Sobe- A Secretaria de Educação que lançou o projeto Cantando na Escola, onde todos os alunos terão aula de canto.
Desce- Os feirenses que deixam para comprar suas passagens de última hora.
Premiação seletiva
Pela comemoração do aniversário de 120 anos, a Guarda Municipal, com o suporte da Secretaria de Prevenção à Violência, homenageou 120 personalidades de Feira e Salvador com um lindo troféu. Secretários, deputados e outras autoridades receberam a honraria. O que veio de Salvador deve ter prestado serviços relevantes a essa Guarda, só não conhecia bem Feira de Santana. Quando chegou à cidade perguntou onde ficava a Prefeitura, local da solenidade. Poderia ter perguntado: “Onde fica afinal de contas a sede desta Guarda?”. Tarcízio, reconhecido pelos próprios guardas como aquele que mais ajudou a categoria, não foi condecorado.
Tementes a Deus
Na edição de ontem nesta coluna, sobre a nota anunciando a nova bancada da Casa da Cidadania, encerramos a nota com uma sugestão de um vereador que não pertence à bancada, que em tom de brincadeira, sugeriu que fosse o almoço da bancada fosse regado à cerveja e vinho. Os membros reagiram hoje. Pelo que se nota, o embate entre a bancada dos evangélicos, que também se reúnem em almoço, e a bancada dos tementes a Deus vai ter debates muito mais interessantes do que os discutidos sobre política dentro da Casa da Cidadania.
Turnão
A partir da próxima segunda-feira (01), o horário de funcionamento dos serviços públicos municipais, de caráter administrativo, será de 40 horas semanais, cumpridas das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira. A determinação da Prefeitura foi realizada através de decreto, publicado na edição de ontem (28) deste jornal.
Imbassahy
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (27), solicitação do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) para que o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Telles Barbosa, seja convidado a prestar esclarecimentos, na referida comissão, sobre o crescimento exponencial da violência no estado. Segundo ele, o Mapa da Violência, aponta um aumento de quase 200% nos índices da criminalidade na Bahia, sendo o segundo estado mais violento da Bahia.
Sobe - A Prefeitura de Salvador, que imediatamente os problemas que se apresentam, como a proibição do ADES.
Desce - O aumento dos pontos de crack em Feira de Santana, sem que qualquer autoridade tome providências.
O atento
O ex-vereador Lulinha continua inquieto, mas fazendo ações políticas para que a sua comunidade não lhe esqueça. Já conhecido como o carma do Hospital Geral Clériston Andrade, ontem, ele telefonou para o Programa Acorda Cidade fazendo reclamações contra a unidade hospitalar. Lulinha tem o apoio do seu assessor na eleição passada, o ex-prefeito Clailton Mascarenhas.
CADE
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aplicou uma multa milionária, que chega a R$ 38 milhões, ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), o órgão responsável por arrecadar e distribuir os direitos autorais das músicas. Seis associações que representam artistas também foram condenadas por prática de cartel. Segundo o conselheiro do Cade, Marcos Veríssimo, falta transparência no sistema de arrecadação e distribuição de direitos autorais.
Conluio?
A crítica feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ao “conluio” de juízes e advogados ocorre dias depois de uma troca de e-mails ter provocado constrangimento entre juízes federais e ter levantado desconfiança sobre uma decisão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A suspeita era de favorecimento à filha do conselheiro Tourinho Neto, que ocupa a vaga no órgão dos juízes federais, a partir de uma decisão tomada pelo conselheiro Jorge Hélio, indicado pela advocacia.
Custo alto
Eleita no ano passado a “empreguete” mais charmosa do Brasil pelo programa Fantástico, da Rede Globo, a doméstica Marilene Jesus, 34 anos, está ainda mais sorridente. Isso porque a categoria das domésticas, da qual virou símbolo, passará a ter novos direitos. A chamada PEC das Domésticas foi aprovada no Senado em primeiro turno esta semana por unanimidade.A lei, que equipara o trabalhador doméstico ao funcionário de uma empresa contratado com carteira assinada em regime celetista, ainda passará por nova votação na casa legislativa, prevista para a semana que vem, antes de começar a valer.