Bahia Aqui é Trabalho 1019
Em cima da hora:
Enchente atinge bananais em três cidades do Vale do Ribeira, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 15/10/2019


    15.10.2019 14h42m
    Recomendar

    Sobe - Policiais da CIPE por evitar suicídio de jovem em Feira de Santana.


    Desce - Casal preso com quase 1 tonelada de cocaína na BR-116, em Feira de Santana.


    Coordenadoria de Polícia


    A delegada Maria Clécia Vasconcelos foi exonerada do cargo de Delegada Titular da Delegacia Especial da Atendimento à Mulher (DEAM) e nomeada ao cargo de Coordenadora Regional da Polícia Civil de Serrinha. Em discurso feito ontem (14), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, a vereadora Gerusa Sampaio parabenizou a delegada pelo trabalho que desenvolveu a frente da DEAM.


    Sessão itinerante


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 180/2019, de autoria da Mesa Diretiva, que solicita a realização de sessão itinerante na Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite, no distrito da Matinha, hoje (15), a partir das 8h30. O projeto Câmara Itinerante, instituído pela Resolução 498/2015, tem o objetivo de promover, entre outras coisas, a integração entre o Legislativo feirense e os munícipes.


    Aprovação


    A Casa da Cidadania aprovou, em segunda discussão e por maioria dos presentes, o Projeto de Lei de nº 110/2019, de autoria do Poder Executivo, que altera o artigo 1º, da Lei nº 3.746, de 04 de outubro de 2017, que instituiu o Programa de Recuperação e Estímulo à Quitação de Débitos Fiscais Tributários e Não -Tributários do Município de Feira de Santana. Os vereadores Edvaldo Lima (PP) e Zé Filé (PROS) votaram contrário à matéria. Já os edis Roberto Tourinho (PV) e Isaías de Diogo (PDT) se abstiveram da votação.


    Utilidade pública


    Foi aprovado o Projeto de Lei de nº 121/2019, de autoria do vereador Fabiano da Van (Cidadania), que considera de utilidade pública a Associação Beneficente e Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Povoado do Limoeiro, localizada na Praça do Limoeiro, s/n, em Feira de Santana.


    Solicitação


    Foram aprovados, em votação única e por unanimidade dos presentes, dois Requerimentos de autoria do vereador José Carneiro (PSDB) - agora, prefeito em exercício -, que solicitam intervenções da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) em prol de localidades do distrito da Matinha.


    Nomeação


    O ex-vereador e ex-deputado estadual Arnando Lessa (PT) foi nomeado para o cargo de diretor da Superintendência de Gestão Prisional, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) da Bahia. A nomeação foi publicada na edição do último sábado (12), do Diário Oficial do Estado.


    Cogitação


    Em avaliação feita durante o fim de semana, a cúpula do PSL cogita a possibilidade de liberar o presidente Jair Bolsonaro, os filhos dele - deputado Eduardo Bolsonaro (SP) e senador Flávio Bolsonaro (RJ) - além de cerca de 20 parlamentares considerados infiéis para saírem do partido desde que assinem um compromisso público dizendo que abrem mão do dinheiro do fundo partidário.


    Julgamento


    O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que irá voltar na próxima quinta-feira (17), a julgar a prisão de condenados em segunda instância no plenário da Corte. Desde 2016, o entendimento majoritário do STF é de que a pena pode ser executada após decisão em segunda instância, como já é executado pelo Judiciário. 



  • 12/10/2019


    14.10.2019 13h13m
    Recomendar

    Sobe - Brasileiros, sobretudo baianos e feirenses, que fizeram caravana para participarem da canonização de Irmã Dulce.


    Desce - Empresas que comercializam brinquedos fora dos padrões do ibametro.


    Assumiu


    O presidente do Legislativo feirense, vereador José Carneiro Rocha, assumiu interinamente, na manhã de ontem (11) o Executivo feirense, em solenidade realizada na Prefeitura Municipal. O parlamentar substitui o atual prefeito Colbert Martins por sete dias - entre 11 e 17 de outubro - enquanto este participa da reunião do WBCSD (Business Councilfor Sustainable Development - Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), em Portugal e da cerimônia de canonização de Irmã Dulce, no Vaticano. Neste intervalo, o vereador e 1º vice-presidente do Legislativo, Alberto Nery, ficará responsável por presidir a Câmara de Vereadores.


    Demora no julgamento


    O julgamento de Geddel e Lúcio Vieira Lima na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), referente ao caso dos R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador, pode demorar mais duas semanas para ser encerrado. O entendimento é do ministro do STF, Gilmar Mendes, integrante da Turma responsável, que levantou a hipótese, em entrevista à BBC Brasil, do caso não ser encerrado na semana que vem.


    Efeitos da saída


    Uma possível saída do presidente Jair Bolsonaro do PSL deve fragilizar ainda mais a base do governo no Congresso Nacional e aproximar a legenda do bloco conhecido como centrão, destaca reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Isso porque o atual presidente do PSL, o deputado Luciano Bivar (PE), e o grupo ligado a ele já sinalizaram uma aproximação com membros de cúpula de siglas de centro.


    Contas rejeitadas


    O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) decidiu, em sessão ordinária na última quinta (10), desaprovar a prestação de contas da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba), referente ao exercício de 2014. Também foi aplicada multa de R$ 8 mil ao ex-diretor executivo da unidade, Eduardo Harold Mesquita Pessoa. Ainda cabe recurso da decisão.


    Auditoria


    Estimulado pelo presidente Jair Bolsonaro, um grupo de deputados do PSL vai pedir ao partido que promova uma auditoria de suas contas para avaliar como foram utilizados os recursos públicos recebidos por meio do Fundo Partidário. A informação foi dada pelo presidente quinta-feira (10), durante visita ao jornal O Estado de S. Paulo. A medida tem como alvo o presidente nacional da legenda, deputado federal Luciano Bivar (PE), com quem Bolsonaro vem travando um duelo pelo controle do partido.


    Negou


    O senador Angelo Coronel (PSD) desmentiu ontem (11) reportagem do site da revista Crusoé afirmando que ele teria pedido ao Senado que custeasse viagem “da esposa e das filhas” para a cerimônia de canonização de Irmã Dulce, que terá início no domingo (13), na Itália. Em publicação nas redes sociais, Coronel, por sua vez, diz que sua viagem foi custeada com recursos próprios, sem ter solicitado qualquer tipo de reembolso, além de afirmar que não tem filhas.


    Exoneração


    A vereadora licenciada Rogéria Santos (PRB) foi exonerada do comando da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador. A publicação, do dia 10 de outubro, está no Diário Oficial do Município.

     

    Deputados em Roma


    Nove dos 39 deputados federais da Bahia integram a delegação oficial da Câmara que desembarcará em Roma, na Itália, para acompanhar, amanhã (13), a canonização de Irmã Dulce (reconhecimento como santa pela Igreja Católica) no Vaticano. São eles: Adolfo Viana (PSDB); Arthur Oliveira Maia (DEM); Daniel Almeida, líder do PCdoB; Eduardo da Fonte (PP); Elmar Nascimento, líder do DEM; José Rocha, líder do PL; Leur Lomanto Júnior (DEM); Nelson Pelegrino (PT); e Paulo Azi (DEM).



  • 11/10/2019


    11.10.2019 11h34m
    Recomendar

    Sobe - Defensoria Pública do Estado por entrar no caso em defesa do Feiraguay.


    Desce - Vândalos que estão depredando prédios públicos e privados na cidade.


    Homenagem


    Em clima festivo e com o plenário e a galeria lotados, o Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana recebeu, na noite da última quinta-feira (9), o Certificado de Empresa Cidadã, por iniciativa da vereador Cíntia Machado (Republicanos), que definiu a Instituição como um patrimônio do Município. Ela justificou a homenagem pelo pioneirismo, excelência e responsabilidade social que caracterizam o trabalho realizado pela unidade de ensino em Feira de Santana há 20 anos.


    Melhorias


    O vereador Luiz da Feira (PCdoB) informou que esteve reunido com o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, em busca de melhorias nas estradas dos distritos de Bonfim de Feira, Santa Rosa, Ipuaçu, KM 13, Limoeiro entre outros.


    Serviço


    Zé Curuca (DEM) relatou que esteve no gabinete do secretário Municipal de Serviços Públicos do Município, Justiniano França, para apresentar o ofício que autoriza a execução do serviço de extensão de rede elétrica das comunidades Borda da Mata e Boa Esperança, no distrito de Humildes.


    Mudança


    O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Alex Lima (PSB), assumirá a presidência do Legislativo baiano. O titular da cadeira, deputado Nelson Leal, irá se ausentar, por consequência da visita ao Vaticano, onde Irmã Dulce será canonizada. O pepista embarcou em missão especial ao Vaticano, para representar a Casa no evento.


    Viagem adiada


    O governador Rui Costa (PT) decidiu adiar sua ida à Europa. O embarque estava previsto para ontem (10). Segundo apurou o Metro1, o petista preferiu continuar no estado para avaliar de perto a situação do movimento grevista deflagrado pelo deputado estadual Soldado Prisco.


    Terrorismo


    Além disso, o governador também solicitou na tarde de ontem (10) que o Ministério Público Estadual e Federal investiguem os recentes ataques de terrorismo em Salvador e algumas cidades do interior baiano. De acordo com o governador, serão entregues materiais de áudio e vídeo que possam ajudar na investigação.


    Malas prontas


    Quem também está de malas prontas é o prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto. Ele fará parte da comitiva oficial que representará o governo brasileiro na cerimônia de canonização de Irmã Dulce, no Vaticano.Além de Neto, também fazem parte da comitiva o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o ex-presidente da República, José Sarney, e o procurador-geral da República, Augusto Aras.


    Aprovação


    O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite da última quarta-feira (9), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 372/17, que cria polícias penais federal, estaduais e distrital, transformando as carreiras de agentes penitenciários. A proposta acrescenta essas polícias dentro dos sistemas de segurança pública tendo como competência a segurança de estabelecimentos penais e a escolta de presos. A intenção do texto, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) é liberar policiais civis e militares das atividades de guarda e escolta dos detentos.


    Sobre óleo


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a falar sobre o óleo misterioso que invadiu praias de todo o Nordeste, ontem (10), durante discurso no Fórum de Investimentos Brasil 2019. Bolsonaro disse que “com certeza” o derramamento é criminoso. Ele não entrou em mais detalhes sobre o assunto nem explicou o motivo da acusação.


    Viagens pagas


    Os senadores Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) viajarão à Itália para acompanhar a canonização de Irmã Dulce, no próximo domingo (13), com diárias pagas pelo Senado, informa o site Vortex Media. Segundo a publicação, os requerimentos dos respectivos aportes foram aprovados pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP).



  • 10/10/2019


    10.10.2019 18h07m
    Recomendar

    Sobe - Garota Primavera por oportunizar meninas da periferia de Feira realizarem sonho de subir na passarela em desfile.


    Desce - Informações desencontradas sobre greve da PM na Bahia.


    Autorização


    Na sessão legislativa de ontem (09), da Câmara Municipal de Feira de Santana, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo de nº 052/2019, de autoria da Mesa Diretiva, que concede, na forma da Lei Orgânica do Município, licença ao prefeito Colbert Martins da Silva Filho, no período de 11 a 17 deste mês, para participar da reunião de membros do Conselho WBCSD - World Business Council For Sustainable Development (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), na cidade de Lisboa, em Portugal, na forma especificada no ofício nº 190, de 03 de outubro de 2019.


    Mangueiras transparentes


    A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em segunda discussão e por maioria dos presentes, o Projeto de Lei de nº 089/2019, de autoria do vereador Edvaldo Lima (PP), que dispõe sobre a transparência das mangueiras nas bombas dos postos de combustíveis. O vereador Zé Filé (PROS) votou contrário à matéria. Já o edil Fabiano da Van (Cidadania) se absteve da votação.


    Utilidade pública


    A Câmara também aprovou, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 121/2019, de autoria do vereador Fabiano da Van (Cidadania), que declara de utilidade pública municipal a Associação Beneficente e Desenvolvimento Comunitário dos Moradores do Povoado do Limoeiro, localizada na praça do Limoeiro, s/n, no município de Feira de Santana.


    Pedido


    Edvaldo Lima (PP) listou as indicações de pavimentação, de sua autoria, em ruas da cidade e pediu ao prefeito interino a partir de amanhã (11), o presidente da Câmara, José Carneiro Rocha (PSDB), que autorize o início das obras e pediu melhorias para o bairro do Tomba, principalmente no tocante à limpeza pública.

     

    Garantiu


    Marcos Lima (Patriota) defendeu o Município das críticas do vereador Edvaldo Lima (PP), em relação as ações no bairro Tomba e sugeriu que o vereador procurasse o secretário Municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, juntamente com os seus assessores.


    Sugestão


    Cadmiel Pereira (PSC) sugeriu que fosse criado um aplicativo para transporte. Segundo ele, a China criou um aplicativo próprio para não ficar refém de outras pessoas, o que também poderia ser feito pela SMT. Ele pediu que seja realizada uma audiência pública para tratar sobre a viabilidade desse aplicativo.


    De saída


    Diante do desgaste com correligionários e com o comando do PSL, o presidente Jair Bolsonaro já está decidido a se desfiliar do partido, de acordo com publicação da revista Veja. Bolsonaro tornou mais claro o desgaste na última terça-feira (8), quando sugeriu a um eleitor que ele “esqueça o PSL”, e disse ainda que o presidente da legenda, o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), “está queimado pra caramba”.


    Empréstimo


    Os vereadores de Salvador aprovaram na tarde da última terça-feira (8), o pedido de empréstimo do Executivo junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 104 milhões. A matéria foi aprovada com 32 votos a favor e 7 contra, de Marcos Mendes (PSOL), José Trindade (sem partido), Marta Rodrigues (PT), Sílvio Humberto (PSB), Ana Rita Tavares (PMB), Hélio Ferreira (PCdoB) e Aladilce Souza (PCdoB). Foram aprovadas ainda sete emendas, sendo cinco delas de autoria de Toinho Carolino (Podemos) e duas de Duda Sanches (DEM).



  • 09/10/2019


    09.10.2019 15h35m
    Recomendar

    Sobe - UEFS por ser a segunda melhor unviversidade da Bahia e uma das 60 melhores do Brasil.


    Desce - Produção industrial baiana por apresentar terceira queda consecutiva.


    Zé Carneiro na prefeitura


    Com a viagem do prefeito Colbert Martins Filho a Portugal, entre os dias 14 e 17 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), assumirá a chefia do poder Executivo Municipal.


    Curtiu


    Zé Filé (PROS) deixou bem claro que espera que Colbert Filho nem volte de Portugal. Ele ficou feliz com o fato do presidente José Carneiro Rocha assumir o Paço Municipal no período em que o prefeito estará fora. Ele torce para que Carneiro faça coisas boas para Feira de Santana enquanto estiver assumindo o poder Executivo Municipal.


    Oposição da presidência


    Com a ida de José Carneiro para a Prefeitura Municipal, quem assume a cadeira da Presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana é o vereador oposicionista Alberto Nery, do PT, que é o 1º vice-presidente da Casa da Cidadania. Ele é o único oposicionista na Mesa Diretora da Câmara.


    Democracia


    O líder do governo na Casa da Cidadania, vereador Marcos Lima (PATRI) considera normal o fato de Nery, petista, comandar os trabalhos legislativos na ausência do presidente José Carneiro. Para ele, isso é democracia.


    Perseguição


    O vereador Edvaldo Lima (PP) reclamou de uma suposta perseguição que está sofrendo na Câmara Municipal de Feira de Santana. Segundo ele, dos 82 projetos apresentados por ele na Casa da Cidadania, desde 2013, apenas seis tiveram parecer favorável.


    Visitas


    Cadmiel Pereira (PSC) informou que está realizando diversas visitas em bairros e distritos de Feira de Santana e levando as demandas ao conhecimento do Executivo através de requerimentos e indicações.


    Solicitação


    Foram aprovados dois Requerimentos de autoria do vereador Lulinha (DEM), que solicitam intervenções da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) em prol da 2ª travessa Gameleira, no bairro Conceição II.


    Convocação


    A Câmara também aprovou dois Requerimentos de autoria da vereadora Eremita Mota (PSDB), que solicitam convocação de sessões solenes no mês de outubro do corrente ano. No Requerimento de nº 173/2019, a edil solicita agendamento de sessão solene para o dia 23 de setembro, às 19h30, no plenário da Casa da Cidadania, com o objetivo de homenagear personalidades que contribuem para a preservação da religião de matriz africana e homens e mulheres que apoiam e defendem a religião de matriz africana. Já na proposição de nº 174/2019, Eremita Mota pede a convocação de sessão solene para o dia 28 de outubro, às 19h30, no plenário da Casa da Cidadania, para comemorar o Dia Municipal da Consciência Rotária, com palestra do senhor Paulo Pereira e entrega de medalhas alusivas aos homenageados. 



  • 08/10/2019


    08.10.2019 13h33m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por realizar festival internacional de teatro.


    Desce - Consumidores que fazem compromissos financeiros e não os cumprem.


    Pedido


    No uso da tribuna, na sessão ordinária de ontem (07), na Casa da Cidadania, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) lembrou que se aproxima o Dia das Crianças e tratou da realidade das instituições que cuidam das crianças e adolescentes em Feira de Santana. O edil aproveitou para pedir que as pessoas ajudem as entidades existentes na cidade.


    Sobre reunião


    Lulinha (DEM) tratou sobre a audiência que teve com o secretário Estadual de Segurança Pública onde solicitou melhorias na segurança da cidade, principalmente no Centro de Abastecimento. Segundo ele, foram expostos todos os problemas enfrentados por conta da violência na cidade, principalmente os crimes ocorridos no Centro de Abastecimento. O edil informou que foi pedido ao deputado José Nunes e ao secretário que adotem medidas para reduzir os números.


    Convite


    Zé Filé (PROS) informou sua programação do final de semana em comemoração ao Dia das Crianças. Ele convidou a comunidade do Feira X e adjacências para um bingo em homenagem ao Dia das Crianças. Filé informou que as cartelas são gratuitas. A programação acontecerá das 8 às 12 horas, ao lado da Feirinha.


    Cobrança


    Edvaldo Lima (PP) chamou a atenção do representante do Governo Municipal na Casa, vereador Marcos Lima (Patriota), para o atraso do Poder Executivo no cumprimento das indicações feitas pelos vereadores. Nitidamente irritado, o edil relatou que há três anos fez uma indicação solicitando a instalação de um redutor de velocidade (quebra-molas) no distrito da Matinha, em Feira de Santana, e que até o presente momento nada foi feito.


    CPMI das Fake News


    Depois de causar muito barulho, a CPMI das Fake News, presidida pelo senador Angelo Coronel (PSD), ficará por mais uma semana sem ter sessão, segundo informações do site O Antagonista. Na semana passada não houve reunião por causa da votação da reforma da Previdência em primeiro turno no Senado, além de sessão na Câmara dos Deputados.


    Acusação


    O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) acusou ontem (7), a imprensa de agir com ‘covardia’ e ‘patifaria’ na cobertura midiática do seu governo. As críticas do presidente foram direcionadas aos jornais Folha de São Paulo e ao Correio Braziliense, após publicações de reportagens denunciativas a seu governo e sua atuação na gestão eleitoral para presidente, em 2018.


    Altos gastos


    O presidente Jair Bolsonaro e sua equipe já gastaram, desde o mês de janeiro até agosto, R$ 3,7 milhões dos cofres públicos com viagens, de acordo com dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, solicitados por meio de Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo Portal Fiquem Sabendo.


    Opinião


    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmou que a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lava Toga, medida defendida por parlamentares no Congresso, é “desnecessária”. O jurista disse que o país precisa de “paz entre os poderes”. Toffoli afirmou que vai colocar no plenário da Suprema Corte ainda neste ano o caso das prisões após condenação em segunda instância.



  • 05/10/2019


    08.10.2019 13h29m
    Recomendar

    Sobe - Banda feirense selecionada para fazer show em eventos celebrativos pela canonização da Irmã Dulce.


    Desce - O crescente número de famílias que gastam mais do que ganham segundo dados do IBGE.


    Homenagens


    Uma noite de muitas homenagens. Quatro ao todo. Foi assim a solenidade na Câmara Municipal de Feira de Santana, na última quinta-feira (3), para entrega dos Títulos de Cidadania Feirense ao Coronel PM Anselmo Alves Brandão e ao Coronel PM Paulo de Tarso Alonso Uzêda, atendendo aos Decretos Legislativos de autoria dos vereadores José Carneiro Rocha e Isaías dos Santos, respectivamente. Também por iniciativa de Isaías de Diogo foi condecorado com a Comenda Maria Quitéria o Coronel PM Luziel Andrade de Oliveira, honraria concedida ainda ao Major PM Átila de Jesus do Carmo, indicado pelo vereador Gilmar Amorim.


    Audiência


    A vereadora Neinha Bastos (PDT) informou que participou de uma audiência com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, juntamente com os demais colegas vereadores, para tratar sobre assuntos referentes à segurança pública de Feira de Santana. Segundo ela, o secretário Maurício foi convidado a participar da Audiência Pública que acontece no próximo dia 18, na Casa da Cidadania, com o intuito de também discutir a segurança pública do município.


    Não será candidato


    Especulado para disputar as eleições presidenciais de 2022, o ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou que não será candidato a nenhum cargo eletivo. De acordo com a Veja, Moro afirmou não ter “perfil político-partidário”.


    Crítica


    O presidente Jair Bolsonaro se mostrou contrário à tentativa do Supremo Tribunal Federal (STF) de validar juridicamente as mensagens de Telegram obtidas e divulgadas pelo site The Intercept Brasil, envolvendo integrantes da operação Lava Jato.


    Convite


    Convidado pelo PDT para se filiar ao partido e concorrer à Prefeitura de Salvador em 2020, o secretário municipal de Saúde, Leo Prates (DEM), reuniu-se na última quinta-feira (3), com um dos caciques da legenda, Ciro Gomes. O site bahia.ba apurou que o encontro foi na casa do ex-ministro, em Fortaleza (CE), a convite do próprio Ciro.


    Projeto


    O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) apresentou um projeto cujo objetivo é transformar mortes decorrentes de intervenções policiais em “suicídios” e retirar a responsabilidade sobre essas mortes dos policiais do país. O PL (Projeto de Lei) nº 4640, de 2019, está em tramitação no Senado. As informações são do portal UOL.


    Opinião


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendeu que mensagens obtidas de forma ‘ilegal’ não devem ter valor perante à justiça. “Se é criminoso, é criminoso. Respeita a lei”, disse o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada, ontem (4).


    Manutenção


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) decidiu manter no cargo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que foi indiciado pela Polícia Federal sob suspeita de envolvimento no esquema de laranjas do PSL. A informação foi passada pelo porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros. Segundo ele, Bolsonaro aguardará o desenrolar do processo para tomar uma decisão. Enquanto isso, Álvaro Antônio continuará no cargo.



  • 04/10/2019


    08.10.2019 13h22m
    Recomendar

    Sobe - Prefeitura de Feira por priorizar saúde e educação em seu orçamento para 2020.


    Desce - Estabelecimentos que comercializam brinquedos infantis sem obedecer legislação vigente no país.


    Frequência


    A Câmara dos Deputados atestou a frequência do hoje deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) durante o período em que ocupou cargo comissionado na liderança do PTB, então partido do pai, Jair Bolsonaro, na Casa. De acordo com reportagem da Época, a Câmara garantiu que ele ocupou o cargo de Assistente Técnico e informou que não houve registros de faltas e ausências, de 20 de fevereiro de 2003 a 1 de julho de 2004. O registro foi uma resposta a um pedido feito pela revista por meio da Lei de Acesso à Informação.


    Crítica


    O senador Jaques Wagner (PT) voltou a criticar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Wagner ressaltou que o petista foi condenado e preso por “motivação política”.


    Desejo


    O senador Otto Alencar minimizou o pedido do ex-secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) Sérgio Brito (PSD) para deixar o cargo e reassumir o mandato de deputado federal. Ele disse que espera uma rápida volta.


    Empenho


    Depois da definição de que o deputado estadual Niltinho será o pré-candidato do PP à Prefeitura de Salvador, a ordem do presidente estadual do partido, o vice-governador João Leão, é empenho máximo dos correligionários na pré-campanha do parlamentar.


    Tentativa


    Para tentar blindar a reforma da Previdência e aprová-la de forma definitiva e sem novas derrotas até meados deste mês, o governo vai tentar melhorar a relação com o Senado. Quarta (2), com uma semana de atraso, o plenário do Senado concluiu a aprovação da proposta em primeiro turno. A equipe econômica se incomodou com a “desidratação” do texto.


    Afirmação


    O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse, em entrevista à GloboNews, que nunca foi bolsonarista e que apenas “incorporou” o slogan “BolsoDoria” na eleição de 2018. Na ocasião, ele chegou a usar camisetas no 2º turno pedindo votos também para o então candidato Jair Bolsonaro.


    Vetos


    O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), vai vetar ao menos 14 pontos do projeto que regulamenta o transporte por aplicativos na cidade, a exemplo do Uber e 99Pop. De acordo com o site Bahia Notícias, a lista completa dos vetos deve ser divulgada no Diário Oficial do Município.


    Indicações


    O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Senado duas indicações para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os nomes enviados por Bolsonaro são do atual superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Anac, Ricardo Catanant, e do secretário de transportes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Thiago Costa Caldeira.



  • 03/10/2019


    08.10.2019 13h17m
    Recomendar

    Sobe - Idosos que se reinventam todos os dias para manter vida saudável na terceira idade.


    Desce - Cantor sertanejo por ter sido condenado a 30 anos de prisão por morte de companheira.


    Manifestação


    Os estagiários em educação retornaram à Câmara, na manhã de ontem (2), em busca de uma reunião com o prefeito, sobre a qual o líder do governo já informou que está tentando intermediar com o chefe do executivo. “Oh Marcos Lima, não negue, não! Colbert Martins tá nem aí pra educação”, foi o canto entoado pelos estagiários na galeria da Casa, o que, em certo momento, resultou na suspensão da sessão por conta do barulho.


    Aprovação


    Foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 101/2019, de autoria do vereador Alberto Nery (PT), que declara de utilidade pública municipal o Instituto de Associação Cultural João Miúdo.


    Pedido


    João Bililiu (Cidadania) pediu que o Governo do Estado reloque o Terminal Rodoviário de Feira de Santana para o CIS. Ele disse que já está elaborando um Projeto de Lei neste sentido, pois, segundo ele, a cidade está crescendo e precisa avançar também nesse sentido.


    Crítica


    Bililiu também criticou a postura dos vereadores Roberto Tourinho (PV) e Eremita Mota (PSDB), chamando os dois de palhaços. Para João, os seus dois colegas vereadores estão cuspindo no prato que comeram.


    Rebateu


    Tourinho (PV) rebateu as críticas que recebeu do colega João dos Santos, Bililiu (Cidadania). Segundo Roberto, a Câmara é um parlamento, não é mosteiro nem local de oração. Para ele, lá, todos têm o direito de se manifestar e expor suas respectivas e posições.


    Participação


    O governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) participaram ontem (2), da cerimônia de posse do novo procurador-geral da República, Augusto Aras, em Brasília (DF).


    Remanescentes


    A cada dez integrantes do topo do funcionalismo público no governo Bolsonaro, quatro são remanescentes de administrações anteriores, incluindo pessoas que ocupam cargos de comando, como superintendências e direções de empresas estatais, fundações e autarquias. As informações são do jornal O Globo.


    Campanha


    O governo Bolsonaro lançou ontem (2), na TV e na internet, a campanha publicitária do pacote anticrime articulado pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro. Os filmes, de 30 segundos, apresentam casos reais de pessoas que lidaram com situações de impunidade. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.



  • 02/10/2019


    08.10.2019 13h06m
    Recomendar

    Sobe - CMDI por passar a oferecer mamografia digital, o que signfica um avanço na saúde pública de Feira.


    Desce - A Seleção de Feira de Santana por ser eliminada do Campeonato Intermunicipal.


    Palestra de João Roma em Feira


    O deputado federal João Roma, relator da Proposta de Emenda Constitucional nº 45/2019, que tramita no Congresso Nacional sobre a Reforma na Legislação Tributária vigente no País, vai proferir palestra na quinta-feira (03), na Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana. Convidado pelo presidente do poder legislativo, vereador José Carneiro Rocha, Roma vai tratar sobre a PEC da qual é relator. A sessão especial está com horário previsto para começar às 15h, no plenário da Casa Legislativa.


    Parabenizou


    No uso da tribuna, na terça-feira (01), em comemoração ao Dia Nacional do Vereador, na Casa da Cidadania, o edil Isaías dos Santos (PDT) parabenizou os colegas pela passagem da data. Ele disse que estar vereador é não ter hora para acordar e dormir, é estar dia após dia buscando solução para os problemas das pessoas.

     

    Gratidão


    O líder do Governo, vereador Marcos Lima (Patriota), agradeceu a Deus por estar exercendo a vereança no segundo maior município do estado da Bahia, onde, segundo ele, tem procurado lutar e defender os interesses maiores da coletividade, com ações voltadas, sobretudo para a melhoria dos serviços públicos.


    Reflexão


    Cadmiel Pereira (PSC) ressaltou que o vereador tem um papel fundamental para o aprimoramento da democracia e, por meio do diálogo direto com a população, ele tem acesso aos problemas da comunidade. De acordo com Cadmiel, sendo o representante político mais próximo do cidadão, o vereador tem grande importância para a gestão e o desenvolvimento da cidade.


    Agradecimentos


    Gerusa Sampaio (DEM) agradeceu a Deus pelos quase 12 anos de atividade parlamentar na Câmara Municipal, que segundo ela, acaba sendo a extensão das próprias casas dos vereadores.


    Dia do Idoso


    Gerusa informou que o dia 1º de outubro também se comemora o Dia do Idoso, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e os cuidados com a população idosa. Na oportunidade, ela parabenizou o Governo Municipal por celebrar e promover ações e programas voltados para as pessoas da terceira idade, sobretudo por meio do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.


    Outubro Rosa


    A edil também destacou o Outubro Rosa - campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.


    Orgulho


    Luiz da Feira (PCdoB) relembrou sua trajetória “de menino humilde da zona rural” a edil do maior município do interior da Bahia. Ele frisou a importância da família e de cultivar boas amizades, e afirmou que tem orgulho de dizer que é vereador de Feira de Santana.


    Justiça


    O ex-vereador Marialvo Barreto informou que entrará na justiça contra a Câmara Municipal de Feira de Santana. O que motivou o professor foram as concessões de Título de Cidadão Feirense ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e à Ministra Damares Alves que, segundo ele, ferem a legislação, pois ambos não têm serviços prestados à cidade.



  • 01/10/2019


    08.10.2019 12h57m
    Recomendar

    Sobe - Festa do Vaqueiro, em Jaguara, por celebrar a tradição do homem nordestino.


    Desce - Eike Batista, por ser condenado a 8 anos de prisão e multa de R$ 82,8 mi por manipulação de mercado.


    Aprovação


    Foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, na manhã de ontem (30), na Casa Legislativa, o Projeto de Lei de nº 112/2019, de autoria do vereador Zé Curuca (DEM), que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Depressão Infantojuvenil, que será realizada na última semana do mês de setembro de cada ano, no âmbito do município de Feira de Santana. A Semana de Conscientização sobre Depressão Infantojuvenil tem como objetivos: Levar ao conhecimento da população a informação acerca da doença; orientação a respeito do diagnóstico e do adequado tratamento; auxiliar na detecção de possíveis casos da doença no município; diagnosticar casos, realizar encaminhamentos para acompanhamento especializado.


    Utilidade pública


    A Câmara Municipal aprovou, também em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 108/2019, de autoria do vereador Roberto Tourinho (PV), que declara de utilidade pública a Associação Comendador Jonathas Telles de Carvalho, com sede no município de Feira de Santana - Bahia, na Avenida Eduardo Fróes da Mota, n° 05, bairro Santa Mônica, CEP 44.078-015.


    PL


    Foi aprovado o Projeto de Lei de nº 101/2019, de autoria do vereador Alberto Nery (PT), que declara de utilidade pública municipal o Instituto de Associação Cultural João Miúdo. De acordo com a proposição, cessarão os efeitos da declaração de utilidade pública caso a entidade substituir os fins constantes do estatuto ou deixar de cumprir as disposições estatutárias; alterar a sua denominação e, dentro do prazo de 90 dias, contados da averbação no Registro Público, não comunicar a ocorrência ao departamento competente da administração pública municipal local.


    Certificação


    Foram aprovados dois Projetos de Decreto Legislativo, de autoria da vereadora Cíntia Machado (PRB), que concedem o Certificado Municipal de Empresa Cidadã à Faculdade UNEF e ao Centro Universitário UNIFT de Feira de Santana. A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Feira de Santana providenciará a impressão dos Certificados de Empresa Cidadã, que serão entregues em sessão solene convocadas para este fim.


    Visita


    A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, visitaram o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ontem (30), na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, para discutir a possibilidade de ele sair da prisão em regime fechado, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha. Tanto a presidente da legenda quanto o ex-candidato do partido à presidência são advogados e representam o ex-presidente.


    Sugestão


    Em conversa com estudantes na manhã de ontem (30), o presidente Jair Bolsonaro recomendou que uma professora leia o livro “A Verdade Sufocada - A história que a esquerda não quer que o Brasil conheça”, do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.


    Descontingenciamento


    O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na manhã de ontem (30), a liberação de R$ 1,821 bilhão em recursos que haviam sido contingenciados. Desse montante, R$ 1,156 bilhão será destinado a universidades e institutos, R$ 270 milhões vão para bolsas da Capes, R$ 100 milhões para exames da educação básica e R$ 290 milhões para a compra de livros didáticos.

     

    Alto gasto


    Deputado Federal Alex Santana (PDT-BA) está na lista dos 313 parlamentares que gastaram R$ 9,3 milhões com o aluguel de carros no primeiro semestre deste ano 2019, o valor é suficiente para comprar cem Corollas zero km ou alugar 4.690 carros a R$ 2.000 cada um. Com informações do UOL.



  • 28/09/2019


    07.10.2019 17h27m
    Recomendar

    Sobe - Bases de Segurança em Feira de Santana por realizar concurso garota da base como estimulo para promover inclusão social e aproximação da PM com a comunidade.


    Desce - Rodrigo Janot por expor a vontade de matar o ministro Gilmar Mendes quando este envolveu sua filha inapropriadamente em citações. Janot ter pensado em matar não é crime, pois o fato não ocorreu, mas pode ser encarado como crime pela figura pública que é, expor tal pensamento, pode influir outras pessas a cometerem o ato.


    Lava Jato


    A Polícia Federal deflagrou ontem (27), com o apoio do MPF (Ministério Público Federal) e Receita Federal, a 66ª fase da Operação Lava Jato, batizada de ‘Alerta Mínimo’. São alvos da investigação três gerentes e um ex-gerente do Banco do Brasil que foram cooptados por operadores financeiros para facilitar a realização de centenas de operações de lavagem de dinheiro entre os anos de 2011 e 2014.


    PL


    O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) protocolou na Câmara um projeto de lei que isenta motoboys do pagamento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de motocicletas. O benefício incluiria mototaxistas e entregadores em geral. Atualmente, somente taxistas e pessoas com deficiência têm isenção de IPI e IOF na aquisição de veículos elétricos ou híbridos.


    Flagra


    Abordado por um apoiador na porta do Palácio da Alvorada ontem (27), o presidente Jair Bolsonaro cochichou para um segurança que o homem não conseguiria emprego “só pelo bafo”. O momento foi flagrado em transmissão ao vivo feita nas redes sociais do próprio presidente.


    Confusão


    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) confundiu na última quinta (26), a Alemanha com a Amazônia ao comentar as queimadas registradas na região e criticar o que considera ser ingerência externa na soberania do Brasil em relação à floresta. As declarações foram feitas na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília.


    Fake News


    O filho do presidente Jair Bolsonaro, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), compartilhou uma “fake news” sobre a ativista sueca Greta Thunberg. Na noite da última quarta-feira (25), ele postou uma foto no Twitter em que Greta aparece sentada em um trem com uma mesa farta à sua frente, enquanto crianças famintas assistem toda a cena pela janela. Segundo apurou o BR Político, a foto é, na verdade, uma montagem. A imagem original foi postada pela sueca em janeiro deste ano no Instagram. No post, o filho do presidente também escreveu que Greta é “financiada” por George Soros, um bilionário húngaro-americano - outra informação já desmentida pela jovem.


    Reação


    Presidente da CPMI das Fake News, o senador Angelo Coronel (PSD) criticou a postura do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) por ter espalhado uma fotomontagem e uma informação deturpada em ataque a ativista climática Greta Thunberg. Ele disse que não é nada diplomático que um candidato a embaixador compartilhe informação falsa para o mundo inteiro ver.


    Tema principal


    A Reforma da Previdência foi o principal tema das transmissões ao vivo do presidente Jair Bolsonaro desde o início do mandato até o último dia 19, de acordo com levantamento do portal Metrópoles. A mudança nas regras da aposentadoria, que tramita no Senado, foi abordada em 14 “lives”, ou seja, em metade das transmissões feitas pelo presidente.


    Divisão iniciada


    Após meses de disputa pelo protagonismo na agenda econômica, Câmara e Senado começaram a se dividir em relação à tramitação de propostas da área. Segundo a Folha, enquanto a alteração da regra de ouro das contas públicas será analisada na Câmara, o chamado pacto federativo seguirá na Casa vizinha. Já em relação à reforma tributária, o governo tem a intenção de que o texto avance por meio de uma comissão mista.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia