de Saúde Orlando Imbassahy, no Bairro da Paz. O nome de Magalhães era o mais cotado para assumir o cargo, que era ocupado por Henrique Carballal, também do PV. Vereador de cinco mandatos, o edil afirmou que usará sua experiência para unificar o parlamento e cada embate será feito de forma respeitosa e democrática.


    Lamento de Rui


    O governador Rui Costa (PT) lamentou ontem (21), o atual cenário político do país em que, segundo ele, vive-se uma nova crise a cada dia. Segundo o governador, o Brasil está sem rumo e com uma crise nova a cada dia. Embora não mencione nenhum episódio em específico, o posicionamento do chefe do Palácio de Ondina ocorre em meio a um processo de desgaste que atinge os primeiros 45 dias do governo Jair Bolsonaro - imbróglio acentuado na esteira da demissão de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência.


    Criminalização da homofobia


    O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou na última quarta (20), para enquadrar a homofobia e a transfobia como crime de racismo até que o Congresso Nacional aprove uma legislação específica para o tema. Segundo o G1, na prática, o magistrado recomendou aos colegas de tribunal a criminalização do preconceito e da discriminação contra a comunidade LGBTI.



  • 21/02/2019


    25.02.2019 09h18m
    Recomendar

    Sobe - Deputado Zé Neto por ter sido escolhido para ser o vice-líder do PT na Câmara Federal.


    Desce - Presídio de Feira de Santana por ter servido de sucursal do PCC na Bahia.


    Agradecimento


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (20), na Casa da Cidadania, o vereador Carlito do Peixe (DEM) agradeceu ao Executivo pelo início de obras de drenagem no bairro Irmã Dulce.


    Pediu respeito


    Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) pediu mais respeito na Casa da Cidadania por parte dos colegas vereadores entre si, com a imprensa e com os internautas, ressaltando que aquele lugar “é a Casa do Povo”. Sugerindo que o Código de Ética da Casa fosse cumprido, Lulinha pediu limite aos colegas e solicitou à corregedora da Câmara, vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que se atentasse aos comportamentos de alguns colegas desrespeitosos, no seu ponto de vista.


    Faltas na saúde


    O oposicionista, vereador Zé Filé (PROS), denunciou, na manhã de ontem (20), durante pronunciamento na Tribuna da Casa da Cidadania, a falta de médicos no bairro Viveiros, em Feira de Santana. De acordo com o vereador, a ausência dos médicos foi constatada durante visita ao Viveiros, através de convite da população para uma conversa sobre uma divisão que foi feita no bairro.


    Dona Zazinha na Câmara


    As integrantes do Centro de Conveniência Para Idosos Dona Zazinha estiveram na Câmara Municipal, na manhã de ontem (20), para prestigiarem a sessão. Na oportunidade, diversos vereadores, a exemplo de Cadmiel Pereira (PSC), Edvaldo Lima (PP) e Gerusa Sampaio (DEM), registraram a presença das idosas, na pessoa da coordenadora do Centro, Tilda Brasileiro.


    Investigação da PRE


    O Ministério Público Eleitoral da Bahia (MPE-BA), através da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA), investigará as candidatas que receberam recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário e a respectiva quantidade de votos obtida nas eleições de outubro de 2018. O MPE solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) o levantamento sobre as candidatas na última segunda-feira (18).


    Pedido negado


    O pedido do ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) para tirar do Supremo Tribunal Fedral (STF) a ação penal relacionada aos casos das malas de dinheiro com R$ 51 milhões, encontradas em um apartamento, em Salvador, foi negado pelo ministro Edson Fachin. A defesa de Lúcio entende que, já que o emedebista não se reelegeu e seu mandato de deputado federal acabou, o caso deveria ser remetido à primeira instância.


    Demissão


    Em entrevista à rádio Jovem Pan, na última terça-feira (19), o ex-ministro da Secretaria-Geral Gustavo Bebianno afirmou que foi demitido do cargo pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho de Jair Bolsonaro. Ele disse ainda ter “amor” e “afeto” pelo presidente e declarou não ter dúvida de que o governo Bolsonaro “será um sucesso”.


    Proposta


    O DEM, partido presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, propôs ao Palácio do Planalto que entregue a tarefa de organizar a base no Congresso a esses dois quadros. De acordo com a Folha de S. Paulo, a oferta foi feita à Casa Civil com um aviso: Maia e Alcolumbre só topam a empreitada se tiverem “instrumentos” para entregar aos parlamentares o que for acordado para votar com o presidente.


    Saída


    De saída da Agerba, após comandar a agência desde o governo Jaques Wagner, Eduardo Pessôa reuniu funcionários ontem (20), no auditório do local para comunicar sua saída. Especula-se que, para seu posto, vá o irmão do senador Angelo Coronel, Carlos de Azevedo Martins. Na carta, Pessôa diz que sua saída tem motivo “de foro íntimo”, mas nos bastidores, o desgaste político e da atuação do engenheiro engrenaram a saída.



  • 20/02/2019


    25.02.2019 09h16m
    Recomendar

    Sobe - Fundação Hospitalar de Feira de Santana por ser contemplada pelo Ministério da Saúde com vagas para residência médica.


    Desce - Desentendimento entre Bolsonaro e Bebbiano.


    Repercussão


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (19), na Casa da Cidadania, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) chamou a atenção e criticou o Governo do Estado pelo índice de violência em Feira de Santana, quando repercutiu uma matéria deste jornal, informando que cinco homicídios foram praticados em nossa cidade entre a tarde de sábado a noite de domingo.


    Comemoração


    Zé Filé (PROS) comemorou a construção do colégio estadual no bairro Viveiros e informou que está com reunião agendada com a secretária de Educação, onde fará solicitações para o bairro Nova Esperança.


    Posicionamento


    Edvaldo Lima (PP) voltou a se pronunciar contra a criminalização da homofobia. Iniciando o pronunciamento, Edvaldo citou os trechos bíblicos de 1 Coríntios 6:9-10 e Apocalipse 21:7-8 para embasar seus argumentos contra a descriminalização da homofobia, que tem como relator o ministro do STF, Celso de Melo. Para ele, o STF está tomando posições que competem ao Congresso Nacional.


    Violência contra a mulher


    Gerusa Sampaio (DEM) repercutiu o caso da empresária Elaine Perez Caparroz, que foi espancada por quase quatro horas, no último sábado (16), no Rio de Janeiro, pelo advogado Vinícius Batista Serra. Gerusa aproveitou a oportunidade para pedir a aplicabilidade da lei de nº 3790/2017 que dispõe sobre a criação do Núcleo Transformando Caminhos com o escopo da sensibilização de homens autores de violência contra mulheres no Município de Feira de Santana.


    Cobrança


    A falta de água nos distritos de Feira de Santana foi o tema abordado pelo vereador Antônio Carlos Passos Ataíde, também conhecido como Carlito do Peixe (DEM), durante discurso proferido. O edil contou que no último domingo (17), visitou os distritos de Maria Quitéria e Tiquaruçú e observou de perto as necessidades dos moradores. Segundo ele, não é justo a conta chegar todo mês e a água não cair da torneira.


    Pedido


    O Rio Jacuípe é uma das belezas naturais mais importantes de Feira de Santana e por muito tempo serviu como ponto turístico. Mas, depois o crescimento desordenado da cidade, entre outros fatores, levou a uma degradação significativa desse patrimônio natural. Marcos Lima (PRP) chamou a atenção do Governo do Estado e da Prefeitura para a revitalização do rio. Ele pediu que os poderes não deixassem o rio virar um esgoto a céu aberto.


    Pedido I


    Ron do Povo (PTC) solicitou do prefeito Colbert Martins da Silva Filho a disponibilidade de uma área distante do centro da cidade para recreação e encontro de paredões. De acordo com o vereador, apesar de cumprir o seu dever como parlamentar e pai de família, ele gosta de curtir nos momentos devidos.


    Eremita e o governo municipal


    Eremita Mota (PSDB) utilizou a tribuna para reafirmar seu compromisso com o governo municipal. Ela direcionou seu pronunciamento ao vereador Isaías de Diogo (PSC), que “suscitou sobre sua posição política”. Segundo a vereadora, uma das suas maiores características é se posicionar politicamente. Eremita ressaltou que está no seu quarto mandato e sua votação só fez crescer.



  • 19/02/2019


    19.02.2019 15h31m
    Recomendar

    Sobe - Fundação Hospitalar de Feira de Santana por ser a única unidade de saúde do município selecionada para receber Programas de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia.


    Desce - Deputada federal Dayane Pimentel por querer levar vantagens indevidas com a indicação da deputada Talita Oliveira para mesa diretora da ALBA.


    Defesa


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (18), na Casa da Cidadania, o líder do Governo na Casa, vereador Marcos Lima (PRP), defendeu a educação municipal das críticas do vereador Roberto Tourinho (PV) acerca das escolas.


    Explicação e anúncio


    Lulinha (DEM) explicou fatos em relação à educação do Município e anunciou que é presidente da Comissão de Obras, Urbanismo, Infraestrutura e Meio Ambiente da Câmara.


    Pronunciamento


    Bililiu (PPS) lembrou da comemoração do Dia da Polícia Militar da Bahia e pediu assistência médica em eventos e criticou a falta de profissionais de saúde e ambulância em evento realizado no distrito de Maria Quitéria.


    Repercussão


    Edvaldo Lima (PP) repercutiu o discurso do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello. Para o edil, ao defender a criminalização da homofobia o ministro atacou as religiões e abraçou a ideologia de gênero.


    Parabenizou


    Gerusa Sampaio (DEM) parabenizou pelos 15 anos de existência o Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).


    Saída do partido


    Depois da disputa pela liderança do PHS na Câmara de Vereadores com a colega Cátia Rodrigues, Téo Senna afirmou ao site bahia.ba que a tendência natural é sair do partido.


    Empecilho


    Apesar de ser apontado como sucessor natural no comando da Secretaria-Geral da Presidência, no lugar do ministro Gustavo Bebianno, o secretário executivo da pasta, general da reserva Floriano Peixoto, tem um empecilho para assumir o cargo, segundo alguns integrantes da ala militar do governo: o fato de ser general três estrelas. A informação é do blog do Camarotti, do jornalista Gerson Camarotti, no G1.


    Revezamento


    Integrantes do PSL costuram um acordo de revezamento no comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que está reservado ao partido. A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.


    Nova sede Defensoria Pública


    A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA inaugurará nova sede na comarca de Feira de Santana na próxima quinta-feira, 21. A solenidade inaugural acontecerá às 14h no novo espaço, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 1235, no Centro da cidade e contará com a presença do defensor público geral do Estado da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, e de membros da Administração Superior da Instituição.


    Nova sede Defensoria Pública I


    Feira de Santana é a 1ª Regional da Defensoria da Bahia e conta com dezoito defensores públicos, que oferecem assistência jurídica gratuita às pessoas hipossuficientes e em vulnerabilidade que procuram atendimento em áreas do Direito como: Família, Cível, Registros Públicos, Fazenda Pública, Infância e Juventude, Criminal, Júri, Execução Penal e Tóxicos.



  • 16/02/2019


    19.02.2019 15h20m
    Recomendar

    Sobe - Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, que completa 15 anos levando qualidade de vida à 3ª idade.


    Desce - Oito funcionários da Vale, presos por terem assinado laudo, garantindo estabilidade da barragem de Brumadinho.


    Tinha 2, agora, nenhum


    De acordo com blog Bahia na Política, o prefeito Colbert Martins (MDB) exonerou o administrador do distrito de Humildes, Liliano dos Santos Alves, que ocupava o cargo de assessor no gabinete do vereador Zé Curuca (DEM). Liliano dos Santos Alves, também conhecido por Bido, está fora da Câmara Municipal e da Prefeitura de Feira de Santana, ou seja, tinha dois cargos e agora ficou sem nenhum.


    Aliado


    O ex-deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), recém-chegado ao grupo liderado pelo governador petista Rui Costa, já incorporou a aliança. No seu visual a barba tem sido uma marca, também comum na militância petista. Nada comum meses atrás.


    Previdência


    O deputado federal José Rocha, líder do PR na Câmara, afirma ser a favor de modificações na proposta de reforma da Previdência avalizada pelo governo Jair Bolsonaro (PSL). O texto estabelece idades mínimas de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.


    Saindo da vice


    Após a briga entre os vereadores Téo Senna e Cátia Rodrigues pela liderança do PHS na Câmara Municipal, o também vereador Isnard Araújo afirmou ao site bahia.ba, na manhã de ontem (15), que vai abrir mão da vice-liderança da legenda na Casa.


    Aguardando definição


    O ex-deputado federal Paulo Magalhães (PSD) ainda espera o anúncio do restante dos nomes do secretariado do governador Rui Costa (PT) para voltar à Câmara dos Deputados. Segundo a coluna Raio Laser, do jornal Tribuna da Bahia, como manda a lei, Magalhães teve que demitir todos os funcionários de seu gabinete, em Brasília, no último dia 10.


    Ex-secretário preso


    O advogado Régis Fichtner, chefe da Casa Civil do governo de Sérgio Cabral, foi preso em mais uma fase da Lava Jato, no Rio de Janeiro, na manhã de ontem (15). Fichtner foi, entre 2007 e 2014, um dos homens mais importantes integrantes do secretariado de Cabral. A informação é do G1.


    Discurso inusitado


    O deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) esmagou uma laranja, em discurso na tribuna do plenário da Câmara, na última quinta-feira (14), ao comentar a denúncia de candidaturas laranjas no seu partido.


    “Futriquinha”


    O vice-presidente Hamilton Mourão chamou de “futriquinha” a crise no governo que envolve o Secretário-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. Para ele, o filho do presidente Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ), não deveria ter tratado publicamente sobre o assunto. A declaração foi dada na última quarta (13), em entrevista à agência de notícias Bloomberg.


    Nomeação


    A médica Tereza Cristina Paim foi nomeada subsecretária da Secretaria da Saúde. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem (15). Nas ausências e impedimentos eventuais do titular da pasta Fábio Villas-Boas, Paim assume o cargo.


    Estado policialesco


    Se não for discutido em profundidade, o anteprojeto de leis proposto pelo ministro Sérgio Moro (Justiça) para combater o crime organizado e a corrupção pode criar um estado policialesco, afirmou em entrevista à Folha, Caio Augusto Silva dos Santos, novo presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil).



  • 15/02/2019


    15.02.2019 13h55m
    Recomendar

    Sobe - Bairro Viveiros por ganhar nova escola e pavimentação.


    Desce - Mulher presa sob a acusação de ter mandado matar marido cujo corpo foi encontrado em Santo Amaro.


    Por onde anda Ronaldo?


    O ex-prefeito e ex-candidato a governador José Ronaldo de Carvalho (Democratas) teve uma quarta-feira, 13, de agenda intensa em Brasília-DF. Ele esteve reunido com o presidente do Senado Davi Alcolumbre (Democratas), bem como com o governador de Goiás Ronaldo Caiado (Democratas) e deputados federais baianos Elmar Nascimento, líder do partido na Câmara Federal, e João Roma. “O futuro do Brasil será feito com trabalho e diálogo”, disse em sua página no Facebook.


    Novo chefe


    O economista Antonio Carlos Figueiredo Dultra é o novo chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A pasta é comandada pelo deputado federal licenciado Sérgio Brito (PSD). Presidência do PR. O PR baiano reúne-se hoje (15), em Salvador, para a convenção que escolherá os novos dirigentes de executiva estadual do partido. O atual presidente da legenda, José Carlos Araújo, deve ser mantido mais um ano no posto.


    Briga por comissão


    A comissão de Educação da Câmara dos Deputados está na mira de três parlamentares baianas: Lídice da Mata (PSB), Dayane Pimentel (PSL) e Alice Portugal (PCdoB), segundo a coluna Satélite, do jornal Correio. De acordo com a publicação, a alta concorrência é explicada pela pauta que tramita no Congresso sobre a área. Em especial, os projetos ‘Escola Sem Partido’ e um que torna obrigatório o ensino cívico-militar na rede pública.


    Novo vice-líder


    O deputado federal Adolfo Viana (PSDB) será vice-líder da legenda na Câmara, em Brasília. O tucano, que está em seu primeiro mandato, afirmou em sua página no Instagram que o convite foi feito pelo líder do PSDB, Carlos Sampaio.


    Reprovado


    Carlos Victor Guerra Nagem, apontado pelo presidente Jair Bolsonaro como seu “amigo particular” (PSL), foi reprovado na avaliação para assumir a gerência-executiva de Inteligência e Segurança Corporativa da Petrobras. A informação é de reportagem da Folha de S. Paulo.


    Crítica


    O presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e ex-secretário municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior (SD), criticou seu sucessor na pasta, Alberto Pimentel (PSL), dizendo que o mesmo não tem sensibilidade política.


    Denúncia aceita


    A Justiça Federal aceitou, na noite da última quarta-feira (13), a denúncia por lavagem de dinheiro e tornou réus o ex-governador Beto Richa, a ex-primeira-dama, Fernanda Richa, um dos filhos do casal, André Richa, e o contador dela, Dirceu Puppo na Operação Lava Jato. A informação é do portal G1.


    Afirmação


    O ministro da Justiça, Sérgio Moro, disse ontem (14), que a suspeita de que o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, tenha financiado candidaturas “laranjas” está sendo apurada e que “eventuais responsabilidades” serão “definidas” após as investigações.



  • 14/02/2019


    14.02.2019 11h34m
    Recomendar

    Sobe - Pré-Vestibular Cidadão por oferecer aulas gratuitas a população de baixa renda que deseja cursar uma universidade pública.


    Desce - Criminosos que invadiram o site da Câmara causando prejuízo a administração legislativa.


    Novo líder


    Na manhã de ontem (13), o vereador do PRP, Marcos Lima, foi anunciado como o novo líder do Governo na Câmara Municipal. O ofício do prefeito Colbert Martins Filho foi lido pelo 1º secretário, vereador Cadmiel Pereira (PSC). Agora, Marcos Lima, como foi antecipado por Folha do Estado na edição de ontem, ocupa o cargo deixado pelo vereador Lulinha (DEM).


    Convite recusado


    O ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, recusou o convite do Instituto de Garantias Penais (IGP) para fazer um debate público com a sociedade civil sobre o pacote anticrime apresentado por ele. A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.


    Solicitação


    Na manhã da última terça-feira (12), a Casa da Cidadania aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 015/2019, de autoria do vereador Zé Curuca (DEM), que solicita do diretor da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a instalação de hidrantes na praça da Matriz e na rua Cônego Olímpio, próximo ao Mercado Municipal e ao Colégio Estadual Padre Henrique Alves Borges, ambos os logradouros localizados no distrito de Humildes.


    Aprovação de requerimentos


    Lulinha (DEM) teve dois requerimentos aprovados na terça (12), que solicitam serviços da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em prol de rua do bairro Baraúnas e localidades do distrito de Maria Quitéria.


    Projeto desarquivado


    O Plenário do Senado Federal decidiu, na última terça (12), desengavetar um projeto que proíbe o aborto em qualquer situação, o que torna mais rígida a legislação brasileira atual. A matéria é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do ex-senador Magno Malta (PR-ES), apresentada em 2015. Agora, ela volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ser discutida pelo colegiado nas próximas semanas.


    Haddad por Lula


    O ex-presidente Lula já assinou uma nova procuração para que Fernando Haddad volte a advogar para ele, tendo acesso livre à sala em que está preso. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha, a ideia é que o ex-prefeito de São Paulo represente o petista na execução penal.


    Governo autoritário


    O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou ontem (13), que prefere chamar o período da ditadura militar de “governo autoritário”. A declaração foi dada durante um seminário organizado pela revista “Voto”.


    Liderança


    Deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento (DEM) agora é líder do bloco de governo na Câmara dos Deputados. O grupo reúne 301 deputados, com membros de 11 partidos, inclusive o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Durante a eleição, porém, Nascimento chegou a sugerir que em um provável segundo turno poderia votar em Fernando Haddad (PT).



  • 13/02/2019


    14.02.2019 11h32m
    Recomendar

    Sobe - Irmãs feirenses que criaram ‘bafômetro’ capaz de detectar ao menos 15 tipos de doenças a partir do sopro.


    Desce - A Vale por, segundo relatório do Ministério Público, ter tido ciência do risco de rompimento na barragem de Brumadinho desde outubro do ano passado.


    Volta às aulas


    Nitidamente indignado, o vereador Alberto Nery (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, ontem (12), para questionar o cancelamento do retorno do período do ano letivo da rede municipal de Feira de Santana. Fazendo leitura da matéria “Falta de material atrasa volta às aulas em Feira”, publicada na edição de ontem, do jornal Folha do Estado, o edil cobrou providências por parte da administração municipal.


    Pronunciamento


    Roberto Tourinho informou que a Operação Acesso Negado Game Over está sendo realizada em Salvador e Feira de Santana e criticou a atual estrutura do Colégio Municipal Joselito Amorim.


    Ações suspensas


    O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux suspendeu na última segunda-feira (11), duas ações penais nas quais o presidente Jair Bolsonaro (PSL) é réu sob acusação de incitar o crime de estupro e de cometer injúria. Segundo informações da Folha de S.Paulo, Fux baseou-se na Constituição, que determina que o presidente da República só pode ser processado por supostos crimes praticados no exercício do mandato.


    Cota pessoal


    Sem mencionar nomes, o governador Rui Costa confirmou ontem (12), que um quadro de sua “cota pessoal” chefiará a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), atualmente comandada pelo PSB e cobiçada pelo PP.


    Desejo de comando


    Contemplado com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), comandada pelo vice-governador, João Leão e pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), chefiada por Leonardo Góes, o PP agora quer o comando do Detran e da Embasa, segundo a coluna Satélite, do jornal Correio.


    Semelhanças


    A defesa do ex-presidente Lula vai apontar similaridades na redação da sentença proferida por Gabriela Hardt com a redigida pelo então juiz Sérgio Moro, no do tríplex, no recurso contra a condenação do ex-presidente Lula, no caso do sítio de Atibaia (SP).


    Pedido de Wagner


    O senador Jaques Wagner (PT-BA), em encontro na última segunda-feira (11), com ministro das Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima, solicitou a preservação da produção e das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada no Polo industrial de Camaçari, região metropolitana de Salvador.


    Conselho


    O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) procurou aconselhamento sobre como se proteger do grupo liderado pelo núcleo familiar do governo e dos diplomatas ideológicos, todos descontentes com seu protagonismo neste início de mandato de acordo com a Coluna do Estadão, o general sabe da influência dos enciumados sobre Jair Bolsonaro (PSL) e busca evitar uma trombada com o Planalto.


    Repúdio


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (12), na Casa da Cidadania, o vereador Edvaldo Lima (PP) criticou declaração da jornalista Miriam Leitão após vitória de Jair Bolsonaro para Presidente da República. Segundo ele, Miriam Leitão discriminou os evangélicos quando disse que estava preocupada por Bolsonaro fazer orações.



  • 12/02/2019


    12.02.2019 14h33m
    Recomendar

    Sobe - Ricardo Boechat pela comoção nacional em virtude da sua trágica morte com um legado que serve de exemplo a todos aqueles que fazem jornalismo com independência.


    Desce - Secretaria de Educação de Feira que após quase 60 dias de recesso não teve as aulas iniciadas em diversas escolas municipais por falta de merenda escolar e fardamento.


    Edvaldo sobre blitz


    No uso da tribuna, na sessão ordinária da última terça-feira (05), na Casa da Cidadania, o vereador Edvaldo Lima (PP) voltou a falar sobre a ação que a OAB Bahia impetrou contra a apreensão de veículos com o licenciamento atrasado. O processo corre no Tribunal Regional Federal da 1ª região. Para o edil, o correto é que o proprietário do veículo seja notificado e responda judicialmente por conta do atraso, mas que o veículo não seja apreendido.


    Cobrança


    O vereador Zé Filé (PROS) voltou a criticar o atraso na conclusão dos serviços da Feirinha do conjunto Feira X. Durante pronunciamento na sessão ordinária de ontem (11), o edil afirmou que as obras foram paralisadas e cobrou atuação dos fiscais de obras do Município para averiguar situação desse tipo.


    Cobrança I


    Indignado com a situação enfrentada por pacientes que necessitam de cirurgia ortopédica no município de Feira de Santana, o vereador Luiz da Feira (PPL) cobrou providências por parte do Governo Estadual e Secretaria Municipal de Saúde, no sentido de viabilizar a realização dos procedimentos nas unidades públicas de saúde na cidade.


    Ratificação


    Roberto Tourinho (PV) ratificou as declarações contidas em seus últimos pronunciamentos e garantiu que manterá seu compromisso com a população feirense de fiscalizar o poder público.


    Sobre Hospital da Mulher


    Lulinha (DEM) destacou as dificuldades encontradas pelas mulheres de Feira de Santana e região que buscam atendimento para parir na rede pública de saúde. Para o edil, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, não dispõe de capacidade para atender a demanda de pacientes.


    Combate à dengue


    Isaías dos Santos (PSC) pediu ajuda da comunidade para o combate ao mosquito Aedes Aegypti e passou orientações de como os moradores podem fazer esse combate. Isaías, inclusive, sempre faz questão de ressaltar que está vereador, mas é agente de saúde.


    Agradecimentos


    Roberto Tourinho (PV) fez agradecimentos aos feirenses que lhe enviaram mensagens de solidariedade e aos seus cargos que foram exonerados do Governo Municipal.


    Ironia


    Após o site O Antagonista divulgar a informação de que o ex-prefeito de São Paulo e candidato derrotado à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), ganharia um cargo para mantê-lo em evidência na legenda, o petista se posicionou por meio das redes sociais. Em postagem no Twitter, feita na manhã de ontem (11), Haddad ironizou a publicação.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia