Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • 14/06/2017


    14.06.2017 11h22m
    Recomendar

    Sobe - DEAM por resgatar jovem que era mantida em cárcere privado pelo namorado


    Desce - Homem que mantinha namorada em cárcere privado em condições subhumanas

     

    Festejos e agradecimento

     

    O vereador Zé Curuca em seu discurso, agradeceu à comunidade do Fulô, e falou sobre o encerramento dos festejos de Santo Antônio, que contou com a presença do bispo Dom. Zanone. O edil também convidou a população para a festa em louvor a Nossa Senhora dos Humildes, que começa no dia 16 e vai até o dia 18, no distrito de Humildes. Para finalizar, Curuca agradeceu ao secretário Justiniano França por ter iniciado os trabalhos de limpeza no distrito e no bairro do Limoeiro.


    Em prol dos deficientes

     

    Alberto Nery afirmou que esteve no último final de semana na Assembleia Legislativa da Bahia, para participar da frente parlamentar das pessoas com deficiência, iniciativa do deputado Ângelo Almeida, segundo o vereador, o evento foi muito participativo. "Eu abraço essa iniciativa, e gostaria que a Casa também abraçasse com a iniciativa de criar uma comissão de defesa. Acho que isso é muito pouco, nós cidadãos normais já temos dificuldades para se locomover, imagine as pessoas com problemas visuais, ou outras deficiências?", questionou.


    Descaso com a capoeira

     

    O vereador João Bililiu (PPS) tratou sobre o descaso com que a capoeira vem sendo tratada em Feira de Santana. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Educação deve intensificar as ações voltadas para a promoção e oferta da capoeira nas escolas municipais. "Essa arte contribuiu muito para a história do nosso país e em Feira de Santana vem sendo tratada com perceptível descaso. Aqui temos grandes escolas, com mestres renomados como mestre Gago da Dois Antônios; mestre Paraná, que é um ativista das causas dos capoeiristas da cidade; mestre Kel; mestre Nonato; mestre Cláudio; mestre Ceguinho; mestre Primo; mestre Bigode; mestre Lazinho e outros", pontuou.

     

    Congratulações a Igreja Batista

     

    Edvaldo Lima deu entrada em uma Moção de Congratulação à Igreja Batista Alvorada pela comemoração dos 53 anos de existência no município de Feira de Santana. Segundo o edil, é com grande satisfação que parabeniza a Igreja e para tal fez um breve relato da história de fundação. "A Igreja, vinculada à Convenção Batista Brasileira, foi organizada no dia 18 de junho de 1964, pela Igreja Batista do Sobradinho em Feira de Santana. Contava com 54 membros. De início, a Igreja se reunia na garagem da cada dos missionários americanos Pr. Burley Eduard Cader e sua esposa Ulene Cader, localizada na Rua Barão do Rio Branco", relatou Edvaldo.

     

    Ouvindo a comunidade

     

    Carlito do Peixe salientou que esteve em visita às comunidades na última semana, participando de reuniões no bairro Luiz Eduardo Magalhães, no Conjunto Jomafa e ainda no Recanto dos Pássaros, onde ouviu pedidos de melhoramento, principalmente pavimentação. "Os moradores do Luiz Eduardo pediram que onde há corredor de ônibus seja asfaltado", destacou. Outra obra citada pelo vereador foi a construção da creche popular do bairro Irmã Dulce, que já está na terceira empresa responsável. A primeira, de acordo com o edil, desistiu com seis meses de trabalho e a segunda com 90 dias. "Aquele equipamento é para as mães que não têm onde deixar os filhos para trabalharem. Ele já está em sua fase final e nos próximos 60 dias poderá ser inaugurada. É um benefício para uma comunidade carente como aquela", afirmou. Sobre a Avenida do Recanto dos Pássaros, Carlito disse que conseguiu que a obra fosse realizada com um pedido ao prefeito José Ronaldo de Carvalho.

     

    Mais foco no trabalho

     

    O vereador Edvaldo Lima destacou que observa atentamente a posição de alguns dos seus colegas na Casa, que ao invés de se preocuparem com o seu trabalho tentam denegrir ou manchar outros companheiros. O discurso do vereador aconteceu na manhã de ontem (13), na Câmara Municipal de Feira de Santana. Edvaldo se referiu ao vereador Isaías de Diogo, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que fez um discurso de acusação ao colega Roberto Tourinho e deu pareceres contrários a quatro projetos de sua autoria. Um dos projetos pede que dispões sobre a divulgação das receitas de multas de trânsito em Feira de Santana. "O Governo Municipal tem alguma coisa a esconder sobre os valores que são recebidos, para que não seja divulgados? Pergunto isso ao presidente da CCJR, que estava aqui tentando acusar o vereador Roberto Tourinho (PV)", disse.

     

    Festejos nos distritos

     

    O vereador Lulinha comemorou a divulgação da grade de atrações do São Pedro de Jaíba e do São João de Tiquaruçu, feita pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, no programa Acorda Cidade, da Rádio Sociedade. O vereador ainda falou sobre o Forró Jegue, que faz parte do Calendário Oficial do Município, e acontece no distrito de Jaíba, onde a população sai de casa em casa para serem recebidos com festa e comidas típicas pelos donos. "Eles saem às 8h da manhã, e por volta das 15h, chegam à praça do distrito", contou. Lulinha convidou a todos para participarem da festa, que é tradicional e ele considera de suma importância para o distrito. 



  • 13/06/2017


    13.06.2017 08h24m
    Recomendar

    Sobe - 64ª CIPM por ampliar efetivo durante período junino para garantir mais segurança a comerciantes e comerciários de Feira de Santana


    Desce - Estabelecimentos que vendem fogos de maneira indiscriminada a menores de 18 anos

     

    Painel será restaurado


    Na sessão de ontem (12), a vereadora Gerusa Sampaio agradeceu ao diretor do IPAC pela visita técnica à rodoviária de Feira de Santana, para observar o painel que precisa de reforma. Segundo a vereadora, a previsão dada para a restauração é de aproximadamente 90 dias, ela concluiu chamando a atenção para a importância da obra e do painel, que é tombado e é um patrimônio de Feira de Santana.

     

    Descarte incorreto


    O vereador Isaías de Diogo afirmou que fez uma solicitação ao secretário Justiniano França, para que intervisse em algumas áreas do Feira X, que estão servindo de depósito de lixo. "Fui autor de uma indicação aqui e conseguimos com que o carro do lixo adentrasse os caminhos do Feira X e passasse nas portas dos moradores, mas alguns ainda insistem em colocar o lixo em outros lugares", afirmou.

     

    Defesa de ideias


    Segundo o vereador Cadimiel Pereira, a Casa da Cidadania recebeu uma representação da OAB Feira de Santana, solicitando um vídeo do discurso do vereador Edvaldo Lima, onde seria analisada uma possível prática de LGBTfobia. Cadimiel saiu em defesa do colega por entender que o que houve foi a livre manifestação do pensamento, o que é assegurado por lei. "Edvaldo tem sim o direito de defender a palavra de Deus, faz isso por defesa. Esta Casa não pode ter censura, ele tem direto de manifestar a defesa de suas ideias, isto é um retrocesso, não é uma intervenção externa que vai acovardar qualquer parlamentar de defender as suas ideias", disse.

     

    Defendendo os princípios


    Edvaldo Lima agradeceu ao vereador Cadimiel por tê-lo defendido, o edil afirmou que está na constituição Federal a liberdade de expressão com ética. "Não vou recuar de questionar e defender os princípios morais e éticos do município, parabenizo o presidente da OAB, Marcos Pinheiro, mas não estou preocupado com as representações, não tenho raiva, mas tenho certeza que o grupo LGBT gostaria de ser um pouco evangélico. O rancor vem da parte de lá, que não aprende a ler a Bíblia para respeitar as pessoas", disparou.



    Só fizeram uma parte


    Zé Filé agradeceu ao secretário de obras, que segundo ele, depois de muita luta o buraco foi tapado. "Estou aqui agradecendo, mas tenho que dizer que a equipe que foi fazer o serviço não fez bem feito, ficou uma parte fofa que está para afundar. Peço novamente que consertem", cobrou.

     

    Barracas derrubadas


    Ainda segundo Zé Filé, algumas barracas da feirinha do Feira X foram derrubadas. "Não sei o que está acontecendo, alguém está indo derrubar as barracas do povo, temos que tentar ajudar as pessoas e não fazer isso. Conversei com José Carneiro, ele ligou para o prefeito e agendamos para uma reunião na quarta de tarde, para apelar diretamente, levar as reivindicações para ele, junto com alguns representantes da feirinha. Se eu estivesse lá, não teriam derrubado, ligaria para o prefeito na mesma hora, aproveitaram a minha ausência, mas não fui passear, fui para um congresso, aprender", disse.


    Torcida não prestigia


    Zé Carneiro parabenizou o Fluminense de Feira, que segundo ele faz uma campanha extraordinária no Brasileirão da série D. "Sem dúvidas, o time vai passar para a segunda fase, com tranquilidade. Parabenizo aqui o Zé Chico pelo comprometimento e dedicação ao Fluminense. Ao longo dos anos ele vem se doando ao time, mas não podemos deixar de lamentar que a torcida não está prestigiando o Flu, precisamos conclamar para que prestigiem os jogos principalmente em Feira, é fundamental a participação da torcida nos jogos aqui dentro para que o tine se fortaleça", afirmou.  



  • 10/06/2017


    12.06.2017 16h50m
    Recomendar

    Sobe - Câmara Municipal por antecipar primeira parcela do 13º salário dos servidores

     

    Desce - Temer por não responder as questões importantes e de grande interesse social feitas pela Polícia Federal 

     

    PSDB e a base Temer


    Com o crescente clamor para abandonar a base aliada do governo Michel Temer (PMDB), mais de 20 deputados do PSDB assinaram uma carta endereçada ao presidente interino da legenda, Tasso Jereissati (CE), a fim de reforçar a posição contrária. Esse grupo representa uma minoria dentro e fora do Planalto. Como mostrado por uma pesquisa encomendada pelo próprio PSDB enquanto 27% defendem a renúncia do presidente e 18% preferem a saída por impeachment, 17% dos entrevistados defendem a permanência de Temer no cargo até o fim de 2018. A pesquisa, que ouviu duas mil pessoas, indica ainda que 30% são a favor da cassação da chapa no processo que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Diante disso, o PSDB segue dividido.

     

    Não quer revelar senha

     

    O diretor jurídico da JBS, Francisco Assis da Silva, que foi alvo de mandado de busca e apreensão durante a Operação Bullish, em maio deste ano, se recusa a fornecer a senha do celular que foi apreendido com ele. Segundo informações da Coluna do Estadão, a PF não tem tecnologia para acessar os dados sem que o executivo forneça a senha. O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação e conseguiu decisão favorável em 1ª instância para que Silva revelasse o código. O executivo recorreu da decisão e o Tribunal Regional Federal (TRF) mandou paralisar a análise do material apreendido. Os investigadores levantaram suspeitas sobre a reação do funcionário da JBS, já que o sócio da companhia, Joesley Batista, entregou a senha imediatamente. Com a recusa em colaborar com a Bullish pode levar a questionamentos sobre a validade do acordo, mesmo o escopo não tendo direta.

     

    Fies Plus



    O Ministério da Educação pretende lançar incentivos para que bancos privados aumentem o financiamento a estudantes universitários. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, do Jornal Folha de S. Paulo, o projeto vem sendo chamado internamente de “Fies Privado” ou “Fies Plus”. A ideia é de que o governo continuaria, paralelamente, financiando estudantes de baixa renda por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com a atuação dos bancos, pretende-se ampliar o número de vagas e manter os custos do financiamento, sem aumento dos juros.

     

    Ampliação de limites

     

    O Ministério da Saúde teve ampliação de R$ 2 bilhões em seu limite de gastos. De acordo com portaria publicada na sexta-feira (9), no Diário Oficial da União, também foram liberados R$ 500 milhões ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, R$ 33 milhões ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e R$ 5 milhões ao Ministério da Cultura. Após essas ampliações de limites de movimentação e empenho, no total de R$ 2,538 bilhões, restaram R$ 316 milhões em reserva para atender situações emergenciais, informou o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.


    Crime

     

    A denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer deverá usar como mote a atuação do peemedebista como “chefe de organização criminosa”. Pessoas próximas ao procurador-geral Rodrigo Janot disseram à coluna Painel, da Folha, que o Ministério Público está focado em construir uma denúncia consistente o suficiente para acusar o presidente. Por outro lado, aliados de Temer garantem que estão preparados para uma escalada no tom da PGR e se armam para apontar uma suposta “violência processual” de Janot. A PGR disse que não iria se manifestar. A expectativa é que Janot apresente a primeira denúncia contra o presidente na próxima semana.

     

    Driblando fraudes

     

    O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei para obrigar revendedores do botijão de cozinha a conferirem, no momento da venda, o peso do produto. A checagem deverá ser feita na frente do comprador. Segundo o texto, publicado no Diário do Legislativo da quinta-feira (8), a conferência será feita por meio de equipamento com autenticação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Caso a lei seja descumprida, o infrator terá de pagar multa de R$ 2 mil, que será dobrada em caso de reincidência. Na justificativa, o pedetista afirma que o projeto tem o objetivo de evitar fraudes na comercialização do botijão de gás.

     

    Impedimento de ministro

     

    O vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, pediu o impedimento do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga Neto, para atuar no julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer. Dino argumentou que Admar foi advogado da ex-presidente, o que poderia contaminar seu posicionamento. O pedido, entretanto, foi negado pelo plenário da Corte Eleitoral e causou alvoroço entre os ministros. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, chegou a dizer que o Ministério Público Eleitoral
    precisa se pautar pela “lealdade processual”. Dino, entretanto, negou ter sido desleal, ao que Mendes respondeu: “É bom que seja assim”.



  • 09/06/2017


    09.06.2017 14h30m
    Recomendar

    Sobe - O Sindvigilantes por vencer a batalha contra o sindicato patronal.

     

    Desce - As intermináveis filas que se formaram nas agências bancárias, depois da paralisação de 15 dias da segurança privada.

     

    Força da pesquisa

     

    O resultado da pesquisa do Instituto Paraná, dando um resultado bastante favorável a ACM Neto sobre Rui Costa, de 54% a 24%, na última quarta-feira (7), teve uma força tão grande na opinião pública comparável ao do J Malucelli lanterninha do Campeonato Paranaense.

     

    Acompanhou pela TV

     

    O presidente Michel Temer acompanhou no gabinete, acompanhado de ministros, a sessão da manhã de quinta-feira (8), o julgamento da ação que pede a cassação da chapa formada por ele e pela ex-presidente Dilma Rousseff, na eleição de 2014. A agenda desta quinta do presidente só registra "despachos internos", e até gravações que estavam programadas para os canais oficiais do governo foram suspensas. O presidente chegou ao Palácio do Planalto por volta das 9h. Ministros que têm gabinete no Planalto foram chamados ao gabinete presidencial e se revezaram ao lado do presidente, assistindo pela TV a transmissão do julgamento.

     

    Repasse de 80 mi

     

    Já com inquérito aberto para investigar se os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff receberam R$ 80 milhões de dólares da J&F em contas no exterior, o procurador da República no Distrito Federal Ivan Cláudio Marx vai marcar os depoimentos dos delatores Joesley e Wesley Batista. O propósito do Ministério Público é ouvir se os irmãos confirmam ter pagado o montante aos petistas, como relatado na delação premiada que fecharam com a Procuradoria-Geral da União (PGR). Segundo informações da coluna Radar Online, da Veja, o procurador vai pedir documentos que comprovem os repasses, como os números das contas, os comprovantes das transferências e os detalhes das operações financeiras.

     

    Denúncia contra Temer

     

    Os aliados do presidente Michel Temer esperam que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhe uma denúncia contra o peemedebista em caso de placar favorável no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é que o governo tenha 40 dias para impedir o avanço da denúncia, quando chegar à Câmara. De acordo com a colunista Andréia Sadi, do G1, o presidente Rodrigo Maia precisará numerá-la e enviá-la para a Comissão de Constituição e Justiça. Após as 15 sessões e pedido de vista previstos, deverá ser votado um parecer favorável ou contrário à denúncia. Em seguida a decisão será submetida ao plenário da Câmara e o governo precisará de 171 votos para não deixar a denúncia passar.

     

    Irmã de Aécio será julgada

     

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello marcou para a próxima terça-feira, 13 de junho, na Primeira Turma da Corte, o julgamento sobre um pedido de soltura de Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves. A ação que será analisada tem Marco Aurélio Mello como relator, e julgará se Andrea deve ser solta mediante o pagamento de fiança. Anteriormente foi publicado pelo GLOBO que o pedido de prisão de Aécio também seria julgado, mas não será; apenas o de sua irmã. O advogado de Andrea argumenta que o crime supostamente praticado por ela é "passível de concessão de liberdade provisória mediante fiança".

     

    Crédito para produtores

     

    O Plano Agrícola e Pecuário 20117/2018 foi lançado, na manhã da quarta-feira (7), em Brasília. O Plano Safra vai disponibilizar R$ 190,25 bilhões para médios e grandes produtores acessarem o crédito rural entre 1º de julho a 30 de junho de 2018. Os juros também foram reduzidos em até dois pontos percentuais. Durante o evento, o presidente da CNA e do Sistema Faeb, João Martins da Silva Junior, defendeu que são necessários "avanços na modernização das políticas agrícolas". "Nossa atividade, mais que qualquer outra, é muito vulnerável às mudanças climáticas", defendeu.

     

    PSDB pode deixar base

     

    O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissatti (CE), afirmou que o PSDB irá decidir se sai da base do governo federal até segunda-feira (12). Com a informação de que o presidente Michel Temer utilizou um jatinho do dono da JBS, Joesley Batista, o partido ficou ainda mais pressionado para se posicionar a favor ou contra a gestão de Michel Temer. A decisão foi adiada para segunda, após a previsão de que o julgamento da chapa Dilma-Temer, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só termine no sábado (10). "Cada dia é um fato novo, não vai parar de ter fato novo nunca. Isso vai mudando a cabeça dos senadores. Segunda-feira é o limite do PSDB", determinou Jereissatti. 



  • 08/06/2017


    08.06.2017 16h38m
    Recomendar

    Sobe - TV Geral por conquistar prêmio de melhor transmissão online


    Desce - O sucateamento da Universidade Estadual de Feira

     

    Abandono da UEFS


    O vereador Cadimiel Pereira afirmou estar triste com a situação em que a UEFS se encontra. Segundo o edil, quando ele entrou lá, a academia era reconhecida em todo o país e oferecia cursos valorizados nacional e internacionalmente. "Os alunos reclamam de que falta até papel higiênico nos banheiros, hoje a UEFS está numa situação de gestão que deixa a desejar e muito, a UEFS precisa voltar a ter a excelência da produção acadêmica e científica, a situação está tão difícil, que aproveitaram a greve dos vigilantes para fechar a UEFS, quem interessar possa, acuda, salvem a UEFS", disse.


    Uber em Feira


    Tourinho disse que em março alertou o poder público sobre uma matéria veiculada no Jornal A Tarde, de que o Uber passaria a funcionar em Feira. "Em Feira existem leis municipais e nenhuma permite transporte do tipo Uber, aqui ele ainda é visto como atividade ilegal. Não sou contrário ao Uber, pois isso já existe e em diversas grandes cidades, mas não podemos permitir que alguém chegue numa cidade que existem leis e uma legislação e implante um serviço assim. Fiz um requerimento ao secretário Pedro Boaventura perguntando se existia alguma autorização para que o serviço funcionasse aqui e obtive a resposta de que não", afirmou. O vereador ainda parabenizou o JORNAL FOLHA DO ESTADO pela matéria publicada na edição de ontem, sobre o primeiro mês de Uber em Feira de Santana.

     

    Gratuidade para desempregados

     

    O vereador Luiz da Feira, sobre o seu projeto de lei que visa a gratuidade no transporte público para pessoas desempregadas, afirmou estar preocupado com os trabalhadores, e citou o alto índice de desemprego, afirmando que recebe muitos currículos e que infelizmente não pode ajudar todo mundo, chamando a atenção para a importância do seu PL. Em aparte, Alberto Nery falou que os empresários não vão simplesmente dar a gratuidade para os desempregados, que alguém deverá pagar a conta para isso acontecer. De volta com a palavra, Luiz lamentou de não ter cargos públicos para ajudar estas pessoas.

     

    Encontro com o presidente

     

    Na manhã de ontem (7), foi realizado o último Encontro com o Presidente do 1º semestre de 2017. A edição teve um saldo positivo e contou com um número expressivo da imprensa local que cobre diariamente os trabalhos da Câmara Municipal de Feira de Santana. Dentre os assuntos debatidos no encontro estiveram o concurso da Câmara, Câmara Itinerante e avalição dos trabalhos legislativo do 1º semestre. Questionado sobre o concurso, o presidente do Poder Legislativo, vereador Reinaldo Miranda, Ronny (PHS), foi objetivo ao afirmar que os trâmites administrativos já estão chegando ao fim. O Encontro com o Presidente volta a acontecer na primeira quarta-feira, do mês de agosto.

     

    Cultura nordestina

     

    No tempo do grande expediente, na sessão ordinária de ontem, na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) pediu a atenção do Poder Público Municipal no momento da contratação de bandas e artistas para se apresentarem no São João, respeitando a tradição e cultura do nordestino nesta época do ano. "O nordeste tem uma história a contar, tem figuras importantes, tem lendas, tradição, cultura, dança, gastronomia e o que aqui aprendemos e vemos não se repete em outro lugar. Os festejos de São João e São Pedro são fortes para o povo do Nordeste, bem como para Feira de Santana. Por isso, peço à Prefeitura que analise com atenção e cuidado a contratação de artistas para a apresentação desses festejos. Nesta época do ano as pessoas querem ouvir músicas que lhes remetam à nossa cultura, paisagens e ao nosso povo", pontuou.

     

    Função do vereador

     

    Em pronunciamento, na sessão ordinária de ontem (07), na Casa da Cidadania, o vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM), reforçou que a função do vereador é reivindicar obras e fiscalizar o Poder Executivo. Lulinha disse que as pessoas pensam que o edil pode realizar obras, mas isso não é verdade. "Nós somos o elo, pedimos, cobramos e, às vezes, até brigamos com o prefeito para que as obras sejam realizadas. Levamos a comunidade às autoridades quando há pedidos e reivindicações, porém, as pessoas pensam que o vereador é o dono da obra", pontuou. Lulinha relatou ainda que desde que iniciou na vida política busca trabalhar para o crescimento da população.



  • 06/06/2017


    06.06.2017 10h41m
    Recomendar

    Sobe - Feira de Santana por lançar a Universidade Aberta de Meio Ambiente da Cidade


    Desce - Feira de Santana por ser a 30ª cidade mais violenta do Brasil

     

    Cidade esporte


    Cadmiel Pereira abordou a alegria em perceber que a cidade tem capacidade de realizar grandes eventos esportivos, como os realizados na manhã do último domingo (04), pelo grupo Folha do Estado. Segundo o vereador, a Corrida de Feira e a Meia Maratona mostram a busca pela saúde e qualidade de vida. "Observamos senhoras e senhores, pessoas novas, buscando a qualidade de vida com a participação de profissionais e amadores", destacou. Por isso, Cadmiel disse que já é à hora de se criar em Feira de Santana a Superintendência Municipal de Desportos, que ajudaria na realização de mais ações em todas as áreas esportivas.

     

    Crítica ao MAP


    O vereador Edvaldo Lima voltou a criticar na manhã de ontem (05), a Associação que administra o MAP, que segundo ele, além de cobrar pelo uso dos banheiros, também está punindo quem não abre e fecha os boxs, nos horários determinados por ela. "O MAP é um equipamento público e só quem deve cobrar qualquer taxa é o Poder Público, a não ser que ele nos encaminhe um projeto de lei autorizando que a empresa detenha toda a responsabilidade sobre o MAP', pontuou.

     

    Repúdio à violência


    Eremita Mota destacou o alto índice de violência no Brasil, muitos deles transmitidos por grandes redes de televisão através de programas policiais. "As pessoas dizem que não conseguem assistir os outros canais por causa de tanta violência. A gente muda até o comportamento quando assiste tantos casos violentos. Eu não aguento ver e assistir tanta miséria", destacou. Eremita lamentou ainda o caso de uma jovem feirense que teve o corpo queimado pelo ex-cunhado que a culpava pelo fim do seu relacionamento.

     

    Continua candidato


    O vereador Isaías de Diogo (PSC) confirmou que continua com a sua pré-candidatura a deputado federal. A fala do vereador foi consequência de boatos que surgiram após a visita do deputado federal Irmão Lázaro ao secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Fernando Torres. Isaías destacou que o próprio secretário divulgou a visita e que o objetivo era trazer benefícios à cidade de Feira de Santana.

     

    Greve dos vigilantes


    João Bililiu pediu que houvesse uma reflexão sobre uma situação que atinge a todos, direta e indiretamente, na cidade: a greve dos vigilantes. Segundo o vereador, a categoria realiza um serviço essencial, já que a falta do mesmo afeta estabelecimentos importantes como universidades, escolas, bancos e até mesmo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). "A cidade parou. Imagine se todo o comércio dependesse de vigilantes? Essa greve tem que ter um fim", pediu.


    Reabertura da Casa de Saúde

     

    Lulinha parabenizou o juiz Roque Ruy Barbosa de Araújo, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Feira de Santana, e o advogado Ronaldo Mendes, enfatizando que ambos foram fundamentais para reabertura da Casa de Saúde Santana, que havia sido interditada por prepostos do Núcleo Regional de Saúde (NRS), no dia 29 de maio deste ano. "Mesmo com tantas reuniões que tiveram aí com o deputado Zé Neto, com a 2ª Dires, com a interferência de vereador, com a Comissão de Saúde, eles não acataram a reabertura do Hospital Casa de Saúde Santana, precisou o doutor Ronaldo Mendes, um grande advogado, ter entrado na Justiça para conseguir a reabertura", disse.

     

    Reabertura da Casa de Saúde II


    O vereador Luiz da Feira (PPL) comemorou a reabertura da Casa de Saúde Santana, destacou o Dia Mundial do Meio Ambiente e parabenizou o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Barradas Carneiro, pelas ações que este tem feito na cidade em prol da preservação ambiental. Em relação à Casa de Saúde Santana, o vereador ressaltou o papel do Legislativo feirense, do juiz Roque Ruy Barbosa de Araújo e do advogado Ronaldo Mendes, que, segundo Luiz da Feira, foi imprescindível para a reabertura da unidade de saúde.

     

    Melhorias para a Lagoa Grande


    Na manhã de ontem (05), o vereador Zé Filé chamou atenção para a situação crítica de logradouros do bairro Lagoa Grande. Segundo ele, as ruas Piracatu e Jaboatão estão totalmente alagadas, causando sérios problemas aos moradores e transeuntes, sobretudo no que diz respeito à locomoção e saúde pública. O vereador disse que vem cobrando intervenção urgente por parte do Governo do Município e do Estado. Conforme Zé Filé, uma indicação de sua autoria já foi encaminhada ao poder público municipal para que possam ser executadas obras de drenagem nos referidos logradouros.  



  • 03/06/2017


    06.06.2017 10h39m
    Recomendar

    Sobe - O Ministério das Cidades por lançar novo programa Minha Casa, Minha Vida para atender faixa da sociedade muito menos assistidas


    Desce - O ministro Marcos Pereira, presidente do PRB, por ser flagrado em conversa com Joesley recebendo R$ 700 mil da primeira parcela de R$ 7 milhões pedidos para beneficiar a JBS


    Nem um pio


    O final de semana em Brasília promete ser o primeiro em muito tempo de alguma calmaria. Por incrível que pareça, já que há quem aposte que Rodrigo Rocha Loures, sem foro privilegiado, será preso nos próximos dias, o clima no Planalto é de otimismo. Sobre Loures, nem um pio.


    Nem um pio I


    Mas sobre o julgamento no TSE, há muito sendo falado. A expectativa é que Michel Temer seja inocentado na próxima terça-feira (6). Governistas estão animados com o pós-julgamento. Por inocência ou genuíno sentimento, acreditam que se o processo se resolver na próxima semana o presidente conseguirá colocar em votação as reformas ainda neste mês.


    Economia


    A Prefeitura de Camaçari fechou um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF) que reduziu o valor das tarifas bancárias das transações feitas pela administração em cerca de 75%, o que vai permitir uma economia de R$ 1,5 milhão até o fim do ano no caixa do município. O secretário da Fazenda, Renato Almeida, disse que, quando o novo governo assumiu a gestão de Camaçari, seguindo a determinação expressa do prefeito Antônio Elinaldo de conter gastos, evitar o desperdício e rever contratos, a equipe da Sefaz descobriu tarifas “elevadíssimas” cobradas pela CEF e herdadas das gestões passadas.


    Lula


    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu na noite de quinta-feira às acusações do empresário Joesley Batista, dono da JBS, contra ele e a ex-presidente Dilma Rousseff. Ao citar informações do empresário, de que a empresa teria criado uma conta bancária para abastecer as campanhas petistas à Presidência, Lula chamou Batista de “canalha” e ironizou a denúncia.


    Atendimento


    Para atender à demanda ao recadastramento biométrico, o Fórum Eleitoral de Feira de Santana (Zona Eleitoral 156ª) ampliou o horário no atendimento ao público. Com a mudança, diariamente, 150 eleitores foram beneficiados com o acréscimo de duas horas e meia no atendimento. A determinação é em conformidade com a Portaria N.º 03/2017. O eleitor que não fizer o recadastramento biométrico terá o título cancelado.


    Aprovada


    O Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) aprovou na tarde do último dia 1º, as finanças de 2016 do governador Rui Costa (PT). Apesar do tento da aprovação por unanimidade, o governador teve suas contas aprovadas com ressalva e 18 recomendações.


    Preso


    A Polícia Federal prendeu ontem (2), o ex-presidente da Valec José Francisco das Neves, o Juquinha, em desdobramento da Operação De Volta aos Trilhos. A prisão havia sido pedida pelo Ministério Público Federal, em Goiás, na Operação De Volta aos Trilhos e negada pela Justiça. Após a deflagração da operação, em 25 de maio, a Procuradoria solicitou a prisão novamente e a Justiça atendeu.


    Divergência


    O calendário da reforma da Previdência ainda não tem consenso entre parlamentares da base governista e da oposição. Embora os partidos tenham chegado a um acordo para a aprovação de diversos projetos ao longo desta semana, esse entendimento não alcançou a proposta de reforma previdenciária que está em análise na Câmara dos Deputados (PEC 287/16). As informações são da Agência Câmara.


    Eike


    O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) defendendo o retorno do empresário Eike Batista à prisão. Eike é réu na Justiça Federal do Rio por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O parecer da subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen defende que Eike pode atuar de forma criminosa se não estiver na cadeia.


    Processo


    O ex-presidente Lula decidiu processar a revista Veja e jornalistas por conta da capa que estampava Dona Marisa, sua mulher, falecida em janeiro. A chamada sugeria a “segunda morte” de Marisa Letícia, e foi feita após o depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro. 



  • 02/06/2017


    06.06.2017 10h36m
    Recomendar

    Sobe - O equilíbrio fiscal do município de Feira de Santana.


    Desce - O Sindicato das Empresas de Segurança Privada da Bahia por apresentar proposta considerada pelo MPT como ‘insalubre’ aos vigilantes.


    Na fila


    O escritor José Batista, um dos coordenadores da campanha de Zé Chico para deputado federal, em contagem regressiva aguardando chegar o dia 29 de junho, data que o suplente de deputado Colbert Martins definirá se assume uma cadeira no Congresso Nacional ou se continua como vice-prefeito em Feira de Santana.


    Agora vai


    Tem uma legião de amigos do escritor, orando para que Marcos Medrado esqueça de tomar posse e aí seria a vez de Zé Chico, segundo suplente, assumir a cadeira. E ele, Batista, então seria nomeado para o cargo de Assessor de Assuntos Legislativos representando o deputado pelo interior do Estado.


    Neto e Ronaldo


    A confirmação do nome do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) como candidato a governador em 2018, abre espaço para as alianças com vistas à composição da chapa majoritária. De olho na participação o PMDB, PSDB, PRB e dentro do próprio DEM, com o nome do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo. As informações é do site Bahia na Política.


    De olho em Kannário


    Com a possibilidade de ser expulso do PHS, em razão da sua conduta pública, o cantor e vereador por Salvador Igor Kannário vem sendo acompanhado de perto pelo PHS de Feira de Santana. É que sua maior expressão, vereador Ronny, pensa em ser candidato a deputado federal pela legenda. Igor Kannário é um dos principais concorrentes ao cargo nas eleições de 2018. A nota foi publicada originalmente no site Bahia na Política.


    Só segunda


    Estava prevista para ontem, a apresentação do relatório da Corregedoria da Câmara Municipal, sobre o envolvimento do vereador Ron do Povo (PTC) em denúncia de oferecimento de drogas no Legislativo por um assessor de vereador, conforme denunciado pelo mesmo. Mas segundo informou o presidente da Câmara, Reinaldo Miranda (PHS), o corregedor Alberto Nery (PT) estava doente. Ficou para segunda-feira (5), a leitura do relatório.


    Aumento


    O plenário do Senado aprovou ontem (1º), a Medida Provisória (MP) 765/16, que reajusta a remuneração de carreiras do serviço público federal, entre os quais as da Receita Federal. A medida também reestrutura carreiras do serviço público. O texto segue agora para sanção presidencial.


    PIB


    O presidente Michel Temer comemorou, em sua conta no Twitter, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 1% no primeiro trimestre de 2017, em comparação ao último trimestre de 2016: “Acabou a recessão!”. Os dados sobre a economia brasileira foram divulgados ontem (1°), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


    Haddad


    A Polícia Federal realizou ontem, um novo desdobramento da Operação Lava Jato em São Paulo. Batizada de Cifra Oculta, a operação investiga um suposto pagamento de 2,6 milhões de reais, em caixa 2, da empreiteira UTC à campanha do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) em 2012. 



  • 01/06/2017


    01.06.2017 09h58m
    Recomendar

    Sobe - A Secretaria de Segurança Pública por contemplar zona rural, na Ronda Maria da Penha


    Desce - Atitude criminosa de homem que jogou ácido em uma mulher

     

    Agricultura familiar na Bahia


    O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) comemorou o aporte de mais de R$70 milhões que o governo do Estado destinou para agricultura familiar, através do programa Garantia-Safra, que assegura renda mínima para até 345 mil famílias que perderem a lavoura. A assinatura do termo de adesão foi realizada, na manhã de ontem (31), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), com a presença de 265 prefeitos, 200 agricultores familiares do semiárido baiano, movimentos sociais ligados ao setor e autoridades. "Os saltos qualitativos e quantitativos no acolhimento e assistência às demandas da agricultura familiar nos governos de Jaques Wagner e Rui Costa são extraordinários. Em 2006, apenas seis mil famílias eram assistidas pelo Seguro Safra Agrícola e agora saltamos para 345 mil agricultores baianos", destacou Angelo Almeida.

     

    Entrega de relatório adiada


    Estava marcado para a manhã de ontem (31), a entrega por parte do vereador e corregedor da Câmara Municipal de Feira de Santana, Alberto Nery, o relatório do caso da denúncia do Vereador Ron do Povo sobre oferta de drogas nas dependências da Casa da Cidadania, porém o presidente Ronny anunciou que Nery acordou não sentindo-se bem e pediu para se ausentar da sessão, ficando assim a apresentação do documento para a próxima semana.

     

    Feira Produtiva


    O vereador Cadimiel falou sobre o início da semana da Economia Solidária e sobre o projeto Feira Produtiva, parabenizando a prefeitura e o coordenador João Bosco. "O projeto realiza em Feira uma capacitação de técnicos através do Sebrae e atende as associações rurais, com essa capacitação, as associações podem fazer a entrega do seu produto em condições até de participar de licitações. Quero parabenizar o programa e todos que estão envolvidos, essa política pública de inserção para trazer o produto da zona rural para a zona urbana é muito importante", disse.

     

    Valorização de artistas da terra


    Fabiano da Van convidou os colegas e público presente na galeria, para a final do Festival de Música, que acontecerá no próximo dia 3 em Humildes. O edil afirmou estar muito feliz por ter o apoio da prefeitura. "É um evento muito importante, que contribui com a revelação dos artistas da terra, ano passado arrecadamos mais de uma tonelada de alimentos", comemorou.

     

    Samu não atendeu


    O vereador representante de Humildes ainda chamou a atenção da direção do Samu em Feira de Santana. Segundo ele, no distrito foi solicitado o serviço por duas vezes, por pessoas que estavam passando mal, porém os pedidos não foram atendidos. "Alegaram que o deslocamento dependia do acompanhamento da Guarda Municipal. Peço à diretoria que tenha mais atenção com o nosso povo, está na hora de resolver este problema".


    Não passa de desculpa


    Zé Filé parabenizou Fabiano da Van, que cobrou da diretora do Samu atendimento em Humildes. Questionou à diretoria do serviço o porquê de não solicitarem uma viatura da Guarda Municipal para acompanhar a Samu. "Isso é inventando desculpa, inventa outra porque essa o povo não aguenta mais", disparou.

     

    Secretário não trabalha


    "As Estradas de humildes estão daquele jeito, o secretário de obras não existe, só se for na folha de pagamento, pois trabalhar não trabalha", alfinetou o vereador Zé Filé. O edil ainda disse que solicitou no dia 05 deste mês, do secretário Zé Pinheiro, que um buraco fosse tapado no Feira X e que até agora nada foi resolvido. "Já passou até na televisão, o buraco tá ficando famoso, 30 dias pra fazer uma besteira dessa? Eu vou parabenizar um secretário desses? Dizer que está trabalhando? As ruas estão esculhambadas, assim como está toda Feira de Santana", concluiu.

     

    É um homem trabalhador, sim!


    O líder do governo, José Carneiro respondeu ao discurso de Zé Filé dizendo que o secretário Pinheiro "é um homem trabalhador". "Não era essa a sua concepção quando ia pedir ajuda ao secretário", disparou. Filé disse que pedia ajuda mesmo, pois esse é o papel da liderança, o de cobrar. "Se o Senhor concorda com essa situação, está contra o povo, 30 dias para resolver um problema simples? O senhor está defendendo a pessoa errada, tenha certeza que vou cobrar sempre", concluiu o oposicionista.  



  • 31/05/2017


    01.06.2017 09h50m
    Recomendar

    Sobe - OAB por entrar com ação no MP contra os bancos durante greve dos vigilantes por prejudicarem clientes


    Desce - Interdição da Casa de Saúde por prejudicar atendimento a pacientes de mais de 100 cidades baianas


    Novo hospital


    O vereador Lulinha afirmou que Feira de Santana está vivendo um “momento de caos na saúde”. Segundo ele, a resolução depende do governo do estado. O edil afirmou que até já interferiu junto ao deputado José Nunes, para que cobrasse do governador a construção do novo hospital na cidade, mas que a resposta do gestor não foi satisfatória.


    Falta de merenda


    Carlito do Peixe disse que a escola em que o vereador Zé Filé apresentou denúncia por falta de merenda na sessão da segunda (29), tem diretoria, assim como qualquer outra. “É como se fosse uma residência, se faz as compras, tudo é abastecido, mas com o consumo os alimentos acabam. É função de uma dona de casa assim como da diretora de repor. Se as pessoas não acompanham o andamento desse processo e deixam faltar merenda para pedir depois que falta, vereador Zé Filé, Vossa Excelência vai sempre encontrar escola vazia. Tem muita gente gerenciando mau as escolas de Feira de Santana”, disse.


    Suspensão de cirurgias


    Zé Carneiro afirmou que quando usou a tribuna na manhã da segunda, quando informou que as cirurgias eletivas de ortopedia tinham sido suspensas no Hospital Clériston Andrade foi para falar a verdade. “Zé Neto ligou para Nery e disse que eu estava mentindo. Em nenhum momento inventei nada, o que disse é verdade, Zé Neto está desinformado, desatento, ele como líder deveria ter conhecimento de que no hospital só tem um aparelho para perfuração óssea, quem afirmou a suspensão foi o coordenador de ortopedia do Clériston”, disse, apresentando cópia do comunicado.


    Greve dos vigilantes


    Roberto Tourinho falou sobre a paralisação dos vigilantes, segundo o edil a greve tem trazido sérios prejuízos à população. “Ouvi diversas pessoas que recebem seus salários, benefícios através destes bancos e que já estão há seis dias sem poder sacar o seu dinheiro, pois as agências não estão reabastecendo os caixas. Total falta de respeito, eles deveriam buscar alternativas, não podemos aceitar isso, afinal são as empresas que mais ganham dinheiro”, afirmou.


    Não entendeu interdição


    O vereador Edvaldo Lima abordou em seu discurso a saúde em Feira de Santana, especialmente sobre a interdição de setores da Casa de Saúde Santana. “Esse hospital tem uma história em nossa cidade e a população deve muito a ele. São mais de 50 anos servindo o povo feirense”, lembrou. Segundo Edvaldo, ele não entendeu o ato administrativo adotado por técnicos da fiscalização que estiveram no local. “Técnicos da Vigilância estiveram lá pela manhã, fiscalizaram o que tinham que fiscalizar, foram embora sem nada falar para a direção do hospital e no final da tarde voltaram e interditaram setores da unidade, que no momento tinham pacientes internados e em procedimento cirúrgico. A Casa de Saúde é um hospital de referência e a população está prejudicada”, disse.


    Assistência social


    O vereador Cadmiel Pereira (PSC) ressaltou a importância das pré-Conferências Municipais da Assistência Social, que estão ocorrendo na cidade de Feira de Santana, onde o poder público, entidades e usuários discutem o fortalecimento da política de assistência social. Segundo o edil, as pré-Conferências servem como preparativos para a Conferência Municipal, que será realizada no mês de julho deste ano. Cadmiel disse que é salutar a participação das autoridades (vereadores, prefeito, deputados, senadores) nessas pré-Conferências de Assistência Social para ouvirem a demanda da população.


    Reparo em bueiro


    Foi aprovado ontem (30), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o requerimento nº128/2017, de autoria do vereador Gilmar Amorim (PSDC), que solicita por parte da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) o reparo de um bueiro situado na rua Aeroporto, bairro Campo Limpo, próximo à Noemia Modas, nº 1057. Segundo o edil, o bueiro aberto vem causando vários acidentes e transtornos para a comunidade e diante disso o documento pede urgência da Embasa para sua solução. 



  • 30/05/2017


    01.06.2017 09h48m
    Recomendar

    Sobe - Os eventos esportivos de Feira de Santana por incentivarem a qualidade de vida


    Desce - A qualidade apresentada por Bahia e Vitória nas 3 rodadas do Brasileirão


    Greve dos vigilantes


    Em seu discurso na manhã de ontem (29), o vereador Isaías de Diogo falou sobre a paralisação dos vigilantes, segundo ele o comércio da cidade está parado, pois são os bancos que fortalecem a economia em Feira, que tem sido prejudicada. “Estamos vivendo um momento de crise e esta greve só prejudica os pequenos e grandes empresários, que estão lutando para vencer esta fase difícil”, disse.


    Marcha para Jesus


    O vereador Cadimiel Pereira, durante o seu pronunciamento falou sobre a Marcha para Jesus, um evento gospel, tradicional, que acontece todos os anos em Feira de Santana. “Quero aqui parabenizar o prefeito José Ronaldo e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que em breve deverá anunciar a cantora Aline Barros como a grande atração da Marcha este ano, que acontece no dia 8 julho, e além dela, teremos também a participação do Irmão Lázaro”.


    Problemas na Marcha


    O vereador Alberto Nery afirmou que a Marcha vem perdendo a sua identidade com o passar do tempo, pois pessoas insistem em vender e consumir bebidas e drogas durante o percurso do evento. Já Cadimiel Pereira disse que não combina uma cultura de paz como a Marcha ter pessoas infiltradas tentando prejudicar a festa. “Tem que ter fiscalização por parte da SMT, novas rotas de ônibus também têm que ser disponibilizadas para que as pessoas possam retornar para suas casas, já que se trata de um domingo e a frota é reduzida”, pediu.


    Novo hospital


    Lulinha afirmou que Zé Neto, como o líder do governo não está correndo atrás do hospital prometido pelo governador Rui Costa. Segundo ele, o governo anunciou a construção de diversos outros hospitais em várias cidades, mas culpa a prefeitura de Feira por não assinar para liberar os recursos. “O que está faltando é força política, o governo tem que tomar providências por este caos que está a saúde em Feira”, disse.


    Problemas na saúde


    O vereador Gilmar Amorim afirmou que vai entrar com um requerimento para saber o número de pessoas que já morreram nas Policlínicas de Feira de Santana por falta de regulação, o edil ainda pediu a atenção do governador para este problema. “Governador, olhe mais por Feira de Santana, ame mais o nosso povo. Não tem condições de tanta gente morrer por falta de atenção. Sugiro que seja construído um anexo no Clériston Andrade, para que estas pessoas possam sejam atendidas”, concluiu.


    Revogação de títulos


    Alberto Nery pediu em seu discurso para que o título de cidadão feirense, concedido ao ex-senador Aécio Neves na gestão passada fosse cancelado. “Ele não é digno deste título”, afirmou. O presidente Ronny Miranda, disse que foi autor do pedido, e que se fizer isso, vai ter que tirar também o título do ex-presidente Lula. Nery disse que contra Lula não existe nenhuma prova, já contra Aécio existem gravações.


    Cartão Postal de Feira


    A vereadora Gerusa Sampaio disse em seu pronunciamento que vê com muita tristeza a situação do painel da Rodoviária de Feira de Santana. Ela chamou a atenção para o fato de Feira ser entroncamento viário e que não poderia ter um cartão de visitas como painel na situação em que está, desabando. “O painel foi tombado pelo Ipac, desde 2001 é um patrimônio histórico de Feira. Segundo o órgão, a manutenção do painel é de responsabilidade em primeiro lugar do proprietário, em segunda estância a prefeitura e em terceira de quem realizou o tombamento. Farei a indicação para a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para ver o que podem fazer para a restauração deste cartão postal”, disse. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia